Réveillon fora do Brasil: o que esperar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ano Novo em Sydney (foto surrupiada de um blog do Estadão)

Não, não espere encontrar no exterior um Réveillon como o do Brasil. O único lugar onde a virada do ano é comparável é em Sydney -- que, como você vê na foto, faz o espetáculo de fogos mais bonito do planeta (e deixa os nossos no chinelo).

Em vários lugares você vai encontrar festas animadas, mas em nenhum canto do mundo, nem mesmo na Austrália, o Réveillon tem o significado transcedental que tem no Brasil.

Recapitulando: o Réveillon é a festa religiosa mais importante do calendário brasileiro. É quando a gente se livra da ziquizira, zera tudo e invoca forças maiores para nos levar adiante no ano que começa. Para isso precisamos estar num lugar auspicioso, de preferência à beira-mar. Criamos algumas das mais bonitas (e divertidas) superstições de ano novo do mundo inteiro, como vestir branco e pular sete ondas. Mesmo longe da areia, nossos Réveillons são de arromba, e ponto final.

No exterior não é assim. É uma noite importante e de gala -- mas sem o elã que a data tem no Brasil.

Portanto a primeira coisa que você precisa ter em mente ao passar o Réveillon no exterior é baixar a expectativa. A sua viagem pode ser linda, mas esta noite em particular tem tudo para deixar a desejar. Faz parte.

Dito isto, vamos às particularidades dos Réveillons em diversos lugares.

Figurino

Em festas de Réveillon do Hemisfério Norte a cor predominante é o... preto, com detalhes brilhantes (máscaras e chapéus com lantejoulas). Apareça todo de branco, e você vai fazer, ahn, sucesso eekops:

Festas de rua

Existem na maioria dos lugares. Nos lugares frios, porém, costumam se dissipar logo depois da meia-noite -- porque não dá mesmo para ficar na rua por muito tempo. A mais decepcionante de todas é a famosa festa da Times Square, em Nova York. Repito: a mais decepcionante de todas é a famosa festa da Times Square, em Nova York. Programa de índio 5 tacapes. Você passa perrengue para chegar (revistas ostensivas), passa aperto (uma multidão digna de carnaval em Salvador (na pipoca, não dentro da corda), passa frio (de lascar) e não vê nada. Melhor assistir pela TV.

No Hemisfério Norte, valem o esforço e o frio a meia-noite Madri (todos comem um gomo de uva a cada badalada do relógio da Puerta del Sol) e Edimburgo, onde a festa vara a noite.

No Hemisfério Sul, Sydney tem um Réveillon lindão junto à Harbour Bridge -- e Valparaíso, no Chile (a 1h30 de Santiago) tem linda queima de fogos e festa na rua a noite inteira.

Não importa onde você vá encarar uma festa de rua, atente para a questão do transporte. Só saia do hotel sabendo exatamente como você vai voltar. (Não, não pergunte para mim: pergunte para o recepcionista do seu hotel. Ele vai dar a informação correta e específica para o seu caso.) Não conte muito com táxi nesta noite; os que continuam circulando são bastante disputados.

Ceias de ano-novo

Fuja! Sobretudo no Hemisfério Norte. São carissíssimas e não valem o que custam. Com a grana que você gasta para comer em buffet nesta noite você vai a um restaurante estrelado no dia 30 ou no dia 2 e tem uma refeição de rei. Não pode haver nada mais estranho à nossa cultura de Réveillon do que as ceias de ano novo dos gringos.

Na praia

Ilhas e balneários do Caribe, do Índico e do Pacífico, onde faz calor nesta época, têm festas animadas, claro. De novo: só não espere as tradições brazucas. O bom é que você sempre vai estar perto do mar e pode fazer seu ritual por conta própria grin

Balada

É forte nessa noite em qualquer lugar do planeta. Tente descobrir as que não estejam inseparavelmente associadas a ceias, e seu bolso vai agradecer. Uma ótima central de informação para baladas boas e que não levam à falência é a recepção de um albergue bochinchado. Dê uma passadinha em dois ou três e você vai descobrir os flyers. Depois jogue na internet para ver se as festas são quentes mesmo...

Buenos Aires

Quem mora na cidade confirma: o Natal é mais animado que o Réveillon. Até porque o Réveillon de Buenos Aires é em Punta (ou Mar del Plata). Se você estiver na cidade no Réveillon e quiser animação antes da hora da balada (que em Bs. As. só engrena às 2h da matina), a dica é reservar um jantar em Puerto Madero (mesmo sendo caro, parecerá barato por causa do câmbio) e ficar para o show de fogos que acontece por lá. Alguns restaurantes e casas noturnas vendem ceia + balada (caro, mas vale o raciocínio exposto há pouco). Também dá para esperar até a hora da balada avulsa começar em casas como o Asia de Cuba. Quando chega perto do fim do ano, o blog do Guia Óleo abre posts sobre ceias de Natal e Ano Novo.

Voltar para o hotel é complicado: os táxis somem perto da meia-noite e só voltam a circular lá pelas quatro da manhã.

Punta del Este

Tem o melhor Réveillon ao sul do Rio de Janeiro. Festas particulares concorridas (todo mundo à procura de convite) e balada fervida.

Europa e países frios: minha sugestão

Em vez de investir numa ceia cara e sem-graça, passe durante o dia em mercados/delicatessens e compre coisinhas finas e gostosas. Invista o que você gastaria num jantar em dia comum nesta operação, e você vai ter uma maravilhosa ceia pique-nique no quarto do hotel. Passe a meia-noite na festa de rua mais próxima do seu hotel (pense duas vezes se a distância não permitir voltar caminhando). Trace a ceia antes ou depois disso. Emende numa balada ou... durma cedo e aproveite o dia seguinte para fazer lerês ao ar livre, já que a cidade vai estar lindamente vazia.

110 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Fabio
FabioPermalink

Ola, passei um Reveillon em Nova York, e nao achei decepcionante assim... o que vale a pena la, mesmo que saia meio carinho, eh reservar uma desssas ceias "meia boca" mesmo, so que num restaurante que fique na Times Square (eu peguei no Olive Garden, US$200 por pessoa.. mas tem tbm Bubba Gumps, Fridays, Marriot (800 por pessoa!) etc...)... voce atravessa todas as barreiras soh mostrando o convite, fica quentinho se empaturrando de comida (nada espetacular.... eh um Olive Garden afinal) e bebida... e 10 minutos antes vc sai na rua, ve a bola cair... canta New York New York, e volta pra dentro pra continuar bebendo ate as 2 (as ruas esvaziam 00:02 aproximadamente!!), espera tudo ficar tranquilo, e pega um metro mesmo (la eh 24 hs) pro hotel... valeu a pena smile

Renata
RenataPermalink

Passei o último reveillon em Veneza, na Piazza San Marco, e foi exatamento como o Riq descreveu. Muuuuuito frio, acqualta e, depois da contagem regressiva, as pessoas sumiram num passe de mágica!

Daniela
DanielaPermalink

Olá!
Bem a calhar este post... Vou passar o reveillon 2010-2011 em Mendoza (Argentina), mas não marquei a viagem por causa da festa (e sim porque é a única semana de férias simultâneas com meu marido).

Alguém já virou o ano por lá? Já imagino que não seja nada demais, mas quem sabe alguém tem uma dica para animar!
Parabéns pelo site, sempre ótimo!

Gabriela
GabrielaPermalink

Oi, Meu esposo e eu passamos o último reveillon em Mendoza. Realmente, comparado à festa brasileira não tem nada de mais. Estivemos lá nesta data porque era a única maneira de viajarmos. A cidade é bacana é percorrer as vinícolas e algo que não tem preço. Passamos o reveillon na festa promovida pelo Sheraton com jantar e baile. Foi bacana. Abraços e aproveite a sua viagem à Mendoza~. Não deixe de ir à bodega Zuccardi e almoçar por lá.

Gustavo Bonelli
Gustavo BonelliPermalink

Eu e minha esposa passamos o último Reveillon em Milão. Fizemos uma reserva em uma boite que tinha a opção de ceia com reserva de mesa e mais cara ou apenas um buffet. Optamos pelo buffet. A comida estava ótima e tínhamos direito a dois drinks cada um. Se não me engano saiu 40 euros por pessoa. Depois da meia noite começou a boite que para nossa surpresa tocava ótimas músicas. Highlight da noite: ver a italianada dançando o funk das armas sem ter a menor noção do que aquilo significava!

André L.
André L.Permalink

Milano tem a reputação das festas organizadas mais bem... "organizadas" na Itália nesse dia.

Andrezza Gonçalves
Andrezza GonçalvesPermalink

Olá André!

Estou marcando minhas passagens para passar o reveillon em Milão com meu namorado...
Você ficou em um bom hotel? Qual o nome desse balada que vcs foram?
Qtos dias ficaram por lá? é muito frio?
tem como vc me mandar o site do hotel que ficou?

Obrigada!!!!!!
beijos.
Andrezza.

ALUGO QUARTO PRO REVELLION DE MILÃO!

alugo 2 quartos pro revellion de milão,a 20 min do centro!
entrem em ctt

Andrezza Gonçalves
Andrezza GonçalvesPermalink

ERRATA! AS perguntas são para o Gustavo..........

Mas André também pode me ajudar!!!!
beijos.

Adriana
AdrianaPermalink

Na Espanha, o Reveillon é coisa de familia, estilo ceia de natal mesmo. A familia toda passa meia-noite assistindo a contagem regressiva pela TV, tragando 12 uvas, uma por badalada do relogio. É mais dificil do que parece - quem nao engasgar, sai depois wink

José Luiz - Viver a Viagem

Ah, e a tradição em terras espanholas é usar "ropa interior" vermelha nessa data... hehehe

Juliana
JulianaPermalink

Aqui na Irlanda, o ano novo é meio deprê sad Apesar de ter um povo muito festeiro, ninguém liga muito pra virada de ano. (Eles fazem uma festa muuuuuuuuito maior no Halloween quando a cidade toda fica agitada e adultos e crianças saem às ruas fantasiados.)

No ano novo, Dublin fica morta, acho que por causa do frio quase ninguém sai às ruas e também não se ouve barulho de fogos de artifício à meia-noite. Como moro aqui, a solução é chamar os amigos em casa pra fazer festa do nosso jeito!

Ah, um aviso pra quem não abre mão de usar roupa nova e branca: não deixe para comprar na Europa. É bem dificil achar roupa branca nesta época do ano porque é inverno e a tendência nas vitrines é roupa mais escura mesmo...

Bia Venturi Bonelli
Bia Venturi BonelliPermalink

Passei no ano retrasado em Orlando, mais especificamente na Universal e sim é um programa de índio sete machadinhas, digno da melhor categoria zulu tour. Pra se ter uma idéia, na entrada do estacionamento estavam distribuindo folhetos pedindo que as pessoas esperassem alguns minutos após a meia noite para sair e evitar congestionamento. Dito e feito, meia noite e dois, depois de 2 minutos de queima de fogos, parecia um arrastão de gente indo para o estacionamento.
Entretanto, no Reveillon deste ano passei em Milão e foi o melhor Reveillon de minha vida. Reservei uma boate conhecida de lá (tudo pela internet)com um maravilhoso buffet (míseros 60 E se não me engano) e teve fervo até de manhã. Pessoas bonitas, bem vestidas e dançando funk e samba brasileiros na maior empolgação!!! Volto fácil lá.
Bjos

Régia Cavalghari
Régia CavalghariPermalink

Oi Bia , meus filhos vão com o pai para N. Yorque e estav olhando aqui alguma opções para não ficar só. E Milão é uma cidade que gostaria muito de conhecer. E vc gostou do reveillon lá. É mesmo bom? O astral lá é bom? Me conta tudo! bjks

Leena
LeenaPermalink

Alguém já foi para a América Central nesse período de reveillon? Ando ávida por dicas!! Não pelo reveillon em sim, mas se a época do ano é boa para viajar nessas áreas. Excelente o post!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Depende do país e do objetivo. O http://www.lonelyplanet.com é a melhor fonte desse tipo de informação. Consulte pelo país na seção "When to go".

Senzatia
SenzatiaPermalink

Ótimo post! Realmente o reveillon fora do BR é frustante. Moro na Alemanha e posso dizer que por aqui, a coisa é muito sem graca e engloba tudo que o Ric descreveu acima.
Passei pela experiencia do reveillon frustado tb em Paris, sul da Espanha e Chicago. O único lugar que indico nesta época do ano? Brasil, sempre!

Alexandre
AlexandrePermalink

Tbém me decepcionei demais com o Reveillon em Paris, esperava bem mais!

José Luiz - Viver a Viagem

Também passei uma vez o Reveillon em Paris e foi bem programa de índio...

Eu e uns amigos fomos para o Champs de Mars para acompanhar a virada... e lá encontramos uma multidão aglomerada, pessoas beeem estranhas nas ruas, muito frio e NADA de fogos ou contagem regressiva (aliás, só percebi que era ano novo uns 5 min depois quando olhei pro relógio... hehe)

E ainda por cima, quando íamos embora e fomos passar embaixo da Torre, a multidão começou a correr para o lado oposto e quando percebi tinha vários policiais com seus cacetetes vindo em nossa direção!! MEDO!!!

Bom, eu me decepcionei com o Reveillon mas não com a viagem pois quando eu fui o objetivo era conhecer a cidade e não passar o Reveillon brindando com champagne francês as margens do Sena...

Alexandre
AlexandrePermalink

Eu passei a virada de 1999-2000 em Paris, e mesmo com toda a espera de troca de milênio, etc, etc... foi bem se graça, fogos mínimos só na Torre Eiffel, e 10min depois tudo calmo, fora o frio... não vale a pena!

Cláudia
CláudiaPermalink

Troca do milenio? A troca do milenio não foi 2000-2001? :p

patricia
patriciaPermalink

Alexandre, somos dois. Eu passei na Champs Elysee. Maior decepção impossível. Ficamos esperando os fogos e quando descobrimos que era na Torre já era tarde demais.

Fê Costta - viaggio mondo

Que legal ler esta matéria. Como eu nunca saio do Brasil no Reveillon, sempre acho que no exterior deve ser o máximo... lêdo engano, hein?!

Aqui em Dubai o reveillon é péssimo! Uma data sem graça em que poucos comemoram... Deprê total!

Alexandre
AlexandrePermalink

Já passei Reveillon na California, e foi difícil achar alguém pra sair comigo no dia, meus conhecidos americanos foram dormir as 22h já que trabalhavam no outro dia! Pra ver o quanto se importam com a data...

Oscar
OscarPermalink

O Último revellion foi o segundo que passei fora do Brasil. Como no post e comentários acima. Nada, absolutamente nada mesmo se compara ao Revellion no Brasil. O Primeiro que passei fora do Brasil foi em Stuttgart, um frio de matar, os fogos até foram bonitos mas também só isso.
O Segundo deles aqui nos EUA, já sabendo da furada que é nem saimos de casa... Fizemos uma ceia em casa mesmo assistimos o show da Times Square pela TV e lá pela meia noite e pouco já estavamos dormindo..
Já escutei histórias de pessoas que vão a Times Square usando fraldas geriátricas..Não há condições de sair do local nem para ir ao banheiro.. Imagine só entrar o ano novo desse jeito..

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Grande post - mas tambem pessima lembranca pra mim, ja que hj eh dia 10 de agosto e eu tenho 0 planos para o reveillon... sad

Frsena
FrsenaPermalink

Meu irmão passou um reveillon com a esposa nos Estados Unidos uma vez e tb ficaram decepcionados. Depois da meia noite todo mundo some mesmo e "cabô"! Não era exatamente o que esperavam.

Parecia legal na teoria mas tb passar longe da família e amigos, e sem animação do povo brasileiro foi bem frustrante segundo eles.

alex serpa
alex serpaPermalink

Passei o reveillon passado em Santiago. No dia 31, a cidade funcionou normalmente. Todas as festas eram muito caras, idem para as ceias. Por isso, fiquei com minha esposa no quarto e pedimos jantar do cardápio do hotel. Foi surpreendentemente barato (não gastamos 90 reais com a comida). Compramos uns petiscos e 2 vinhos no supermercado e com isso nos divertimos com cerca de R$ 150. A festa de rua fica no centro, um pouco longe de onde estávamos (Radisson santiago, ótimo por sinal). Durante o dia passamos por lá e já tinha um movimento. Vários santiaguinos me disseram para deixar a máquina em casa (uma D5000 que chama atenção), pois seria perigoso levá-la. Desistimos pois parecia ser um PIB (programa de índio burro), e ficamos vendo a festa pela TV mesmo. Uma grande vantagem em relação ao Brasil foi que o hotel não me vendeu uma pacote de tantos dias. Marquei os dias que quis, na quantidade que quis, sem qualquer problema, o que é impossível por aqui - sempre querem 7 noites, começando no dia 26. Agora, Santiago no dia 1º é deprimente. Ninguém na rua, todos os pontos turísticos fechados, até almoçar foi difícil...No final das contas, fomos andar no centro, com ele só para nós, o que acabou sendo bem divertido.

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Meu depoimento de Reveillon em Amsterdam:
Desde o fim da tarde as pessoas começam a festejar, com fogos e muita bebida. Começam os shows (acho que na praça Dam, estou sem meus registros...) e à meia-noite a praça está cheia de pessoas de diversas nacionalidades. Não há muito controle ou segurança, vi muitas garrafas de vidro no chão e as pessoas soltavam fogos perto de você, sem cerimônia. Começa a contagem regressiva da meia-noite e tcharam! Acabou a festa. Apagam as luzes do palco, o som, e as pessoas vão buscar suas festas particulares. Foi difícil até arranjar um lugar pra comer, depois disso.

Quando fui, já parte dessa tripulação maravilhosa, só fiz constatar o que já sabia na teoria - mesmo sendo decepcionante, não foi surpresa! Mas uma colega do albergue ficou super indignada por ter caprichado na produção até as 23h e a festa ter acabado 1h depois! smile

milton lucio
milton lucioPermalink

Viajantes, vos pergunto: onde eh barato (aqui no Brasil ou no exterior) passar o reveillon (e a semana subsequente) ? Em outras palavras, pra onde eu posso fugir da multidao nesta epoca ? BsAs? Santiago? Montevideo? Serra Gaucha? Foz ? (Obs: moro em Florianopolis/SC)

Ond

André L.
André L.Permalink

Reveillón é absurda e desproporcionalmente caro em qualquer destino "turístico". Diárias custarão em geral pelo menos o dobro, a menos que vc decida ir para algum lugar do tipo Brasília, por exemplo (já fiz isso, e foi legal, deu pra curtir a cidade bem vazia e ainda descolar uma festa animada, mas não muvucada, à beira-lago com um nível de sofisticação culinária e de produção que custaria 6X mais em algum destino "turístico").

Milton Lucio
Milton LucioPermalink

Complementando a pergunta acima: Não necessariamente (ou até preferencialmente não) precisa ter festa ...
Ou seja, onde as diárias de hotel não fiquem exageradamente caras por causa da data 31/12-01/01 ...

Dani S.
Dani S.Permalink

Como, na minha religião, o reveillon não é sacramento, eu aproveito pra NÃO fazer um monte de coisa nessa época, e viajar depois, com menos stress e menos dindim. É revoltante o tanto que acham que podem cobrar no Brasil por qualquer ceia meia boca, e até passagem aérea nessa época é difícil de conseguir.
Aprendi: gasto o dinheiro de uma ceia comprando coisa gostosa e faço uma ótima ceia pique-nique... na minha casa!! E rezo para Nossa Senhora do Reveillon abençoar todas as minhas viagens futuras... mrgreen

PêEsse
PêEssePermalink

Por uma questão de recesso no trabalho, aproveitei os feriados de fim de ano para viajar. Como no Brasil tudo fica ainda mais caro, passei os três últimos em Amboise, Nova York e Ushuaia. Em Amboise foi excelente, em um restaurante local com uma ceia divina e nenhum colega turista para quebrar o clima. Em NYC foi legal, com uma festa até que divertida no Tavern on the Green. Em Ushuaia foi menos bom. Só um jantar gostosinho em um lugar desanimado. Mas acho que quando não se viaja especificamente para o réveillon, ou seja, quando você está no meio de uma viagem e o réveillon acontece, as expectativas diminuem. A data passa a ser apenas mais um feriado.

Luciano
LucianoPermalink

Passei um reveillon em POUGHKEEPSIE, cidade a 90 milhas de New York, na fila da balada. Foi legal pois estávamos em 10 primos, só nós pulando e gritando na porta da balada...e a gringada toda olhando pra gente como se fossemos OVNs. Realmente Ano Novo só no Brasa mesmo...

Cris Campos
Cris CamposPermalink

Ain ain ain, cliquei no botão apagar em vez de enviar... :roll:
Again!

Ano Novo fora do Brasil é uma deprê sem igual. Na Nova Zelândia tudo fecha no máximo as nove da noite normalmente, no dia 31 fecha mais cedo ainda, fogos de artifício são proibidos e a água do mar é tão fria que ninguém se arrisca a pular ondinhas.

Eu acho a pior época pra viajar, tudo é mais caro e mais lotado (aeroporto, rodoviária, hotel, restaurante..), afinal deprê ou não é feriado em boa parte do mundo.

Quer mais deprê que isso? Toda a familiagem e amigagem não vai estar lá pra te abraçar e ser abraçada. - homesick feelings

Reveillon é no Brasil. É mais caro, é lotado, mas vale a pena!

Sandrissima
SandrissimaPermalink

Já devidamente advertida por Riq e tripulantes, passei o Reveillon (em 1 mes de viagem) na França, em Orléans, com minha enteada que mora lá, JC e o genro. Ela me avisou para náo ir a Paris, confirmando o relatado aqui: povo estranho nas ruas, metro free e agitado e muuuito frio. Neste ano de 2008/9 nevou muito, jantamos em casa, escqrgots (típicos dos nativos emfestas de final de ano na França, algum vinho nacional e os queijos... Passear na neve no dia seguinte foi demais - o maravilhoso silencio!
EM Buenos Aires ficamos no hotel e aproveitamos para andar calmamente no outro dia.
Aqui no Rio Vermelho, na Praia da Paciencia em um pequeno quiosque com cerca de 200 pessoas, ou no Forte S DIogo (Porto da Barra) com outro pequeno tanto, é mais divertido!!!
Mas eu viajei para passear, não especificamente para curtir o Reveillon.

Tita
TitaPermalink

Também concordo que nao existe reveillon como no Brasil. Na Europa, os fogos de Madrid sao bonitos, mas esse ano nao duraram nem 5 minutos. Sera efeito da crise?
A melhor coisa sem duvida é ficar no Rio (pros que moram la) ou ir pra là, de preferencia na casa de algum conhecido porque os hoteis abusam e cobram diarias exorbitantes!

Paulete
PauletePermalink

Alguma notícia do Reveillon em Las Vegas?? Será uma roubada total??? Alguém já passou lá??

Guta
GutaPermalink

Passei o ultimo reveillon lá Paulete e não tive o que reclamar! Foi ótimo! Cidade lotada, frio razoavel e muitas opções de festa para ir (inclusive, a maioria das pessoas foram em 2, 3 festas na mesma noite...nao o meu caso).
So que pensei que o povo era um pouco mais animado, na festa da rua. Na Strip tem show de fogos em grande parte dos hoteis e um grande show na Fremont Street no centro da cidade.Depois da contagem, lá pelas 2h/3h da manhã tinham pouquíssimas pessoas nas ruas.
A melhor opção é mais para frente (entre outubro/novembro) ficar sempre de olho no site www.vegas.com e ver quais shows vão ocorrer na cidade no período. Nessa, consegui ir numa festa no Luxor por uma preço bem razoável. Tb no mesmo dia, consegui o ingresso mais barato para ver o Cirque Du Soleil (sessão das 17h! smile ).
Resumindo: vale muito a pena! smile

Isabel O., Portugal
Isabel O., PortugalPermalink

Há um reveillon por cá que é imensamente apreciado - o Funchal, na ilha da Madeira.
A temperatura é amena e os fogos têm ganho imenso prémios.
Não é o Jorge Gira Mundo que lá passou um uma vez?
Tenho ideia de ter lido isso no seu blogue.
Eu nunca fui mas a fama é grande... há dezenas de barcos de cruzeiro que param na baia precisamente nessa data.

mario althoff
mario althoffPermalink

Passei reveillon fora 3 vezes só. A primeira, em Orlando, foi no Epcot e decidida no dia. Eu tinha 16 anos e estava com meus pais. Coincidentemente encontramos amigos, que estavam viajando em família. Eles tinham feito uma reserva no Alfredo di Roma com uns cinquenta anos de antecedência. Meu pai gentilmente me escalou para o jantar deles com um singelo ´onde sentam 14, sentam 15´ e lá fui eu jantar com meu amigo e a família dele. Após o jantar, eu e este meu amigo ainda encontramos mais dois colegas de escola e passamos os quatro juntos a virada, munidos de mini Moëts desviadas dos pais e nos sentindo os contraventores do ano. Tinham alguns pontos com iluminação de baladinha e música, espalhados pelos países e também embaixo da ´bola´. Acaba cedo, um pouco antes das duas da manhã, mas foi divertido, pra época.
O reveillon da virada de século e milênio eu passei em Sydney. Eu estava em um hotel em frente ao Hyde Park e fui até Bondi à tarde, pra encontrar amigos que estudavam em Sydney e ver o que iam fazer. Após comermos uma das piores massas da minha vida no apartamento de um deles, eu percebi que precisava garantir algum tipo de redenção para a noite e fui até uma bottle shop pegar algumas garrafas de champagne. Quando aconteceu a primeira queima de fogos, que devia ser por volta de 9 da noite, nós ainda estávamos vagando por áreas desconhecidas(pra mim) em busca de algum lugar pra virada. Acabamos chegando por acaso em Whatson´s Bay, em uma prainha que tem um restaurante chamado Doyle´s. É bem afastado, mas exatamente por ser afastado nós tivemos uma tremenda visão dos fogos, porque víamos toda a extensão da Harbour Bridge, todos os prédios altos de Darling Harbour que servem como pontos de lançamento, além dos prédios do outro lado da baía. Enfim, uma visão completa de tudo. Estávamos em uns 20 amigos e amigas e fizemos nossa festa particular nessa prainha, com La Grande Dame morna e música que vinha do tal restaurante. No caminho de volta pra Bondi e depois pro meu hotel, a usual dificuldade de conseguir um taxi, jegue ou qualquer coisa, além da ocasional altercação verbal com a praga mundial que são os hooligans ingleses, tudo pela defesa da honra das meninas da turma.
E o último reveillon foi o de 08-09, em B.Aires, que até já relatei em outro post. Bate e volta, sem hotel, presepada total, mas divertido. Compramos um jantar aqui do Brasil, no Cabanã Las Lillas, que estava muito bom, e balada na Asia de Cuba depois. De lá pra Ezeiza e de Ezeiza pro soro...
Se pudesse resumir reveillon fora do Brasil em uma frase, eu diria: com pouca expectativa, cabeça aberta e quantidades ideais de bebida, tudo vale a pena.
Desculpa se ficou grande demais Riq, um abraço.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Magina, depoimento sensacional mrgreen

Lucia Malla
Lucia MallaPermalink

Eu escrevi sobre o reveillon no Hawaii nos comentários da seção África (pode puxar minha orelha por bagunçar o site, Riq grin ) - copy & paste:

"O réveillon no Hawaii tb é pé na areia e bem animado, multidão com fogos na praia, champanhes e bebidinhas, etc. Quem quer, paga mais e vai pra uma festa de beira de praia. Esse ano em Waikiki tinha até um grupo de brasileiros todos vestido de branco… Só tem um problema: acaba cedo."

Acrescento q adoro o reveillon no Brasil, mas meu reveillon inesquecível foi em Palau, numa dessas festas de resort, cheia de animação - talvez por estar no meio do nada, as pessoas tenham se soltado mais e a bagunça foi até altas horas.

Cláudia
CláudiaPermalink

Reveillon em Fortaleza é legal? Muito caro?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Réveillon no Marina Park é legal e caro.

Otávio Pacheco
Otávio PachecoPermalink

Não perca seu tempo e reveillon vindo para Fortaleza, muito sem graça e provinciano. As pessoas bonitas e descoladas (poucas!!) se escondem em festinhas particulares que se estende no máximo até 02:00h da manhã.

Paulete
PauletePermalink

Eu passei 2 reveillons lá e gostei muito. Conheci meu marido lá!!

Andrezza Gonçalves
Andrezza GonçalvesPermalink

Eu passei o reveillon lá, e ameeeeeeeei!!!No marina park, tem uma festa regada a muita champagne, wisk, cerveja, camarões, lagosta, etc...... Show do chiclete com banana pra quem gosta, é um prato cheio! eu adorei!

Michelle
MichellePermalink

Acho que Fortaleza é uma péssima opção em qualquer data... As praias são feias demais! Decepção total..

Carmem
CarmemPermalink

Passei o último réveillon em Puerto Varas, no Chile, e achei gostosinho.
A ceia - carinha - e o táxi - difícil - foram os problemas.
Mas a queima de fogos às margens do lago Llanquihue foi bonita.
Tem fotos, filmes e histórias no meu blog: http://deunstempospraca.blogspot.com/2010/02/as-margens-do-llanquihue.html

Carol
CarolPermalink

Minha irmã passou o reveillon do ano passado em Las Vegas e gostou: disse q o frio é suportável ( é um frio seco entao dá para encarar na boa , as diarias dos hoteis bons nao ficam tao caras como imaginamos nesta época do ano e na noite do reveillon teve balada com show da Beyonce... 10, hein? O ruim é que a gde maioria dos shows e alguns espetaculos do Cirque de Soleil entram de férias nesta época! Mas tem tanta coisa legal para fazer lá que eu indicaria sim o Reveillon em LV!
Eu passei o último reveillon em Cancun e além do tempo estar ótimo ( uns 30 graus até dia 03/01 e uns 26 graus até o dia q fui embora 06/01) o hotel que ficamos ( Le Blanc ) teve um jantar caprichado com uma banda legal, mas q terminou cedo, 1h30 da manha nao tinha mais nada ). Concordo que Reveillon no BR é incomparável, mas acho que os preços brasucas andam abusivos demais! Para mim foi bem legal ter saido do pais nesta época....

Carol
CarolPermalink

Ah, esqueci de comentar: o reveillon no Marina Park é caro mas vale muito a pena - só tem gente bonita, a comida e bebida inclusa é de boa qualidade e sempre tem bandas legais: pra quem curte praia e axé, eu recomendo!!!

Andressa Machado
Andressa MachadoPermalink

Olá Paulete,

Passei o último reveillon em Las Vegas. Estava bem frio, mas nada insuportável, inclusive saí de vestido de alcinha e meia calça pelas ruas (esqueci meu casaco no hotel e já estávamos atrasados para um show).

Recomendo, contudo, comprar ingresso para alguma festa, pois a comemoração na rua é bem sem graça e acaba relativamente cedo. As festas em alguma boate tem um preço bom se comprado com antecedência e algumas tem até bebida liberada. Vale a pena.

Contudo, recomendo alguma boate perto do hotel ou até mesmo no hotel onde você esteja hospedada, pois a Strip fica fechada, assim como a entrada dos hotéis/cassinos para não-hospedes e táxi é praticamente impossivel de pegar no dia, além de cobrar uma fortuna!

Eu fui e adorei!

Andressa Machado
Andressa MachadoPermalink

Só um comentário ao que a Carol disse, as diárias dos hotéis chegam a triplicar de preço sim!!! O preço dos hotéis bons na strip chegam a 400 dólares na noite de reveillon e o minimo é de duas diárias... contra uma média de 100 dólares fora dessa época.

Fiquei no Imperial Palace, que é mediano mas bem localizado, após muita pesquisa e por ter conseguido uma mega promoção.

Maneca
ManecaPermalink

Eu estou vendo de passar o reveillon na europa esse ano só não sei exatamente onde ainda... Mas como estou indo mais para conhecer a neve do q fazer festa, acho q não vou ter muito problema, afinal eu já passei o reveillon em Sydney e super me decepcionei, tudo bem os fogos são lindo, mas acabou os fogos acabou a festa, eu achei q como haviam muitos brasileiros lá eu encontraria algo bom para fazer mas... engano meu, fiquei rodando a noite toda procurando alguma balada e não encontrei nada de bom, quando encontrei era muito cara...detalhe, eu estava morando lá e mesmo assim não tinha nem uma festinha particular p/ terminar a noite.
Não satisfeita com a decepção de lá, estou indo me decepcionar de novo, só que agora pelo menos tem a desculpa do frio...

Michel
MichelPermalink

Estarei em férias em BsAs na época do Reveillon. Alguma dica do que fazer?

Cristina
CristinaPermalink

Oi ..por favor...vou chegar dia 31 em NY para o Reveillon e não sei como farei com a refeição familiar.Posso reservar restaurante aqui pelo Brasil?

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Basta telefonar ou usar o site http://www.opentable.com .

Cristina
CristinaPermalink

Ei, essa Cristina não é a Cristina que tá sempre com os trips nas convenções cariocas!!! Xará, please poe uma letra para não confundir a galera - acabei de postar sobre a Convenção de RH.

Bia Venturi Bonelli
Bia Venturi BonelliPermalink

Corroborando com o que o Andre L disse, o Reveillon em Milão realmente é um dos mais organizados, o que facilita mto a vida dos trips.
Baseada nas perguntas da Andrezza escrevi um post com relato e dicas deste que foi o melhor reveillon fora do Brasil que já passei.
www.achadoseperdidosbia.blogspot.com

Ana Lúcia
Ana LúciaPermalink

Ola pessoal,

Vou passar o ano novo em Buenos Aires.
Vi as dicas acima.
Gostaria de sugestões para um "casal romântico".
Além do Madero Tango existem outras casas nas proximidade de Puerto Madero?
Na primeira vez fui ao Cabana Las Lilas, mas não achei que compensa o preço.
Se não for para ir a show de tango, alguém tem sugestões legais para restaurantes na noite de 31, na região próxima aos fogos?

Antecipadamente obrigada pelas dicas que deixarem...

Ah, Ricardo, estou apreendendo a navegar por aqui. Tenha um pouquinho de paciência com os iniciantes. HAHAHAHAHAHAHAHA...

Karina
KarinaPermalink

Alguem já passou no Canadá? Vou visitar meu filho no natal, ele está em Victoria, BC, fazendo intercâmbio. Vamos ficar por 15 dias, acho muito tempo para aquela região...Será que vale a pena ir até Quebec (medinho do frio) ou é melhor ir para o Havaí? Alguém tem outra sugestão?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O réveillon não tem nada a ver com isso, Karina. O que você tem que decidir é que se quer passar 15 dias no frio ou quer ir para a praia. Mas eu acho que não aproveitar o fato de que o seu filho é um "local" e terá dicas que um forasteiro não tem é uma pena.

Karina
KarinaPermalink

Verdade...é que pretendo ficar uma semana em British Columbia, e a outra ir para outro lugar...queria ir para praia se fosse calor, será que nessa época do ano dá praia no Havaí? Acho que não...Por outro lado sempre quis conhecer Quebec e Montreal, se não for nessa viagem será em outra, tô com medo de ser tão frio que a gente só fique andando por debaixo da terra e não conheça nada.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalink

Karina, sempre dá praia no Havaí, o clima propicia. Em uma semana, vc pega pelo menos um dia de praia, pode ficar tranquila. No final de ano, o North Shore das ilhas tem ondas gigantes (eu acho um barato vê-las, mas entendo quem não curta), e o South e East Shore estão uma piscina. Não tem como escapar de praia aqui, não... grin

SILVIA
SILVIAPermalink

Eu já passeio reveillon em Quebec e posso dizer que não tem nada a não ser que bons restaurantes e a comida é boa mas eles fecham logo depois da meia-noite, tipo 10 minutos depois , por isso chegue cedo e fica lá até chegar a hora pq eles não permitem que se entre depois das 11.Não tem festa na rua é tudo escuro e fechado!mas é uma delícia lá;claro que o frio é intenso .Neste dia estávamos com 19 graus abaixo de zero......
eu tb fui visitar minha filha...isso valeu a pena...Amo o Canadá!

yara cynthia
yara cynthiaPermalink

Essa nossa fixação por réveillion se volta contra nos mesmos. Tentando aproveitar as férias coletivas, fui pesquisar por destinos um pouco inusitados para o período. Indaguei sobre um pacote para a Tunísia e foi me dito que para viajar no dia 24 de dezembro e voltar no dia 05 de janeiro era mais caro. Por que? Óbvio: eu viajaria na época do famigerado révellion.
Pergunto aos trips: Tunísia é um destino-objeto de desejo para um réveillion?
Em tempo: vou viajar em março, depois do carnaval.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não é por causa da Tunísia, é porque todo mundo quer sair do Brasil e voltar ao Brasil nessas mesmas datas e o número de vôos desses dias é o mesmo de qualquer dia normal...

yara xavier
yara xavierPermalink

É, tem lógica. Vou aproveitar as coletivas aqui em São Paulo mesmo. Estou precisando arrumar as gavetas lá em casa.

Gabriela
GabrielaPermalink

Esatrei no meio da minha viagem pela Itália e passerei o reveillon da Toscana. Alguém tem dicas? Qual é a melhro cidade para esse fim? Estaremos só meu marido e eu? Uma pousadinha romântica? Ficaremos três noites na Toscana. Alguém sugere um roteirinho. Estou perdida com tantas dicas... Abraços e desde já obrigada.

SILVIA
SILVIAPermalink

Gostaria de saber como foi o reveillon em Las Vegas.........para esta pessoa acima que disse que passou lá, digo que disse que a irmã esteve por lá.
vc me dá algumas dicas ? eu não pensei em ir em balada
fora da balada ,tem alguma coisa?como é?digo na rua mesmo?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Segundo o About.com, há festa de rua. As pessoas começam a beber ao meio dia. Há fogos à meia noite. Recomenda-se "estocar de álcool" porque fica difícil comprar na hora.

http://govegas.about.com/od/newyearsinlv/a/lvnewyears07.htm

http://www.vegas.com/newyears/

SILVIA
SILVIAPermalink

Andressa,
vc pode me passar seu e-mail para eu perguntar alguns detalhes sobre o reveillon em Las Vegas?ficarei bem grata.Já passei algumas vezes fora do Brasil (inclusive Las Vegas) mas agora quero ir para algo diferente;q

silvia
silviaPermalink

yara
Passei o reveillon na Tunisia e posso garantir que não é objeto de desejo para data festiva .
Não há comemoração externa alguma, num pais de maioria muçulmana.
Alguns hoteis que fazem parte do roteiro turistico organizam jantares com musica, e só .
Tunisia é um pais muito interessante e vale a pena conhece-lo sim, mas não justifica viajar nessa epoca e pagar os preços absurdos do reveillon.

Renata Runge
Renata RungePermalink

Eu ja passei o Ano Novo em Las Vegas...em 2005 /06
Tem fogos na rua principal / strip sim e os casinos funcionam normalmente. Tem festas fechadas nas boates / restaurantes e bares dos casinos, mas nada te impede de ficar so nos casinos e nao nas partes fechadas. E bem animado comparado com outros lugares dos USA.

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Quem sabe alguma coisa de Reveillon em Cancun?

ALUGO QUARTO PRO REVELLION DE MILÃO!

ENTREM EM CTT!
NÃO GASTEM FORTUNAS EM HOTEIS

André Franco
André FrancoPermalink

Bom, já passei 2 reveillons fora do Brasil.
Em Praga passei o reveillon de 08-09 e estava com meu pai, passamos na Charles Bridge e depois fomos encontrar com um grupo de brasileiros em um restaurante que tinha uma pistinha, posso até procurar o nome se interessar a alguém, nao sei se é caro, pq dei um jeitinho brasileiro e entrei na festa no 0-800. Foi bem divertido, foi até tarde, mas vale prestar a atenção na hora de ir embora, muitos italianos bebados arrumando confusao na rua.
E no reveillon 09-10 passei em Londres, saímos para ver a queima de fogos na London Eye, foi meio cilada, a rua lotada e nao conseguimos nem chegar perto da queima de fogos, ficamos na beira do Tamisa, muita gente estranha na rua, mas nada que uma garrafa de Absolut nao resolva, na volta passei por uma balada que estava bem animada, mas eu estava trêbado e voltei para o hotel.
Para resumir, não vá com a expectativa de fazer bagunça, como no Brasil, mas se vc está na companhia de amigos dá para fazer um programa bem legal. Se vc estiver em poucas pessoas, nao crie expectativas, pois será meio deprê o reveillon.
Esse ano pretendo passar em Budapeste, alguém já passou lá, tem alguma sugestao?