Novidade: todas as perguntas recentes num só post

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Perguntas da semana

Voltei! E nas próximas semanas, sem viagens à vista, vou me dedicar a subir novos conteúdos, completar as páginas que estão faltando e melhorar a navegação.

A questão do fluxo das perguntas é crucial para o funcionamento do site. As perguntas me tomam cada vez mais tempo. E quanto mais tempo me tomam, menos tempo sobra para subir novos conteúdos e completar as páginas que estão faltando...

O problema da ferramenta "blog" é que as perguntas ficam em cartaz por pouquíssimo tempo -- só durante a meia horinha em que aparecem entre os 10 últimos comentários. Por isso é que eu acabo tomando para mim a responsabilidade de responder a cada uma. Tenho certeza de que, em boa parte dos casos haveria leitores que poderiam responder por experiência própria (enquanto eu muitas vezes preciso me virar com intuição e pesquisa).

A ferramenta ideal para esse esquema de perguntas e respostas é um fórum. Cheguei a pensar em instalar um, mas acho que ainda está cedo. Num VnV 3.0 acho que será inevitável, mas por enquanto eu resisto. Foruns são pouco amigáveis, sobretudo para quem cai de pára-quedas via Google, o que acontece muito aqui.

Quebrei a cabeça, e bolei um jeito de abrir as perguntas à participação de todos, sem que seja necessário acompanhar o RSS dos comentários ou fazer escavações arqueológicas nos posts.

Começa hoje a seguinte experiência:

Toda semana vou abrir um novo post para reunir as perguntas do momento. Este post vai ser renovado diariamente: de noite ou de manhã cedo, vou catar novas perguntas e acrescentar no topo do post.

É uma ressurreição do Perguntódromo? Sim e não. A semelhança com o Perguntódromo está no fato de todas as perguntas estarem concentradas num post só. Mas a operação é completamente distinta.

O post das perguntas vai ser fechado a comentários. O link de cada pergunta levará ao post original em que ela foi feita. Assim a discussão ficará concentrada no post certo e servirá para pesquisas futuras.

O primeiro post já está no ar. Clique nele e você vai entender como o negócio funciona.

119 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Peço desculpas à Rosa e à Claudia Beatriz, que tiveram seus comentários apagados porque precisei excluir a primeira postagem para poder publicar esta nas manchetes.

Marcie
MarciePermalink

Perguntinha: você vai começar a cobrar para responder perguntas repetidas? wink

Rosa
RosaPermalink

Eu entendi que o Perguntódromo passa a ser mais colaborativo, os leitores podem ajudar mais nas respostas e o Ric fica com mais tempo disponível para enes compromissos.

Rosa
RosaPermalink

Não há o que desculpar, eu só estava elogiando mais uma vez a genialidade do Comandante do VnV. Sempre surprendendo! smile

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Muito bom o sisteminha novo, acabo de testar!
E no que puder ajudar, estou a disposição!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

mrgreen

PêEsse
PêEssePermalink

Ricardo, mas aí você vai ter de ficar "policiando" todas as perguntas para jogar no "perguntas da semana", não? Se bem que isso dá menos trabalho do que policiar E responder.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A ronda é fácil de fazer. Transferindo as que eu não sei responder para um lugar onde possam ser achadas e respondidas me deixa mais tranqüilo...

Rosa
RosaPermalink

Ric, o seu sucesso é resultado de um conjunto de qualidades, com certeza, dentre tantas, confesso que a sua generosidade é admirável!

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Riq, uma pergunta, agora minha, para a página de perguntas: estou estruturando minha viagem pra Portugal e Alemanha em Setembro/Outubro, e quero organizar minhas andanças em um mapa - isso vai me ajudar a escolher o restaurante mais próximo da caminhada do dia, e tal.

Tentei fazer isso pelo googlemaps, mas o mapa que a gente elabora não fica muito amigável para o iphone (ou eu é que não estou muito amigável com o googlemaps, rs).

Alguém sabe de algum aplicativo para smartphone que ajude a montar um roteirinho com mapa? Aliás, adoraria saber quais os apps as pessoas gostam de usar para suas viagens.

Natalie
NataliePermalink

Dri,

Você já deu uma olhadinha no post que o Fred fez sobre roteiro no Google Maps? http://sundaycooks.com/2009/12/13/como-planejar-seu-roteiro-de-viajens-usando-o-google-maps/

Espero que ajude smile

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Uhuuu, Natalie, vou dar uma olhadinha!

E qualquer dúvida, já sei quem vou perturbar, rsrsrs!

Georgia
GeorgiaPermalink

Uau! Adorei. Sempre tive a idéia de fazer mas não a paciência para testar. Agora com esse passo a passo... utilidade pública urgente. Obrigada!

Cristina L
Cristina LPermalink

olha, duvido que já tenha virado aplicativo para smartphone, mas o Yahoo Travel tem uma ferramenta bem assim como vc descreve (procure em My trips). eu usei para 2 viagens à Europa e funcionou bem.

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Cristina, obrigada, vou pesquisar. O app seria o ideal, mas acho que não há nada do gênero ainda (ando baixando um monte!). Ando meio desanimada com o yahoo e devagarzinho migrando para o Gmail, googlemaps e tudo o mais... mas vou tentar o my trips por lá tb!

Fred Marvila
Fred MarvilaPermalink

Adicionando ao que a Natalie disse, começamos uma série de posts sobre o assunto de apps para usar os roteiros do google maps.

Primeiro post, Como usar o Google Maps Offline - Parte 1.

http://sundaycooks.com/2010/08/05/como-usar-o-google-maps-offline-parte-1/

Luiz Mota
Luiz MotaPermalink

Ricardo;

Ouvindo o seu programa de hoje na Bandnews, sobre ficar as últimas noites da viagem em um hotel melhor, surgiu uma dúvida: nessa mesma linha de conforto próximo da volta, é possível comprar uma passagem de ida na econômica e a volta de executiva? Testei alguns sites e não consegui. Será que um agente conseguiria? E financeiramente? Será que com um pouco mais não compensaria ir de executiva os dois trechos?
Grato e parabéns pelos programas, site, livros, etc....

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não gaste dinheiro com executiva. Se você ganhar, ótimo. Pagar é roubada; não vale. Invista em hotel ou comida.

Augusto
AugustoPermalink

Luiz, o que seria vantajoso se vc quer este luxo é ir com milhas de econômica e voltar com milhas de executiva.
Abçs

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Luiz, pra uma pessoa como eu que acumula quantas milhas pode no CC MAS não tem tantas oportunidades assim pra viajar (no máximo 2 a 3 vezes no ano), eu tenho achado interessante comprar a passagem de econômica e fazer upgrade com milhas p/executiva, em viagens mais longas. Mas é uma situação particular, não dá pra fazer isso pra família toda, enfim, depende do que é mais importante p/você.

Angela Capaccioli
Angela CapaccioliPermalink

Riq e pessoal, procurei já por aqui um post antigo que você comenta épocas boas para viajar pelo Brasil, qual período chove mais, menos... não estou encontrando, podem me ajudar? Abraços.

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Na vida só não dá jeito pra morte.

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Adorei a novidade! Mesmo querendo ajudar, eu não consegui acompanhar o RSS dos comentários, uma loucura! Desisti logo, pois chegou uma hroa que teria de escolher entre dormir e ler o blog!

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Tambem adoUrei, como diria a Marcie wink

Marilia Pierre
Marilia PierrePermalink

gostava tanto do perguntódromo!

sempre senti saudades

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Riq: a ideia parece ótima e facilita para achar sem ter que ser por RSS (eu leio os comentários pelo reader - aprendi aqui, mas percebo como é fácil uma pergunta se perder)!

Durante muito tempo eu passava por aqui e ficava tímida para comentar. Nos últimos tempos tenho dado mais pitacos, mas às vezes tenho receio de estar me metendo demais, principalmente quando as perguntas são feitas usando seu nome (parece intromissão responder 'sem ser chamada'). Esse post legitima a participação de quem passa por aqui e troca experiências, mesmo sabendo que não é um fórum. É como se vc dissesse: sintam-se em casa.
smile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ana Carolina, eu tô quase fazendo uma estátua pra você de tanto que você tem ajudado smile

Você e todos são mega bem-vindos a dar pitacos.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

(corei e não sei que emoticon usar para isso)
grin

Carla
CarlaPermalink

É só digitar : oops : sem dar espaços entre eles... O resultado será eekops:

Rosa
RosaPermalink

Ana carolina, é bacana quando a gente percebe que as pessoas entendem o espírito do VnV: participação e troca experiências.

Alexandre Giesbrecht - AVIVIXE

A atualização das perguntas no post é ruim para quem acompanha o RSS, não?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim e não. A pessoa não vê quando o post é atualizado mas vê quando a resposta é dada, porque pinga no post original onde foi feita.

(E na verdade quem acompanha o RSS já pôde ver quando a pergunta foi feita antes de ser pescada para o postão)

Sylvia
SylviaPermalink

Vamos ver se entendi wink
Quando as perguntas aparecerem aqui , quem quiser responde, sem pudores em esperar o editor dar ok :cool:

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim!

(Ei: mas desde quando perguntas precisavam esperar meu OK?)

smile

Sylvia
SylviaPermalink

Nunca , jamais precisaram do teu ok,
mas muitas vezes as perguntas são dirigidas diretamente a ti ,
e em outras a gente já sabe que tua resposta será diferente.
Agora , a ocupação de cuidador-de-blog fica liberada para testes
neste post lol

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Foi principalmente a essas questões dirigidas que eu me referi. Às vezes dá a sensação de que estou me atravessando...

Andrea Battoni
Andrea BattoniPermalink

Riq, ótima idéia! Testada e aprovada. wink
Confesso que já vivi uns dilemas como os da Sylvia e da Ana Carolina, mas tenha certeza de que a intenção sempre foi colaborar...
Agora com seu aval tudo fica mais fácil!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Totaaaaaaal! Perguntas aqui significam: o blogueiro não tem tempo de pesquisar e/ou não tem experiência para responder e/ou não se acha apto para opinar sobre o assunto.

Mais do que nunca, vai firme smile

Lili-CE
Lili-CEPermalink

hahaha, tô me achando A metida, pois eu sempre ignorei esses direcionamentos das perguntas ao Riq!

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Hhahahah Lili, mas veja que tem perguntas cujas respostas do blogueiro são as únicas aceitas pelo perguntante!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Azar do perguntante... mrgreen

Georgia
GeorgiaPermalink

OK, muito bom! Mas estou VNViciada em RSS!

Mi Carbone
Mi CarbonePermalink

Riq,

Adorei a ideia e ja colaborei respondendo a uma duvida sobre Buenos Aires!

Um Beijo a todos

Gustavo - Viajar e Pensar

Riq,

Aprovado, ficou excelente e prático.

Abraço!!

Carla
CarlaPermalink

Super legal! Assim fica mais fácil colaborar... wink Como o volume de perguntas realmente é grande, muitas vezes a gente nem via uma pergunta que poderia ter respondido - acho que vai funcionar super bem!

Graziela Porto
Graziela PortoPermalink

Riq ótima idéia. Aproveitando... estou indo para Santiago dia 11/08 e volto dia 15/08, já li todas as dicas aqui. Vou ao Valle nevado e na concha y toro, no destemperados pequei a dica do Lamu lounge. Aceito dicas do pessoal. Obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A idéia é perguntar nos posts dos assuntos, Graziela.

Não adianta responder neste post aqui, ele será impesquisável no futuro.

Escolha um desses:

https://www.viajenaviagem.com/category/santiago

Flora
FloraPermalink

Riq,
Adorei a idéia...Veio na hora certa. Mais uma vez, parabéns.
Estou achando no VnV um monte de posts sobre o Atacama, Bolivia e Peru, mas nada a respeito do Salar do Uyuni.
Alguém da tripulação já fez o 4x4 de São Pedro do Atacama a Uyuni?Tem dica de agencia? Principalmente de alguma que pernoita em uns hoteis, e não em refúgios? Eu vi que a Freeway agora tem uma excursão especial que não fica mais em abrigos, mas o preço é um pouco salgado. Estou pesquisando para ir por conta própria.
Quem puder me ajudar eu agradeço.

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Nossa, Flora, quando conseguir as infos compartilhe, pois é um passeio que quero fazer moooooito! smile

Flora
FloraPermalink

Adri,
Pode deixar. Tudo que conseguir eu vou compartilhar.

CarlaZ
CarlaZPermalink

Eu já li um relato no mochileiros.com que tinha achado bem legal...quando eu tiver um tempinho eu procuro...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Para dar certo, Flora, você precisa fazer a pergunta num post sobre Atacama ou Uyuni. Não adianta a resposta ficar armazenada neste post, ninguém vai achar. Este era o problema do Perguntódromo antigo, não se pode reproduzir o mesmo erro aqui.

Já há depoiimentos sobre o Uyuni nos posts do Atacama, procure que você acha.

https://www.viajenaviagem.com/category/atacama

Flora
FloraPermalink

Obrigada Ric.
Já tinha separado os posts desta categoria. Vou dar uma olhada com calma nos comentários, e vou repetir a pergunta no que achar que tem mais a ver.
Abraços

Wanessa
WanessaPermalink

Adorei a novidade! Nos últimos tempos, vinha lendo só os posts no google reader, porque o comentódromo é tão volátil que não dava pra acompanhar! Agora, vou voltar a olhar os comentários também.

Wanessa
WanessaPermalink

Eita! Acabei de ver que agora tem outra Wanessa aqui (comentando no Vale do Loire). Será que perdi meu nome como pena por passar muito tempo longe das caixas de comentário?? smile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Vou sugerir que ela se torne Wanessa P.

renata toledo
renata toledoPermalink

Riq. Eu adoro a ferramenta de foruns! Uso muito a que a Frommers tem e acho que seria ideal aqui... repense sobre isso... acho que vale a pena instalar uma ASAP!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A gente tem problemas aqui com a compatibilidade dos plugins. Talvez num VnV 3.0.

Mas o povo sem-noção que não sabe pesquisar no site ficaria ainda mais perdido num forum.

Keila
KeilaPermalink

Parabéns. Ficou ótimo

Marcelo
MarceloPermalink

Caramba, dei uma olhada no link das perguntas recentes e ficou MUITO BOM!! Andei dando alguns pitacos sobre Bs.As.(voltei de lá há uma semana), ficou bem fácil de encontrar uma pergunta e acompanhá-la. Parabéns!

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalink

Riq, o perguntodromo repaginado ficou excelente!!! Muito melhor assim... o VnV caminha melhorando cada vez mais e nunca é demais te parabenizar por tanto cuidado e disponibilidade.

Magrineli
MagrineliPermalink

Riq e demais tripulantes, dentro da Missão Europa II: de Passione a Rambla (kkk) tenho q fechar o ultimo ponto: seguro de viagem. Queria uma opção em um bom preço para mim e Cristina. O q vcs me indicam? Abraços e muito obrigado a vc e aos demais leitores (como sempre).

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Neste post há muitas recomendações:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/seguro-saude-no-exterior-a-wanessa-usou-e-conta-como-e/

Por favor continue o assunto nele.

Augusto
AugustoPermalink

Riq, parabéns vc se supera a cada dia.
Sugestão - a cada semana vc pode incluir no corpo do post tópicos educativos sobre o VnV. Como perguntar de maneira objetiva e educada (se bem que não tenho visto muito caps lock ultimamente), Como funciona o VnV e até mesmo um Making of VnV. Tenho uma saudável curiosidade para conhecer a estrutura deste site ( acredito que outros leitores tbém ).
Como diria aquela garrafa de uisque, Keep walking...
Abçs

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Riq, você vai criar uma forma do link com as perguntas da semana ficarem sempre na home?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim!

Keila
KeilaPermalink

Adorei a novidade tb.
Estou indo para Bonito. Alguma dica especial pessoal?

Mirella
MirellaPermalink

Legal!!! Sempre criativo...
bjs

Maryanne hotelcaliforniablog.wordpress.com

Muito boa a ideia, mas parece que vc ainda vai precisar muito mais pra fazer as pessoas entenderem que nao adianta perguntar aqui.Aí se vao vaaaarios posts educativos.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Assim que esse post sair das manchetes eu fecho para comentários e isso não vai mais acontecer mrgreen

CarlaZ
CarlaZPermalink

Foi uma ideia boa...quando vi achei estranho...mas ja entendi como funciona e pelo visto esta funcionando mesmo...que bom grin

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O estranho é que você não tem como saber o que já foi respondido e o que não foi -- mas para o funcionamento do blog é bem melhor do que deixar as perguntas escondidas ou fazer um Perguntódromo que não armazena as respostas onde deve smile

CarlaZ
CarlaZPermalink

Sabe que penso se todo mundo realmente volta pra ler suas respostas...
O outro problema da falta de paciencia de ler o blog é que o post de um assunto fica enorme cheia das mesmas perguntas e aí cansativo de ler...

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Acho que quem não acompanha e não salva o permalink da própria pergunta tem dificuldade para achar a resposta.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Talvez. Mas os próprios navegadores já "gravam" a URL completa do post. Não é tão complicado assim voltar.

Sut-Mie
Sut-MiePermalink

Pronto, eu tb entendi! Demorei um pouco, mas entendi! Na verdade, funciona um pouco como um forum...
Agora Riq, realmente, me impressiona como as pessoas são de alguma forma estressadas, ansiosas, até para viajar! Na leitura de algumas duvidas, vc vê que a pessoa quer saber e controlar tudo. Não ter surpresas! (Claro que sei que cada um tem suas razões, ms é so um comentario...)
Santo Riq! Bjs

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É o medo de sair da barriga da operadora... shock

Carmem
CarmemPermalink

Achei interessante. Vai ficar mais participativo. Mas... acho que seu trabalho vai dobrar. Além de ler as perguntas e responder pelo menos algumas, você ainda terá que linkar tudo no post(ão). Acho que seu lugarzinho no céu está garantidíssimo, suas indulgências vão dobrar... ;-

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Na verdade me dá menos trabalho, porque não me sinto mais na obrigação de responder tudo...

E em breve devo ter um robô humano para ficar colando os links do Caribe com furacão, do Europa trem carro avião, do Europa quantos dias em cada lugar, do....

Lucia Malla
Lucia MallaPermalink

Riq, eu postei recentemente sobre minha experiência no México na temporada de furacões.

http://www.interney.net/blogs/malla/2010/07/31/mexico_na_temporada_de_furacoes/

Tirando algumas tempestades de verão... nada diferente. smile

Eu adorei esse novo esquema. Assim acho q a organização ficará muito mais tranquila tanto pros leitores como pra vc, os paraquedistas de Google te cansarão menos. Vc é um santo, com uma paciência incrível com algumas das perguntas... parabéns! smile

Cristina
CristinaPermalink

Oi Riq, oi trips, antes que outras Cristinas apareçam, eu sou a 1a e única (momento tommy! rsrs), estou bem, aguardando os pontos cairem num programa de fidelidade para marcar as próximas férias, mas enlouquecida revisando artigos de pós-graduandas. Quando me sinto estressada lendo os artigos, venho dar uma espiadinha. Adorei a novidade! Eu sempre pergunto Riq e trips, ou pergunto direto, e por isso acho que posso responder qq pergunta (momento tassy! rsrs) - acho que nem vejo que pergunta é para o Riq, por ser um blog.

Érica Herculano
Érica HerculanoPermalink

Ricardo, por favor não ria de mim!
Vou viajar para Fernando de Noronha em setembro e NÃO SEI NADAR mas tenho coragem... rs! Você acha que se levar um colete, daqueles tipo salva vidas eu consigo curtir o passeio?
Quando fui para Parati utilizei aqueles macarrões de piscina...rs e me sai bem, não deixei de fazer nada...rs!
Obrigada, adoro ouvir suas dicas!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Em setembro o mar está piscininha. É raso.

Keila
KeilaPermalink

E em novembro, Ricardo?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Já pode ter entrado o swell, o que torna o mar mais ondulado. Mas sempre dá pra entrar no Sancho e no Sueste.

Paula*
Paula*Permalink

Enfim, quem sabe agora as perguntas não tomem tanto o seu tempo (e paciência)...
Adorei a ideia! wink

Zé
Permalink

Gostei, Riq!

Aos poucos o pessoal vai entender melhor como funciona o esquema novo de perguntas e a pressão sobre você vai diminuir.

Eu achava que o forum poderia ser uma boa, mas, pensando melhor, poderia se tornar uma bagunça incontrolável eekops:

Uma sugestão: ignore, pra valer, as perguntas cujas respostas já estão no texto do post. Perder o seu tempo respondendo perguntas para "tapados" não vale a pena mrgreen

E se precisar de um personal-nerd-meia-boca, me avise! mrgreen

Celina
CelinaPermalink

Muito bom! Já varei noites buscando, pesquisando...Mas é bom de qualquer jeito. Pitaco autorizado, melhor ainda.

Lu
LuPermalink

Mto bom, Riq! Super-prático pq podemos ficar sabendo de todas as novidades em tempo real. E talvez diminuam um pouco as perguntas "já respondidas", pois qdo o sujeito vai ao post acaba lendo tudo que está lá (ou pelo menos deveria ...). Esses posts das perguntas semanais vai ficar postado ou na semana seguinte ele "some" do blog?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu estava pensando em ficar renovando as perguntas dentro do mesmo post, eliminando as mais antigas. Cheguei a fazer isso com as primeiras. Mas acho que o melhor vai ser criar um post novo por semana (repicando as últimas da semana anterior), para que essas perguntas fiquem pesquisáveis no Google e já encaminhem o freguês para as respostas...

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Riq, não ficaria bacana um 'tempo no mundo' na página inicial do site?
Ai quando perguntarem sobre o tempo, você pode mandar pra... página inicial!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Boa sugestão pro próximo template mrgreen

Luciana Bordallo Misura

Riq, tenho uma pergunta para você ou pros leitores do VnV: alguma dica de pousada ou hotel romântico nos arredores do Rio (Petrópolis, Itaipava, etc)? Nós estaremos no Rio pro nosso aniversário de casamento e queríamos aproveitar pra deixar os avós tomando conta da Julia e fugir pra uma pousadinha romântica smile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O pessoal aqui recomenda bastante a Tankamana, por conta do conforto dos chalés.

Eu adoro a Pousada da Alcobaça, em Correias. Os quartos não ficam em cabanas (estão dentro da casa principal), mas a propriedade é hipercharmosa. E dona Laura Goes é uma cozinheira espetacular. Carla Pernambuco e Roberta Sudbrack são fãs.

http://www.pousadadaalcobaca.com.br/

Malu
MaluPermalink

Luciana,concordo com o Riq. Já fiquei na Pousada da Alcobaça e adorei. O jardim é deslumbrante e ótimo para passeios romanticos. A comida e a simpatia do pessoal são especiais.Em Petrópolis fiquei no Solar do Império e é maravilhoso: http://www.solardoimperio.com.br/

Patrícia
PatríciaPermalink

Eu e meu marido demos uma fugidinha assim e amamos o aconchego, hospitalidade, exclusividade e simpatia do Hotel Pousada dos Pirineus ( http://www.pousadapirineus.com.br/ ). Melhor ainda se escolher um chalé com hidro. O founde na cave da pousada é imperdível e os mimos como bolo de laranja e chocolate quente all day tb. O café da manhã com tudo caseiro tb é um ponto altíssimo.
Sempre nos lembramos desse final de semana com saudades.
[]´s

Vagner
VagnerPermalink

Sugiro a Le Siramat, mas tem que ser a suíte Presidencial ou Imperial. Fiquei na Presidencial e foi sensacional.

Dani S.
Dani S.Permalink

A Locanda della Mimosa é uma delícia, sendo que o restaurante vale uma parada, mesmo se vc não for ficar lá.
Eu já fiquei também na Pousada Pedra Bonita, que tem chalezinhos simpáticos em torno de uma piscina.
O problema de Itaipava e arredores, da última vez que eu olhei, era o preço, salgaaaaaaaaado... Eu até desisti, apesar de adorar aquela região.

Dri
DriPermalink

Um pouco mais no meio do nada tem tb a pousada das videiras: http://www.videiras.com.br/ Eu gosto bastante da região, mas sou suspeita. Tenho uma casa em Paty do Alferes (que não é uma cidade charmosa) e uma loja (essa sim, sem falsa modéstia mt charmosa) em Itaipava. E ali no vale tem umas cachoeirinhas bem simpáticas e totalmente desertas. É só seguir o rio que passa na pousada!

Lu
LuPermalink

Aniversário de casamento? Tankamana, Tankamana, Tankamana!!
Tem tempo que ñ vou ... mas que saudades!!
Mas, preparem o bolso! Lá, como em qq lugar desta serra, tudo é muuuuuito caro!!
Namorem muuuuuito!!!

Oldemar Demetrius
Oldemar DemetriusPermalink

Ricardo,

Na série "Desempacotando - Rio" você indica o Favela Tour. Liguei para marcar um passeio, mas eles não fazem no idioma português e nem tem previsão de passeio em espanhol, ou seja, infelizmente o passeio é pra gringo.
Como brasileiro, gostaria mto de fazer esse passeio. Valeu a intenção e parabéns pela série e pelo blog que acompanho desde o .net.

Abs!!

Marisa Goes
Marisa GoesPermalink

Eu recomendo a Teto Doce, em Penedo. Bem gostosa!

Andréa
AndréaPermalink

A Tambo Los Incas, em Itaipava, e a Pousada das Araras, em Araras, também são muito românticas. Mas a Tankamana é imbatível.

Edson
EdsonPermalink

Luciana, eu gosto muito do Parador Santarém Marina em Itaipava.

http://www.paradorsantarem.com.br/

Luciana Bordallo Misura

Uau, quantas recomendações ótimas! Estou babando nas pousadas! Eu estava pensando em ficar na Locanda porque pode ser a primeira e última vez já que a pousada está a venda...mas adorei a Tankamana também, e a Alcobaça tem um jardim espetacular...a Videiras e a Pirineus também estão no meu top 5. Mas todas sugeridas aqui parecem muito boas, aliás já repassei pra minha mãe que costuma visitar a região, valeu pessoal! Depois eu volto pra dizer onde a gente foi!

Luciana Bordallo Misura

Um update: A Tankamana e Parador Santarém estavam fechadas para eventos no dia que a gente queria (uma quarta-feira). A Locanda continua funcionando mas só abre de sexta a domingo, então não dava certo também. A Videiras já estava com os chalés que a gente queria reservados. Fizemos a reserva na Pirineus, falei com o Bruno que foi simpaticíssimo, o chalé que a gente queria estava reservado mas tinha um outro equivalente. A Alcobaça ficou fora dessa vez porque nós queremos um quarto com lareira! wink Obrigada pessoal!

Luciana Bordallo Misura

Fomos para a Pirineus, que é muito bonitinha, o lugar é lindo. A casa principal tem duas varandas super gostosas e uma sala comum com lareira e sala de jogos. São 4 chalés, dois a dois, ficamos no chalé Pirineus, porque o Maria Comprida já estava reservado.

Estava um frio danado (8 graus as 8 da noite, e logicamente caiu mais de madrugada) mas a lareira e muitos cobertores foram a solução perfeita.

O café da manhã é ótimo (bastante variedade e tudo gostoso) e tem restaurantes bons pertinho (jantamos no Oliveiras, português, único aberto numa quarta a noite; foi bom mas é melhor pra amantes de bacalhau e nós não somos muito fãs). Não tem muitas atividades na pousada em si, é mais pra quem quer relaxar mesmo (tem uma sala de home theater, sala de jogos, sauna e piscina aquecida, mas mesmo aquecida achei a piscina fria e não usamos, tinha que ser mais quente na minha opinião!).

Só não acho que vale o preço, mas essa área de um modo geral tem preços bem absurdos mesmo. Achei a pousada legal, bonita, mas não é de luxo, os quartos não tem acabamento e decoração pra isso. Obrigada a todos pelas sugestões!

Permalink

[...] [...]

Antônio Soares
Antônio SoaresPermalink

Alguém que tenha dicas, informações sobre a travessia do Estreito de Messina,que liga o continente italiano a Sicília.

Arnaldo
ArnaldoPermalink

Oi, gostaria de dar o roteiro basico de minha viagem (com esposa) a Portugal no ano passado, em maio.

Fomos e voltamos de TAP, por milhagem Tam

Chegamos pelo Porto, onde ficamos 3 noites.
No 4° dia alugamos um carro que só devolvemos em Lisboa.

Fomos então para Coimbra, onde ficamos 2 noites, mas no caminho passamos quase um dia em Aveiro.

De Coimbra fomos a Óbidus, onde passsmos 2 noites, no caminho passamos pos Batalha e Alcobaça.

De Óbidus fomos para Evora, mas passando por Santarem, ficamos 2 noites em Évora

De Évora fomos para Lisboa, passando quase um dia em Cintra.

Em Lisboa devolvemos o carro e ficamos 3 noites.

No total 12 noites e 13 dias maravilhosos. Só pegamos um friozinho no Porto, de resto muito calor, muito passeio e muita comida.

Voltamos para São Paulo direto de Lisboa.