#Linkódromo | Tamandaré e Japaratinga: de Recife a Maceió pelo lado B

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ilha do Coqueiro Solitário, Tamandaré

O boa-praça Rodrigo Barneche, do Uno em cada lugar, fez uma viagem mega-interessante em abril (mas que só acabou de postar agora). Pegou a patroa e os guris (um de colo!) e foi curtir o "inverno" do nordeste no trecho mais bonito da costa, entre Recife e Maceió.

A viagem foi pensada para evitar os pontos mais muvucados e aproveitar as maiores pechinchas. Em vez de Porto de Galinhas, o Rodrigo estacionou em Tamandaré (onde fica Carneiros).

E em território alagoano, passou batido por Maragogi e ficou em Japaratinga, na ponta norte (e mais em conta) da Rota Ecológica.

Mesmo fora dos centros ultraturísticos, conseguiu se encaixar num passeio de barco em Tamandaré (que foi até a Ilha do Coqueiro Solitário aí da foto) e mergulhou nas piscinas naturais de Japaratinga.

Entre lá para ver como dá para ser feliz sem gastar uma fortuna e sem ficar o tempo todo na estrada zanzando de praia em praia. E nããããão perca o post em que o Rodrigo mostra como proceder quando você esquece de pedir com antecedência para a pousada providenciar um bercinho para o baby...

Leia no Uno en cada lugar:

De catamarã em Tamandaré

Carneirinho, carneirão neirão neirão

Deitado em berço de viajante

Pra comer bem em Tamandaré

Picão: a piscina natural de Japaratinga

Calçadão e bicicletas duplas: domingão em Maceió

Divina Gula, um mineirinho em Maceió

Um bar gremista no Recife

Olinda debaixo de chuva

85 comentários

Tiago Caramuru

Essa viagem do Rodrigo foi show de bola. Esse post aí do dia que ele esqueceu de pedir berço é impagável!

Tati
TatiPermalinkResponder

Realmente...Tamandaré não fica muvucada só no nosso "inverno", pq no Verão fica tomada pelo pessoal das cidades sem mar de PE. Imaginem uma Santos no verão, só que com o pessoal de Caruaru, Garanhuns, etc.

Ricardo Freire

Ainda assim no verão a muvuca é na praia central. Quanto mais longe do centro, mais residencial fica, e a praia nunca fica apinhada. Quem fica lá no Baía Branca nem desconfia que a praia do centro é crowdeada.

Tony
TonyPermalinkResponder

Prezado Ricardo

gostaria de convidalo na minha pousada,para ver como é linda a praia do boqueirão, com mar tranquilo e não violento.

E as piscinas do Barco, passeio unico só com pescador.
Em um lugar sem violencia, tranquilidade e segurança, pode dormir na rede do chalé em santa paz,e com lua cheia tem um espetaculo maravilhoso.

Atenciosamente Tony

Rodrigo Barneche

Uau Riq, que honra! Valeu pelo boa praça e pelas dicas, essa foi nossa primeira viagem 100% based on VnV! Esse post aqui fez a nossa cabeça: https://www.viajenaviagem.com/2007/03/10-dias-entre-pe-e-al-pro-nico/
´
Só o que eu faria diferente nessa viagem seria a hospedagem em Tamandaré. Teria investido um pouco mais e ficado em Carneiros, mas quem mandou não seguir tuas dicas, né! wink

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Essas fotos do bebê no "berço" estão fantásticas! Meu Deus, ele vai rir muito ou ter ódio quando for adolescente smile Imaginem!

Rosa
RosaPermalinkResponder

Que hora boa! Meu roteiro de férias jan./fev. 2011.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Cheguei a uma semana de Alagoas. Estive lá a trabalho e tive a oportunidade de conhecer alguns atrativos do litoral norte e sul,mas o que me encantou foi o norte com a sua Rota Ecológica. Li a reportagem do Ricardo na revista da Le Lis, onde ele fala que o xodozinho dele agora é a Rota Ecológica -São Miguel dos Milagres e digo que não é apenas o dele, mas o meu e dos meus companheiros de viagem. Confesso que fiquei com vontade de ficar por lá!

juliana
julianaPermalinkResponder

Como faço para chegar do aeroporto de Maceio a São Miguel dos Milagres

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Contratando um trânsfer com a sua pousada.

Márcio Cabral de Moura

Riq,

A notícia ruim é que a ilha do coqueiro solitário não é mais uma ilha, graças às construções desordenadas, que terminaram assoreando a região. Ela, agora, é uma península com um coqueiro solitário.

Um passeio muito legal é sair andando de Tamandaré (antes do forte) em direção a São Bento do Una. Eu fiz este passeio com um grupo que organiza trilhas por aqui (Os Retirantes Urbanos) e foi excelente.

Apesar de já ter veraneado muito em Tamandaré, conheci praias que eu nunca tinha imaginado que existissem. No meu Flickr (http://www.flickr.com/photos/mcdemoura/sets/72157602931070253/ ) tem algumas fotos deste passeio (ainda falta subir muitas outras).

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Para o perguntódromo: alguém já ficou nas Amendoeira e a do do Caju para dar uma opinião pessoal sobre qual seria a mais charmosa?

Fabiane
FabianePermalinkResponder

retificando.. Para o perguntódromo: alguém já ficou nas Pousadas da Amendoeira e na do Caju para dar uma opinião pessoal sobre qual seria a mais charmosa?

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Oi
Ja me hospedei na Amendoeira e simplesmente amei. O serviço, o clima , a comida. Tudo é excelente.
Nao me hospedei no Caju mas almocei lá e me pareceu excelente também, super cuidada. E se vc faz questao de piscina, lá (caju)tem e na Amendoeira nao.
A comida do Caju estava maravilhosa também.
A única coisaé ter que dar uns passinhos a mais para se chegar a praia, mas é muito pertinho.
Qualquer escolha que vc fizer, nao se arrependerá.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Oi
eu, ao contrário da Zuzu, já me hospedei no Caju e simplesmente amei, tudo. Não me hospedei na Amendoeira porque não tem piscina, o que faz a diferença no meu caso, eu amo uma piscina depois da praia.

Andrea Battoni

Fabiane,
Posso dizer maravilhas da Pousada do Cajú. Estivemos lá, meu marido e eu, no verão passado e amamos. O ambiente é super agradável, a comida deliciosa, os apartamentos são confortáveis e o novos bangalôs são perfeitos para uma estadia maior e mais romântica! wink
Mas o diferencial está na recepção calorosa que os donos, Zé Carlos e Alírio, oferecem aos hóspedes...inesquecível!

Quanto à Amendoeira não posso comentar pq nem chegamos à visitar. Me lembro que, naquela ocasião, fazia pouco que havia mudado de donos e estavam ainda em fase de adaptação.

Espero ter colaborado!

Ricardo Freire

São duas pousadas excelentes. A Amendoeira em sua nova fase está melhor do que na anterior. O Caju também está cada dia mais bacana. Cada uma tem seu estilo e pontos altos distintos. Ambas têm público fiel que volta sempre.

(Desculpe, Andrea, precisei interferir porque esse "em fase de adaptação" já não era verdade no verão passado, que já era o segundo verão do Tsarry e da Jessy na Amendoeira.)

Andrea Battoni

Perfeito Riq!

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Oi, Fabiane, fiquei no Caju em setembro passado e gostei muito. Pena que o tempo não ajudou, mas a pousada é muito charmosa e o atendimento personalizado, mas sem ser chato. A Amendoeira não conheço, mas eu ficaria de novo no Caju, sem dúvida.

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Obrigada, queridos!

Nico
NicoPermalinkResponder

Nunca fiquei na Amendoeira, mas na do Caju já fiquei e foi perfeita. A atenção e a correção dos funcionários é impressionante! Os donos são muito simpáticos ,a pousada é de extremo bom gosto e os jantares são deliciosos feitos num ambiente muito agradável. Acredito que um dos pontos alto da Amendoeira seja aquelas espreguiçadeiras no jardim da pousada de frente para o mar. Mas se quando voltar para lá de novo fico na Pousada do Caju.

Loraine
LorainePermalinkResponder

Aaaaaaaaaamo a pousada do Caju, voltaria lá mil vezes, adoro a hospitalidade dos donos, a simpatia dos funcionários, a beleza e conforto das instalações e a comida (jantar incluso na diaria, iupi!) fabulosa.

Rodrigo Barneche

Nossa primeira idéia era ficar no Caju, e não no Albacora em Japaratinga. Porém o Caju não nos aceitou em função das crianças. Quem sabe um dia não fazemos uma viagem de lua-de-mel pra lá sem as crias...

Alexandre Costa

Fabiane,

acho que você já leu alguns comentários aqui sobre a Pousada do Cajú, mas preciso dizer que eu amei a pousada. Estive lá em 2007 e pretendo retornar em breve.

A pousada tem uma ótima estrutura, muita área verde e excelente comida! Como a Andrea Battoni já citou, os donos da pousada são dois portugueses, Alírio e Zé Carlos, e tratam muito bem os hóspedes. Todos os dias nos perguntavam se estava tudo bem, se faltava alguma coisa. Alías, conversamos durante um bom tempo saboreando um ótimo licor de caju servido por eles.

Se quiser ver fotos da pousada e da região, tenho algumas lá no Flickr: http://www.flickr.com/photos/alexandre_cg/sets/72157606508699419/

Um abraço a todos!

Letícia
LetíciaPermalinkResponder

Oi, Alexandre! Estou aqui admirando suas fotos da pousada do Caju... como é a estrutura na praia? Sei que a pousada é pertinho da praia, mas se quisermos petiscar e beber algo na praia, há barracas?
Obrigada,
Letícia.

Ricardo Freire

Em menos de 15 minutos de caminhada você chega a Porto da Rua, o único vilarejo desta região que vai até a praia. Mas não é preciso ir até lá. A pousada monta guarda-sol para você na praia e leva bebidas.

A Rota Ecológica não é como as praias que você conhece, com barraquitas e tal. Elas são raras e espaçadíssimas, graças a Deus.

Simone Lobo
Simone LoboPermalinkResponder

Fabiane,

Vou repetir o que muitos já disseram sobre a Pousada do Caju: atendimento impecável, comida deliciosa, equipe nota 10, donos extremamente simpáticos, jantares inesquecíveis. Sem contar que as acomodações são muito charmosas!
Passei minha lua-de-mel em novembro de 2008 e estou louca para voltar!

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Já estou planejando minhas férias de verão e, como sempre, venho me consultar com o guru Riq. Pelos posts acima, fico mesmo com a Pousada do Caju. Já me hospedei na Aldeia Beijupirá e adorei. Fui picado pelo mosquitinho da Rota, não tem como não voltar prá lá!rsrs

Fico curioso em saber se o tal resort da Praia do Patacho vai mesmo sair do papel e dos cartazes pendurados nos coqueiros. Ok, podem dizer que sou egoísta, mas acho que a Rota não é prá isso, tira o clima do lugar.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Alguém já ficou no Coral Beach? Ou sabem alguma coisa sobre o hotel? onde está localizado (na muvuca ou não)?

Márcia

Márcio Cabral de Moura

Márcia,

Confesso que nunca fiquei no Coral Beach e como faz tempo que não vou a Tamandaré, nunca o vi, mas pelo mapa que tem no Onde Hospedar ( http://www.ondehospedar.com.br/sob_medida/mapa.php?lon=-35.08853&lat=-8.73723 ), ele fica bem perto da muvuca. Na realidade, fica basicamente no meio da muvuca.

Nati S.
Nati S.PermalinkResponder

Márcia, assim como o Márcio, faz bastante tempo que eu não vou a Tamandaré, mas olhando no mapa eu acho que o auge da muvuca ocorre um pouco mais ao sul do hotel, em frente às piscininhas (na altura da igrejinha e onde tem uma rua na beira mar, cheia de bares e possíveis carros com som nas alturas!). Mas também não posso afirmar que esse ponto da praia seja exatamente tranquilo, acho que essa não é muito a vocação de Tamandaré (aos domingo, então, nem se fala!). Acho que se se quer tranquilidade tem que tentar ir saindo da vila, ou ficar onde ela é mais "rarefeita", indo tanto pro norte (a próxima enseada é quase o fim da vila, com mais casas e condomínios) ou sul, mais longe, passando a muvuca e indo em direção à fazenda de coqueiros que tem na última enseada.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Boa noite Riq,

Estou me programando para viajar em outubro e pensei em ficar 2 dias em Carneiros e 3 na Rota Ecológica (Pousada do Cajú). Você pode me ajudar na escolha da pousada em Carneiros?!

Viaje na Viagem

Pontal dos Carneiros Beach Bungalows, Bangalôs do Gameleiro ou Pousada Praia dos CArneiros (ex-Arikinda)
https://www.viajenaviagem.com/brasil/recife-ricardo-freire/comment-page-1/#comment-90625

Jackie
JackiePermalinkResponder

Vou fazer Rota ecoloógica e Recife em outubro. Na verdade era apenas Recife, mas como conseguimos passagem pra Maceió alguns dias antes, decidimos subir por lá. eu não curto praia, meu marido é que curte, mas esse roteiro conseguiu me encantar. Estou pensando em apenas uma noite em cada local, pois temos só 4 dias. Seria Mceió - Sao Miguel - Maragogi - Carneiros. Esotu lendo tudo por aqui e o roteiro do Freires.
Dps volto com o parecer de uma pessoa não-praiana =)
bjs,

cristina
cristinaPermalinkResponder

gente
to pensando em ir pra sao miguel ou japaratinga pra passar reveillon , mas to imaginando uma coisa meio TRANCOSO de antigamente,, sera q to louca?
tenh 50anos, mas a ideia é ir com uns amigos, e queriamos saber
se nao é point de garotada de 20 anos.
o q é melhor? sabem me dizer?
obrigada
cristina

Ricardo Freire

Não há vida social na região. A região é para descanso em pousadas. Com exceção de Japaratinga, onde há pousadas, as pousadas não ficam nos vilarejos. Não tem nada a ver com Trancoso, são situações inteiramente distintas.

https://www.viajenaviagem.com/category/rota-ecologica

Joana Rudiger
Joana RudigerPermalinkResponder

Riq,
fui 'a Praia dos Carneiros antes do Natal de 2010 e queria deixar meu depoimento aqui para algum outro trip que deseje visitar este destino.
Aviso: se você jã foi picado pelo mosquito da Rota Ecológica, deixe a Praia dos Carneiros prá lá. É linda, mas deixa prá lá assim mesmo. Vá para a Rota e se quiser uma naturea praiana do tipo de tirar o fölego só de ficar olhando, passe o dia na Praia do Morro. (Vide post do Riq de hoje, 07.02 sobre Não procure um lugar no outro - se encaixa perfeitamente aqui também).

Bom... voltando a Carneiros: reservei e paguei adiantado hospedagem na suite master (R$ 400) da Pousada Praia dos Carneiros (ex Arikindá). 'A distância e devido 'a minha chatice costumeira, foi uma escolha difícil, mas foi definida pela oferta de piscina desta pousada. Chegando lá, descobri que apesar de todos os cuidados, telefonemas, trocas de e-mails, a piscina não estava completamente pronta assim como as obras de ampliação da pousada. Tinha parede sendo levantada em torno da piscina, pedreiros ao redor, aquele barrinho de construção ao redor da piscina. Como isto não combinava com minha concepção de "dias no paraíso", na hora dei meia volta, informei 'a gentil gerente-atendente que queria meu dinheiro de volta e fui em busca de outra hospedagem.
Para refrescar a cabeça, almocei no Beijupirá que mantém a excelente cozinha em ambiente ainda mais agradável que em Porto de Galinhas, indiscutivelmente no local público melhor localizado na Praia dos Carneiros. Só perde em localização para uma casa particular, relativamente simples, de janelas verdes, charmosésima, uns 50 metros adiante, que segundo me contaram é da família que um dia foi dona de toda a praia que nos últimos anos loteou e dividiu entre herdeiros o resto da propriedade que abrange toda a faixa litorânea.

Após algumas buscas (POntal dos Carneiros, ao ladinho do Beijupirá - até achei que era da Adriana, mas os funcionários me disseram que não é: muuuito cara (tipo R$1200 a diaria - sem noção!), lotada e sem piscina. Outra tentativa foi a Bangalòs do Gameleiro, ao lado da POusada Praia dos Carneiros: preços semelhantes a esta última (350,00), mas estava lotada e não tinha piscina também).
Acabei me hospedando numa pousada mais adiante e que tinha disponibilidade: www.sitiodaprainha.com.br , depois da igrejinha, vizinha-conjugada a um daqueles grandes restaurantes que recebem os "turistas de um dia" provenienetes de Porto de Galinhas ou de sei lá onde. Até que a pousada era agradável, apartamentos por 280,00 novinhos em folha, (chalés mais antigos e maiores por 350,00), TV de LCD micro, piscina (sem serviço), jardins bonitos, mas mal tratados, café da manhã regional com destaque para os legumes (inhame, mandioca,batata doce), além da costumeira tapioca,cuzcuz, frutas e todo o resto. Tudo ok, porém sem charme nem AQUELE serviço da Rota. Sobrevivi, mas...
Só queria acabar meu relato dizendo que o Davi, dono da Pousada Praia dos Carneiros devolveu meu dinheiro integralmente hoje, 17 dias após o acontecido, demonstração de profissionalismo e vontade de fazer seu negócio dar certo. Acredito que quando as obras da Pousada Praia dos Carneiros estiverem prontas, será uma boa opção por lá, mas de verdade: não é a rota. É muito cheio de gente, de barco, de espreguiçadeira, comida mediana pra ruim a preços paulistanos (exceção Beijupirá que tem preços paulistanos e qualidade + serviços idem). A estrada para lá está sendo asfaltada , a partir de uam saída direto da BR (na verdade, uma PE) e o cenário de multidão em datas festivas certamente só vai piorar.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Estou me tornando uma turista cada vez mais total flex. Já estive 02 vezes na Rota e agora estou encerrando a minha viagem litoral sul de PE até Maceió. Adoro a Rota e adorei Carneiros e Tamandaré. Cada canto com seus encantos!!! Simples assim. Primeiro estivemos no Vila Galé Cabo de Santo Agostinho, bom nível, praia é uma piscina, muita tranquilidade, tirando a entrada passando por Gaibu e Suape (lixo, sujeira, carniça, ruas esburacadas, descaso e abandono do poder público), depois de chegar no resort é só não ir muito longe, nas proximidades não há problemas. Ficamos quatro dias e seguimos para Tamandaré, Ficamos dois dias no Baia Branca, hotel simples, mas estrutura completa e bem familiar, bons quartos, boa piscina, bom café da manhã e refeiçoes, tudo certinho, e bem charmoso, o dono é um australiano, o hotel tem 06 anos e está bem cuidado. Praia em frente piscina com ondas, mas sem nenhum perigo. Lugar é lindo, lindo... Em seguida fomos para o Coral Beach, o dono é um japones, o hotel tem um ano de vida, é bem sofisticado, bem cuidado, piscina sensacional, quartos grandes e completos, jardins impecáveis, hiper bem cuidados, a decoraçao do hotel foge ao convencional e em cada canto tem um objeto diferente, diferente de tudo que já vi em lugar de praia, e tudo de primeira qualidade. A comida é muito boa, tudo muito lindo e muito bem cuidado. O hotel fica bem perto, vizinho da muvuca, mas não chega a incomodar não. A parte popular da praia, do pessoal da cidade é suja, fedorenta, cheia de moscas, mas ninguém precisa ir pra lá e as pessoas não costumam vir até a praia em frente ao hotel. O barulho não chega aqui não. Nem o cheiro, nem as moscas. Quem quer tranquilidade, boas acomodaçoes, boa comida, bom atendimento, praia paradisiaca, pode vir sem medo para Tamandaré. Passarmos um dia em Carneiros e almoçamos na Arikinda, barraca sossegada e com boa comida, fizemos o passeio de barco. Ainda tem algumas obras na pousada, a piscina está ok, mas não visitei. Seguimos para Maceó. Voltaremos a Tamandaré, com certeza, assim como voltaremos a Rota. São diferentes, é claro, mas não são excludentes. Amo a Rota e já encontrei um cantinho para acomodar Tamandaré. De PE à AL, todo o litoral e as cidades, precisam de muitas melhorarias (saneamento, educação ambiental, limpeza, cuidados básicos de higiene). A ausencia ou atuação minima do poder público deixa muito a desejar, quem tem o litoral que esses estados tem, tem obrigação de cuidar e preservar, e ai a educação é a principal arma. O hotel Radisson é muito bom, instalações, café da manhã, atendimento profissional. Dá pra perceber como todos se esforçam para oferecer o melhor. Foi uma grata surpresa.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ricardo,

onde é melhor ficar em Japaratinga, na vila ou em Barreiras do Boqueirão?

Estou fazendo de carro o litoral enre Recife e maceió e uma parada será em Japaratinga, mas estou em dúvida de qual é a localidade mais agradável.

Abraços!

Juliana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Selecione pela pousada. Você vai estar de carro e é tudo tão pertinho!

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Bom dia!
Estou em dificuldades de entender como funciona a distinção Praia dos Carneiros - Tamandaré.
A depender de quem relata, hora uma é longe da outra, hora perto, uma é boa e a outra ruim. Enfim, são relatos conflitantes demais.
Quem puder dar uma panorâmica do local, agradeço.
Vou ficar na pousada do farol. Quem conhece saberia me dizer se ela fica em Tamandaré ou em Carneiros?
http://www.pousadadofarol.com/index.htm
Abraço

Ricardo Freire

Pela estrada interna, ficam separadas 10 km. O centro de Tamandaré é bagunçado e a praia enche de moradores das cidades próximas nos fins de semana. A praia mais próxima de Carneiros, a praia das Campas, é mais residencial. O litoral na região é lindo.

Esta pousada fica entre Tamandaré e Carneiros. Não fica pé na areia.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Valeu Riq. Sempre atento e gentil.

RosaBsb
RosaBsbPermalinkResponder

Rodrigo, fiquei com a mesma dúvida. Me hospedei em Tamandaré, em uma caminhada pela praia, 30 minutos, a partir de um certo ponto você já está em Carneiros. De carro também é bem perto, 10 a 20 minutos, dependendo do ponto da praia que você vai ficar. Essa pousada não conheço. Carneiros tem propriedades maiores e mais espaçadas, sem centrinho, só pousadas e casas, já Tamandaré é município, tem barracas de praia (eu olhei e dei meia volta, muita sujeira, mosca, fedor), fiquei só na pousada. Tirando essa parte da praia, o restante é paraíso!!! As duas são maravilhosas!!!

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Obrigado RosaBsb

Mara Lee
Mara LeePermalinkResponder

Ricardo,

Graças a você eu conheci várias praias que ainda estão muito preservadas, entre elas Carneiros!
Obrigada também por me apresentar Patacho e Laje smile
a rota ecológica é simplesmente linda!

Japaratinga virou meu xodózinho, morri de paixão por essa bela vila de pescadores,

Tamandaré me causou uma má impressão pois cheguei em pleno domingão e vi que estava muito crowdeada de locais e de praia crowdeada to fugindo (moro em Santos rs).

Marcio e Mariana

Estivemos em Tamandaré no final de Julho/2011. Era o final da viagem a Pernambuco. Havíamos passado por Recife, Olinda e Fernando de Noronha e ainda iríamos a Porto de Galinhas. Incluímos Tamandaré no roteiro como base para conhecermos a Praia dos Carneiros. Mas a cidade se mostrou decepcionante, talvez pela época, a cidade estava deserta.

Chegamos à noite e encontramos a pousada ( http://www.pousada100passos.com.br ) fechada, pois eles temem assaltos naquele período. Realmente o entorno é assustador, pois as ruas são desertas e as casas de veraneio estavam fechadas. Apesar das reservas antecipadas eles não nos esperavam, inclusive passavam por reformas, mas mesmo assim ficamos acomodados naquela noite. Não havia nenhum restaurante por perto, nem mesmo o que fica anexo à pousada. Acabamos encontrando um simpático quiosque ( http://www.quiosquesubmarinoamarelo.com.br ) com uma boa música e uma inusitada escultura dos Beatles em forma de banda de pífanos.

O dia seguinte foi reconfortante, pois fomos até a Praia dos Carneiros. Tranquila, cheia de coqueiros e com uma bela igreja em plena areia. Muito bonita, até mesmo para nós que estávamos com a Baia dos Porcos e a Praia do Sancho na cabeça! A grande dificuldade é chegar até a Praia, pois ela fica atrás de propriedades privadas. Como estávamos com um carro alugado, ficamos no Bora Bora, que cobrou R$ 50,00 pelo acesso. O valor foi convertido em consumação. Recebemos indicações deste complexo mas não gostamos muito. Parece uma barraca de praia de Porto Seguro, ou da praia do Futuro em Fortaleza, ou qualquer outra que é utilizada como destino de grupos. Neste caso barcos que vem de Porto de Galinhas. Além da lotação, os preços eram altos. Uma refeição para duas pessoas era equivalente ao cobrado em Noronha.

Não gostamos de repetir destinos, pelo menos por enquanto. Mas se fossemos fazer esse passeio novamente, nossa opção seria diferente. As praias em Tamandaré são bonitas, mas o que é diferente é a Praia dos Carneiros e, para conhecê-la, pode-se ficar hospedado em Porto de Galinhas.

Leonor
LeonorPermalinkResponder

Ricardo, por favor, vc ou alguém por aqui tem o site das Pousadas da Amandoeira e do Caju, em Carneiros? Já revirei a internet e não achei nada!
Ainda estou achando melhor ficar em Porto de Galinhas e ir pra Carneiros de dia, com carro alugado, pq tem tanta gente dizendo que Carneiros à noite não tem nada...
Obrigada. Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonor! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire.

Tanto a Pousada da Amendoeira quanto a do Caju ficam na praia do Toque, em São Miguel dos Milagres!

http://www.pdamendoeira.com.br

http://www.pousadadocaju.com

António
AntónioPermalinkResponder

Boas desde Portugal.

Estou me programando para viajar 16 dias em Novembro, distribuídos da seguinte forma: 4 dias em São Miguel dos Milagres; 8 dias em Japaratinga ou Maragogi; 4 dias na Praia dos Carneiros. Gostaria de opiniões sobre distribuição dos dias, o que acham?
Viajo com bebe de 10 meses e sem carro.

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, António! Nesta época os dias estarão muito bonitos. Evite a época do feriado de 15 de novembro (proclamação da República no Brasil; este ano o feriadão vai de 12, sábado, a 15, terça) na praia dos Carneiros, que é muito visitada por excursões de Porto de Galinhas.

Você terá que tratar trânsfers particulares com as pousadas; o transporte público é deficiente e não aconselhável para viajar com bebês.

Com exceção do feriado já citado, será fácil encontrar acomodação em novembro em qualquer um dos lugares, de modo que você pode até arriscar mudar a programação de dias em cada local durante a viagem, de acordo com as suas impressões e expectativas.

Recomendamos deixar São Miguel dos Milagres para o fim da viagem.

António
AntónioPermalinkResponder

Obrigado. Chegamos no Brasil dia 22 de Novembro, ficamos uma noite em Recife, o voo chega às 22H00 locais.
Pensávamos em ir logo para São Miguel dos Milagres e deixar a Praia dos Carneiros para o fim porque fica mais próximo de Recife, por causa da viagem de regresso a Portugal.
Vamos tratar dos transfers com as Pousadas.
Qual o melhor sitio para ficar os 8 dias, Japaratinga ou Maragogi?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, António! Pousando às 22h, você deve estar liberado com as malas próximo às 23h. O trânsfer a São Miguel dos Milagres levaria pelo menos três horas. É preciso informar-se sobre o funcionamento da balsa do rio Manguaba de madrugada.

É menos cansativo ir direto para a Praia dos Carneiros ou Tamandaré. Seria apenas 1h30, no máximo, de traslado, sem travessia de nenhum rio.

A experiência em Japaratinga ou Maragogi vai variar imensamente de acordo com o tipo de hotel escolhido -- se resort ou pousada ou pousada de vila.

Maragogi tem os resorts, Japaratinga é o seu "lado B".

António
AntónioPermalinkResponder

Olá, obrigado pelas dicas. Vamos ficar uma noite em Recife. De manhã seguimos viagem até São Miguel dos Milagres.
Não queremos ficar em resorts, pretendemos ficar em pousadas.
Não queremos ficar no centro do povoado, mas també não queremos ficar muito afastados.

Mais uma vez obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, António! Ficar a primeira noite no Recife é uma boa medida.

Em São Miguel dos Milagres as pousadas mais próximas a vilarejos são a Côté Sud, que está ao lado de Porto da Rua. Origami, Pousada do Caju e Pousada do Toque estão a poucos minutos de caminhada para o sul, que é mais selvagem. Villa Pantai e Pousada dos Sonhos estão a poucos minutos de caminhada para o norte, onde está o rio. Mas não é costume dos hóspedes das pousadas ir ao povoado à noite. Normalmente fica-se pela pousada mesmo.

Em Japaratinga a pousada/hotel Albacora está ao lado do povoado. A Pousada do Alto está no alto de um morro, a cinco minutos do povoado. Os demais hotéis e pousadas estão espalhados na costa.

O centro de Maragogi não tem praia boa. As melhores praias estão ao norte da vila. Há pousadas bastante simples, como a Chalés Dourado e a Villa Tropical.

Gabriella Vieira

Olá,

Estou pesquisando um destino para minha lua de mel, em maio do ano que vem. Fiquei encantada com a praia de Carneiros e pelo bangalow do pontal do gameleiro, mas pelos posts que andei lendo me parece que posso encontrar melhores opções... alguém pode me ajudar?
Somos de Guarujá-SP adoramos praia, mas a muvuca que temos aqui na temporada já é o suficiente.... preferimos sossego, algo pé na areia com conforto (afinal é nossa lua de mel, né!).
Parece que em maio posso pegar uma época de chuvas em PE, em algum outro estado do nordeste corro menos risco?

Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriella! No Nordeste inteiro maio é chuvoso. A melhor chance de não pegar chuva é no Sul da Bahia -- mas só porque lá o tempo é imprevisível, e é provável pegar sol e chuva em qualquer época do ano.

Maio é ótimo para o Sudeste e, se você não fizer questão de entrar no mar, Santa Catarina também.

A melhor pousada de Carneiros é o Pontal dos Carneiros Beach Bungalows.

Aline
AlinePermalinkResponder

Queridos Riq, Bóia e viajantes.

Estive na Pousada Borapirá em agosto de 2009 e amei (tem um post sobre ela no meu blog para quem tiver pensando em ir para lá). Agora neste carnaval estou numa baita dúvida se volto para a Borapirá ou se conheço a Praia de Carneiros. Mais uma vez é uma viagem com crianças pequenas. Na Praia dos CArneiros ainda há disponibilidade tanto na Pousada dos Carneiros quanto na Bangalôs do Gameleiro. A Pontal dos Carneiros fica acima do meu budget. O que vocês acham? Alguém já foi nas duas praias ou nas pousadas para me dizer qual é a melhor, principalmente com crianças e no carnaval!

Obrigada.

Aline

Aline
AlinePermalinkResponder

Acabei de ver que se eu ficar no bangalô família a Pontal dos Carneiros entra no jogo! Por favor, dêem pitaco urgente.

Beijos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! As instalações são ótimas, e a pousada é vizinha do restaurante Beijupirá.

Leve apenas em conta que no carnaval a praia dos Carneiros deve estar mega-abarrotada com excursionistas de Porto de Galinhas todos os dias.

Aline
AlinePermalinkResponder

Obrigada, Bóia. A Borapirá voltou para o topo do páreo para fugir da praia mega abarrotada. Beijos.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Boa Tarde!

Alguém tem dica de um lugar aconchegante para hospedar na praia dos carneiros ?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! A melhor pousada é o Praia dos Carneiros Beach Bungalows. Considere também os Bangalôs do Gameleiro, a Pousada Praia dos Carneiros (ex-Arikinda) e o Sítio da Prainha.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Obrigada pela informação!
Não conheço a região e lendo os comentários fiquei um pouco confusa Praia dos Carneiros X Pousada do Caju citada no post da Andrea Battoni logo acima.
Estou querendo um lugar aconchegante sem agito para descansar, neste caso qual opção seria melhor ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! A Praia dos Carneiros é linda, mas é point de passeios bate-volta de Porto de Galinhas. Fica a 100 km do Recife e a 50 km de Porto de Galinhas.

A Pousada do Caju fica na chamada Rota Ecológica alagoana, em São Miguel dos Milagres. É uma região bem mais calma. Fica a 100 km de Maceió, na direção norte.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/rota-ecologica

Renata Queiroga

Oi Boia e Ricardo Freire,
Fiz uma edição de centenas de fotos que tenho da Praia dos Carneiros e aí postei lá no blog: http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=735. Tem dicas de onde comer, hospedar-se e além de tudo, as últimas novidades em matéria de novas estradas e do novo resort/cpndomínio que ficará pronto em janeiro de 2013.

Renata Queiroga

Oi Boia, de fato, muitas pessoas fazem da Praia dos Carneiros um bate-e-volta, o que é um pecado, haja vista que é um paraíso e hoje já tem boas opções de hospedagem!

silvia villela

Olá a todos,

Estive em 2010 em São Miguel dos Milagres e simplesmente adorei. Ficamos na Pousada Beijupirá e é simplemente incrível. Passamos 12 dias e pudemos conhecer todas as prainhas de lá.

Agora estamos querendo conhecer a praia de carneiros durante as férias de janeiro/2013, mas, pelos posts acima fico em dúvida se esta praia na época do reveillon é muito lotada....
Alguém têm alguma sugestão ou dica de outro local para conhecer?

obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Normalmente quem já experimentou a Rota acha Carneiros lotada. No Réveillon essa sensação aumentará.

Daniella
DaniellaPermalinkResponder

Olá! Esta semana fiz uma pergunta sobre Itacimirim, mas acabamos mudando de rumo: vamos para a Praia dos Carneiros. A Pontal dos Carneiros não tem disponibilidade para todos os dias, por isso estamos buscando uma alternativa. Vimos a Sitio da Prainha, que parece ser ok. Mas alguns comentários dizem que ela é de frente para o rio? Isso é verdade? Quais outras pousadas voces indicariam? Agradeço desde já pela atenção!

Renata Queiroga - Tempere sua Viagem

Oi Daniella,
Sim, o Sítio da Prainha é em frente do rio sim, mas tem um visual incrível e não dá para perceber muito que é rio. Bem, boa parte da Praia dos Carneiros é um braço de rio, inclusive a famosa igrejinha, mas é o trecho mais bonito.
Tente também como opção de hospedagem, o Pontal do Carneiros Beach Bungalow e o Bangalô do Gameleiro.

Daniella
DaniellaPermalinkResponder

Reservei o Sítio da Prainha, depois passo aqui para dizer o que achamos! Mais uma perguntinha: estaremos de carro, alguma sugestão de locais lindíssimos e imperdíveis, que fiquem pertinho? Claro, se existir algum lugar que mereça que a gente saia da Praia dos Caneiros! Agradeço por sugestões! smile

Daniella
DaniellaPermalinkResponder

Obrigada pela resposta, Renata!

Renata Queiroga - Tempere sua Viagem

OI Daniella,

Acho que a melhor pedida ainda é Porto de Galinhas, distante 1 hora da Praia dos Carneiros.

Renata Queiroga-Tempere sua Viagem

Oi Ricardo, Bóia e Viajosfera,
Estive recentemente na Praia dos Carneiros e, como prometido, fiz um post-roteiro contando tudinho sobre como acessar a nova estrada de acesso. De cara, economiza-se 30 minutos de trajeto, além de ser uma nova via, mais fluida e sem precisar cortar todo o centro e casas de veraneio de Tamandaré. Acesso, logo depois do municipio de Rio Formoso.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Renata! O Ricardo Freire certamente vai querer dar chamada!

Valquiria
ValquiriaPermalinkResponder

Eu me hospedando em Sao Miguel dos Milagres, como vou para Japaratinga? de bugue ou a pé? existe agencias que levam? e para conhecer Carneiros?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valquiria! Você pode contratar um bugueiro para te levar a Japaratinga, ou ir de mototáxi. A Carneiros você vai precisar combinar o passeio com um táxi, são 80 km com uma balsa no meio. Não é um bate-volta recomendável a quem está em São Miguel dos Milagres, porque no fim das contas serão umas duas horas de viagem -- tempo demais de estrada para ir a uma praia, na nossa opinião.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Estou planejando uma viagem para Alagoas para o final do mês de maio/2013.

Estou um pouco desanimada de ficar alguns dias em Maceió , pois sempre leio nos blogs que suas praias são sujas. Então pensei em partir para Japaratinga e Maragogi.

Gostaria de saber se, para uma viagem de 8 dias, compensaria ficar alguns dias em Maceió ou se já devo partir para Japaratinga/Maragogi.

Outra coisa, gostaria de dicas de passeios nessas cidades, e de saber se alugando um carro em Maceió, o trajeto e acesso à Maragogi/Japaratinga e suas praias é fácil, pois nunca fui a Alagoas.

Obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! O problema da balneabilidade das praias de Maceió acontece apenas na época chuvosa.

Mas o caso é que maio já é época chuvosa.

O ideal seria você repensar essa viagem para fazer entre setembro e março.

Maio é bom para o Sudeste e Santa Catarina.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Paula Albuquerque

Olá,pretendo passar o fim do ano em Alagoas,Natal e Ano Novo,gostaria de um lugar sem muita muvuca,musica alta,eu costumo ir para praia de Pipa, no Rio Grande do Norte.Alguma dica?Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Recomendamos a Rota Ecológica -- São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá!Como adoro o ViajenaViagem, vou recorrer a vocês, pois estou com uma dúvida cruel: lendo sobre São Miguel dos Milagres, achei que realmente deve ser um lugar lindo, e queria conhecer um lugar que ainda não conheço no Nordeste. Então que seria legal fazer a viagem assim;
Chegaria em Recife e iria direto a Tamandaré. Acho que ficaria por lá mesmo tendo vista o preço das pousadas na praa dos Carneiros, mas poderia passar o dia nos Carneiros em um daqueles day use, depois pensei em ir até São Miguel dos Milagres (só não sei como (nao sei se tem transporte publico viável), pois nao queria alugar carro, já que a ideia era voltar de Maceió.
O problema nesse roteiro é que vi que os dois lugares tem características semelhantes (jantar na propria pousada) e eu queria combinar um lugar mais tranquilo com um mais agitadinho e charmoso com restaurantes e barzinhos (tipo Pipa). O que vocês me recomendam? Estou aberta a sugestões! A ideia inicial era Morro de São Paulo + Maraú, mas vi no praiômetro que não é uma boa época para ir (entre final de outubro e incio de novembro) então estou bem perdida agora... Jericoacoara eu já conheço e adoro. Alguma sugestão, por favor?? smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Para chegar a São Miguel dos Milagres você precisará ou de carro ou então contratar um trânsfer com uma pousada. Infelizmente não dá para fazer turismo econômico na região.

Já o que você imaginou para Tamandaré é viável, sim. Você pode ir de mototáxi para a Praia dos Carneiros.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Legal, obrigada! Mas como não queria ficar só em Tamandaré, estou pensando em mudar a viagem e fazer Natal - São Miguel do Gostoso e Canoa Quebrada. Não achei nenhum post do Riq sobre São Miguel do Gostoso. Vocês recomendam?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar