Rússia, agora sem precisar visto: quem se habilita?

Praça Vermelha, Moscou

Com o recente acordo entre Brasil e Rússia, já em vigor, proporcionando isenção recíproca de visto de entrada para turistas, começam a pipocar nas caixas de comentários perguntas sobre a Rússia.

Nunca fui à Rússia, e o site ainda não foi presenteado com nenhum relato de viagem (não, não estou cobrando o PêEsse, imagina, jamais faria isso, deixa o menino terminar o doutorado em paz… hehe). Por isso resolvi organizar as informações disponíveis neste post.

Desde sempre o ponto de partida que sugiro aos potenciais viajantes são os posts russos do Arquivo de Viagens, da Luisa. É um relato riquíssimo, que combina o grande trabalho de pesquisa da Luisa com as coisas que ela aprendeu in loco.

Leia no Arquivo de Viagens, pela Luisa:

Rússia: idealizando a viagem

Transportes: a escolha e a reserva

Hotéis: a escolha e a reserva

Chegando em Moscou

Moscou

Moscou: o metrô

Moscou: a periferia

Anel de Ouro: Sigiev Posad

Anel de Ouro: Rostov Veliky

Anel de Ouro: Yaroslavl

Anel de Ouro: Vladimir e Suzdal

Anel de Ouro: Kostroma

Ferrapontov

Kazan

São Petersburgo

Novgoro

Arkahngelsk

Ilha de Kizhi

Rapidinhas sobre a Rússia

O café da manhã  na Rússia

Os aeroportos russos

Dirigindo na Rússia

Táxi na Rússia

Os trens russos

Os russos e o cartão de crédito

Aprendendo um pouco de russo

Já a Deise de Oliveira, do Viagem pelo mundo, leva uma grande vantagem sobre qualquer um de nós: ela estudou língua e literatura russas. Sua viagem à Rússia já rendeu vários posts, e de vez em quando volta em cartaz numa lembrança ou numa foto da semana.

Todas de Moscou no Viagem pelo mundo, por Deise de Oliveira

A Dri Miller, do Dri Everywhere,  que mora em Londres, também já se aventurou por terras russas. Quando viu a low-cost bmi lançar um vôo baratinho a Moscou, catou o maridão e embarcou para um viagem pá-pum.

Todas da Dri Miller em Moscou, no Dri Everywhere

Pros que se viram em inglês, a melhor fonte de informações na rede é o site Way to Russia. Tem tudo o que você precisa saber sobre Moscou, São Petersburgo, Anel de Ouro, Trans-siberiana, dinheiro, trens, hoteís, o escambau.

Melhor fonte em inglês: WayToRussia.net

E finalmente, pra quem tem a manha de usar o tradutor automático do Google, de repente pode valer a pena consultar as guias (em russo!) do Time Out para Moscou e São Petersburgo

Time Out Moscou (em russo)

Time Out São Petersburgo (em russo)

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


183 comentários

Uma pequena dica: Como o Riq sabe leio perfeitamente russo, só não entendo nada, mas mesmo assim me permito este pitaco.
Não basta saber o alfabeto cirílico, que assim como o latino é diferente quando escrito em cursivo, tem-se que conhecer o idioma em que foi feita a transliteração das palavras pois há uma variação entre o modo que se faz a transliteração para cada idioma. Por exemplo a letra ? em inglês é transcrita como sh, e em português CH. Já a letra “?” é transcrita em inglês como CH e em português TCH. “?” em inglês é transliterado para ZH e em português para J.

    Ops as letras em cirílico não foram publicadas. A primeira (Sh/CH) é uma que parece um tridente sem o cabo, a segunda (CH/TCH) parece um “h ” de cabeça para baixo, e a terceira parece um X com um I sobreposto

Naldo
Tambem estive lá em setembro e não tive nenhum problema com a imigração. Nem recebi esse documento em cirilico no hotel, eles pediram o passaporte e devolveram como em qualquer local. Devem ter tirado cópia.
Carlos
A Russia foi bem mais facil e segura do que esperava. Não passei por nenhuma situação séria, alguns taxistas e funcionários de aeroporto mal humorados que só falavam russo foram desagradáveis, mas com senso de humor, tudo acaba sendo pitoresco, rs..Os restaurantes de nível médio não são caros, e há uma febre de comida japonesa como nunca vi antes. A maioria dos atendentes e garçons não falam inglês, trocam com outro que fale alguma coisa, geralmente muito pouco também. Vârios restaurantes tem menu em inglês e com fotos, mas eles não entendem o que está escrito. Se algo sai errado, eles se fazem de desentendidos, inventam qualquer desculpa ou te deixam falando sozinho. Chega a ser bizarro!
No Kremlin não deixe de visitar a Armeria que tem tickets a parte e hora marcada. o mausoléu do Lenin é bem impressionante também e não tinha a f ila que sempre ouvi falar.
Das igrejas ortodoxas a mais linda por dentro é a do Salvador do sangue derramado em São Petersburgo. Bom que só fui no fim da viagem. O Hermitage é realmente um luxo tanto os salões do palacio como o museu pròpriamente dito. Preferi não mandar e mail porque pode ser interessante para mais alguem, mas qualquer detalhe que queira saber melhor, posso tentar ajudar.

    Boa tarde!

    Estarei conhecendo a Rússia pela primeira vez com minha esposa no mês de abril e ficaria grato se me respondessem algumas dúvidas:

    1) Será que devo comprar um pacote de parte terrestre ou ir sem pacote? Me viro bem em inglês?
    2) Consigo conhecer um pouco da cultura sozinho ou vou precisar de um guia?
    3) Devo ir pra St. Petersburgo de trem ou avião? A paisagem é bonita?
    4) Vc tem indicação de hotéis? E restaurantes?
    5) As cidades são seguras para passearmos sozinhos?
    6) Algum passeio (ou ponto turístico) que vc recomenda em particular?
    7) Vc acha que devo conhecer outras localidades?

    Desculpe o abuso…

    Att.
    Elcio

    Elcio, por favor leia role a página para o alto, leia o post e clique nos links indicados. São os textos em azul. Depois leia os comentários. Boa viagem!

Naldo

Acabo de voltar da Russia, e a questao do visto foi super tranquila sim.
Nao me fizeram nenhuma pergunta, e para a minha surpresa, o Brasil eh um dos unicos paises que nao precisam mais de visto pra Russia. Ate a Finlandia que eh ali do lado precisa de visto pra la.

A questao do registro nos hoteis continua. Eles pegam seu passaporte e tiram uma copia, ou te devolvem no dia seguinte, e te entregam um documento com as suas informacoes escritas em cirilico.

nao precisa mais de carta convite.

abraco

Alguém já entrou na Russia sem o visto depois do novo acordo entre os dois países?

Alguma complicação na imigração?

    oI nALDO
    eU nao fui, mas amigos íntimos foram e disseram o mesmo dos demais…super tranquilo!
    O único problema, de novo relatado pelos outros trips, foi que muitas pessoas n falam ingles e o alfabeto é impossível. Mas eles adoraram.

Ola, Eneida. Agora que vi o seu relato e achei otimo, espero que vc possa continuar, pois estou programando viajar em Julho do ano que vem p/ esta região e nada como ter estas informações de quem esta in loco……..conta mais, por favor ou se vc quizer, envie p/ o meu e mail. Um abraço e otima viagem

Joao
Estou passando 3/4 dias em Sao Petersburgo.Hoje estou no segundo dia e passei tambem por Moscou. Estive tambem em Helsinki e Tallinn, onde 1 dia eh bem gostoso de passar. O barco pra ir de Helsinki eh um pequeno navio e o percurso dura 2 horas. As dicas que posso te dar de SP por enquanto sao: aprender o alfabeto cirilico vale mais que o phrase book e o basico eh bem facil de pegar e ajuda muito a se orientar. A cidade eh linda misto de Europa e Russia realmente. Comprei ingresso pro Hermitage pra 2 dias pela internet e foi um fura fila valioso. Aluguei um apartamento pela Booking.com que fica bem central, na principal rua da cidade. Nao tem luxo, mas eh bem funcional e bem localizado, por um bom preco. A locadora eh STN apartments e o escritorio fica na esquina. Fiz o mesmo em Tallin e ficava na praca central.Quase nao se aceita cartao ou euros, eh cash em rublos na maioria dos lugares.Por enquanto eh isso e desculpe o teclado que nao sei por acentos.

Já estava com viagem a trabalho marcada pra Finlândia no fim do mês quando descobri o acordo do visto. Comecei a pesquisar e eis que me surge o post sobre a Russia.
Pelo visto, serei um dos primeiros a testar a “nova entrada”. Passarei 3 dias em São Petersburgo, e já até comprei um phrasebook de russo! Espero que ajude. 🙂
Estou catando hotéis baratos, mas estou com medo de pegar uns fuleiros já que todos dizem que a Russia não é como o resto da Europa.

Ufh! Li tudo sobre a Rússia no blog da Luisa e digo: não sei se teria coragem de viajar de forma independente pra Rússia, além de Moscou e St. Petesburgo, que me parecem mais civilizadas. Parabéns pra ela que teve um super trabalho nesse planejamento, e mesmo sem falar russo, passou por pouco imprevistos e nada grave ou perigoso aconteceu.

só me ocorreu agora: o melhor de tudo é q, sem o visto, ñ será mais preciso arrumar uma espéci de carta-convite do local da hospedagem na rússia. tinha hotel q cobrava pra enviar uma, sem a qual ñ se podia requerer o visto.

    Mas sem o visto nao serà mais preciso registrar o passaporte nos hoteis russos ou uma coisa nao tem nada a ver com a outra?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito