A querida Regina Almeida mora em Madri e é agente de viagem. Ela viu que estamos sofrendo com a repentina recusa do site da Renfe, a cia. ferroviária espanhola, em aprovar transações feitas com cartões de crédito brasileiros, e foi pedir explicações oficiais. Seu relatório:
Vamos tentar responder o problema da compra de bilhetes pelo site da Renfe. Falei com eles e, segundo a Renfe, o problema está na conexão do servidor internacional do cartao de crédito com o servidor da entidade bancária. Isso ocorre com freqüência, como que houvesse uma interrupção na rota do pagamento. Segundo a Renfe, se você faz a operação e até o momento de clicar, no finzinho, “compra”, tudo ocorrer sem problemas, isso significa que o servidor da RENFE está funcionando perfeitamente. Me recomendaram o seguinte: quando você faz a compra, no final aparece a janelinha da tua administradora, para colocar o código de segurança. Pois nesse momento eles me disseram que se deve ligar para a entidade bancária e dizer que está sendo efetuada esta compra e que deixem o caminho “rota” livre para a cobrança. E segundo eles deveria funcionar sem problema algum.
Alguém aí que vai comprar passagem de verdade quer tentar?
Eu acho a história bem esquisita, Regina. Eu tentei pelas vias normais e realmente o processo de aprovação está demorando um século -- me parece óbvio que a operação dá time out no meio do caminho.
Continuando: caso o freguês não consiga comprar pela internet, a recomendação da Regina é para que compre ao chegar.
Qual é o problema de comprar pela Raileurope? Não se aplicam os descontos que a Renfe oferece, como as tarifas Web ou Estrella; e nas viagens ida e volta não há o desconto de 40% para a volta (que é dado mesmo na tarifa cheia). Exemplo: um bilhete ida e volta comprado na Renfe que custasse 123 euros no site da Raileurope pode custar 302 euros.
Quanto às viagens curtas, dá pra desencanar de comprar com antecedência. Comprando ao chegar está bom:
Para viagens curtas. como a Toledo, Segovia, Salamanca deixem pra comprar quando estiverem aqui…
E Madri-Barcelona?
Entre Madri e Barcelona pesquisem antes, porque de avião pode sair mais barato.
Mais alguma coisa?
Duas: atenção pra todo mundo que planeja viajar à Espanha até o final do ano: a Iberia lancou de novo a promoção “Apreta el cinturón” com tarifas baratas tanto pela peíinsula, como a várias cidades européias. Visite o site espanhol da Iberia.
E atenção pra todos que teremos greve geral dia 29 de setembro. O bicho vai pegar, a Renfe já bloqueou a venda de bilhetes para esta data.
Obrigado, Regina!
Como sempre as ordens comandante!!! Espero ter ajudado e se tiver alguma duvida mais, manda que ligamos pra renfe de novo!!!
77 comentários