Problemas para comprar passagens na Renfe: a Regina foi atrás

Embarque do AVE em Madri

A querida Regina Almeida mora em Madri e é agente de viagem. Ela viu que estamos sofrendo com a repentina recusa do site da Renfe, a cia. ferroviária espanhola, em aprovar transações feitas com cartões de crédito brasileiros, e foi pedir explicações oficiais. Seu relatório:

Vamos tentar responder o problema da compra de bilhetes pelo site da Renfe. Falei com eles e, segundo a Renfe, o problema está na conexão do servidor internacional do cartao de crédito com o servidor da entidade bancária. Isso ocorre com freqüência, como que houvesse uma interrupção na rota do pagamento. Segundo a Renfe, se você faz a operação e até o momento de clicar, no finzinho, “compra”, tudo ocorrer sem problemas, isso significa que o servidor da RENFE está funcionando perfeitamente. Me recomendaram o seguinte: quando você faz a compra, no final aparece a janelinha da tua administradora, para colocar o código de segurança. Pois nesse momento eles me disseram que se deve ligar para a entidade bancária e dizer que está sendo efetuada esta compra e que deixem o caminho “rota” livre para a cobrança. E segundo eles deveria funcionar sem problema algum.

Alguém aí que vai comprar passagem de verdade quer tentar?

Eu acho a história bem esquisita, Regina. Eu tentei pelas vias normais e realmente o processo de aprovação está demorando um século — me parece óbvio que a operação dá time out no meio do caminho.

Continuando: caso o freguês não consiga comprar pela internet, a recomendação da Regina é para que compre ao chegar.

Qual é o problema de comprar pela Raileurope? Não se aplicam os descontos que a Renfe oferece, como as tarifas Web ou Estrella; e nas viagens ida e volta não há o desconto de 40% para a volta (que é dado mesmo na tarifa cheia). Exemplo: um bilhete ida e volta comprado na Renfe que custasse 123 euros no site da Raileurope pode custar 302 euros.

Quanto às viagens curtas, dá pra desencanar de comprar com antecedência. Comprando ao chegar está bom:

Para viagens curtas. como a Toledo, Segovia, Salamanca deixem pra comprar quando estiverem aqui…

E Madri-Barcelona?

Entre Madri e Barcelona pesquisem antes, porque de avião pode sair mais barato.

Mais alguma coisa?

Duas: atenção pra todo mundo que planeja viajar à Espanha até o final do ano: a Iberia lancou de novo a promoção “Apreta el cinturón” com tarifas baratas tanto pela peíinsula, como a várias cidades européias. Visite o site espanhol da Iberia.

E atenção pra todos que teremos greve geral dia 29 de setembro. O bicho vai pegar, a Renfe já bloqueou a venda de bilhetes para esta data.

Obrigado, Regina!

Como sempre as ordens comandante!!! Espero ter ajudado e se tiver alguma duvida mais, manda que ligamos pra renfe de novo!!!


77 comentários

Para Lucia: a greve geral está convocada para dia 29 de setembro. Renfe bloqueou a venda de bilhetes nesta data; nao temos previsoes de nada, alguns falam que nao terá adesao..espanhol tem muita preguiça de fazer greve!!!!Voce disse que vem via terrestre; imagino que de carro..sendo assim sem stress. Mas se puder vir no dia seguinte..melhor!

Para Ana Carolina: meu mail é babigu arroba yahoo.com e sem problema pode me ligar +34 650 280606, será um prazer te conhecer.Tem uma padaria brasileira perto da minha casa que tem uma esfiha, um pastelzinho chocantes!!!

Cristina: exactamente voce deverá comprar por trecho. Madrid-Cordoba e Cordoba – Sevilha. Sobre a emissao dos bilhetes, nós recebemos a confirmaçao e imprimimos em formato pdf e apresentando este documento é suficiente. O sistema de impressao na estaçao é bastante simples: sao como as maquinas de checkin dos aeroportos – sempre tem uma moças ajudando. Uma dica para aqueles que compram telefonicamente: podem tentar, depois de receber o localizador imprimir desde o proprio site, seguindo os seguintes passos:

http://www.renfe.es; clickar compra de billetes; clickar “mis viajes- imprimir billetes”, o resto tá indicado: colocar o localizador (dado por telefone ou recebido por mail), origem e destino; data da viagem; mail(se foi comprado por net) ou o nº do cartao usado se foi comprado por telefone. Quando aparecer o documento guarde em formato pdf e depois imprime. Nao faz falta preencher nenhuma informaçao no bilhete.
Cristina, os bilhetes da renfe sao vendidos com datas marcadas, algumas tarifas permitem alterar sem custo mas nem todas:as tarifas estrela e web tem restriçoes. E nao deixe para alterar na ultima hora porque dá galho!
Politicas das tarifas:
TARIFA WEB: nao permitem cambios; somente reembolsável (antes da viagem) 50% do valor total- tarifas somente aplicadas comprando no site da renfe;

TARIFA ESTRELLA: cambios para o mesmo dia – 15% de gastos; cambio para outra data – 20% gastos. Esta tarifa se aplica se comprada com 7 dias de antecedencia , se o cambio for dentro destes 7 dias, alem de pagar os gastos, tambem será cobrada diferença da nova tarifa solicitada.
Gente: antes que esqueça – importante quem comprar bilhete ida e volta, mantenha até o final da viagem ambos bilhetes, eles sao vinculativos (justifica o desconto aplicado a compra de bilhete ida/volta)

para aqueles que querem comprar bilhetes da IBERIA e nao conseguem no site pela IP, tentem comprar pelos portais de venda do Brasil. Fiz uma simulaçao de compra MAD-BCN pelo site da rumbo.com.br e me deu R$105.00 i/v com a Iberia +/- €47.00. O problema é conseguir ver as datas que tem a classe de reserva disponivel. Mas dá prá fazer..ou vá a um agente de viagens e peça que ele procure data que tenha disponibilidade na classe P, essa é a classe de reserva que está em promoçao. Atençao promoçao válida até dia 19 de setembro – o periodo de viagem é até abril 2011 – excessao alguns periodos tipo feriados, natal, ano novo e carnaval.

E é isso mesmo que falou Maira – o bendito problema da compra segura da Renfe alem do problema de conexao entre os servidores do cartao de credito e bla,bla.

E por último é legal viajar de trem, alem de que especialmente para Barcelona é muito mais acessivel que o aeroporto, mas atençao que tem muita alternativa aerea para viajar a BCN, Sevilla – vueling; easyjet, air europa sai muito mais barato que o trem, mesmo levando em consideraçao deslocamento in-out de aeroporto.

Foi um prazer e estamos as ordens comandante!!o mail enviado e telefone é para todos aqueles que quiserem alguma dica ou ajudinha por estes lados…

    Oi Regina, dia 29/09 é o dia que vou fazer o trecho Madri/Barcelona,
    mas com o seu relato, acho que não tenho grandes motivos para preocupação, se houver alguma coisa terei tempo de resolver, chego dia 25 em Madri.

Quando tentei comprar do Brasil, com cartão habilitado para uso no exterior, a mensagem era sempre a mesma:

Referencia: R190
R190
Denegada por diversos motivos. Proceso de compra interrumpido.

Bueno, daí que tenho um amigo morando na Espanha e pedi uma ajuda. A resposta foi a seguinte:

A renfe tem um processo chamado “compra segura” em conjunto com os bancos, então quem tem conta na Espanha, compra usando o tal código de internet.

Quem não tem, tem que ligar pro seu banco, informar o valor exato que será cobrado e a origem do encargo (Renfe). Se não fizer isso, o banco recusa automaticamente qualquer tentativa.

Uma outra coisa que percebi nas tentativas e depois ao fazer uma compra lá da Espanha, é uma segunda verificação: a da localização do comprador.

Quem está pela Europa consegue, quem está em outro continente deve seguir o procedimento acima ou nem mesmo pode!

Espero ter ajudado!

Ficou excelente as orientações da Regina, obrigadão!!
Esta promo da Iberia, também da falha ao comprar pelo Brasil.
Na pesquisa o IP (origem da rede) é identificado e vai direto pro site da Iberia no Brasil, desisti e comprei uma passagem por operadora aqui mesmo.

Vou de Madrid para Sevilha, querendo parar neste dia em Córdoba, deixando as malas na estação ferroviária, e no final da tarde voltar à estãção de trem e seguir para Sevilha, conforme sugestação do Ricardo. O bilhete que devo comprar é por trecho? Madri- Córdoba e Córdoba Sevilha , ou direto Madrid -Sevilha?
No caso de eu comparar as passagens de trens aqui no Brasil (Site da RENFE), tenho que ir, sempre à estação antecipadamente para imprimir os bilhetes. A impressão dos bilhetes é simples é de fácil e rápido entendimento ? Quando da compra de bilhetes anteciapada, vincula-me à vigem obrigatóriamente para um dia específico, ou estas passagens tem prazo de utilização aberto ?

Agradeço a quem me ajudar.

    em tempo, essa cristina não é a 1a cristina que postou por aqui. Por isso não agradeço as dicas. Xará, coloca uma letra para nos diferenciar please (é eu sumir 1 semana que já me substituem rsrs)

Tentei n vezes no site, com n cartões e em n PCS, e não consegui.
Ai partir para o plano B: comprei por telefone, não falo espanhol, e foi tranquilo.
Usei o cartão AMEX. Recebi no e-mail os localizadores e vou retirar os bilhetes na estação com o código localizador ou o cartão de crédito. Estou levando cópia do e-mail por segurança.
A ligação foi no horário de almoço, falei 20 minutos e custou 5 reais… Quase não acreditei! O número é 00xx34 902 320 320. Comprei com os preços promocionais da internet: Barcelona/Granada (Infringindo um dos artigos do Código VnV, mas o Ric vai me perdoar, please…, não foi pão-durice não, é aventura mesmo!!! Conto depois) e Madri-Barcelona. Estou confiante, vai dar tudo certo!!!

    Rosa, como você fez para comprar as passagens pelo preço promocional da internet?
    Eu liguei para este número (também não falo espanhol, rsrs), com um cartão Amex, mas eles me deram um valor muito mais alto, e disseram que aquele valor promocional é só para quem compra pela internet, mesmo!! E confirmaram que só se pode compra pela internet com cartão espanhol..
    Obrigada!
    Marta.

Eu tive esse problema no inicio do ano passado e não teve jeito. Mandei vários e-mail para a Renfe, eles me respondiam que tinham tido problemas e que era para tentar de novo, mas não funcionou de jeito nenhum (com o visa e master do Banco do Brasil e o visa do Santander). Não tem como ligar para administradora, não é um problema de rejeição do cartão e sim de conexão. Acabei comprado Madri-Barcelona lá mesmo, pagando BEM mais caro.

Olá Ricardo,

Poderia me passar o contato da Regina?
Também moro em Madrid e gostaría de conversar com ela..

bjs e obrigada,
Ana

    Ana, já coloquei la embaixo mas te respondo: babigu arroba yahoo.com, o telefone é 650280606. Beijus e fico esperando teu contacto

Ola! Eu ja comprei algumas vezes com meu cartao brasileiro (mas acessando aqui na Espanha) e nao tive problemas!

E vale muuuito mais a pena comprar Madri-Barcelona antecipada. Comprei estes dias, para o feriado de 12 de outubro, e paguei EUR 97 ida e volta. Em aviao talvez saia um pouco mais em conta, mas tem que contar a ida/volta dos aeroportos.

abssss

Oi!

Meu primeiro comentário no blog…sempre leio, mas acabo não comentando!

Vou comprar o trecho Córdoba-Madrid pela RENFE. Depois relato como foi a compra.

Abs.

Regina,
A greve geral será na Espanha? Estarei chegando em Madrid neste dia, via terrestre, desde Lisboa

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito