Problemas para comprar passagens na Renfe: a Regina foi atrás

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Embarque do AVE em Madri

A querida Regina Almeida mora em Madri e é agente de viagem. Ela viu que estamos sofrendo com a repentina recusa do site da Renfe, a cia. ferroviária espanhola, em aprovar transações feitas com cartões de crédito brasileiros, e foi pedir explicações oficiais. Seu relatório:

Vamos tentar responder o problema da compra de bilhetes pelo site da Renfe. Falei com eles e, segundo a Renfe, o problema está na conexão do servidor internacional do cartao de crédito com o servidor da entidade bancária. Isso ocorre com freqüência, como que houvesse uma interrupção na rota do pagamento. Segundo a Renfe, se você faz a operação e até o momento de clicar, no finzinho, “compra”, tudo ocorrer sem problemas, isso significa que o servidor da RENFE está funcionando perfeitamente. Me recomendaram o seguinte: quando você faz a compra, no final aparece a janelinha da tua administradora, para colocar o código de segurança. Pois nesse momento eles me disseram que se deve ligar para a entidade bancária e dizer que está sendo efetuada esta compra e que deixem o caminho “rota” livre para a cobrança. E segundo eles deveria funcionar sem problema algum.

Alguém aí que vai comprar passagem de verdade quer tentar?

Eu acho a história bem esquisita, Regina. Eu tentei pelas vias normais e realmente o processo de aprovação está demorando um século -- me parece óbvio que a operação dá time out no meio do caminho.

Continuando: caso o freguês não consiga comprar pela internet, a recomendação da Regina é para que compre ao chegar.

Qual é o problema de comprar pela Raileurope? Não se aplicam os descontos que a Renfe oferece, como as tarifas Web ou Estrella; e nas viagens ida e volta não há o desconto de 40% para a volta (que é dado mesmo na tarifa cheia). Exemplo: um bilhete ida e volta comprado na Renfe que custasse 123 euros no site da Raileurope pode custar 302 euros.

Quanto às viagens curtas, dá pra desencanar de comprar com antecedência. Comprando ao chegar está bom:

Para viagens curtas. como a Toledo, Segovia, Salamanca deixem pra comprar quando estiverem aqui…

E Madri-Barcelona?

Entre Madri e Barcelona pesquisem antes, porque de avião pode sair mais barato.

Mais alguma coisa?

Duas: atenção pra todo mundo que planeja viajar à Espanha até o final do ano: a Iberia lancou de novo a promoção “Apreta el cinturón” com tarifas baratas tanto pela peíinsula, como a várias cidades européias. Visite o site espanhol da Iberia.

E atenção pra todos que teremos greve geral dia 29 de setembro. O bicho vai pegar, a Renfe já bloqueou a venda de bilhetes para esta data.

Obrigado, Regina!

Como sempre as ordens comandante!!! Espero ter ajudado e se tiver alguma duvida mais, manda que ligamos pra renfe de novo!!!


77 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Lucia
LuciaPermalink

Regina,
A greve geral será na Espanha? Estarei chegando em Madrid neste dia, via terrestre, desde Lisboa

Cristiana
CristianaPermalink

Oi!

Meu primeiro comentário no blog...sempre leio, mas acabo não comentando!

Vou comprar o trecho Córdoba-Madrid pela RENFE. Depois relato como foi a compra.

Abs.

Fabio
FabioPermalink

Ola! Eu ja comprei algumas vezes com meu cartao brasileiro (mas acessando aqui na Espanha) e nao tive problemas!

E vale muuuito mais a pena comprar Madri-Barcelona antecipada. Comprei estes dias, para o feriado de 12 de outubro, e paguei EUR 97 ida e volta. Em aviao talvez saia um pouco mais em conta, mas tem que contar a ida/volta dos aeroportos.

abssss

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Olá Ricardo,

Poderia me passar o contato da Regina?
Também moro em Madrid e gostaría de conversar com ela..

bjs e obrigada,
Ana

Regina Almeida
Regina AlmeidaPermalink

Ana, já coloquei la embaixo mas te respondo: babigu arroba yahoo.com, o telefone é 650280606. Beijus e fico esperando teu contacto

Daniela
DanielaPermalink

Eu tive esse problema no inicio do ano passado e não teve jeito. Mandei vários e-mail para a Renfe, eles me respondiam que tinham tido problemas e que era para tentar de novo, mas não funcionou de jeito nenhum (com o visa e master do Banco do Brasil e o visa do Santander). Não tem como ligar para administradora, não é um problema de rejeição do cartão e sim de conexão. Acabei comprado Madri-Barcelona lá mesmo, pagando BEM mais caro.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu também acho que o problema é de conexão.

Rosa
RosaPermalink

Tentei n vezes no site, com n cartões e em n PCS, e não consegui.
Ai partir para o plano B: comprei por telefone, não falo espanhol, e foi tranquilo.
Usei o cartão AMEX. Recebi no e-mail os localizadores e vou retirar os bilhetes na estação com o código localizador ou o cartão de crédito. Estou levando cópia do e-mail por segurança.
A ligação foi no horário de almoço, falei 20 minutos e custou 5 reais... Quase não acreditei! O número é 00xx34 902 320 320. Comprei com os preços promocionais da internet: Barcelona/Granada (Infringindo um dos artigos do Código VnV, mas o Ric vai me perdoar, please..., não foi pão-durice não, é aventura mesmo!!! Conto depois) e Madri-Barcelona. Estou confiante, vai dar tudo certo!!!

Marta
MartaPermalink

Rosa, como você fez para comprar as passagens pelo preço promocional da internet?
Eu liguei para este número (também não falo espanhol, rsrs), com um cartão Amex, mas eles me deram um valor muito mais alto, e disseram que aquele valor promocional é só para quem compra pela internet, mesmo!! E confirmaram que só se pode compra pela internet com cartão espanhol..
Obrigada!
Marta.

Cristina
CristinaPermalink

Vou de Madrid para Sevilha, querendo parar neste dia em Córdoba, deixando as malas na estação ferroviária, e no final da tarde voltar à estãção de trem e seguir para Sevilha, conforme sugestação do Ricardo. O bilhete que devo comprar é por trecho? Madri- Córdoba e Córdoba Sevilha , ou direto Madrid -Sevilha?
No caso de eu comparar as passagens de trens aqui no Brasil (Site da RENFE), tenho que ir, sempre à estação antecipadamente para imprimir os bilhetes. A impressão dos bilhetes é simples é de fácil e rápido entendimento ? Quando da compra de bilhetes anteciapada, vincula-me à vigem obrigatóriamente para um dia específico, ou estas passagens tem prazo de utilização aberto ?

Agradeço a quem me ajudar.

Aline Pontes
Aline PontesPermalink

Opa! Essa eu já sei responder! Compra por trecho. smile

Cristina
CristinaPermalink

em tempo, essa cristina não é a 1a cristina que postou por aqui. Por isso não agradeço as dicas. Xará, coloca uma letra para nos diferenciar please (é eu sumir 1 semana que já me substituem rsrs)

Gustavo - Viajar e Pensar

Ficou excelente as orientações da Regina, obrigadão!!
Esta promo da Iberia, também da falha ao comprar pelo Brasil.
Na pesquisa o IP (origem da rede) é identificado e vai direto pro site da Iberia no Brasil, desisti e comprei uma passagem por operadora aqui mesmo.

Maíra
MaíraPermalink

Quando tentei comprar do Brasil, com cartão habilitado para uso no exterior, a mensagem era sempre a mesma:

Referencia: R190
R190
Denegada por diversos motivos. Proceso de compra interrumpido.

Bueno, daí que tenho um amigo morando na Espanha e pedi uma ajuda. A resposta foi a seguinte:

A renfe tem um processo chamado "compra segura" em conjunto com os bancos, então quem tem conta na Espanha, compra usando o tal código de internet.

Quem não tem, tem que ligar pro seu banco, informar o valor exato que será cobrado e a origem do encargo (Renfe). Se não fizer isso, o banco recusa automaticamente qualquer tentativa.

--

Uma outra coisa que percebi nas tentativas e depois ao fazer uma compra lá da Espanha, é uma segunda verificação: a da localização do comprador.

Quem está pela Europa consegue, quem está em outro continente deve seguir o procedimento acima ou nem mesmo pode!

Espero ter ajudado!

Regina Almeida
Regina AlmeidaPermalink

Para Lucia: a greve geral está convocada para dia 29 de setembro. Renfe bloqueou a venda de bilhetes nesta data; nao temos previsoes de nada, alguns falam que nao terá adesao..espanhol tem muita preguiça de fazer greve!!!!Voce disse que vem via terrestre; imagino que de carro..sendo assim sem stress. Mas se puder vir no dia seguinte..melhor!

Para Ana Carolina: meu mail é babigu arroba yahoo.com e sem problema pode me ligar +34 650 280606, será um prazer te conhecer.Tem uma padaria brasileira perto da minha casa que tem uma esfiha, um pastelzinho chocantes!!!

Cristina: exactamente voce deverá comprar por trecho. Madrid-Cordoba e Cordoba - Sevilha. Sobre a emissao dos bilhetes, nós recebemos a confirmaçao e imprimimos em formato pdf e apresentando este documento é suficiente. O sistema de impressao na estaçao é bastante simples: sao como as maquinas de checkin dos aeroportos - sempre tem uma moças ajudando. Uma dica para aqueles que compram telefonicamente: podem tentar, depois de receber o localizador imprimir desde o proprio site, seguindo os seguintes passos:

www.renfe.es; clickar compra de billetes; clickar "mis viajes- imprimir billetes", o resto tá indicado: colocar o localizador (dado por telefone ou recebido por mail), origem e destino; data da viagem; mail(se foi comprado por net) ou o nº do cartao usado se foi comprado por telefone. Quando aparecer o documento guarde em formato pdf e depois imprime. Nao faz falta preencher nenhuma informaçao no bilhete.
Cristina, os bilhetes da renfe sao vendidos com datas marcadas, algumas tarifas permitem alterar sem custo mas nem todas:as tarifas estrela e web tem restriçoes. E nao deixe para alterar na ultima hora porque dá galho!
Politicas das tarifas:
TARIFA WEB: nao permitem cambios; somente reembolsável (antes da viagem) 50% do valor total- tarifas somente aplicadas comprando no site da renfe;

TARIFA ESTRELLA: cambios para o mesmo dia - 15% de gastos; cambio para outra data - 20% gastos. Esta tarifa se aplica se comprada com 7 dias de antecedencia , se o cambio for dentro destes 7 dias, alem de pagar os gastos, tambem será cobrada diferença da nova tarifa solicitada.
Gente: antes que esqueça - importante quem comprar bilhete ida e volta, mantenha até o final da viagem ambos bilhetes, eles sao vinculativos (justifica o desconto aplicado a compra de bilhete ida/volta)

para aqueles que querem comprar bilhetes da IBERIA e nao conseguem no site pela IP, tentem comprar pelos portais de venda do Brasil. Fiz uma simulaçao de compra MAD-BCN pelo site da rumbo.com.br e me deu R$105.00 i/v com a Iberia +/- €47.00. O problema é conseguir ver as datas que tem a classe de reserva disponivel. Mas dá prá fazer..ou vá a um agente de viagens e peça que ele procure data que tenha disponibilidade na classe P, essa é a classe de reserva que está em promoçao. Atençao promoçao válida até dia 19 de setembro - o periodo de viagem é até abril 2011 - excessao alguns periodos tipo feriados, natal, ano novo e carnaval.

E é isso mesmo que falou Maira - o bendito problema da compra segura da Renfe alem do problema de conexao entre os servidores do cartao de credito e bla,bla.

E por último é legal viajar de trem, alem de que especialmente para Barcelona é muito mais acessivel que o aeroporto, mas atençao que tem muita alternativa aerea para viajar a BCN, Sevilla - vueling; easyjet, air europa sai muito mais barato que o trem, mesmo levando em consideraçao deslocamento in-out de aeroporto.

Foi um prazer e estamos as ordens comandante!!o mail enviado e telefone é para todos aqueles que quiserem alguma dica ou ajudinha por estes lados...

Rosa
RosaPermalink

Oi Regina, dia 29/09 é o dia que vou fazer o trecho Madri/Barcelona,
mas com o seu relato, acho que não tenho grandes motivos para preocupação, se houver alguma coisa terei tempo de resolver, chego dia 25 em Madri.

jader
jaderPermalink

Me perdoem, mas estou usando um micro sem acentos.
Daniela, so por curiosidade, quanto custou a passagem comprando na estaçao (interrogacao)
Estou em Lisboa e dia 21 chego em Madrid pretendendo ir a Barcelona dia 26 de trem. Mas, como todos, nao consegui comprar pelo site.

Obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Jader, na página inicial da Renfe.com existe a opção "Horarios y precios". Ali você pesquisa os horários e, quando clica num horário, aparece uma tabelinha com o preço na internet e na estação smile

Regina Almeida
Regina AlmeidaPermalink

jader, se voce nao conseguiu ainda comprar me manda teu telefone (se tiveres un nº portugues melhor pra ti)e te ligo e fazemos a compra aqui pelo site. nao custa absolutamente nada.
Pelo site o mais barato é tarifa estrela a partir de EUR69.00- somente ida.(ave de manha cedo).

Riq: legal, nunca tinha usado esta alternativa para ver preços, a unica coisinha em contra é que somente aparece tarifas digamos assim plenas, as promocionais nao mostram. me manda um mail e gostaria de te mandar um step-by-step sobre a renfe(apesar que eu acho que ja temos isso por aí feito, mas quem sabe vale a pena refrescar)

jader
jaderPermalink

Riq, realmente apareceu o valor de 115,80 para a categoria turista. Muito obrigado.

Regina, só tenho o telefone do hotel. Mas o problema é que não sei exatamente em que horário estarei aqui. Muito provavelmente à noite depois das 8 hs. De qualquer modo, se quiseres tentar, o número é (+351) 213 464 197. Muito obrigado pela atenção.

PS: como podem ver já consegui configurar a acentuação no computador. smile

Guilherme
GuilhermePermalink

Bom pessoal,

já tentei de diversas formas e diversos cartões pro trecho Madri-Barcelona em 05/10 e nada. Já liguei pra lá e a explicação foi bem parecida...

Vou seguir a dica da Regina e "avisar" à operadora a minha tentativa de compra, mas acho que não vai surtir efeito, se o problema for realmente de conexão, IPs e afins.
Se não der certo, a última tentativa será através de um amigo que mora na Europa, utilizando o meu cartão.

Depois eu votlo pra contar o resultado.

Regina Almeida
Regina AlmeidaPermalink

Ola Guilherme,
tenta pelo telefone, se nao e voce quiser me manda teu nº e te ligo e compro pra voce aqui atraves do site da renfe. Nao custa nada.

Aline Pontes
Aline PontesPermalink

Gente nem acredito!

Estou há um mês tentando comprar e não conseguia. Segui a dica de ligar antes para a operadora do cartão, expliquei a situação para atendente, e deu tudo certo (vale ressaltar que nem a própria atendente sabe exatamente o que foi preciso para conseguir)! Comprei todas as passagens!

Além disso, o horário da minha compra coincidiu com uma dica que alguém deixou no Achados da Dri Sette, que próximo do meio dia, e após às 21h ele havia conseguido comprar com qq cartão.

MarianaL
MarianaLPermalink

Eu também não consegui comprar!!! Acabei perdendo a tarifa web de Madrid/Sevilha dia 25/09. Estava por 40 euroas e agora já está 80... Já liguei para o Banco mas não mudou nada, continua dizendo ao final que a compra não pôde ser realizada!!! Por ter trem rápido para Sevilha toda hora, será que consigo comprar na hora, quando chegar?

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Sim. Compre no primeiro dia que estier em Madri.

Kristen
KristenPermalink

Também estou passando pela mesma via crucis desde o início de agosto. Meu trecho é Madri-Barcelona.
Eu acho que o problema não é de conexão. Encontrei nas FAQs do site da Renfe uma informação de que os cartões Visa e Mastercard utilizam os sistemas de autenticação Verified by Visa e Mastercard SecureCode (que pede a tal senha internet para finalizar a compra). Se o seu cartão não possui esse sistema não será possível utilizá-lo no site da Renfe.
Não adiantou nada eu ligar para a operadora do meu cartão, eles não detectaram nenhuma tentativa de cobrança pela Renfe.
Já li em algum lugar que no Brasil somente os cartões Bradesco tem os sistemas acima.
Mas algumas pessoas disseram no blog da Adriana Setti que conseguiram fazer a compra com Visa e Mastercard naqueles horários que a Aline Pontes falou (próximo do 12 H e após 21 h).
Quem compra com Diners club não está tendo nenhum problema (para o Diners eles não utilizam nenhum sistema de autenticação com senha pela internet).
American Express não é aceito na compra pela internet, só por telefone. Algumas pessoas no Brasil estão conseguindo comprar por telefone, outras não, e a passagem fica mais cara.
Também tentei pela Rumbo e não consegui, a Rumbo pede os mesmos sistemas de autenticação Verified by Visa e Mastercard Secure Code.
Vou tentar agora pela Atrapalo.
Sorte a todos.

Guilherme
GuilhermePermalink

Pessoal,

voltei para o meu depoimento final.

Depois de inúmeras tentativas, finalmente consegui. Ufa! Já estava prestes a desistir e pegar uma low cost (a propósito, as tarifas são idênticas, porém os horários dos voos e o medo do excesso de bagagem não me agradavam).

Entrei em contato com as operadoras Mastercard (HSBC) e Visa (Bradesco) e ambas não identificaram qualquer tentativa de compra. Tampouco me deram a opção de "pré-aprovar" esse valor, alegando que meu cartão já estaria liberado para efetuá-la.
Como disse, passei os dados do Mastercard para dois amigos em países diferentes da Europa (Inglaterra e França), que também não conseguiram.

Por fim, passei a tentar com um outro cartão: Mastercard do Banco do Brasil. Diante das negativas, liguei para a central, que reconheceu a tentativa de compra mas informou que não havia autorização. Na segunda tentativa após a autorização...pronto.

Bom, parece que a "autorização" pelo telefone é realmente necessária. O horário também era o indicado: às 23h. Mas isso não garante nada, né...

Regina, obrigado pela ajuda e pela disponibilidade!

Boa sorte a todos.

Ana L
Ana LPermalink

Olá!

Antes de mais nada, obrigado Ricardo Freire pelas excelentes dicas (Sei que te chamam de Riq, mas como é a primeira vez que escrevo não tenho tal intimidade! smile ).
Comecei a ouvir (na Paradiso!!!) suas dicas quando eu ainda morava no Rio (Hoje moro em Manaus)!
Resolvi escrever, pois até ontem eu estava passando pelo mesmo martírio: tentativa de compra no site da RENFE. Segui tudo quanto foi dica que encontrei em vários sites, até solicitei um cartão Diners (ainda não chegou)!!!
Ontem segui uma dica que achei no blog da Adriana Setti e entrei no site www.atrapalo.com e de primeira comprei os meus trechos (Madrid-Barcelona e Barcelona-Valencia) sem problema algum!!! Inacreditável! Já imprimi inclusive os tickets. Paguei cerca de 10 euros a mais comparando com a menor tarifa da classe Turista da RENFE!! Só não consegui achar a 1st classe, mas tudo bem! Para quem não conseguia comprar trecho/classe nenhuma, tá ótimo! Acredito ainda ter a possibilidade de trocar de classe na hora pagando um pouco a mais... ou não!!! smile
Boa sorte a todos!

Ana L.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Obrigado por repassar a dica da Dri Setti, Ana!

E não esquente com a primeira classe. A segunda classe é ótima, é como os europeus viajam.

Marta
MartaPermalink

Ana, você não teve nenhum problema para imprimir o bilhete, depois de comprar pela Atrapalo?
Depois de tentar milhares de vezes na Renfe sem sucesso, segui a dica de vocês e fui lá neste tal de Atrapalo. Consegui comprar de primeira, e por um preço ótimo! Paguei a tarifa web, só com um adicional de uns 7 euros!
Mas quando eu volto no site e coloco o localizador para imprimir o bilhete, eles dizem que não foi encontrado nenhum bilhete com aquele localizador!
E o site da Renfe também não reconhece meu localizador!

Kristen
KristenPermalink

Também consegui comprar pela Atrapalo. O meu trecho ficou aprox. 6 euros mais caro que a tarifa web da Renfe.

Fábio Teixeira
Fábio TeixeiraPermalink

Galera, boas notícias. Meu primeiro comentário é pra ratificar o do Guilherme. Depois de tentar por alguns dias com cartões Visa e Mastercard da Caixa, BB e Itaú, apenas o Mastercard do Itaú tinha dado uma mensagem de erro diferente. Tentei então o Mastercard do BB pra dar o erro e ligar pra central do cartão pra pedir a autorização, como o Guilherme falou.
Mas, pra minha surpresa, a transação foi autorizada de primeira. Como precisava comprar outro bilhete, tentei de novo e ela passou de primeira também. Em resumo, foram duas compras com o Mastercard do BB, as 22h no horário de Brasília. Boa sorte a todos!

Daniela
DanielaPermalink

estou tentnado comprar a passagem de madrid para sevilha e aparece uma mensagem falando que não há trens disponiveis. Minha data para essa viagem é no fim de sezembro. Alguem sabe qto tempo antes consigo ver os trens (isso pq imagino que não veja por ser com mtaa antecedencia). obrigada pessoal.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Antes de 60 dias é difícil aparecer o trecho. E no início de dezembro os horários mudam, então demora um pouco mais pra entrarem no sistema.

Dani
DaniPermalink

Ricardo, Gostaria de saber se vc acha muito arriscado deixar para comprar passagens de trem na chegada. Cheo em Madri dia 26 as 6:55 e meus planos é ir direto para Sevilha. Vc acha q este trem devo tentar comprar antes ou neste periodo é tranquilo comprar na hora? Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sempre é melhor comprar com antecedência. Foi um erro de planejamento não ter comprado passagem de avião até Sevilha, se esse era o seu primeiro destino.

Dani
DaniPermalink

Outra duvida: Vi que tem um horario com desconto de trem as 9:00, vc acha muito em cima comprar a passagem de trem para esse horario (saida puerta de atocha) se meu voo chega as 6:55?

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Sua pergunta já contém a resposta.

Dani
DaniPermalink

Olá Pessoal, Acabei de comprar a passagem pela pag da RENFE. entrei no site e antes de fechar a compra liguei para minha operadora e avisei que fecharia a passagem. Chegou a aparecer um erro mas a operação tinha sido fechada.Fiquei com o atendente na linha até fechar e deu tudo certo. Meu cartão é um credicard Platinum do Citi. Boa sorte a todos!

Leila Azevedo
Leila AzevedoPermalink

Estou tentando comprar passagens para janeiro na Renfe, mas só estão disponíveis passagens até o dia 18/12. Não era possível comprar 60 dias antes? Na Rail Europe só até o dia 11/12, alguém sabe o que está havendo?
Eu viajo dia 18/1 para a Espanha e já estou considerando comprar Passe e tentar reservar lá.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É que as cias. européias mudam os horários nessa época, Leila. Demora pra entrar no sistema. Todo ano o pessoal se queixa.

(Mas olha só -- mesmo quando os horários estão no sistema, tá difícil comprar online que só.)

Leila Azevedo
Leila AzevedoPermalink

Riq, eu queria comprar logo, bom o jeito é esperar e ver se consigo antes da viagem. Liguei para o STB que vende passes, mas eles vendem só o passe não fazem reserva de assento, quer dizer não adianta muita coisa, é melhor comprar tudo lá, só que lá eu tenho coisa melhor que fazer que ir em estação comprar passagem sad

fabio
fabioPermalink

Pessoal, eu consegui comprar pelo Rumbo.es após várias tentativas em outubro.

f f souza
f f souzaPermalink

consegui comprar no site da Renfe agora há pouco. Foi assim: há alguns dias eu tentei comprar com meu cartao e foi rejeitado, logo em seguida a operadora me ligou pra confirmar se eu estava tentando fazer a compra, e , frente a minha resposta afirmativa, a atendente me disse que estaria liberado em tres minutos...esperei e ao tentar de novo,...nada. Tentei novamente outro dia e ..nada. E eis que, hoje, varios dias depois disso ai, tentei novamente e, pimba, deu certo. Levei ate um susto, pq eu ja estava navegando em outra aba, ja que a resposta do site da renfe era sempre a mesma....mas ai apareceu um pop-up com o localizador e dados da passagem pra eu imprimir...e, como nem estava mesmo esperando que desse certo, nao peguei uma tarifa muito boa nao, paguei 103 na classe preferente para o trecho Madrid BArcelona. Mas melhor do que viajar desde o Brasil sem a passagem, né?
A proposito, meu cartao e um mastercard platinum do itau. Pra mim, deu certo comprar de madrugada (fiz a compra um pouco depois da meia noite)

fabio
fabioPermalink

vai entender...ontem consegui comprar dis trechos da renfe depois das 23:00 com master bb. Qdo tentei comprar o terceiro deu nega. Liguei para o banco e a atendente falou que não havia o que liberar, já estava liberado, ou seja o problema é da renfe mesmo. Um pouco de sorte tbem ajuda.

fabio
fabioPermalink

hoje pela manhã comprei mais um trecho pelo rumbo.es, aí resolvi ver a reputação do site na espanha...várias reclamações. Sobre as passagens da renfe duas pessoas disseram que na hora do embarque o localizador não foi aceito e simplesmente não pode embarcar. Fiquei cabreiro, mandei e-mail para clientes@rumbo.es pedindo a confirmação das passagens, sendo que disseramque estava tudo ok. Pra assegurar, entrei na pagina da renfe, na parte de impressão de bilhetes e joguei os dados da passagem com o meu e-mail e dizia que não existia...fud....Aí veio a luz e coloquei os dados da passagem com o e-mail clientes@rumbo.es e apareceram todas as confirmações...ufa. Fica a dica, mas ainda confio desconfiando... mandei um e-mail pra renfe pedindo que confirme os dados da passagem. Melhor prevenir...

fabio
fabioPermalink

pessoal, ontem e hoje consegui comprar mais dois trechos pela renfe (cordoba-madrid) e madrid-toledo), sempre após as 23:00. meu cartão é bb master international. Ao menos uma compra eu sempre consegui. Em alguns casos, qdo tentava uma segunda compra o sistema não aceitava...vai entender.Em outubro, não consegui comprar de jeito nenhum na renfe, e tive que comprar pelo rumbo, conforma comentario acima. Mas fica a dica, comprar após 23:00.

César
CésarPermalink

Pessoal, uma outra dica é fazer a compra pela agência online do El Corte Ingles: http://www.viajeselcorteingles.es/tiendas_e/cda/viajes_sbn/0,5736,PD20349!VECI,00.html
ou mesmo ligando para: 902304020. Funciona e vcs têm os mesmos descontos da Renfe. abs.

Ana Pfitscher
Ana PfitscherPermalink

Tentei comprar pelo site do El Corte Ingles Viajes e deu o mesmo problema da Renfe...

Dayse Guerra
Dayse GuerraPermalink

Gente, comprei passagens Madri-Barcelona para usar em dezembro/2010 através do http://www.atrapalo.com e deu tudo certo. Na hora já autorizaram o cartão e me mandaram o email de confirmação da compra.

Imprimi as passagens em casa mesmo, fui e voltei de AVE na maior comodidade. Podem confiar e não percam tempo tentando comprar pelo site da RENFE ou por telefone. É perda de tempo e dinheiro.

Pedro
PedroPermalink

Olá de novo! Os tickets que eu comprei pelo www.trainticket.com chegaram dentro de 7 dias, sem problemas. E, para minha felicidade, consegui comprar com cartão VISA do Bradesco no site da RENFE sem dificuldade, usando o Verified by Visa!

Danielli
DanielliPermalink

Pedro, durante a compra pelo site da Renfe, eu cheguei numa tela "Select Price". O que voce selecionou? A idéia é comprar com a taxa web, mas aparece a web e Familia numerosa logo abaixo. Nao sao descontos diferentes? O que voce fez? Obrigada, Danielli

Pedro
PedroPermalink

Danielli, selecionei apenas a tarifa web, sem mexer nos descontos que aparecem embaixo. Depois foi só continuar a compra. Se o seu cartao for VISA do Bradesco e com a ferramenta Verified by Visa ativada pelo banco, você vai conseguir finalizar a compra. Cartões de outros bancos não funcionam, infelizmente. Até!

Ana Pfitscher
Ana PfitscherPermalink

Ainda não tentei o site da RENFE (não estão disponíveis reservas para maio), mas estou indignada pq não consegui reservar passagem aérea tanto pelo site da Ibéria, qto pela Spanair. Alguém mais tb teve esse problema? Alguém sabe como resolver???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Creio não termos recebido reclamações sobre compras pelo site da Iberia. Que problema está acontecendo?

Ana Pfitscher
Ana PfitscherPermalink

Na finalização da compra (após ter colocado os dados do cartão), em ambos sites diz que há erro. Tentei com 2 cartões diferentes, desbloqueados, porém ambos Visa do BB...

Na Ibéria, o texto é exatamente este:
"Não foi possível debitar os pontos no seu cartão. Por favor, reveja o tipo, a numeração, o prazo e o código de segurança. Pode introduzir também outro cartão."

sad

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Ana Pfitscher: comprei semana passada passagens pelo site Ibéria usando cartão Visa do marido sem qualquer problema, mas usei o site do Brasil (http://www.iberia.com/br/).

Ana Pfitscher
Ana PfitscherPermalink

Obrigada, Ana!
Mas hoje tentei de novo e consegui - sabe se lá o q houve! smile

Marco
MarcoPermalink

O que é necessáio para efetuar compra de bilhetes na RENFE, utilizando o desconto para família numerosa??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marco! Esses descontos não valem para estrangeiros!

Ana Pfitscher
Ana PfitscherPermalink

É, ainda não tem jeito, a situação ainda não melhorou.
Tentei diversas e diversas vezes da meia noite até umas 2:30 da madrugada e nada. Acabei comprando pelo Atrapalo mesmo, com aqueles 8 euros a mais... Paciência, pelo menos consegui Madri-Barcelona por $47 e Cordoba-Madri por $27.
Só fico com um pouco de medo de comprar por agência e não pela Renfe mesmo... razz Depois da viagem conto se deu tudo certo! smile

Ana Cláudia
Ana CláudiaPermalink

Gente, que coisa mais difícil essa compra na RENFE! Achei que tinha passado pela maior dificuldade com as compras de passagens na Trenitália, que todo mundo reclamava também, mas a RENFE está superando tudo!
Tentei seguir a dica de comprar por outros sites como o Atrapalo e o El Corte Inglés, e até vi muitas tarifas acessíveis (algumas abaixo das oferecidas pela própria RENFE no mesmo horário), mas justamente no horário que eu quero a tarifa está uns 40 euros mais cara que na RENFE... =/
Já liguei pro meu banco (BB) pra tentar fazer aquele procedimento de autorização, mas a atendente desconhecia tal procedimento e disse também que não havia nenhuma tentativa registrada, como aconteceu com outros aqui também.
Como é o primeiro dia que tento, ainda estou relativamente tranquila. Vou tentar mais algumas vezes, nos horários indicados pelo pessoal, e depois ligar lá no banco de novo, pra ver se eu dou a sorte de pegar algum atendente que saiba como essa tal autorização funciona! Alguém sabe me dizer se existe algum nome específico para essa autorização, que facilite o entendimento para o pessoal do banco? Vi que muita gente conseguiu por esse meio, talvez vocês possam me dar uma ajudinha!

Obrigada!
Se tiver alguma novidade, aviso!

Mauro
MauroPermalink

Ana
Não adianta falar com o Banco. O site da RENFE trabalha com uma nova tecnologia de autenticação de compra pela internet que os Bancos de nosso país ainda não aderiram (somente o Itau e o Bradesco tem, na bandeira Visa (Verified Visa), o outro é o Mastercard Code, mas nenhum banco do Brasil opera.

Ana Cláudia
Ana CláudiaPermalink

Mauro,

Nos comentários acima vi que algumas pessoas conseguiram com MasterCard do BB. Não sei se foi questão de sorte ou procedimento diferenciado do atendente do BB com quem eles falaram, mas eles conseguiram. Por isso, vou continuar tentando! A economia da tarifa Estrella vale o esforço!

Abraço.

Ana Cláudia
Ana CláudiaPermalink

Pessoal,

Só passando pra dizer que mesmo após vááárias tentativas, ligações para o banco, registro e cadastro de cartões no site, ainda assim não foi possível comprar pelo site da RENFE!
A boa notícia é que, ao consultar novamente os sites Atrapalo e Rumbo, as passagens no horário que eu queria baratearam! Passaram de 40 euros mais caras que o site da RENFE, para meros 5! E isso já contando com os gastos de gestão. Nem acreditei! Comprei pela Atrapalo, meu cartão foi aceito de primeiríssima, os lugares automaticamente selecionados pelo site não são ruins e meus bilhetes, em PDF, já estão bonitinhos aqui comigo =)Recomendo!

Abs

Ana Cláudia
Ana CláudiaPermalink

Ah, claro: muito obrigada ao Viaje na Viagem pelas dicas sensacionais! Sem vocês não teria conseguido! =)

André
AndréPermalink

Pessoal,

Tentei cartões de diferentes bandeiras e bancos. Só funcionou com o dinners msm.

Daniel
DanielPermalink

Olá pessoal, consegui comprar uma passagem pelo site da Renfe utilizando meu cartão MasterCard do Itaú (cartão múltiplo com chip).
Depois que informei os dados, ele abriu a página do banco para eu informar o PIN.
Feito isto, o site da Renfe aprovou a compra normalmente.

PS: Havia tentado com um outro cartão Visa (sem chip) e não funcionou.

Cristina
CristinaPermalink

Olá, li os comentários inteiros dessa postagem sobre dificuladades em comprar passagens de trem no site da Renfe (cheguei nessa página através do Google)... Bém, eu também sou uma das pessoas maltratadas pelo site da Renfe. Não consigo efetuar a compra das passagens que preciso (Barcelona - Madrid). Na verdade, os dias que preciso para essas passagens (3 passagens) ainda não estão disponíveis (são para o dia 15/10/2011), mas eu inúmeras vezes tentei fazer testes com passagens de trechos curtos (tipo 5-9 euros) e nenhum dos meus cartões internacionais funcionaram (BB, CEF, Master e Visa e VTM). Eu consegui comprar passagens com o VTM e cartões de crédito internacional na Esay Jet, na SNCF e até na Trenitalia (com alguma dificuldade essa última, mas consegui). Mas na Renfe, não tem jeito mesmo... Pelo que eu vi no site da Renfe (página sobre meios de pagamento), os cartões visa e mastercard exigem o sistema Verified by Visa, e eu entrei em contato diretamentente com a Visa e eles informaram que no Brasil, os únicos bancos que trabalham com esse sistema são o Bradesco e o Itaú. O Diners também funciona no site da Renfe porque não usa esse sistema de segurança. Ou seja, não vou poder comprar minhas passagens no site da Renfe. Tenho vontade de comprar pelo Trainticket, mas me parece ser o memso esquema do Raileurope, sem os descontos fabulosos da Renfe (tarifas web e estrela). No site da Atrapalo, eu não consigo identificar a tarifa "preferente" (1ª classe). E eu me recuso a ter de fazer mais um cartão de crédito em minha vida só para fazer essa compra (cheguei a cogitar fazer un Diners, mas não vou fazer isso só para esse fim). Me inytrigou também que tem relatos de pessoas com master/visa do BB que conseguiram (e teoricamente, não deveria dar, porque o BB não tem o maldito "Verified by Visa"). Se alguém souber como fazer para comprar classe preferente no site da Atrapalo ou com o desconto estrela no site Trainticket, eu agradeço!

Paulo
PauloPermalink

Olá!
Também não consegui comprar pelo site da Renfe.
Pelo site da Atrapalo, a tarifa de gestão para compra é de 10 euros por passagem.
Pelo site da Rumbo, a tarifa de gestão para compra é de 9 euros por passagem.
Pelo site da Viajar.com, a tarifa de gestão para compra é de 7 euros por passagem.
ALGUÉM CONHECE ESSE SITE "VIAJAR.COM"? É CONFIÁVEL?

Paulo
PauloPermalink

O site "viajar.com" também vende as passagens da Renfe. Alguém conhece? É confiável?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Paulo! Uma leitora comprou passagens por este site: https://www.viajenaviagem.com/2010/09/comprando-no-site-da-renfe-os-macetes-do-achados/comment-page-1/#comment-132073

Veja todas as dicas sobre trens na Europa neste post, que acaba de sair do forno: https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Marcia
MarciaPermalink

Comprei as passagens pela Atrapalo foi descontado no meu cartao de
credito e quando cheguei la disseram q a passagem foi cancelada
pela Atrapalo no dia 04,09.2011 eu recebi a senha da Atrapalo para
trocar por passagens la em Puerto de Atocha dia 03.09.2011, ou seja
cancelaram um dia depois, nao me avisaram, e agora a Atrapalo me
respondeu dizendo q a passagen esta em ser e nao vao me devolver o
dinheiro q ja paguei. Roubada total , vale mais a pena pagar um pouco
mais caro e comprar la

Lívia
LíviaPermalink

Acabei de comprar passagens de Madri para Barcelona no fim de maio pelo site da Renfe.
Somos três viajantes e uma de nós tem o cartão Diners. Não tive dúvidas: comprei as 3 passagens neste cartão, para não ter dor de cabeça.
Achei muito tranquilo, pois o site aceitou o cartão sem problemas.
O único porém é que o site da Renfe não é lá muito claro.
Não consegui achar em lugar nenhum as características das 3 diferentes classes que os trens AVE possuem.
A minha dica, que vi em outro site (não sei se já disseram aqui), é fazer primeiro o cadastro, pra depois relaizar a compra; assim ficam registradas suas compras e vc pode reimprimir o cartão de embarque.
Tinha muitas tarifas baratas, Web e estrela.
Preferi comprar diretamente na Renfe por causa do e-ticket que sai na hora em pdf. Estava com medo de comprar na Raileurope e as passagens extravirem nos Correios.

Amalia
AmaliaPermalink

Pessoal,
Voces acham seguro comprar a partir do site Atrapalo.com pelo link http://www.atrapalo.com/trenes?
Fiz varias simulacoes para compra de passagens de trem pela Espanha e, muitas vezes, o preco oferecido por eles é menor que da Renfe.
Gostei muito dos preços, mas como nao conheco a Atrapalo, fico com receio. Como poderiam vender com preço tao melhor que a Renfe?!
Será que vou ter problemas ao tentar embarcar com os tickets emitidos por eles?
Agradeço a todos que me

A Bóia
A BóiaPermalink

Leia a atualização deste post:

Problemas com a Renfe? Compre no Atrápalo!