Réveillon no Brasil: onde encontrar o menor susto x benefício

Réveillon em Copacabana: caro, mas vale

Não, você não leu mal. Quando o assunto é Réveillon à beira-mar no Brasil, não existe relação custo x benefício. É susto x benefício, mesmo.

Não, a culpa não é da usura ou da exploração. É da lei de oferta e procura, mesmo. Valorizamos um Réveillon à beira-mar como nenhuma outra civilização já surgida neste planeta. Pagamos o preço de nossas idiossincrasias culturais — que, neste caso, chega a ser quatro vezes maior do que o preço normal, nos vilarejos mais badalados.

O irônico é que muita gente, que não viaja pelo Brasil no resto do ano alegando que o Brasil é muito caro, acaba viajando pelo Brasil justo quando está caríssimo. (Vai entender.)

E o pior é que o comportamento da oferta e da procura está se cristalizando. O brasileiro só viaja aos vilarejos de praia na altíssima temporada. O pousadeiro amarga casa vazia onze meses no ano. A essa altura do campeonato, já conta com a receita inflada do Réveillon e do Carnaval para fechar suas contas. No dia que o Réveillon ou Carnaval na praia começar a micar vai dar quebradeira geral no litoral.

Tergiverso: esse não é o assunto do post. O assunto do post é: onde fugir dos preços altos no Réveillon. Aí vão meus pitacos.

Vitória

Com uma ótima hotelaria totamlente voltada para o mercado business, Vitória é a melhor pedida para um Réveillon à beira-mar com preços normais. A dica já foi testada por leitores e ouvintes — outro dia mesmo recebi um email de um ouvinte da BandNews FM que ano passado pagou menos de R$ 250 por um quarto triplo no Novotel e queria me agradecer. É bom estar de carro, porque a animação fica 40 km ao sul, em Guarapari.

Capitais nordestinas

No Réveillon, hotéis de cidade aumentam menos as suas tarifas do que pousadas na praia. Dê uma olhadinha em João Pessoa, Maceió, Aracaju, Recife, Natal… Além do preço, as capitais oferecem a vantagem de não haver possibilidade de colapso de energia ou abastecimento de água, como em alguns vilarejos de praia.

Praias fora do circuito badalado

Procure lugares que não sejam colonizados principalmente por paulistas. Cumuruxatiba (e sua versão mais família, Prado) são dois lugares sem susto x benefício no Sul da Bahia. Itaúnas, no Espírito Santo, é low-cost mesmo com preços inflados. Praias de difícil acesso lá em cima — Galinhos no Rio Grande do Norte, Icaraizinho de Amontada no Ceará — não devem ter preços de assustar. A Paraíba — último litoral desconhecido do Nordeste — também oferece boas oportunidades.

Centro do Rio

A recente instalação de hotéis básicos no centro do Rio (Ibis, Formule 1) oferece a chance aos mais rápidos de passar o Réveillon na cidade sem gastar numa noite a verba das férias inteiras.


128 comentários

Boa noite! Vou com grupo de amigos para Jeri . Qual o lugar vc recomenda para a hora da virada? Tem alguma festa interessante? Só consegui saber da Casa da Praia.

    Olá, Luana! O Ricardo Freire esteve em Jericoacoara recentemente e ficou chocado com o barulho da praia. Só fique numa pousada beira-mar se quiser cair todas as noites, e não só a do Réveillon, na farra.

Oi Ricardo, td bem?

Depois de seguir sua dica para as minhas férias em setembro (conforme sua indicação fui para Pipa e amei aquele lugar. Minhas primeiras férias sozinha foi incrível. Obrigada!) voltei para pedir dicas de Reveillon.

Vou para Búzios e estou pesquisando sobre as festas ou outras opções do que fazer na virada. Vamos em 3 mulheres (26 a 29 anos – solteiras) e buscamos algo animado. Porém tudo o que vejo são as festas fechadas de baladas como Pacha, Sirena e etc. Existe alguma outra opção interessante e que não seja com esse preço absurdo? Não tem nada na praia mesmo, tipo lual ou algo mais tranquilo do que as famosas festas das casas noturnas?

Se tiver alguma dica diferente para me dar agradeço.

Grande abraço!

Ei Boia,
Estou precisando de sua ajudinha.
Eu e um casal de amigos estamos querendo passar o réveillon na praia no Sul da Bahia. Não estamos encontrando nadinha em Arraial e Porto Seguro. Que local você indicaria que tem um pouco de agito e que tenha mais chance de ter vagas.
Obrigada

Ola viajantes! Estou fazendo uma pesquisa sobre viagens compartilhada. Voce gosta de viajar? Ajude a entender melhor esse movimento. Obrigado =)

Pelo jeito no sul, citando: Florianópolis, está pela hora da morte… Moro em SC, cidade vizinha de Bal. Camboriu, isso aqui ferve no reveillon, coisa de louco mesmo, não recomendo turismo aqui nessa época! Reveilllon passado resolvi ir pra Florianópolis, ainda bem que reservei um clube para passar a virada pois as pousadas e hoteis já estavam lotadas em outubro, logico que haviam algumas ainda na lista de disponibilidade, mas não tinha referencia sobre hospitalidade e tal…não dá pra correr riscos e ter surpresas! Agora uma coisa é certa, passar o reveillon na ILha da Magia é literalmente Mágico! ah, um detalhe: dia 31 logo após almoço fecha tudo, não se encontra muita coisa aberta, tivemos que fazer um lanche na primeira delicatesse que encontramos, maioria dos lugares estavam todos reservados.Mesmo assim vale a pena, é só planejar certinho e garantir alimentação…rsrsrs…acabamos almoçando em um charmoso restaurante pertinho do hotel Mercure no centro de Floripa! A cidade fica de ressaca no primeiro dia do ano, pelo menos o centro da cidade fica vazio e as praias lotadas.

Bom dia Boia, preciso da sua ajuda, já estive por 2 vezes na rota ecologica, uma vez no toque e outra na borapirá, pretendo passar o reveillon com meu marido e filha(3 anos) na região e estou na dúvida entre a pousada do alto, estalagem caiuia e villas de pratagy, não curto aquele esquemão de resort mas ao mesmo tempo curto um conforto, uma bela decoração. Obrigada

    Olá, Maria Carolina! Villas de Pratagy compartilha praia com o resort. Pousada do Alto é mais confortável do que Caiuia.

Talvez vcs conheçam…eu perdi o link de um site pelo qual era possível ver quais cias. operavam vôos a partir dos mais diversos aeroporto…ou seja, se quero planejar uma viagem de um aeroporto que não seja o meu de origem, não precisava ficar pesquisando em todas as cias para ver se elas operam ou não…alguém sabe como posso ver isso??
obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito