Charada da 6a.: embaixo d'água (veja a resposta!)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Charada de 8 de outubro de 2010

Imagine você voltar para o seu vale verdejante, à procura do seu banco preferido, e encontrar isso.

Sim, senhoras e senhores. Não estou inventando nada. Este lugar da foto é um vale verdejante no outono e no inverno. Chega a primavera, ele vira esse lago, e pra voltar ao seu banco você vai precisar de máscara de mergulho (para sentar, vai precisar de tanque de oxigênio).

Precisa de uma dica? Fica num reino do leste. E o nome do lugar, além de impronunciável, é expresso em caracteres exóticos.

Que lugar é esse? Valendo a posse temporária do Troféu da Bóia!

RESPOSTA:

E quem pode com esse povo? Dessa vez ainda adicionei crueldades ao enunciado. Enfiei um "reino do leste" para ver se alguém pensava em Oriente (na verdade, Áustria = Österreich = reino do leste). Acrescentei um "caracteres exóticos" para dar um ar mais oriental (estava falando de fato de um mero ß, uma letra do alfabeto alemão que também pode ser expressa com um duplo "s"). Mas isto já é história. Sabemos desde poucos instantes depois de levada ao ar que a resposta da charada é Tragöß, na província austríaca de Styria, exatamente como disse o Anderson. O lugar é um parque que é inundado por águas de degelo toda primavera. O nível máximo de água (10 metros) acontece em junho, quando o lago vira meca de mergulhadores, segundo o artigo do Daily Mail que saiu esta semana e que a Dani G. linkou (e por isso ganha uma menção honrosa). Em julho o lago começa a secar, e no outono europeu o parque já volta a atrair trekkistas. Para não dizer que não fiz nada, acrescento a informação de que Tragöß está a 80 km de Graz e a 170 km de Viena. O site oficial da municipalidade de Bruck an der Mur, onde está Tragöß é este aqui. Aproveito o ensejo para mencionar honrosamente também o Igor, que achou o ß no teclado do seu computador, e o Carlos Nascimento, que foi quem sugeriu a charada e deu o link da foto (de um site... russo!). Obrigado, pessoal! Parabéns, Anderson! Semana que vem tem mais!

33 comentários

Anderson
AndersonPermalinkResponder

Green Lake em Tragoess, Styria. Na Austria!

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

E né mesmo ? De primeira. Tô pretérita !!!

http://vwpics.photoshelter.com/image/I0000JTV9Yj3RD6E

Dri
DriPermalinkResponder

To pretérita foi a melhor parte da charada de hoje. Menção honrosa pra Dani G. DJÁ!!!

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Vixe. pior que vai ter algum doido que vai acertar a charada ! lol

Igor
IgorPermalinkResponder

Por dois minutos?
Green Lake (Grüner ver), que fica no município de Tragöß, na Áustria.

Pat Fernando
Pat FernandoPermalinkResponder

Puxa! Será que já foi solucionado? A foto é parecida, mas o banco é de outro tipo. hum...

Pat Fernando
Pat FernandoPermalinkResponder

Pior é que era! Rapidez pouca é bobagem!

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Anderson, The Flash!

Luis
LuisPermalinkResponder

se não fosse o google, esse povo não seria ninguém, né mesmo?

Chris Pessoa
Chris PessoaPermalinkResponder

Nao tenho idéia, mas achei lindo... smile

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Esse aí eu não sei onde fica, mas tem um clone dele sob as águas de Bonito.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

É o Green Lake na Áustria. Mergulho de água doce... hmmmm....

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Ah, justo qdo eu sei a charada... chego atrasada. hmpf. smile

Adriana Pessoa

Achei maravilhoso!!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Que legal isso... adorei!

Mariana "de Toledo" _ @merel

QUE INCRÍVEL!

Anderson
AndersonPermalinkResponder

Eeeee! Ganhei o trofeu boia! Finalmente... hehehe
Thanks Riq!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Parabéns, Anderson!

Igor
IgorPermalinkResponder

Parabénß Anderßon!

Renato
RenatoPermalinkResponder

Eu tenho uma pergunta sobre mergulho digna de estar no perguntódromo. É o seguinte: minha mulher passa muito mal em barcos e navios, mesmo que aqueles que balancem muito pouco. Gostaria de saber dos leitores e do pessoal do site se existe um bom lugar em que se possa mergulhar (mergulho autônomo, com cilindro) sem precisar pegar um barco/navio?
Obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Vamos colocar a pergunta no Perguntódromo, sem muita esperança de resposta... o bom senso recomenda que você pesquise lugares onde seja confortável para a sua mulher esperar você enquanto mergulha...

Eunice
EunicePermalinkResponder

Meu marido ,que foi mergulhador na juventude ( longo tempo atrás ), sugere a área entre o Farol da Barra e o Farol de Santa Maria, que é bonita e não tem tráfego de barcos; de qualquer maneira diz que é necessário sinalizar com bóias. Vc pode contactar a Bahia scuba ou a Bahia dive que podem lhe orientar com outros pontos. Mas ele diz também que se a questão de barco pode ser repensada que vc vá para "as caramuãs" na ilha de Itaparica.

Ricardo Aiello

Renato, bom dia!
Na Praia do Forte, Bahia, tem uma operadora de mergulho autônomo, na maré baixa formam-se piscinas naturais com uma quantidade de peixes incríve e você vai amdando pelos recifes, a infra de pousadas e hotéis bacanas é muito grande, a vila é demais agradável, estamos voltando hoje, eu e esposa, depois de uma semana maravilhosa!
Abs,
Ricardo Aiello

Diogenes
DiogenesPermalinkResponder

Ja ouviu falar de Bonaire, Antilhas holandesas.?
la os mergulhos são feitos diretamente da praia, sem barcos.
Em Curaçao também existe mergulhos diretamente da praia

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Curaçao!

Ronaldo
RonaldoPermalinkResponder

Boa a dica de Curação.
Fiquei lá em um hotel de mergulhadores http://www.scubalodge.com/

Tinha como mergulhar da frente do hotel ou então eles levam para as praias mais distantes (e mais bonitas) e o mergulho é feito a partir da praia. Quem não quiser mergulhar, pode aproveitar uma praia caribenha.

Fabio Andaku
Fabio AndakuPermalinkResponder

Olá, Renato
Um bom lugar para mergulhar saindo da praia é Bonaire. Pesquise sobre o lugar que tem vários points de mergulho saindo da praia e até drive trough de cilindros.
Boa sorte!

Fabio
FabioPermalinkResponder

Bonaire e Curacao!

Nos dois, mergulhei varias vezes, direto da praia! Em Curacao voce pode ate ver um naufragio assim (superior producer)

abs!

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

No Havaí, há ótimos mergulhos saindo da praia. Tente Electric Beach no lado oeste ou Portlock, no lado leste de Oahu. Em Maui, Ahihi Bay; na Big Island, Honaunau Bay e Kealakekua Bay.
Nas Filipinas tb, principalmente ao redor de Dumaguete, vc pode sair da praia e começar a mergulhar.
Nos cenotes da Península de Yucatán, no México, que é mergulho de água doce (mas não menos lindo), vc chega de carro. E ainda dá pra curtir depois um descanso.
No Brasil, dá pra tentar em Noronha, embora acho que as operadoras não fazem por questões de segurança. Tem tb que nadar um pouco mais.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Oi.
Sou mergulhadora E enjoo horrores, o que não me impediu de fazer live aboards em Galápagos e no Mar Vermelho. Tomo remédio para o enjoo e lá vou eu! wink
Os mergulhos em Bonaire são de praia, não havendo necessidade de barco. Sua mulher pode ficar na praia, enquanto vc mergulha (mas lembre-se do dupla). Em San Andres, os mergulhos são embarcados, mas as distâncias são pequenas (volta-se ao hotel para trocar o cilindro). Ela tb pode curtir o resort enquanto vc mergulha. Em Arraial do Cabo tb dá, mas os melhores pontos são afastados. Lembrei desses.
Sabendo de mais algum eu aviso.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá Renato,
Mergulhamos muitos dias em Cozumel, há hoteis específicos de mergulho onde você pode sair a qualquer hora da frente do hotel. Havai e Cuba também são opções ineressantes.
Boa viagem!
Juliana

Renato
RenatoPermalinkResponder

Obrigado a todos pelas respostas!
Mas apenas ressaltando, acho que não ficou claro: Minha mulher quer mergulhar também, e não ficar esperando. Só que ela não encara o balanço do mar, nem com remédio...
Mas já tenho otima sugestões, como Havaí, Bonaire e Curaçao...
Se tiverem mais idéias podem ir mandando...
Obrigado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar