Voltei! E nas próximas semanas, sem viagens à vista, vou me dedicar a subir novos conteúdos, completar as páginas que estão faltando e melhorar a navegação.
A questão do fluxo das perguntas é crucial para o funcionamento do site. As perguntas me tomam cada vez mais tempo. E quanto mais tempo me tomam, menos tempo sobra para subir novos conteúdos e completar as páginas que estão faltando...
O problema da ferramenta "blog" é que as perguntas ficam em cartaz por pouquíssimo tempo -- só durante a meia horinha em que aparecem entre os 10 últimos comentários. Por isso é que eu acabo tomando para mim a responsabilidade de responder a cada uma. Tenho certeza de que, em boa parte dos casos haveria leitores que poderiam responder por experiência própria (enquanto eu muitas vezes preciso me virar com intuição e pesquisa).
A ferramenta ideal para esse esquema de perguntas e respostas é um fórum. Cheguei a pensar em instalar um, mas acho que ainda está cedo. Num VnV 3.0 acho que será inevitável, mas por enquanto eu resisto. Foruns são pouco amigáveis, sobretudo para quem cai de pára-quedas via Google, o que acontece muito aqui.
Quebrei a cabeça, e bolei um jeito de abrir as perguntas à participação de todos, sem que seja necessário acompanhar o RSS dos comentários ou fazer escavações arqueológicas nos posts.
Começa hoje a seguinte experiência:
Toda semana vou abrir um novo post para reunir as perguntas do momento. Este post vai ser renovado diariamente: de noite ou de manhã cedo, vou catar novas perguntas e acrescentar no topo do post.
É uma ressurreição do Perguntódromo? Sim e não. A semelhança com o Perguntódromo está no fato de todas as perguntas estarem concentradas num post só. Mas a operação é completamente distinta.
O post das perguntas vai ser fechado a comentários. O link de cada pergunta levará ao post original em que ela foi feita. Assim a discussão ficará concentrada no post certo e servirá para pesquisas futuras.
O primeiro post já está no ar. Clique nele e você vai entender como o negócio funciona.
119 comentários