Réveillon no Brasil: onde encontrar o menor susto x benefício

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Réveillon em Copacabana: caro, mas vale

Não, você não leu mal. Quando o assunto é Réveillon à beira-mar no Brasil, não existe relação custo x benefício. É susto x benefício, mesmo.

Não, a culpa não é da usura ou da exploração. É da lei de oferta e procura, mesmo. Valorizamos um Réveillon à beira-mar como nenhuma outra civilização já surgida neste planeta. Pagamos o preço de nossas idiossincrasias culturais -- que, neste caso, chega a ser quatro vezes maior do que o preço normal, nos vilarejos mais badalados.

O irônico é que muita gente, que não viaja pelo Brasil no resto do ano alegando que o Brasil é muito caro, acaba viajando pelo Brasil justo quando está caríssimo. (Vai entender.)

E o pior é que o comportamento da oferta e da procura está se cristalizando. O brasileiro só viaja aos vilarejos de praia na altíssima temporada. O pousadeiro amarga casa vazia onze meses no ano. A essa altura do campeonato, já conta com a receita inflada do Réveillon e do Carnaval para fechar suas contas. No dia que o Réveillon ou Carnaval na praia começar a micar vai dar quebradeira geral no litoral.

Tergiverso: esse não é o assunto do post. O assunto do post é: onde fugir dos preços altos no Réveillon. Aí vão meus pitacos.

Vitória

Com uma ótima hotelaria totamlente voltada para o mercado business, Vitória é a melhor pedida para um Réveillon à beira-mar com preços normais. A dica já foi testada por leitores e ouvintes -- outro dia mesmo recebi um email de um ouvinte da BandNews FM que ano passado pagou menos de R$ 250 por um quarto triplo no Novotel e queria me agradecer. É bom estar de carro, porque a animação fica 40 km ao sul, em Guarapari.

Capitais nordestinas

No Réveillon, hotéis de cidade aumentam menos as suas tarifas do que pousadas na praia. Dê uma olhadinha em João Pessoa, Maceió, Aracaju, Recife, Natal... Além do preço, as capitais oferecem a vantagem de não haver possibilidade de colapso de energia ou abastecimento de água, como em alguns vilarejos de praia.

Praias fora do circuito badalado

Procure lugares que não sejam colonizados principalmente por paulistas. Cumuruxatiba (e sua versão mais família, Prado) são dois lugares sem susto x benefício no Sul da Bahia. Itaúnas, no Espírito Santo, é low-cost mesmo com preços inflados. Praias de difícil acesso lá em cima -- Galinhos no Rio Grande do Norte, Icaraizinho de Amontada no Ceará -- não devem ter preços de assustar. A Paraíba -- último litoral desconhecido do Nordeste -- também oferece boas oportunidades.

Centro do Rio

A recente instalação de hotéis básicos no centro do Rio (Ibis, Formule 1) oferece a chance aos mais rápidos de passar o Réveillon na cidade sem gastar numa noite a verba das férias inteiras.


128 comentários

Dri
DriPermalinkResponder

Como eu já tinha dito em outro post, está sendo construído um Ibis em Copacabana, a duas quadras da praia, pertinho do Copacabana Palace e metrô Arcoverde. As obras estão indo bem, acho que essa semana eles começam o quinto andar. No ritmo que está, acredito que eles consigam inaugurar até o Reveillon. Como é um Ibis e um Ibis que as pessoas não estão procurando, talvez exista a possibilidade de passar o Ano Novo em Copacabana sem morrer de susto!

Tiago dos Reis - Rotas Capixabas

Dri,
Aqui em Vitória também está sendo construído um Ibis em frente à praia de Camburi, a mais movimentada da capital. É nela que se instalam as tradicionais barracas de praia no reveillon.
Vai ser mais uma ótima opção para passar a virada pagando bem pouco.

André L.
André L.PermalinkResponder

Eu não iria com tanta sede ao pote, não! A Accor já se "ajustou" ao mercado e os Ibis costumam cobrar bem carinho em datas especiais por aí afora - mas nada exorbitantemente próximo ao que certos hoteis caídos a 4 quadras da praia em Copa cobram.

Dri
DriPermalinkResponder

Não quis dizer que vai ser uma pechincha. Como o Riq disse, nada no Reveillon é barato, muito menos em Copacabana. O grande diferencial desse Ibis de Copacabana é justamente... ser um Ibis (vc sabe exatamente o q esperar) novinho!

Dri
DriPermalinkResponder

Apenas para atualizar, o Ibis não ficou pronto pro ano passado e nem vai ficar pronto para esse Reveillon. Eles paralizaram a obra para aguardar autorização para a construção de mais quartos nas laterais do prédio. A nova previsão de término é 2012.

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

2012 ou 2013?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauricio! O post é do ano passado, mas está valendo.

flavia quintela

O ibis vai ficar pronto, mas para o reveillon de 2012. Por sinal consegui uma promoção muito boa!

Denise Mustafa

já te disse que eu adoro essa foto né? pois eu adoro essa foto. smile

Djou
DjouPermalinkResponder

Na verdade o povo (no caso eu) só ganha férias final de ano, aí, ou se ajusta ao susto, ou fica em casa. É complicado para alguns pegar férias em outros tempos.

PattyBraga
PattyBragaPermalinkResponder

Tá, eu sei que o assunto do post é sobre reveillon no Brasil, mas se o Riq permitir, vai uma dica para os Gaúchos, já que é tão pertinho...

Reveillon nas praias do Uruguai!

La Paloma, por exemplo, é um balneário delicioso e super em conta ( http://www.balneariolapaloma.com ), onde é tri fácil alugar uma casa ou um bangalô em uma das praias - recomendo La Aguada.
Já passei um Reveillon e um Carnaval lá. Pretendo voltar esse ano novamente. Tem um astral meio Garopaba dos anos 80, além de ser perto de Punta, que vira passeio de um dia, por exemplo.

Robs
RobsPermalinkResponder

Saindo de POA de carro, eu já levei menos tempo para chegar a Punta do que para Floripa, apesar de ser o dobro da distância...

PattyBraga
PattyBragaPermalinkResponder

Bem certinho! Ainda mais com a BR101 totalmente caótica por causa da duplicação, né? smile

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

E ali perto, La Pedrera tem festas bem animadas.

E imaginem o reveillon em Cabo Polónio. Eu fui (não na viradinha do ano) e o lugar é surreal. http://www.cabopolonio.com/

Ricardo Freire

É o preferido do Jorge Drexler smile

Victor Hugo
Victor HugoPermalinkResponder

"Hay una parte de mí que va
camino a La Paloma.
Por un recuerdo de campo y mar,
camino a La Paloma.
(...)
Alguna parte de mí será
arena de su arena.
Y hay una luna que solo es luna
si es La Paloma y luna llena."

Adoro essa música!

Voltemo a nossa programação normal

Victor Hugo
Victor HugoPermalinkResponder

"Voltemo"?!?!?!?!

Senhor, dai férias a este menino que não sabe o que escreve!!

hehehehehehehe

PattyBraga
PattyBragaPermalinkResponder

Ainda bem que não foi "voRtemo", Victor... ahahahahah!!!!

Riq, que legal saber que o Drexler curte La Paloma! A praia acabou de subir várias posições no meu ranking! smile

Alexandra
AlexandraPermalinkResponder

Susto-beneficio é ótimo! genial!
ps. arrumei uma buena em Trancoso, nada susto beneficio. Agora me pergunta se eu conto em algum blog? De jeito nenhum, vai q o cara resolve aumentar os preços, ne? wink

Marisa Goes
Marisa GoesPermalinkResponder

Pô, Alexandra. Paga a sua diária e põe na rede! Ele não vai ter como aumentar a sua depois de fechado o negócio...

André L.
André L.PermalinkResponder

Isso mesmo!

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Ah, Alexandra, põe "na roda" aí! Tava pensando em ir pra Trancoso no pós réveillon, pois já fechei a virada no Rio. Hospedagem in family, festa a definir.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Riq,
Vou passar 4 dias inteiros em Roma em setembro e um deles será dedicado ao Vaticano. Gostaria de saber se além dos museus e da basílica, se o passeio pelos Jardins do Vaticano são imperdíveis ou se são dispensáveis. O que vc acha? Alguém aqui já visitou os jardins? O que acharam?

Dri
DriPermalinkResponder

Gustavo, acho que vc caiu de paraquedas aqui no post... Vc já deu uma olhada no menu Europa, Roma lá em cima? De qq forma, lá seria o local adequado pra vc fazer essa sua pergunta...

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Desculpa Dri,
Mas eu imaginei que se eu perguntasse em um post mais recente, seria mais fácil ter a pergunta respondida. Acho q me enganei e já fiz a pergunta por lá.
Obrigado.

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Ô Gustavo! O Riq responde a todas as perguntas. E fica sempre mais feliz quando a pergunta é feita no post correpondente. Vai por mim!

Ricardo Freire

Foi respondida, Carmem smile

Ricardo Freire

Obrigado, Dri mrgreen

Clemilson
ClemilsonPermalinkResponder

Estou pensando em ir para Trancoso com minha namorada no reveillon. Alguém já teve essa experiencia? Será que é possivel pegar Trancoso sem "crowd" ou pelo menos um "crowd" não muito pesado. Será que terei uma experiencia ruim se for nessa época?
Estou também analisando outras opções como Barra Grande e Boipeba. Se alguém tiver alguma dica ou relatos sobre reveillon nesses lugares me ajude.

Ricardo Freire

O Réveillon é o augue da muvuca em Trancoso -- notadamente a muvuca grã-fina. O lugar fica carissíssimo. Mas muita gente não troca Trancoso nessa época por nada.

Há alguns anos um pessoal que fazia festa em Trancoso começou a fazer o Beach Ball em Barra Grande. Uma cisão desse grupo começou a fazer em Moreré, em Boipeba. Ano passado o réveillon mais bacana desse pessoal foi em Santo André da Bahia.

Plínio
PlínioPermalinkResponder

Riq, iremos passar o Reveillon no sul da Bahia, mais precisamente em uma destas praias que você mencionou.(Trancoso, Barra Grande ou Moreré) Qual local você acredita ser melhor para o Reveillon? Qual a melhor praia-base para explorar estas praias no Reveillon, ou voce aconselharia ficar nelas mesmo? Estaremos em família, todos adultos, meus pais, eu, minha esposa e meu irmao com a namorada. Parabéns pelo site, pelos livros e seus programas na rádio...adoro todos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Plinio!

Esse é o tipo de pergunta de que o Ricardo Freire se esquiva que nem sabonete. Ele não pode decidir por você.

Ao longo deste primeiro semestre todo o conteúdo de praias vai ser transferido para o site, então vai ficar mais fácil para você identificar o que é o melhor para o seu grupo.

Se você estiver muito angustiado, recomendo comprar o livro 100 praias que valem a viagem, do Ricardo Freire.

Clemilson
ClemilsonPermalinkResponder

E para Bombinhas, Praia do Rosa alguém foi?

Ricardo Freire

Santa Catarina lota inteirinha. É bom estar o mais próximo possível da praia ou sair cedo de casa, porque há trânsito em qualquer lugar.

PattyBraga
PattyBragaPermalinkResponder

Clemilson, já passei alguns Reveillons tanto em Bombinhas quanto no Rosa.
Na adolescencia, tudo é lindo, mas hoje em dia não iria para lá no Ano Novo nem por decreto.

Se você estiver hospedado em Garopaba e planejar a virada no Rosa, o engarramento na estradinha de acesso chega a ser absurdo e não são poucas as pessoas que acabam passando a meia-noite à pé no meio da estrada por não conseguirem chegar na praia a tempo, tamanha a muvuca (eu já tive essa alegria!).
Se você estiver em um dos charmosos hotéis no Rosa, com acesso fácil ao mar, aí a coisa muda de figura. Mas mesmo assim, a tribo das raves que lota a praia no Ano Novo do Rosa não me anima muito.

Bombinhas é mais família, mas o tumulto é o mesmo. Tudo lotado, uma encheção de saco...

Vá por conta e risco... razz

Clemilson
ClemilsonPermalinkResponder

Apesar de sermos jovens (eu e minha namorada), não somos adeptos de raves muito pelo contrário preferimos estar em um lugar calmo e belo só com a pessoa amada, ou com bons amigos onde possa se divertir. É dificil encontrar alguma praia bonita e sem agito nessa época. Acho que vou passar o Reveillon em casa com a familia aqui mesmo no interior de SP. Valeu!

Ricardo Freire

A Rota Ecológica em Alagoas é tranqüila, não há vilarejos nem festonas. Mas está ficando cara nesta época.

https://www.viajenaviagem.com/category/rota-ecologica

Clemilson
ClemilsonPermalinkResponder

Nunca passeio o reveillon no Rio. Deve ser um espetaculo lindo. Alguém sabe se já está confirmado o Show da Madonna?

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Clemilson, independente da Madonna. Eu já fui 4 vezes (moro no Rio) e não cansei...

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Riq, vc acha que 485 R$ é caro para diaria num hotel 3* em Copacabana, 2 quadras do mar? Eu nunca estive no Brasil em Reveillon, entao nao conheco os precos para essas datas...
O hotel é lindo, nao luxo mas lindo. O que vc acha?

Viaje na Viagem

É o preço.

Lucio
LucioPermalinkResponder

Só pra mudar o foco, o que os paulistanos sugerem para um forasteiro que está curioso para virar o ano em São Paulo?

Fabio Freitas
Fabio FreitasPermalinkResponder

Lucio,

Boa tarde...não passe o reveillon na Paulista...péssimo programa...procure um restaurante bacana...por exemplo na região do Jardins....

Lucio
LucioPermalinkResponder

Valeu!!!

George
GeorgePermalinkResponder

Lucio,depende de quanto vc quer e pode gastar,se vai estar em casal ou sozinho...dê mais detalhes do quê está a fim de fazer...Abc.George

Lucio
LucioPermalinkResponder

Obrigado Fabio Freitas e George, seria algo em família e Av. Paulista já estava fora de cogitação. Gostei da tua sugestão, Fábio Freitas... O´timo fim de semana a todos!!!

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Fui pr´a Sao Silvestre dia 31 de dez de 2009, entao obrigatoriamentte virei o ano em SP.
Fiquei no L´Hotel por ser(mais uma vez...)perto da largada e comprei a ceia lá mesmo.
Aprovada.
Além da ceia, eles oferecem (incluso no preço)um brunch no dia primeiro.
Voce fica na cara da Paulista, ve os fogos, come bem, descansa e come bem de novo...sem estar literalmente na avenida.
No meu caso, já que corri a S Silvestre, uni o útil ao agradável.
Também amei o hotel, impecável. Em SP já havia me hospedado no Fasano e Emiliano, mas gostei mais do L´hotel.
Fica a dica de um belo reveillon. Voce pode tomar coragem e participar da prova também, uma experiencia...Ah, e tem o Shintori(restaurante) ali pertinho. Eu amo!!!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Consegui diárias por R$199,00 no Novotel em Vitória, passarei seis dias lá. Creio que terei o menor susto benefício possível hehehhehehehhe e ainda vou conhecer um lugar novo e que parece ser bem bacana.
Bem, mais uma vez o VnV ajudou na minha escolha. Nunca havia postado aqui, mas acompanho o blog há um tempão, desde o Freires, passando pelo Viaje Aqui etc.
No final fica o pedido de um desempacotando Vitória, nem que seja sem vídeo, nos moldes feitos na versão Maceió.
Abraços

Ricardo Freire

Logo depois do feriado começo a subir as páginas de destinos brasileiros. Vai ter Vitória até lá também!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Beleza Ricardo!!! Notícia boa demais, fico então no aguardo.

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

Olá Ricardo,

Como disse um participante lá em cima...Natal e Ano Novo é o famigerado recesso acessível a maioria dos brasileiros que trabalham! Por isso a rede hoteleira deita e rola e sem ter prá onde fugir, nós, os ratos de praia, nos submetemos! Estava exatamente pensando em ir para o triângulo dos agitos: Arraial, Trancoso e Porto Seguro (que já me tiraram de cabeça)! Mas ficar em hotéis caros com lounge e música ambiance não é pro meu biquinho classe média! Quem me dera! Ainda mais que vou no estilo família com marido (que quer sombra e água fresca) minhas duas filhas de 18 e 14 anos ( que querem um pouco de agito) e eu (querendo comer bem e frequentar uma lojinhas no final do dia). Ou seja, uma praia (boa, sem pedras e algas) com um certo agito, boas barracas de praia, e uma pousadinha com preços honestos. Será que estou pedindo demais? O que me sugere?
Abraços,

Viaje na Viagem

Minhas sugestões estão no post, Cecília.

Thyago Portela

Cecília...

Passei as três últimas viradas em Arraia d'ajuda. Pra quem gosta de festa, axé e gente bonita é a melhor opção. O Asa de Águia tocava duas vezes no Vira Virou (27 a 31/12) até esse ano, agora não toca mais.
Para o próximo 2010/2011 já foram anunciadas as novas atrações: Banda Eva (29/12), Jota Quest (30/12), Harmonia (31/12) e Timbalada (01/01). Só presta Eva, na minha opinião.
Dá pra relaxar na praia, comer em bons restaurantes (recomendo o Aipim) e fazer compras no Mucugê, do jeito que vc pretende. Acho que como não terá Asa de Águia, as ruas devem ficar mais tranquilas, visto que muita gente deixará de ir por causa da ausência da banda.

Em Porto é uma muvuca só. Não tinha a menor vontade de passar por lá.

Trancoso, é mais light e mais cara das três (vide a quantidade de celebridades que passam lá).

Resultado: sugiro Arraial.

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi Ricardo,
Esto pensando em ir para Cumuruxatiba no Reveilon.
Você indicaria alguma pousada?
Obrigada,

Renata

Ricardo Freire

Que eu me lembre, nenhuma é espetacular. Fique com o primeiro time -- Rio do Peixe, Uai Brasil, Mandala, Vereda Tropical.

Renata
RenataPermalinkResponder

Obrigada, Ricardo.
Conto depois como foi smile
abracos,

renata

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Gente, só consigo tirar férias nessa época do ano mesmo... Infelizmente tudo muito caro e lotado! Mas...
Tô pensando em ir pra Rota Ecológica com meu marido, chegando em Recife e ir descendo até Maceió, com as dicas do Ric. Mas tenho uma dúvida: será que as pousadas fecham apenas 1 ou 2 diárias nesta época de reveillon? Porque normalmente nessa época elas fazem pacote de 7 dias, não é? Não queria ficar em um só lugar...
O que vcs me aconselham?

Abraços,

Fernanda

Val
ValPermalinkResponder

telefone e pergunte pra não ficar na mão

Ricardo Freire

Você não vai conseguir quebrar pacotes de réveillon em nenhuma pousada ou hotel de sucesso no Brasil. Só quem micar com quartos vai te quebrar o pacote.

Não se viaja para a Rota para "conhecer". Não há o que conhecer por lá. Ou você quer descansar e aproveitar a pousada e caminhar na praia e fazer passeio de jangada, ou nada feito. Para zanzar existe Maceió.

Francisco Jr
Francisco JrPermalinkResponder

Para quem gosta de agito a região dos lagos no Rio de Janeiro é excelente. Quem quer fugir da tradicional queima de fogos em Copacabana pode ir para Cabo Frio ou Búzios que a diversão está garantida!

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Obrigada Riq!

É verdade... consultei algumas pousadas que vc indica na rota e elas não "quebram" o pacote de reveillon.
Talvez seja o caso de ir pra Maceió mesmo e deixar a rota ecológica para uma próxima vez (talvez se eu conseguir tirar férias na baixa temporada).

Fabricio
FabricioPermalinkResponder

Galera, quero passar o Reveillon em SC com minha namorada. Estava pensando em pegar um avião daqui de Belo Horizonte para Navegantes e ficar la ou em Balneario Camburiu. Vale a pena?
Qual o conselho de vocês?
Obrigado!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Balneário Camboriu vai estar lotado, com balada, nada de praia pacata... é isso que vocês estão procurando?

Confira: https://www.viajenaviagem.com/2007/01/noticias-da-brava/#comment-355

e

http://viajenaviagem.zip.net/arch2006-05-01_2006-05-31.html

tb pode ser útil: http://www.camboriu.com.br/

Vitor Cardoso
Vitor CardosoPermalinkResponder

Para quem gosta de agito e nao quer pagar nada na festa... uma opcao que recomendo eh a Rave em Cambury, litoral norte de Sao Paulo. O roteiro completo seria fazer a ceia em casa ou hotel ou restaurante. ir pra boicucanga ver os fogos a meia noite e la pra 1h ir pra rave na praia q vai ate o amanhecer do dia! passei a virada de 2009 pra 2010 dessa forma e vou repetir a dose esse ano!

Renata Portugal

Oi Pessoal,

Passei um reveilon maravilhoso em Cumuruxatiba.
Recomendo bastante a Pousada da Areia Preta. ( http://www.pousadaareiapreta.com.br/index.html )
Recem comprada por um casal de paulistas, os fofos Carla e Rogerio eh de frente para a praia e do lado do centro, mas total silenciosa.
Os quartos sao simples mas super limpos e o todos sao muito atenciosos.
Voltamos para Rio com a energia totalmente renovada.
bjs,
Renata

Débora G.
Débora G.PermalinkResponder

Gostaríamos, eu e marido, de passar a virada no Rio.
Além da queima de fogos e pé na areia em Copa, alguém indica alguma festa ( clube ou balada mesmo)??

Fabio de Rezende

Normalmente tem festa no Morro da Urca, não sei se esse ano vai ter. O Jockei também, normalmente, faz festa.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Débora , este ano faremos a terceira virada consecutiva na areia em Copa e até agora não sentimos necessidade de continuar na balada, então não tenho dicas de festas.
Mas as dica de areia são:
*ficar hospedado a uma distancia caminhável da praia
*chegar cedo ( 21h)na areia e alugar uma cadeira
*não carregar nada de valor ,leve só dinheiro trocado
*providencie o jantar na tarde do dia 31 pois na orla de Copacabana a comida costuma ser ruim e caréssima
*use roupa branca confortável
A virada do ano em Copacabana é uma praia-a-noite ; sacou?
PS-Vou discordar do João Branco : pra nós ,a areia de Copacabana é o melhor lugar para passar a virada do ano grin

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Uma ressalva : tem que chegar cedo na areia prá quem vai ficar na muvuca e quer um espaço pra sentar. Muvuca = entre Siqueira Campos e o Copacabana Palace.
No canto do Forte ( Sofitel) tende a ser mais tranquilo , dá até pra chegar as 23,30h que vai ter um espacinho ( mesmo com a faixa estreita de areia).

Débora G.
Débora G.PermalinkResponder

Obrigada pelas dicas Sylvia! wink

Dri
DriPermalinkResponder

Moro aqui no Rio, em Copacabana, altura do Copacabana Palace. Todos os meus Reveillons foram aqui pelo Rio. O que posso dizer é que a única festa (da qual eu tenho conhecimento) para onde as pessoas vão depois da queima de fogos é realizada na praia do Leblon, chama Reveillon entre amigos. A parte complicada é que os convites não são vendidos em nenhum lugar específico, é mais no boca a boca. Existem diversas festas famosas e todo ano alguma está mais cotada. Já foi a do Morro da Urca, a do MAM, a do Jockey, a do Palaphita. Esse ano parece que vai ser a do Iate Clube, em parceria com a Chandon. Mas como o convite para essas festas costuma custar no mínimo R$300, quem vai para elas não passa na queima de fogos em Copacabana, senão perde muito da festa. E as pessoas costumam ir bem produzidas para esses lugares, ao contrário do clima rasteirinha+vestidinho que impera na areia. Depende mesmo de qual seu objetivo...

Quanto aos pontos para ver os fogos, apesar de no Sofitel ser mais tranquilo, a vista é bem ruim comparada com os pontos mais centrais. Pra quem nunca viu/não sabe quando vai ver de novo, acho melhor ficar na região da "muvuca" descrita pela Sylvia. Quanto a comida, eu faria um piquenique no hotel mais cedo e de noite faria igual aos cariocas: guloseimas de rua. Milho verde, tapioca, podrão de cachorro quente etc.

Alice
AlicePermalinkResponder

Acho que a Dri disse tudo. Pelo que sei é festa ou areia, salvo para quem já está em alguma festa privada ou em festas nos hotéis da orla, caso em que dar para sair para molhar os pés e voltar para a festa...Caso contrário, você corre o risco de pegar um super trânsito e perder boa parte da diversão.
De qualquer modo, aqui tem uma boa compilação:
http://vejario.abril.com.br/especial/festas-reveillon-rio-644101.shtml

Renata Luppi
Renata LuppiPermalinkResponder

Débora, nesse site vc vai encontrar as melhores festas da cidade: http://www.ingressocerto.com/Produtos_Secoes.asp?SecP=6&SecS=19

Carol M.
Carol M.PermalinkResponder

Oi Débora!

Tem uma festa no Hotel Intercontinental, em São Conrado. Como o hotel fica na praia, na hora da virada os convidados podem descer para assistir fogos, pular ondas, festejar e depois voltar pra festa.

Recomendo muito mais do que passar em copacabana! Segue o link da festa: http://www.reveilloncarioca.com.br/

João Branco
João BrancoPermalinkResponder

Sei que o post é sobre dicas mais acessíveis. Posso ajudar com o seguinte comentário: moro em Floripa e este período é, definitivamente, o PIOR momento para visitar a cidade. Pior que carnaval. Neste período, os preços de qualquer pousadinha meia-boca ficam exorbitantes. Você paga por uma festa em Jurerê Internacional, mais caro do que a virada no Copacabana Palace!?. Somos hoje, a pior capital da mobilidade urbana... eu falei hoje. Imagina no reveillon. Ano passado, fui assistir ao show de fogos na Beiramar e, surpresa, demorei 3 horas para voltar para casa.

Débora G.
Débora G.PermalinkResponder

João, moramos em Porto Alegre e até cogitamos Jurerê, mas só de pensar na 101 desistimos na mesma hora!!!

Christine
ChristinePermalinkResponder

Oi Pessoal,
Este ano vou realizar o sonho de passar o Reveillon pela primeira no Rio (vou ficar de sexta a domingo no PROMENADE VISCONTI -RUA PRUDENTE DE MORAIS, 1050) pagando preço efetivamente assustador. Gostaria de receber dicas sobre o que fazer nestes dias, se é possível almoçar/jantar em locais não totalmente lotados, se devo reservar restaurantes para sexta e sábado e a que horas devo ir para Copacabana. Outras dicas do pessoal que já foi e curtiu são muito bem vindas.
Obrigada

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Enquanto tu escrevias , eu respondia logo aí em cima Chiristine.
Se quiseres fazer uma ceia num restaurante no dia 31 tens que reservar ;e poucos lugares abrem no dia 01.
Prepare-se para volta a pé na madrugada do dia primeiro ( faça isso pelo calçadão , onde tem mais movimento)
Verifique já já a disponibilidade de lugares no Astor , que fica pertinho do Forte de Copacabana ( ambos a uma distancia caminhavel do teu hotel).Passamos uma virada na areia quase na frente do Sofitel e foi bem tranquilo .

Christine
ChristinePermalinkResponder

Obrigada Silvia!
Só mais uma perguntinha: existem banheiros disponíveis?

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Tem banheiros ecológicos ao longo da orla .

Dri
DriPermalinkResponder

Também acabei de dar uma resposta grandinha aqui em cima, Christine. Complementando o que a Sylvia já disse, acho besteira marcar uma ceia pro dia 31. Ninguém aqui no Rio está preocupado em comer na virada do ano e os próprios funcionários estão com pressa para irem logo embora. Nos outros dias o funcionamento é normal, especialmente nessa região em que vc vai se hospedar. A Sylvia disse que muitos restaurantes não abrem dia 01, mas acredito que ela esteja se referindo a Gastronomia (com G maiúsculo). Um costume dos cariocas é almoçar dia 01 em algum lugar com feijoada ou picanha na Pedra pra curar a ressaca. Perto do seu apart existem milhares de opções nesse sentido, especialmente os botequins de rede. Para a picanha, apesar de parecer programa pega-turista, pode ir sem medo no Garota de Ipanema, na esquina da Vinicius de Moraes com a Prudente. O Astor que a Sylvia recomendou fica num ponto com vista linda, mas é considerado por nós cariocas um bar de paulista, e com preços efetivamente assustadores comparado com a quantidade de comida servida. Não me entenda mal, acho uma experiência muito bacana, estou apenas comentando do ponto de vista de quem mora na cidade e tem a oportunidade de ir lá quando quiser...

Sobre os banheiros, eles de fato existem e são muitos. Mas são banheiros químicos e nem sempre estão tão limpos quanto gostaríamos. Na virada é bem comum pedir pra usar banheiros nas portarias dos prédios. Nunca recebi um não como resposta... Sobre a volta pro hotel, definitivamente a melhor escolha é caminhar. Não acho perigoso andar pelas ruas internas, mas pela praia é mais agradável: está fechada ao tráfego de veiculos e com toda aquela gente de branco, feliz e esperançosa.

Milton Lucio
Milton LucioPermalinkResponder

Qual vai ser o(s) show(s) da virada 2011/2012 em Copacabana ?

Dri
DriPermalinkResponder

O show principal, do palco principal, será do Seu Jorge.

Stefanie
StefaniePermalinkResponder

Riq, reservei um hotel, no Brasil, no período do Reveillon, diretamente pelo site do hotel, e na descrição da tarifa optada por mim (melhor tarifa disponível) havia o seguinte item: Nos dias 24 e 31 de dezembro está incluida a Ceia de Natal / Reveillon, com bebidas para duas pessoas.
No entanto, recebi um e-mal do hotel dizendo que a Ceia seria R$ 590,00+taxas, por pessoa. Respondi o e-mail explicando o ocorrido, mas não tive retorno. O hotel tem que honrar o que oferece, mas se no dia 31 se negarem a fornecer a ceia, o que eu faço?
Obs: trata-se de hotel de alto padrão, até já visitado por você.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Stefanie! Aqui quem responde é A Bóia! Se não estão respondendo o e-mail, vale a pena ligar para esclarecer a situação.

Cleber Nóbrega

Olá, galera! Alguém tem informações sobre as coisas boas para se fazer no réveillon em Arraial D'Ajuda? Reservei um pacote para passar a virada com minha noiva por um preço exorbitante e gostaria que fosse especial. Obrigado, Cleber.

Anna Carolina Fernandes

Vou dar aqui um tiro no pé ao divulgar um paraíso com uma das melhores festas de reveillón do país e com um ótimo custo-benefício - a Praia do Rosa a 80km de Floripa.
Eleita uma das 30 baías mais lindas do mundo, essa praia cheia de charme tem pousadas lindas, opções de casas de aluguel, e muitas outras praias para curtir neste final de ano.
A festa organizada na praia (mais profissional do que qdo eu costumava passar o reveillón por lá) tem um preço bem acessível e lugares charmosos para a ceia (como o Tigre Asiático onde curti com as amigas um final de ano antes da virada). Na praia, todos de branco, show de fogos, DJ em uma grande tenda e muita gente bonita. Dicas de como ir pra lá e sobre a festa no post -http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/08/rustico-chique-praia-do-rosa.html. Sou de Floripa e a virada lá é muito melhor do que as festas de modeletes de Jurerê...

Lívia
LíviaPermalinkResponder

Alguém aqui sabe como é o reveillon em Pipa e/ou Jericoacoara e/ou Morro de São Paulo?? O susto x benefício é mto grande por se tratarem de vilarejos? Aguardo resposta e, desde já, muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lívia! Orçar não custa nada, mas espere preços bem mais altos. O Comandante dá dicas bacanas no post. Não deixe de ler wink

Érika Marques

Absurdamente caro smile Respondo por jericoacoara e praia da pipa. Os preços aumentam até 4 vezes nesta época.

Uma alternativa um pouco mais em conta é ir de excursão para Natal e passar a virada do ano em Pipa.

Em jericoacoara talvez uma alternativa mais em conta seja em hostel, mas não sei se tem vaga ainda...

Beijos

Fernanda Lopes

Olá a todos! Sou de São Paulo Capital e estou procurando uma viagem de reveillon para ir com meu namorado que seja boa, bonita, barata e não muito longe daqui, de preferência que dê para ir de carro sem ficar hoooras no trânsito. Com médio agito (ou seja, não precisa ser Copacabana, mas também não dá pra ser morto demais). Alguma dica dos leitores? Pensei em Trindade, o que acham?

Obrigada!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Vc está, em essência, procurando o Graal :p

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Lamentamos informar, mas esse lugar não existe eekops:

Fernanda Lopes

Hahahahahahaha! obrigada, eu cheguei a essa mesma conclusão! =P Acabei optando por Paraty! Depois conto como foi wink

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Oi! Tou indo passar a virada de ano no RIo! será minha primeira vez (rsrs) e por isso tou me sentindo muitooo perdida!
Não indo para essas festas que falaram, e ficando so na praia, a festa acabará muito cedo né? o que fazer depois? é seguro tar na praia assistindo ao shows da virada?
Por isso pensei na festa do MAM ou na do Cafe del Mar... mas a do MAM é muitooo longe de copacabana, tenho medo de acabar nao aproveitando aquilo que é mais lindo na virada de ano no Rio - os fogos... E sobre a festa do Cafe del Mar não consigo encontrar nenhum review de anos passados, por isso não sei se é bom ou não! não quero cair numa roubada!!

Pelos comentários de todos, vi que aconselham a não depender de transporte e a ficar pela praia, mas também não quero regressar ao hotel à 1h do dia primeiro... Queria aproveitar a noite!!

Preciso de ajuda de experts smile beijos e parabens pelo site

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Os experts já se manifestaram. Fique pela praia, menina...

Milton Lucio
Milton LucioPermalinkResponder

Para quem for passar o Reveillon 2011/2012 no Rio, foram divulgadas as atrações:

http://oglobo.globo.com/rio/reveillon-do-rio-tera-12-palcos-dois-deles-em-copacabana-3388095

Daniquirida
DaniquiridaPermalinkResponder

Oi, Ricardo!

Estou querendo passar alguns dias em Cumuruxatiba (BA), em janeiro/2012. Alguma dica de hospedagem? Alguma praia recomendada? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniquirida! Aqui quem responde é A Bóia.

No livro "100 praias que valem a viagem" o Ricardo Freire recomenda ficar na praia do Rio do Peixe, nas pousadas Rio do Peixe, Mandala ou É.

Viajante Oficial

Embarco dia 25.12 para o RJ. Fico 25 e 26/12 no rio e dia 27.12 embarco no navio Soberano. Aceito informações sobre o reveillon no navio soberano

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viajante! O que sabemos é o mesmo que você comentou por aqui algum tempo atrás -- houve muitas reclamações sobre o serviço no ano passado. Torcemos para que as questões sejam resolvidas smile

Viajante Oficial

Isso mesmo. Infelizmente só depois que fechei com a CVC
é que fui pesquisar sobre o "reveillon soberano" e encontrei
no site "reclameaqui" CENTENAS de reclamações. Agora é
continuar rezando para que tudo corra bem.

Na volta deixarei aqui minhas considerações.

fabio
fabioPermalinkResponder

freire, e fora da praia, no estado de sp? tens algumas dicas?

abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Quem responde é A Bóia. Linge da praia sempre é tranqüilo.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Bom dia,

qual a recomendação de pousada/praia em maragogi/redondeza para ir com filho de 3 anos? Gosto de tranquilidade mas também não sou fâ da praia isolada de tudo e todos...precisa ter um "agitinho" (rs)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Então tente alguma pousada no centro de Japaratinga, como a Albacora.

Maria Luiza
Maria LuizaPermalinkResponder

Gente, alguém sabe me contar se o Reveillon do Marina Park, em Fortaleza, com show do Chiclete com Banana, vale à pena? Gostaria de detalhes...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Luiza! É um dos mais concorridos do Brasil.

PATRICIA SIMOES

Além da cultura de Reveillon na praia, acho que tem o fator, "ferias escolares". Muitos não podemos viajar em família em outra data, com tempo, para aproveitar praia, sol, etc. E sim, temos o custo benefício de "estar com família em um lugar maravilhoso".
Eu vou com a trupe, pela 4 vez para a Rota Ecologica. Para quem gosta de praia deserta, poucos fogos, nada de muito agito, só paz, sol, boa comida e um mar maravilhoso, esta é a pedida.
Bom final de ano a todos..

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Oh Bóia, me ajuda ai! Mandei uma pergunta mas ainda não tive resposta! Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Respondemos.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Obrigada!!!!!

Alex Balint
Alex BalintPermalinkResponder

Realmente Vitória/Vila Velha (ES) continua sendo uma boa pedida para o Reveillon na praia. Pesquisei bastante pacotes para o Reveillon e a melhor opção foi Vitória/Vila Velha. Fechei no Quality Inn na praia da Costa.

Será minha primeira vez no ES, depois volto aqui para contar como foi o Reveillon por lá.

Samanta
SamantaPermalinkResponder

Ola,

Alguém saberia dizer como é a virada em Paraty???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samanta! Vamos pôr a sua pergunta no Perguntódromo; se responderem, a resposta aparecerá aqui.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar