Réveillon fora do Brasil: o que esperar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ano Novo em Sydney (foto surrupiada de um blog do Estadão)

Não, não espere encontrar no exterior um Réveillon como o do Brasil. O único lugar onde a virada do ano é comparável é em Sydney -- que, como você vê na foto, faz o espetáculo de fogos mais bonito do planeta (e deixa os nossos no chinelo).

Em vários lugares você vai encontrar festas animadas, mas em nenhum canto do mundo, nem mesmo na Austrália, o Réveillon tem o significado transcedental que tem no Brasil.

Recapitulando: o Réveillon é a festa religiosa mais importante do calendário brasileiro. É quando a gente se livra da ziquizira, zera tudo e invoca forças maiores para nos levar adiante no ano que começa. Para isso precisamos estar num lugar auspicioso, de preferência à beira-mar. Criamos algumas das mais bonitas (e divertidas) superstições de ano novo do mundo inteiro, como vestir branco e pular sete ondas. Mesmo longe da areia, nossos Réveillons são de arromba, e ponto final.

No exterior não é assim. É uma noite importante e de gala -- mas sem o elã que a data tem no Brasil.

Portanto a primeira coisa que você precisa ter em mente ao passar o Réveillon no exterior é baixar a expectativa. A sua viagem pode ser linda, mas esta noite em particular tem tudo para deixar a desejar. Faz parte.

Dito isto, vamos às particularidades dos Réveillons em diversos lugares.

Figurino

Em festas de Réveillon do Hemisfério Norte a cor predominante é o... preto, com detalhes brilhantes (máscaras e chapéus com lantejoulas). Apareça todo de branco, e você vai fazer, ahn, sucesso eekops:

Festas de rua

Existem na maioria dos lugares. Nos lugares frios, porém, costumam se dissipar logo depois da meia-noite -- porque não dá mesmo para ficar na rua por muito tempo. A mais decepcionante de todas é a famosa festa da Times Square, em Nova York. Repito: a mais decepcionante de todas é a famosa festa da Times Square, em Nova York. Programa de índio 5 tacapes. Você passa perrengue para chegar (revistas ostensivas), passa aperto (uma multidão digna de carnaval em Salvador (na pipoca, não dentro da corda), passa frio (de lascar) e não vê nada. Melhor assistir pela TV.

No Hemisfério Norte, valem o esforço e o frio a meia-noite Madri (todos comem um gomo de uva a cada badalada do relógio da Puerta del Sol) e Edimburgo, onde a festa vara a noite.

No Hemisfério Sul, Sydney tem um Réveillon lindão junto à Harbour Bridge -- e Valparaíso, no Chile (a 1h30 de Santiago) tem linda queima de fogos e festa na rua a noite inteira.

Não importa onde você vá encarar uma festa de rua, atente para a questão do transporte. Só saia do hotel sabendo exatamente como você vai voltar. (Não, não pergunte para mim: pergunte para o recepcionista do seu hotel. Ele vai dar a informação correta e específica para o seu caso.) Não conte muito com táxi nesta noite; os que continuam circulando são bastante disputados.

Ceias de ano-novo

Fuja! Sobretudo no Hemisfério Norte. São carissíssimas e não valem o que custam. Com a grana que você gasta para comer em buffet nesta noite você vai a um restaurante estrelado no dia 30 ou no dia 2 e tem uma refeição de rei. Não pode haver nada mais estranho à nossa cultura de Réveillon do que as ceias de ano novo dos gringos.

Na praia

Ilhas e balneários do Caribe, do Índico e do Pacífico, onde faz calor nesta época, têm festas animadas, claro. De novo: só não espere as tradições brazucas. O bom é que você sempre vai estar perto do mar e pode fazer seu ritual por conta própria grin

Balada

É forte nessa noite em qualquer lugar do planeta. Tente descobrir as que não estejam inseparavelmente associadas a ceias, e seu bolso vai agradecer. Uma ótima central de informação para baladas boas e que não levam à falência é a recepção de um albergue bochinchado. Dê uma passadinha em dois ou três e você vai descobrir os flyers. Depois jogue na internet para ver se as festas são quentes mesmo...

Buenos Aires

Quem mora na cidade confirma: o Natal é mais animado que o Réveillon. Até porque o Réveillon de Buenos Aires é em Punta (ou Mar del Plata). Se você estiver na cidade no Réveillon e quiser animação antes da hora da balada (que em Bs. As. só engrena às 2h da matina), a dica é reservar um jantar em Puerto Madero (mesmo sendo caro, parecerá barato por causa do câmbio) e ficar para o show de fogos que acontece por lá. Alguns restaurantes e casas noturnas vendem ceia + balada (caro, mas vale o raciocínio exposto há pouco). Também dá para esperar até a hora da balada avulsa começar em casas como o Asia de Cuba. Quando chega perto do fim do ano, o blog do Guia Óleo abre posts sobre ceias de Natal e Ano Novo.

Voltar para o hotel é complicado: os táxis somem perto da meia-noite e só voltam a circular lá pelas quatro da manhã.

Punta del Este

Tem o melhor Réveillon ao sul do Rio de Janeiro. Festas particulares concorridas (todo mundo à procura de convite) e balada fervida.

Europa e países frios: minha sugestão

Em vez de investir numa ceia cara e sem-graça, passe durante o dia em mercados/delicatessens e compre coisinhas finas e gostosas. Invista o que você gastaria num jantar em dia comum nesta operação, e você vai ter uma maravilhosa ceia pique-nique no quarto do hotel. Passe a meia-noite na festa de rua mais próxima do seu hotel (pense duas vezes se a distância não permitir voltar caminhando). Trace a ceia antes ou depois disso. Emende numa balada ou... durma cedo e aproveite o dia seguinte para fazer lerês ao ar livre, já que a cidade vai estar lindamente vazia.

110 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Aline
AlinePermalink

Ahahaha super me "animei"com esses post e comentarios eheheheh...Estou indo pro sul da Alemanha ficar na casa de um amigo e sua familia.Nunca fui pra Europa no frio, eles sao ate q um pouco animados mas sei q nao vao chegar perto da bagunça q o povo da minha casa faz, mas enfim...Vou correr o risco grin

Ah, Riq e pessoas participantes, queria agradecer por tds as dicas e sugestoes q peguei aki, usei muuiitaas delas qdo fui fazer um mochilao em agosto na Europa.Foi minha primeira vez e sozinha. Devorei o VnV e indico pra td mundo q vai viajar.

Obrigada a todos!!

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Ah! É aqui mesmo que vou botar o link que encontrei, rsrs.

Para quem pensa em passar a noite de Ano Novo em Roma, um link bem legal que achei hoje no Eurocheapo!

http://www.eurocheapo.com/blog/rome-5-free-events-to-celebrate-the-new-year.html

Ano que vem eu vou… | From Lady Rasta

[...] eu sou daquelas que só pensa nessas coisas depois do verão (bem como o Ricardo Freire conta neste post): sou meio cigarra, só penso na vida séria depois de voltar da [...]

Reveillon 2011 em Nova York | Nós no Mundo

[...] me animei a fazer esse programa e, sinceramente, me parece uma furada. O Ricardo Freire do blog Viaje na Viagem até descreve esse programa como “a mais decepcionante de todas as festas de rua. Programa de [...]

Beatriz Sobreira
Beatriz SobreiraPermalink

Pessoal! E sobre Paris? Vale a pena sair do hotel e ir ate a Torre Eiffel? É a primeira vez que minha filha passará Natal e reveillon longe de casa. Em dezembro ela fará curso de frances em Paris. O natal será em Montreux, Suiça e o Ano Novo em Paris. Passem me dicas sobre o metrô, ou algum link. Obrigada

Luciana
LucianaPermalink

Beatriz, nunca passei lá, mas dizem que é roubada total..Não tem nada e na rua é até perigoso. 3 pessoas diferentes já falaram isso. O ultimo me aconcelhou a passar no restaurante!..Suiça, disseram ser lindo!

Mirella Cozzi
Mirella CozziPermalink

Beatriz,
dá uma olhada nos posts do Conexão Paris sobre o réveillon. A festa na rua é uma roubada mas tem muita festa boa em restaurantes.

pam
pamPermalink

Oi

Pessoal, eu vou pra Punta del este com minhas amigas. Alguém tem alguma dica de festa na virada que não seja tããããooo cara assim??

abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pam! Fique de olho que em breve o Ricardo Freire publicará um post só com resenhas sobre Réveillons. É possível que pinte algum comentário sobre Punta del Este smile

https://www.viajenaviagem.com/2011/09/tem-um-post-de-reveillon-manda-o-link/

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Concordo que ninguém melhor que o pessoal da recepção do hotel para fornecer dicas, mas mesmo assim acho que deve-se sempre ter em mente que dificilmente encontraremos algo semelhante ao Ano Novo brasileiro.
NY na Times Square é coisa para uma vez só e olhe lá! Rsss
Estou curioso por detalhes de Edimburgo.

Abraço.

Rita Dias
Rita DiasPermalink

Olá
No reveillon estarei no transito entre Colonia del Sacramento e Montevideo. É possivel ter um reveillon interessante em Colonia no Uruguai e depois seguir caminho para Montevideo?
O que vcs indicam ?
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita! Não temos relatos sobre réveillon em Colonia. No seu lugar, a gente não esperaria muito, não...

Em Montevidéu parece ser divertido: o pessoal passa a tarde no Mercado do Porto comendo carne e jogando espumante uns nos outros:

https://www.viajenaviagem.com/2010/11/ja-passou-reveillon-em-montevideu-ou-punta-conte-como-foi/

Luciana
LucianaPermalink

Beatriz, passei o último reveillon em Paris, com um grupo de brasileiros que se reuniu através do site Conexão Paris, da Lina , recomendado pelo Ric. Reservamos o Alcazar, um restaurante que virou balada depois do jantar. Foi muito bacana e super animado. Dê uma olhadinha aqui: http://www.conexaoparis.com.br/2011/09/17/mais-uma-dica-para-o-reveillon-em-paris-alcazar/

Maíra
MaíraPermalink

Olá, Ricardo. Adorei o seu blog. Eu e minha família costumamos viajar sem muito planejamento (ou antecedência), e esse ano gostaríamos de passar o reveillon num lugar diferente (costumamos passar no litoral paulista). Comecei a olhar passagens e hospedagens (com mais antecedência do que de costume' diga-se de passagem) e qual não foi a minha surpresa ao me deparar com os preços intragáveis. Moro em Manaus, e normalmente pra sair daqui não custa barato, mas pagar R$3600 pra ir pro Nordeste (preço apenas do aéreo por pessoa, e somos em 5) é além do imaginável. Enfim, tentamos Punta Cana (fiquei encantada com suas dicas) e todo o Caribe, mas sem chance$. Cogitei NY e Buenos Aires mas os comentários me desanimaram um pouco, já que em NY o reveillon parece ser fraquinho e em Buenos Aires parece fazer o calor insuportável que aguento o ano todo em Manaus e do qual quero fugir, se possível. Enfim, você teria qualquer sugestão milagrosa na manga pra um reveillon agradável e "cabível" no bolso a essa altura do campeonato? Agradeço qualquer dica e parabéns pelo blog! Já adicionei aos favoritos smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maíra! Aqui quem responde é A Bóia. Santiago do Chile não é tão quente quanto Buenos Aires nesta época. Playa del Carmen, no México, fica ao lado de Cancún e tem opções em conta; você pode viajar de Copa.

https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/category/playa-del-carmen

Marina
MarinaPermalink

Passei o último reveillon em Funchal, na Ilha da Madeira. Foi uma delícia, um ótimo jeito de começar o ano em bom astral. A pousada em que me hospedei tinha uma "laje" da qual pude ver a queima de fogos que acontece em vários pontos da ilha. É super bonito. Além disso, teve um showzinho na pousada que deu pra animar a noite (finalizada numa boate bem bacana). Recomendo.
Neste ano estou a fim de passar em uma praia (não aqui no BR que é muito caro). Alguém tem uma boa dica...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marina! Veja nossa página sobre Réveillon 2012. O Caribe pode ser uma boa:

https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012

Alex
AlexPermalink

Pra quem vai passar o Reveillón em Paris:

Acabei de ver no site da Bateaux Parisien (que é a companhia que a Lina recomenda para passeios no Sena) um cruzeiro por 50 euros saindo às 22:45 e retornando à 00:30.

Creio que não tem jantar, mas por este preço vale a pena jantarmos antes pra ver o ano nascendo no Rio Sena...

Adriana Bezerra
Adriana BezerraPermalink

Estou indo passar réveillon em Paris, e estou em dúvida em o que usar? para onde ir? podem me ajudar??

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Adriana, dá uma olhadinha na nossa página de Réveillon, https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012. Apareça também no http://www.conexaoparis.com.br .

Jupetit
JupetitPermalink

Ja passei o réveillon em alguns lugares fora do pais, e o unico que chegou "um pouco" perto da animação do nosso Brasil foi o de Playa del Carmen. Realmente as pessoas não tem essa tradição de renovação com a virada do ano, que pra eles so representa mesma : a virado do ano. Quanto a dica sobre as vestimentas, vale mesmo perguntar para os nativos! Em Cusco, eles usam roupas intimas amarelas!!!!! Apesar de não ser uma festa tão magica quanto no Brasil, acho que ainda vale a pena passar em outros paises, podendo assim aprender outras tradições e culturas! wink Estou adorando as dicas do site!

AMANDA M
AMANDA MPermalink

No último ano passei a virada em Punta Del Este e não gostamos. NÃO tinha nenhum agito.
Creio que estava mal informado/a quem falou que abaixo do Rio de Janeiro, Punta Del Este é o melhor.
O melhor é FLORIPA mesmo. Sou dessa cidade e fomos conhecer outros lugares. Não gostamos de Punta Del Este justamente no quesito "baladas", já que aqui, por inúmeras vezes foi considerado um dos melhores locais do mundo, inclusive, pelo The New York Times.
Só que como é a nossa única oportunidade de viajar, por ser férias, viajamos sempre na virada, pois aqui em Floripa sim, é disputadíssimo qualquer pedaço da ilha, seja na Beira Mar que é de graça, seja em Jurerê Internacional.
Já Punta Del Este, apesar de linda, não tem a mesma higiene e educação que aqui no Brasil! Ficamos impressionado, fomos de carro até Montevideo e constatamos isso assim que passamos a fronteira.
Apesar das aventuras, a virada foi meio sem graça, já que não tinha nada. A ÚNICA balada era no alto de um prédio, custava mais de 100 dóllares e outros turistas que iam para lá há anos, nos aconselharam a não ir, justamente por acharem as baladas de FLoripa mil vezes melhor (especialmente pessoal do RS e sul de SC. Íamos pagar caro por algo mais ou menos...
Enfim, agora em 2012 p/ 2013 queremos algo para EUA ou Europa. Vamos ver! Mas já sei que a balada não é igual... Portanto, só vamos curtir aqueles momentos de virada.

AMANDA M
AMANDA MPermalink

No último ano passei a virada em Punta Del Este e não gostamos. NÃO tinha nenhum agito.
Com todo o respeito, creio que estava mal informado/a quem falou que abaixo do Rio de Janeiro, Punta Del Este é o melhor, pois, de longe, não é.
O melhor é Floripa mesmo. E já é considerado há um bom tempo! Sou dessa cidade e fomos conhecer outros lugares. Não gostamos de Punta Del Este justamente no quesito "baladas", já que aqui, por inúmeras vezes foi considerado um dos melhores locais do mundo, inclusive, pelo The New York Times.
No máximo umas baladas ali no Porto, que foi legal, não posso negar. Mas nem chegou ao dedo mindinho de Floripa! hehe
As baladas lá só começam após as 3, 4h da manhã... um saco, pois estávamos nervosos pra curtir logo, já que não encontramos nenhuma balada, os brasileiros que agitavam com os carros na rua.
Só que como é a nossa única oportunidade de viajar é só no final do ano, por ser férias, geralmente passamos a virada em outros lugares, pois aqui em Floripa sim, é disputadíssimo qualquer pedaço da ilha, seja na Beira Mar que é de graça, seja em Jurerê Internacional. Mas é aquela história de que já passamos a virada aqui por vários anos, precisávamos mudar o ar.
Já Punta Del Este, apesar de linda, não tem a mesma higiene e educação que aqui do sul do Brasil (sim, pq tb fui para o Nordeste e higiene passou um pouco de lado, por assim dizer)! Ficamos impressionados. Pois milhares de hermanos passam as férias aqui e já tinha uma impressão não muito boa, mas tentamos nos livrar dos preconceitos e fomos felizes da vida. Fomos de carro até Montevideo e constatamos que as impressões eram reais assim que passamos a fronteira. Juroooo que só contamos uma única uruguaia que foi extremamente carismática, depois disso, só cara séria, sem muitas explicações, isso quando não nos estorquiam em dóllar...
Apesar das aventuras (que sempre são válidas, sejam boas ou ruins), a virada foi meio sem graça, já que não tinha nada. Chegamos a ficar perguntando para as pessoas na rua, de tanto desespero! A maioria não sabia de nenhuma, e a única balada parecia ser uma no alto de um prédio, custava mais de 100 dóllares e outros turistas que iam para lá há anos, nos aconselharam a não ir, justamente por acharem as baladas de Floripa mil vezes melhor (especialmente pessoal do RS e sul de SC. Íamos pagar caro por algo mais ou menos...
Só me arrependi de não ver de novo o David Guetta (que tb esteve em Floripa), mas era num parque no meio do mato. Pelas propagandas parecia legal, mas como Direito do Consumidor brasileiro não vale nada lá... Ficamos receosos, pois passavamos vários perrengues, já que não tínhamos milhões para gastar, mesmo assim gastamos muito com hotel e comida (ruim na maioria das vezes, por sinal).
Enfim, agora em 2012 p/ 2013 queremos algo para EUA ou Europa. Mas amigos já falaram que New York e Paris parece furada... Vamos ver! Tb sabemos que a balada não é igual, nem a animação na rua... Portanto, só vamos curtir aqueles momentos de virada.

AMANDA M
AMANDA MPermalink

Apesar de tudo, tenho ouvido falar que reveillon na Disney parece ser muito legal e divertido!
Soa mesmo estranho né? Mas comecei a pesquisar esses dias... Além de não estar muito caro em sites de compra coletiva (aqueles já com pacote completo para evitar surpresas desagradáveis).
Além de ser um sonho desde criança! Sem contar que Miami é ali do lado e não custa nada ficar uns dias a mais e tentar ir de carro até New York!
Você sabe de alguma sugestão relativa a estes lugares?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Leia sobre Réveillon na Disney aqui:
https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012/