Costa Brasilis, um resort BBB no sossego de Santo André (BA)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Novamente controlado pelos donos originais (depois de arrendado pela GJP Hotéis e pelo grupo Mabu), o Costa Brasilis tem uma origem, digamos, pousadeira: foi construído pelo dono das pousadas Corsário (que tem filiais em Paraty, Búzios e ali pertinho em Santo André mesmo). Isso explica o porquê do hotel ter um astral bastante diferente dos resorts convencionais. O Costa Brasilis oferece o básico que você espera de um resort, numa escala mais humana. Longe da área da piscina você se sente numa pousada de boa estrutura.

A localização

Santo André da Bahia

Santo André da Bahia é um distrito de Santa Cruz Cabrália, primeiro município ao norte de Porto Seguro. Durante a Copa do Mundo, ganhou o noticiário por ser a sede da seleção da Alemanha. O aeroporto está a 30 km. A região é preservada pela dificuldade de acesso -- não há ponte para atravessar o rio João de Tiba, apenas balsas, que operam de hora em hora (na temporada, durante o dia, de meia em meia hora). O táxi do aeroporto custa R$ 180.

Santo André é um vilarejo sossegado, com muitos moradores estrangeiros. É um lugar a um só tempo sofisticado e relax, como na Trancoso de antigamente -- mas sem o nariz empinado. O centrinho fica à beira-rio. A ocupação se espalha na direção norte, ao longo da praia. O Costa Brasilis fica a 15 minutos de caminhada do centrinho.

A praia

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Deserta, de águas calmas, boa para ir com crianças pequenas. A maré baixa descobre uma faixa de areia firme ótima para caminhar. O mar só fica azul-azul no verão, depois de estiagem prolongada. A área de barracas freqüentadas por turistas de um dia fica longe, no canto direito da praia, junto à barra do rio. Indo pela areia você chega a dois charmosos clubes de praia -- o da pousada Victor Hugo (à direita, vizinho de cerca) e a Casapraia, menos de cinco minutos de caminhada para a esquerda (abre somente na temporada; ainda não está certa a reabertura para 2015).

As instalações

O hotel tem três alas distintas. No canto esquerdo (de quem olha para o mar) encontra-se o prédio principal, de dois andares, construído em torno da piscina animada; além de apartamentos, ficam por ali o restaurante, o bistrô, a sala de ginástica e o gazebo de atividades.

No centro do terreno fica uma ala de bangalôs, em torno da piscina calma. Ao fundo você vai achar o gazebo de estar, o kid's club, o spa e as quadras de esporte.

À direita fica a ala mais nova, em prédios de dois andares que mimetizam a arquitetura colonial portuguesa no Brasil.

Os apartamentos

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

São 120, divididos entre o prédio principal, os bangalôs e a ala colonial. Têm ar e TV convencionais. As suítes master vêm com banheira de hidromassagem.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Os bangalôs são inteligentemente geminados dois a dois: as unidades têm a porta de entrada em lados opostos. A varandinha com rede aumenta a sensação de espaço.

Piscinas

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

A piscina principal não é enorme, mas é grandotinha. Seus dois nichos são separados por um gazebo (que serve de espaço para atividades) e uma ponte.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Há também uma segunda piscina, sem música, na ala dos bangalozinhos, para quem quer sossego.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Kid's club

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Fica nos fundos do terreno e é uma graça: todos os brinquedos são de madeira, corda e pneu, sem presença de plástico.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Copa do bebê

Está ao lado do kid's club.

Refeições

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

O resort não funciona mais no sistema all-inclusive. As diárias podem ser compradas com café da manhã, meia-pensão (café + jantar) ou pensão completa (café + almoço + jantar). Como uma das atrações de Santo André é a sua cena gastronômica, se você não estiver com crianças é recomendável pegar só o café e aproveitar os restaurantes da vila (em caso de preguiça sempre dá para pagar à parte o buffet do hotel).

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

O spa

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Oferece tratamentos estéticos e de bem-estar. É aberto a não-hóspedes.

A sala de ginástica

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Está ao lado da piscina.

Os passeios

Do cardápio de passeios, os mais próximos são o da chalana (barco grande) que passeia pelos recifes e também pelo rio João de Tiba  e o passeio de um dia à praia do Guaiú, deserta, onde um riacho desemboca no mar. Os demais passeios envolvem a travessia do rio por  balsa. Dá para fazer city-tour de meio dia em Porto Seguro, passar o dia no parque aquático do Arraial D'ajuda ou ir a Trancoso.

Se você estiver de carro pode fazer os passeios ao Arraial D'ajuda (35 km, com duas balsas) e Trancoso (110 km). O bate-volta ao Espelho é bastante puxado; são 130 km, com balsa e 20 km de estrada de terra. Um passeio lindo é ir até Belmonte (70 km ao norte) e chegar durante a maré alta, para fazer o passeio de voadeira pelos canais e igapós do rio Pardo.

Mas se eu fosse você, ficava só com os passeios mais próximos e silenciosos, que evitam pegar a balsa ou entrar na vibe Porto Seguro. Leia sobre eles aqui.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Um cantinho

O gazebo de estar, junto à piscina dos bangalôs, é charmosíssimo.

O hotel Costa Brasilis, em Santo André...

  • É para você: que quer recreação e piscina de resort para seus filhos, com a opção de se sentir numa pousada e comer em bons restaurantes da vila.
  • Talvez não seja pra você: que gosta de mega-estruturas e quer estar melhor posicionado para fazer os passeios ao sul de Porto Seguro.

Costa Brasilis, Santo André da Bahia

Leia mais:


159 comentários

Zuzu
ZuzuPermalinkResponder

Riq
Continuo acompanhando tudo! Parabéns , tá demais...me lembro de vc já ter elogiado este hotel em algum outro momento...deve ser uma boa opção na faixa intermediária!

William
WilliamPermalinkResponder

Estou de viagem marcada para 6/11 espero adorar o local

Monica
MonicaPermalinkResponder

Vou pra lá em 23/01. Espero gostar mas gostaria de receber alguns comentários de quem esteve por lá recentemente.
Levarei meus pais que viajam pela primeira vez e não queria decepcioná-los, até pra que eles peguem gosto e repitam os passeios...

Ricardo Freire

Monica, eu estive agora em outubro. É como eu escrevi: não é luxuoso, o buffet não é quilométrico, a praia é sossegada, os restaurantes da vila são ótimos. Leia os comentários anteriores, há outros depoimentos. O site é self-service, o leitor tem que colaborar procurando a informação.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

O que acharam do lugar???

A Viajante Carioca

Escrevi um comentário grande lá no final do post, dá uma olhada lá. Estou no resort neste momento e curtindo muito c/ a família.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Estive no Costa Brasilis no início do ano passado, achei tudo de bom gosto e charmoso. Considero uma excelente opção para descanso, sem requintes dos melhores resorts. Agora, para quem deseja qualidade na recreação infantil, não recomendo, é bem simples e as crianças não tem tanto acompanhamento com os monitores, acaba que ficam mesmo na "aba" dos pais.

Sílvia Soares

Riq, estive nesse resort há mais ou menos um ano. Minha única insatisfação foi com relação ao kids club, bem fraquinho (era ao lado do playground de madeira, uma salinha de no máximo 4 metros quadrados, com brinquedos sujos e velhos). Continua assim?

Como não sou muito fã de resorts, adorei o clima de pousada e ter para onde fugir à noite. Além disso, como o pessoal da CVC passa o dia fora, o resort fica bem tranquilo. E a segunda piscina tem uma área bem rasa, como se fosse um riozinho, ótima para bebês.

Além dos restaurantes que vc já mencionou, recomendo a Pizzaria Estrela, não só pelas ditas cujas, mas tb pelo astral. E pra comidinha caseira, sem cara de bandejão de resort, o Aroeira.

Tb gostei bastante do restaurante/barraca Maria Nilza, em Guaiu, que tem o melhor suco de graviola do mundo.

Ricardo Freire

A salinha do kid's é pequena mesmo.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Deixo aqui registrada e re-registrada a lembrança da dica "en passant" do Riq: vá a Belmonte. É um local imperdível e ainda em processo de ser descoberto pelas massas - com os eventuais inconvenientes e benefícios que isso traz.

Tem uma praia em uma barra de rio antes de se chegar a Belmonte. Não lembro o nome, mas foi uma praia semi-anônima que descobri via Guia de Praias e achei muitíssimo interessante.

É uma pena que a maioria dos "pacoteiros" do Costa Brasilis perca o dia em city-tours (se for baixa temporada e o passeio for ao sul de Porto Seguro, vc está na ponta inicial do pinga-pinga de hoteis, idem para traslado organizado)

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Vou anotar a dica.
Eu voltaria novamente e novamente para a área de Santo André, Arraial d'Ajuda e Trancoso. É uma rota ideal para hacer com carro alugado. Com as balsas você pode passar o carro de um lado para o outro rapidamente.
Saudades. Tenho muitas ganas de voltar a essa zona. É linda!

Adriana Pessoa

Santo André é minha praia preferida na Bahia. Adoro!
Já me hospedei no Costa Brasilis e gostei muito. É quase como estar em casa...sem a muvuca dos grandes resorts.
A praia em frente é deliciosa, principalmente por ser quase deserta. Em janeiro deste ano, pude observar das espreguiçadeiras da praia, golfinhos pulando bem a minha frente...o que já valeu a viagem!!
Dica para ser levada muito a sério: Casapraia. Bem ao lado do resort. Lugar delicioso, com sucos e comidinhas maravilhosas...certamente em janeiro estarei por lá novamente.

mariza
marizaPermalinkResponder

Estou programando ir em janeiro de 2011 para Costa Brasilis .Qual seria a melhor ala para ficar hospedada sem barulho e com conforto ,tenho filho de 10 anos muito alergico (asma)e evito locais com mofo e velhos.ADOREI AS DICAS obrigado

Ricardo Freire

A ala mais nova é a do Mosteiro. Mas não vi os quartos -- nesse resort estive incógnito, não deu pra visitar todos os quartos. Fiquei num chalé e ao entrar senti um leve cheirinho de umidade, mas imediamente me acostumei.

Adriana Pessoa

Ric,
se essas fotos do resort foram feitas em janeiro desse ano, a não ser que eu esteja realmente "viajando", acho que consegui identificar na sexta foto, meu marido e meu filho na canto esquerdo da piscina...
Abçs.

Ricardo Freire

As fotos da piscina são de 19 de outubro! As únicas fotos antigas são as da praia e do rio, que tirei em janeiro smile

Adriana Pessoa

Nossa...isso é que é viajar na viagem!! Rs

Simone
SimonePermalinkResponder

Olá Ricardo. Estive em setembro/2010 e gostei demais. Minhas dicas são as seguintes: os quartos da ala nova (mosteiro, armazém, etc.) são muito bons. Fiquei no Armazém, quarto 32, que é enorme, tem dois ambientes, o banheiro é muito espaçoso com jacuzzi e é bem arejado e iluminado. Fui pela CVC e não paguei nada a mais para ficar nele, apenas o escolhi pela dica de uma amiga. A equipe de recreação infantil deu um show, a criançada fez passeios até as barraquinhas, brincaram de caça ao tesouro, atividades dentro e fora da piscina. Havia um monitor para os adultos, que além de muito simpático, soube divertir bastante. Os restaurantes Casapraia e Victor Hugo são excelentes, mas não recomendo a quem tem criança, pois as opções de cardápio não agradam aos menores.

mariza
marizaPermalinkResponder

RIQ e Simone vou para o costa brasilis em 11 de dezembro com 2 crianças,estava pensando em fazer as refeiçoes no casapraia e Victor hugo mas voce disse que o cardapio não agrada para crianças .O que você sugere?Como são os restaurantes do hotel,estou com reservas apenas com café da manhã.

Ricardo Freire

Eu gostei do restaurante à la carte do hotel (mais do que do buffet).

Há vários restaurantes em Santo André. Talvez não agradem de maneira óbvia a crianças justamente por Santo André ser um lugar gastronomicamente sofisticado. Mas duvido que você não consiga pedir um arroz com feijão e bifinho ou uma massinha com molho de tomate em qualquer lugar.

Um detalhe: os recepcionistas do hotel estão proibidos de dar informações sobre restaurantes na vila (!).

Além dos restaurantes já citados, você pode ir na Vila Araticum, na pousada Jacumã, no Floridita, no Gaivota (beira-rio, lindo deck), no Santana, na pizzaria Estrela. Pergunte na rua que qualquer um diz onde é (todos, com exceção de Araticum e Casapraia, ficam à direita do hotel -- de quem olha para a praia).

Simone
SimonePermalinkResponder

Olá Mariza, o Gaivota tem bastante opção para a criançada. Também gostei de um restaurante que fica na rua do Costa Brasilis, mais ou menos a um kilometro à esquerda (saindo pela frente). Infelizmente não consigo lembrar o nome, mas fica antes do mercadinho e do telefone público (pelas referências você conseguirá encontrar).
Nos dias em que você quiser ficar no hotel, você pode pedir uma porção de peixe do bar da piscina e um prato do restaurante à la carte (massa, por exemplo), a relação custo-benefício fica bem interessante. Aproveite bem sua estadia!

Gabriella Dellai

olá, estava pesquisando informações sobre o Costa Brasilis e acabei encontrando seu site...está de parabéns, ótimas dicas e informações; tenho uma reserva para o Costa Brasilis em 11/12/2010, vou com meu marido e meus filhos 11 e 3 anos, vc teria mais algumas dicas sobre restaurantes, passeios etc próximos ao hotel, não temos intenção de nos distanciar muito, principalmente por causa da minha filhinha (3 aninhos)e realmente queremos descansar e não ficar "caçando" passeios que acabariam até gerando um stress por causa da minha pequena. De qualquer forma, agradeça o a atenção e mais uma vez meus parabéns pelo site!

Sílvia Soares

Mariza, pode ser uma infeliz experiência isolada, mas fui super mal recebida na Victor Hugo, quando lá fui almoçar. Estávamos com nosso filho, que tinha 2 anos na época e, embora ele estivesse dormindo no carrinho, não foram nada amistosos, olharam para ele de cara feia mesmo.

Depois, descobri que a pousada não aceita(va) crianças menores de 12 anos como hóspedes, mas, de qualquer forma, não haviam me informado sobre essa restrição no restaurante.

mariza
marizaPermalinkResponder

Silvia,obrigada pela informação em relação ao restaurante Victor Hugo,irei procurar outros lugares e se tiver mais dicas ,me envie.

Simone
SimonePermalinkResponder

Olá Silvia e Mariza, eu até entendo a restrição deles (Victor Hugo) às crianças, pois há muitos objetos de decoração espalhados pelo restaurante, e as crianças do nosso grupo quase mataram os donos do coração..rsrsrs
Mariza, como opção à sua diária, que inclui somente o café da manhã, é visitar o mercadinho que existe na rua do hotel (saindo pela frente, vire à esquerda). Comprei alguns biscoitos e sucos para a criançada e o hotel permitiu que eu deixasse no frigobar sem problemas. Mas eu sugiro conversar na recepção antes.

Daniele
DanielePermalinkResponder

Eu e meu namorado esteve no resort em agosto/2010 adoramos o lugar é um paraíso, recomendo as cocadas que vende na feirinha dentro do resort e o restaurante Gaivota a muqueca de peixe é sensacional, na praia do Guaiu tem o restaurante da Maria Nilza mas o prato demora demais portanto tem que chegar sem fome e os preços saõ salgados, o restaurante do hotel é bom tbm e os preços são camaradas.Quanto a monitoração das crianças eu vi que os monitores eram bem animados e ficavam com as crianças o tempo todo brincando.

mariza
marizaPermalinkResponder

Simone e Daniele ,obrigada pelas dicas de lugares para alimentar, adorei saber do mercadinho e das dicas de refeição no hotel e do restaurante Gaivota.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Olá Mariza,

Quando voltar deixe sua opinião...

Mônica Vianna

Achei o local lindo, os apartamentos espaçosos.
Quanto aos serviços o local deixa muito a desejar. Os recepcionistas são lentos, não sabem dar informações básicas sobre os demais setores do hotel. Viajei com 3 crianças de 3 anos, uma de 8 e minha mãe de 78 anos. Telefonei 3 vezes para solicitar nossa acomodação em quartos vizinhos e fui informada que deveria enviar um e-mail. Enviei o e-mail mas nem foi lido.

O café-da-manhã deixou a desejar. Os alimentos não eram repostos e para comer pão de queijo tínhamos que madrugar. As 10 h já não tinha mais nada. Teve até abaixo-assinado para reclamar.

O room service ficou sem batata frita e pão de hamburguer (o básico!!). Fiz o pedido e depois de mais de uma hora retornei a ligação e aí fui informada do ocorrido. Falta de consideração total.

O frigobar dos aptos não gelava as bebidas e para enviar gelo era cobrada uma taxa de r$ 8,00.
O mesmo aconteceu com talheres e pratos para servir a comida que esquentei na copa baby, apesar de não haver o material no local

A piscina pequena não possui atendimento do bar. A recreação para crianças pequenas não existe. O espaço Kids é pequeno, sujo e com brinquedos quebrados.

O que nos salvou foi o mercadinho chamado POMBAL que fica mais ou menos a 900m da entrada do hotel (a esquerda). Eles até entregam se o valor for maior que R$ 40,00.

No último noite minha filha teve uma convulsão durante o sono e não havia médico, enfermeiro ou paramédico no local. Isto porque o Costa Brasilis está a 38km de Porto Seguro com travessia de balsa.

Vi senhoras idosas, utilizando bengalas e sendo alojadas no Mosteiro que é distante da área central.

No último dia ouvi uma atendente do restaurante dizendo a uma cliente que os tudo estava sendo feito para "preservar" os demais hóspedes em relação aos clientes da CVC. Inacreditável. Os clientes da CVC são hospedados gratuitamente?

Resumindo, as instações muito bonitas. Falta treinamento, planejamento, educação e boa vontade dos empregados. O local é tranquilo e poderia ser uma ótima opção se alguns problemas fossem sanados e os hóspedes ouvidos em suas sugestões e reclamações.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Mônica,

O atendimento era diferenciado para os clientes da CVC? EStou indo em janeiro pela CVC e confesso que estou um pouco apreensiva já que não conheço niguém que tenha se hospedado lá> Resolvi arriscar já que este ano fiquei no Stella Maris Resort, novo e sem indicações, em Salvador, e foi uma ótima experiência.
Levarei meus pais que viajam pela primeira vez e não gostaria que se decepcionassem. Quanto mais informações eu conseguir mais chances terei de mudar o que não gostar...
Grata,

Mônica

Ricardo Freire

É bem mais simples que o Stella Maris. Mas a praia é mais sossegada, e há ótimos passeios a serem feitos.

A Viajante Carioca

Também discordo do que conta esta senhora. É óbvio que às 10h da manhã não houvesse mais pão de queijo... O CAFÉ DA MANHÃ ENCERRA ÀS 10h. A senhora que deveria se informar melhor. Não estou aqui pra criar polêmica, mas sim pra dizer a verdade de forma imparcial.
Eu comi todos os pães de queijo que eu quis... lá, lá, lá .

E a sra. que me perdoe, mas aqui no meio do mato num local praticamente virgem... não é lugar pra trazer uma pessoa com dificuldades motoras em razão da idade. Um local mais urbano seria mais apropriado, né? Se não sabia onde era, consultasse o Google Maps (como eu fiz) antes de vir. Tenha santa paciência...

No mais, todas as tarifas que ela relata ter pago estão discriminadas no guia de check in que eu recebi (E LI, frise-se). Ou seja, paga quem quer (e utiliza os serviços adicionais).

PS.: O ar condicionado e o frigobar do meu quarto (número 64 do Mosteiro) estão gelando até a alma.

Cintia
CintiaPermalinkResponder

Acabamos de retornar do Costa Brasilis. Nos hospedamos lá do dia 11 ao 18 de dezembro. O hotel estava relativamente vazio e mesmo assim o serviço foi péssimo.
No primeiro dia, quando chegamos de viagem às 4 horas da manhã, o café simplesmente foi retirado pelos funcionários do hotel quando ainda nos servíamos, porque, segundo a senhora que me atendeu, já eram dez horas da manhã. Era como se não tivéssemos o direito de estar lá. Reclamamos com o gerente, mas nada foi feito.

Os garçons são despreparados, o buffet é limitado, ouso dizer que não houve um prato que tenha nos surpreendido. A limpeza das mesas é outro grande problema.

No bar da piscina, os pedidos demoram muito, muito mesmo, a serem servidos, quando não há erro.

Saímos no sábado à noite. Desde a sexta-feira não havia mais picolé (em pleno verão) e eles só receberiam o produto na segunda-feira seguinte.

Na área da piscina, vários tipos diferentes de móveis se misturam, inclusive cadeiras do centro de convenções, o que nos deu a impressão de desleixo por parte da administração.
Para quem viaja com crianças, a praia é gostosa mas não conta com serviço de bar. E a recreação é amadora, apesar da boa vontade dos "tios".

Cintia

mariza
marizaPermalinkResponder

CINTIA,VOU EM JANEIRO AO COSTA BRASILIS PODERIA ME INFORMAR SE GOSTOU DO ESPACO FISICO ,DA PISCINA ,DAS ACOMODACOES E DA ALIMENTACAO A LA CARTE

beatriz amaral

Chegamos ontem do Costa Brasilis; ficamos uma semana, incluindo a noite de natal. O hotel é lindo,os funcionários simpáticos, mas o resto é pavoroso. O restaurante, além de caro, tem uma comida de péssima qualidade e a falta de asseio incomoda bastante. Os demais serviços são lentos ou inexistentes; não há serviço de praia, faltam barracas e até espreguiçadeiras! A comida o bar é absurdamente ruim e cara, o sorvete acaba no meio do dia e não repõem. Enfim, se puderem, fujam.
Beatriz

A Viajante Carioca

Não entendi (de verdade) os comentários desta senhora.

Será que ela acha caro pagar R$25,00 por um buffet completo (super bem temperado e sempre quente) COM sobremesa? Ou R$10 por uma porçao generosa de fritas servidas na hora que vc quer? R$22 num prato individual de carne?

Ou esta senhora está de sacanagem (com as pessoas e com o hotel) ou é muito da mão-de-vaca. Não é possível tanta coisa ruim num lugar só: estou achando que ela é quem está de mal com tudo e com todos.

PS.: Não só há serviço completo de praia como também fui muito bem atendida. E o atendente Wanderlei ainda ajudou a tirar do mar um senhora que não estava conseguindo sair sozinha (nota: esse NÃO é o serviço dele).

Estou aqui neste momento e estes comentários são irreais. Mas como eu havia lido este Blog antes de viajar (inclusive este comentário), fiquei indignada e resolvi escrever. Esta senhora é muito amarga da vida. Ainda bem que estou aqui e feliz.

Andreia Alves
Andreia AlvesPermalinkResponder

22 de junho de 2011

Cheguei há dois dias de uma estada de 07 dias no Costa Brasilis e não pude deixar de colocar meu comentário. Estou indignada com coisas ruins que tenho lido sobre o lugar.

Meu Deus do céu, concordo com a viajante carioca, estas pessoas devem estar de sacanagem com o hotel, não é possível, pois encontrei tudo perfeito.

Desde a parte arquitetônica, paisagística, os interiores, todos os serviços, a comida, pois fiz questão de comprar o pacote com meia pensão, então jantei lá todos os dias, enfim a equipe de recreação que não mede esforços para entreter os hóspedes, sejam eles adultos ou crianças.

Viajei com meu marido, um filho de 07 anos e uma filha de 05 anos. Não ouvi outra coisa do primeiro ao último dia da hospedagem dos pequenos que não fosse "queria morar aqui".

Viajo pelo menos uma vez ao ano, e gosto sempre de inovar, mas com certeza esse destino eu vou ter que repetir.

PS. Fica aqui registrado um grande abraço para o pessoal todo do Hotel que nos trataram como reis, do Restaurante Aroeira, onde almoçamos por 3 vezes, para a Dona Silvia, suas filhas e a netinha Sara, do Restaurante Orquídeas, para o pessoal do Restaurante Almescla, para a Dona Marina, com suas cocadas de maracujá e banana, que eu tive que trazer para casa, enfim, para todos da ilha que nos saudaram com um sorriso quando cruzaram conosco pela estradinha que dava acesso ao Costa Brasilis, e um até breve, se Deus quiser.

A Viajante Carioca

Puxa, Andreia, por pouco não nos encontramos, né?

Eu fiquei muito feliz de ter conhecido um hotel tão bacanudo, e ter comido tão bem nos 8 dias em que estive lá. Cada noite o jantar era inspirado num país ou região. Assim, comemos comida nordestina, francesa, espanhola, portuguesa, baiana... Isso vai deixar saudade.

Esqueci de deixar registrado um elogio à Flávia, gerente daquele Spa tão maravilhoso, que me fez sentir-me nas nuvens. E a funcionária Renata (do Spa Ruby) também merece o mesmo elogio.

No mais, é dizer que amamos e esperamos voltar.
Abraço a todos.

mariza
marizaPermalinkResponder

Olá pessoal,estou um pouco assustada com os comentários.Não espero nada sofisticado como o Nannai e grandioso como o Ibero .Quando comprei o passeio para janeiro ,imaginei um lugar bonito e calmo ,sem requinte ,mas com asseio e gentileza .Conforme as informações do Riq,correspondia ao que procurava,mas os ultimos depoimentos me assustaram !!!!!

Ricardo Freire

Acredito que os últimos depoimentos sejam de pessoas que foram com expectativas inadequadas. Pelo que vejo nas caixas de comentários, acontece o tempo todo em todos os resorts.

Não espere muito do buffet, ele é realmente limitado quando comparado a outros resorts. Mas os preços dos petiscos estão super alinhados com o que encontrei por aí.

carla collins
carla collinsPermalinkResponder

Nossa eu como a Mariza estou ficando preocupada ,observei que algumas pessoas foram fora de alta temporada e mesmo assim reclamaram da sujeira e serviços,sei que nem tudo agrada a todos mas limpeza meu Deus!!!!!!!!!Estarei indo com minha mãe e meu filho de 3 anos dia 15 espero poder relatar aqui depois, que tive pelo menos uma boa experiÊncia é a primeira viagem mais longe do meu filho escolhi esse resort por ter visto que era adequado as crinças e por ser masi perto de "SÃO Paul" que viajasse de avião o que ele queria.
Que 2011 seja muito bom a todos e a nós que passaremos por essa e^xperiência no COSTA BRASILIS!!!!QUE venha 2011!

Ricardo Freire

Carla, o Costa Brasilis é um resort simples. Básico. BBB, está no título.

Para o que se propõe, e pelo que cobra, é um resort bem bacaninha. Não tenho nenhuma ligação com a empresa (aliás não tenho simpatia nenhuma pela CVC, qualquer leitor habitual daqui do blog sabe), paguei a diária do meu bolso. Ano passado indiquei o resort no fim do ano para uma família viajadíssima, disse o que eles iam encontrar, adoraram a experiência, curtiram a praia e a vila.

Acredite: até a percepção de limpeza pode ser relativa, sim. Quando você não encontra o que esperava, tudo é motivo para reclamação.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Estava mesmo esperando comentários dos últimos viajantes e, a exemplo da Carla e da Mariza, também estou muito preocupada. Não espero muito requinte, mas limpeza e atendimento independem de custos... Fiquei assustada ao saber de problemas no frigobar, limpeza de quarto, falta de espreguiçadeira... é, realmente não dá. Isso é o Básico. Que o buffet não seja lá essas coisas mas o café da manhã não precisa muito pra agradar (sucos, bolos, pães, creais, leites e derivados...) É o básico!!!!
Estou pensando seriamente em questionar o próprio hotel e a CVC. Viajo 23/01 e chego na madrugada...
Espero algum comentário que me tranquilize ou que o próprio hotel acesse esse blog para se manifestar...

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Em tempo, gostaria de ligar no hotel. Será que alguém tem o telefone. Só consegui de operadoras...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! Neste mesmo post existe um link para a página do hotel. Clique lá! Você vai encontrar todos os meios de contato.

Monica
MonicaPermalinkResponder

Obrigada, já anotei...

Daniele
DanielePermalinkResponder

Olá Monica e Mariza, gostaria de saber o que acharam do Costa Brasilis...fechei minha viagem para 09 de Abril e até lá estarei de quase 6 meses de gestação...procuramos um lugar tranquilo onde não haja bagunça e muito menos stress..por favor me falem da experiencia de vocês..dependendo do que responderem estou pensando seriamente em ir na CVC e dar um jeito de mudar para outro hotel...estou preocupada, pq em outros sites ví tb muitas reclamações da mesma origem, atendimento, limpeza e refeições..
Obrigado

carla collins
carla collinsPermalinkResponder

Bem Ricardo concordo com vc o Costa é um resort BBB,COMO falei fui n dia 15 voltei agora dia 22.Não tive problema algum com nada,os guias que estão no hotel são ótimos e sinceros em tudo no que falaram.O costa é uma mistura boa de mar e natureza atrás do quarto em que fiquei ,fui visitada por diversos passaros e por saguis que brincavam alegremente nas arvores.Quanto aos quartos estavam sempre muito limpos.O unico problema que observei eram as moscas .todos os dias ele fazism um detetização mas não adiantava eleas atacavam o restaurante,mas nada que não desse pra conviver.
A comida era boa nada muito sofisticado mas muito saborosa.Como falei em outro post fui ocm m uito medo do que ia encontrar mas foi uamsurpresa boa ,fomos muito bem tratados por todos funcionários que eram sempre prestativos .

Outra coisa que notei foi o problema que algumas pessoas tinham com as cadeiras e guarda -sóis eu não tive pois acordo cedo e antes de ir tomar café já as guardava pois estava com uam cça de 3 anos que por sinal AMOU tudo,disse que lá era sua outra casa.
obrigado Ricardo gostei da dica e de suas informações .

PS;Ah eu fiquei no quarto próximo a piscina 114 quem ficou nos chales, no armAzem e mosteiro mesmo mais distante tbém gostaram.Existem carrinhso eletricos que fazem o transporte de quem não quer dar uma caminhada.
Carla

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Olá,

Cheguei hoje de lá e desde que saí me senti na obrigação de deixar meu depoimento. Assim como vcs que ainda irão pra lá fiquei muito assustada com os depoimentos deixados.
O lugar é maravilhoso, fui super bem atendida, passei dias maravilhosos e não tenho nada a reclamar. O quarto sempre limpo, toalhas trocadas... Tudo funcionou perfeitamente.
De fato, a gastronomia do hotel não é boa. Porém, a vila é tão charmosa e os restaurantes uma graça. Comida de altissíma qualidade. Não vale a pena fazer as refeições no hotel, já que é imperdível conhecer Santo André.
O café da manhã não é nenhum exagero mas é bem gostosinho.
No mural da recepção do hotel há uma lista com os restaurantes da vila. Eles possuem serviço de leva e traz, basta ligar e marcar o horário.
Recomendo a pizzaria Estrela, que hoje atende tbém pelo nome de almesclar, que fica mais ou menos uns 700 mts a esquerda do hotel. A pizza é deliciosa e os donos muito simpáticos.
Há tbém o restaurante Orquídeas que serve comida típica baiana e massa feita pela Sílvia, dona do restaurante que é casada com italiano Miquele. A lasanha é imperdível, me senti na Itália. Ah, o acarajé tbém é maravilhoso. Nem em Salvador comi um assim.

Daniele, acho que vc pode ficar tranquila, e, se quiser sossego não há lugar melhor.

O Ricardo tem razão quando fala que os depoimentos dependem muito da expectativa de cada um. Tbém pensei em cancelar e ainda bem que não fiz. Meus pais adoraram, meus filhos aproveitaram e eu descansei.

E pra não dizer que não houve stress, passei a noite no aeroporto já que a TAM atrasou o voo em 7 horas. Imprevistos podem acontecer.

Boa viagem!!!!

Daniele
DanielePermalinkResponder

Carla e Mônica, vocês não imaginam como estou mais tranquila..
Tenho certeza que serão dias maravilhosos..pois o que eu quero é sossego...

Muito obrigada!

mariza
marizaPermalinkResponder

Daniele,fique tranquila,o Costa Brasilis é muito legal,fiquei hospedada de 29 de janeiro a 04 de fevereiro.O lugar é maravilhoso, o mar é limpo e as acomodações do hotel são muito boas. O atendimento é muito bom, sempre foram muito educados. Realmente a alimentação não é tão saborosa parece que falta tempero, no entanto existe os restaurantes que o Riq citou,gostei rest. Orquidea, Vila Araticum, Almesclar que está atendendo junto com a pizzaria Estrela. O Gaivota tem uma vista linda. O Restaurante Corsário tem uma comida mais requintada. Fui a Guaiu e ao restaurante da Maria Nilza, gostei apenas achei um pouco caro, mas ela e o local compensam o passeio.
Espero que aproveite o seu passeio, eu e minha família adoramos!
Mariza.

carla collins
carla collinsPermalinkResponder

Boa viagem Daniele e eu aprendi muito com o que o Ricardo disse,tdo depende de quem vê e de que estado de espirito a pessoa está!

ps; eu fui para um hotel em Boissucanga depois e vi que realmente estava no Paraiso no Costa..........ah para quem quer saber do hotel de Boissucanga chamasse Mobidick,a praia LINDA O hotel pavoroso,sujo,mofado e péssimo atendimento tirando o rapaz que coloca cadeiras na praia um fofo.
Só vale pela praia ,pois o valor ,muito caro pelo que oferece.

Daniele
DanielePermalinkResponder

Muito obrigado pelas dicas...tenho certeza q irei gostar muito!

Elaine
ElainePermalinkResponder

Viajarei no próximo dia 26/03 pela CVC com minha mãe e minha filhinha de 02 anos , estou querendo um local para descarnsar após um ano de trabalho árduo .
Não espero nenhuma paparicação de funcionários , pois sei me virar bem sozinha .
Tenho plena certeza que as maravilhas proporcionada pela natureza exuberante do local deve suprir qualquer eventualidade .
Quando retornar vou postar novos comentários .

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

Estou pensando em ir para lá em junho, pois estarei de férias. Será que nessa época chove naquela região?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! O Sul da Bahia é imprevisível. Mas em junho é uma aposta melhor do que no resto no Nordeste, onde é mais certo que chova.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/ferias-no-brasil-como-fugir-da-chuva/

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Olá pessoal!
Ricardo, agradeço a vossa matéria com relação a este Resort.
Comprei o pacote através de uma promoção (não CVC, rs.), porém nem havia procurado saber mais sobre o local. Espero poder descansar, pois é isto mesmo que eu quero, nada de agitação. Posto os meus comentários após a chegada que será 27/03.

Elaine
ElainePermalinkResponder

Ricardo ...

Vc me salvou , pois lendo os relatos de algumas pessoas , fiquei apreensiva quanto ao Costa Brasilis , pois já tinha comprado o pacote e náo dava para voltar atrás ..
Depois de ler seu relato que considero o mais fiel de todos , fiquei mais tranquila ...
Hoje estou no Costa e realmente é tudo de bom ... um BBB
Super limpo, confortável , agradável e bem família ...ideal para descansar
Quem quiser mais luxo deve pagar por isso ...procurando um resort mais chique ...
Obrigada Ricardo pelas dicas ...
Bjs ...

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Bem, cheguei a poucos dias do Cota ... fiquei hospedado por 7 dias.

A praia realmente é muito bonita ... e exclusiva.

As unicas observacoes que faço sao:

a) a piscina precisa ser mais limpa;
b) ha uma quantidade razoavel de formigas no quarto; (ha muita umidade)
c) nao deixem as criancas com as funcionarias da recreacao ... infelizmente me assustei deveras quando deixei meu filho de 4 anos logo apos o entardecer para participar de uma gincana com a monitora e qdo foi busca-lo a recreadora me informou que nao sabia aonde ele estava ... foram 15 minutos de intensa procura e confesso que fiquei muito apreensivo.

abs a todos.

Daniele
DanielePermalinkResponder

Cheguei ontem do Costa Brasilis e devo afirmar que me surpreendi com o lugar!!
Devido aos comentários não fui esperando muito...mas foi tudo maravilhoso, as praias são lindas, o hotel aconchegante...não ví formigas, nem mosquitos mortos nas paredes como alguns relataram antes, para quem espera um super resort realmente existe a decepção mas para mim foram dias maravilhosos, espero voltar muitas vezes!!!

Obrigado a todos que antes me tranquilizaram!!
Indico o lugar!!

Andréia
AndréiaPermalinkResponder

Gente, estou assustada com certos comentários. Acabei de fechar um pacote com a CVC para 12/06/2011 e só agora fuí procurar me informar melhor sobre o local. Não estou esperando nada luxuoso, mas, limpeza e bom atendimento são essenciais em qualquer estabelecimento hoteleiro. Espero não me decepcionar, pois vou viajar com crianças, uma de 7 e outra de 5 anos. Quando retornar de viagem, comentarei minha impressão. Só aguardo anciosamente para que me surpreenda, para melhor, claro!

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá Andreia!
Acho que vamos nos encontrar lá. Também estou apreensiva. O que me preocupa é a distancia de outros lugares para comer ou passear, mas pelo que entendi aqui do Ric a distancia a vila e restaurantes é pequena. Indo pela praia ou pela avenida? Alguém sabe me informar? Esses restaurantes funcionam mesmo fora da temporada?

A Viajante Carioca

Oi, Andreia, oi, Daniela! Se vcs vierem ainda vão me encontrar por aqui. Só vou embora dia 15/06. Sou do Rio e vim com minha família. Escrevi um comentário lá embaixo (leia depois). Estamos adorando e curtindo muito!
@Daniela, tem restaurantes abertos sim, e inclusive um deles me informou que busca a gente no hotel. O referido restaurante é a cerca de uns 800m indo pela estradinha, e o nome dele é Almescla (antiga Pizzaria Estrela, desativada depois que o pizzaiolo `chef` saiu de lá).
A bem da verdade, acho que vcs nem vão querer sair daqui pra ir comer. Pra quê? Aqui é tudo tão gostoso e bem temperado... comi um peixe (dourado) ao molho de ervas divino hoje. Isso sem contar a carne de sol de ontem... mmmmm!!
Abraços!

Camila
CamilaPermalinkResponder

Gostaria de saber quanto custa o translado do aeroporto de Porto Seguro até o hotel.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Pergunte direto no hotel para saber valores atualizados. O táxi de Porto Seguro para localidades vizinhas costuma ser caro -- pense em no mínimo R$ 150, talvez R$ 200 cada trecho.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Me informei, sai R$ 100,00 por pessoa, ida e volta grin

Camila
CamilaPermalinkResponder

Alguem sabe se tem programa de recreação para crianças? Estou pensando em ir nas ferias de julho.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Há recreação, sim.

A Viajante Carioca

Camila, a recreação do Costa Brasilis é simples, mas eficaz. As crianças ficam bem ocupadinhas lá com as meninas. Mas só as acima de 4 anos podem ficar sem os pais. Estou aqui neste momento e posso te afirmar que é assim. Minha filhota tem só 2 anos e meio e não entra no esquema ainda (acho que em nenhum resort ou navio, a não ser que paguemos baby sitter- e sou contra).
Venha na boa! Abraços.

Leila
LeilaPermalinkResponder

Oi Gente ... Sou de curitiba e comprei um pacote para sete dias no costa brasilis pelo site de compra coletiva peixe urbano, no começo fiquei desconfiada pelos comentários ruins, viajarei dia 21 de maio e tenho certeza que vai ser tudo de bom, só estou com medo do tempo pois aqui em curitiba em maio e friozinho rsrsr, quando eu voltar vou fazer questão de postar meu comentário.

AJ Freire
AJ FreirePermalinkResponder

Olá!
Acabei de voltar do Costa Brasilis com minha família!

Fiz um post relatando a experiência: http://nerdpai.com/costa-brasilis-resort-em-santo-andre-da-bahia/

Leila
LeilaPermalinkResponder

Oi
Alguem pode me ajudar sobre o translado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Leila! Entre em contato com o resort para obter indicações de traslado!

leila
leilaPermalinkResponder

Liguei no resort, eles indicam a Coconuts liguei e nada então achei o taxitransfer O valor do Transfer Taxi do Aeroporto X Hotel Costa Brasilis R$: 120,00 ida e R$: 120,00 a volta.
Este valor é para até 4 pessoas.

Leila
LeilaPermalinkResponder

Oi gente cheguei ontem do Costa Brasilis é tudo de bom, peguei uma semana maravilhosa, adorei a comida do restaurante do resort, a praia é um pouco brava mas não impede um mergulho, as piscinas maravilhosas.
Não é de luxo mas é bem confortável cheio de verde é um local bem familia, Fiquei em um apartamento bem próximo ao mar dormia e acordava com o barulho das ondas. ADOREI

A Viajante Carioca

Olá a todos. ESTOU no Costa Brasilis neste momento e estou encantada com tudo o que tenho visto. Ao mesmo tempo, estou decepcionada com algumas pessoas que escreveram acima e que devem estar, no mínimo, de mal com a vida. Por isso decidi escrever, ao vivo e in loco.

Aqui é fantástico, bonito, a estrutura ótima e os funcionários super atenciosos. Não nos faltou nada até agora. Estou com meu marido e nossa filha de 2 anos e meio (que está amando tudo).

O hotel está com pelo menos 50% da capacidade, pois estamos em dia de semana e fora de temporada. Talvez em épocas de movimento os funcionários atuais sejam poucos, mas não sei se aumentam o quadro nessas ocasiões (provavelmente sim).

Ricardo, parece que a comida está mais em conta do que quando vc veio. Pagamos R$300,00 em um pacote de meia pensão (além do café, o jantar em buffet liberado), o que resulta em R$25,00 por dia, por cabeça. Lá no Rio, qualquer pizzaria furreca cobra + do que isso por uma pizza. As fritas continuam a R$10,00 a porção, e comemos manjubinha fritinha por R$14,00. Água de coco sai por incríveis R$2,50 (ONDE no RJ a água sai por esse preço?) . Isso sim, são peços honestos.

Ontem o buffet do jantar foi nordestino; hoje foi italiano. Suspeito que amamhã seja comida espanhola. Tudo delicioso. Comemos felizes.

E tive a sorte de ser colocada na ala Mosteiro, uma das mais silenciosas. Nosso quarto é temático e bem aconchegante. O banheiro é novinho e amplo.

Quanto à limpeza, não é impecável, mas me refiro unicamente ao piso do quarto. Acho que, por estarmos no meio da mata e em local de terra batida, não dá mesmo pra fazer muita coisa: o chão tem sempre aquela areiazinha típica. Mas nada anormal. Aposto que quem escreveu aquelas besteiras antes tem mania de limpeza ou de grandeza.

O resort tem sala de jogos (linda!), um SPA digno de metrópole, 3 restaurantes (1 desativado), piscinas deliciosas e "grandotinhas" (como diz o autor do Blog), wi fi nas áreas comuns, academia, um gazebo de TV super relaxante e kids club com copa baby (adorei!).

Que mais eu posso querer para relaxar??

Vou indicar e vou voltar sempre que eu puder. E esqueçam os comentários azedos acima.

A Viajante Carioca

Ricardo Freire?? Agora que me toquei que tenho um livro seu: "100 Dicas para Viajar Melhor"- caramba, que coincidência.

Adoro seu site.

Abraços!

Ivete
IvetePermalinkResponder

Olá, estou pensando em fechar um pacote com a cvc para setembro...e gostaria de dicas de passeio e se vale a pena um pacote com meia pensão, ou se é melhor comer pela vila a noite. Gostaria de ficar bem tranquilinha descansar msm vou eu e meu namorado... Mais queria saber se tem algum passeio ,que seja assim imperdível ! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivete! Há um tópico com o título "Passeios" no final do texto, por favor leia.

A vila tem ótimos restaurantes; feche a meia pensão apenas se quiser economizar ou tiver preguiça de ir à vila todas as noites.

Ivete
IvetePermalinkResponder

Não achei o tópico que vc falou com relação a passeios... Obrigada pelo toque mais agora tenho outra pergunta... andei vendo arraial, também e agora fiquei em duvida o que vc acha mais. Legal esse costa brasiliana ou ficar em arraial?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivete! Assim fica difícil eekops:

Aqui está o tópico dos passeios, copiadinho e coladinho:

Os passeios. São operados pela CVC. Quem compra pacote de 7 noites tem direito a uma ida noturna à Passarela do Álcool, em Porto Seguro. Do cardápio de passeios, os mais próximos são o da chalana (barco grande) que passeia pelos recifes e também pelo rio João de Tiba e o passeio de um dia à praia do Guaiú, deserta, onde um riacho desemboca no mar (R$ 40 adultos, R$ 20 crianças). Os demais passeios envolvem a travessia do rio por balsa. O city-tour de meio dia a Porto Seguro custa R$ 60 para adultos e R$ 35 para crianças. O dia no parque aquático do Arraial d’Ajuda sai R$ 100 para adultos e R$ 50 para crianças. Há também um passeio de um dia a Trancoso.

Se você estiver de carro pode fazer os passeios ao Arraial d’Ajuda (35 km, com duas balsas) e Trancoso (110 km). O bate-volta ao Espelho é bastante puxado; são 130 km, com balsa e 20 km de estrada de terra. Um passeio lindo é ir até Belmonte (70 km ao norte) e chegar durante a maré alta, para fazer o passeio de voadeira pelos canais e igapós do rio Pardo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

P.S.: quanto ao que é melhor, não sabemos, Ivete. Siga a sua intuição. Só temos condição de responder a perguntas objetivas, desculpe.

gui
guiPermalinkResponder

Obrigado pela resposta

E você poderia sugerir um roteiro de 7 dias, onde eu possa conhecer as principais praias e tbm aproveitar o máximo a estadia??

Desde já agradeço a sua atençã0o!

gui
guiPermalinkResponder

Olá pessoal,

Comprei um pacote de 7 dias para o Costa Brasilis e vou ficar com minha namorada do dia 10 ao 17 de outubro.
Além dos translados, gostaria de saber se há onibus tbm até porto seguro, pois pretendo ir algumas vezes pra lá
e ficar dependendo de transfer todas as ves fica meio pesado

abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gui! Há ônibus que vêm de Belmonte e vão até a balsa; daí você atravessa com a balsa e pega outro ônibus para o centrinho de Porto Seguro. Informe-se sobre os horários na recepção.

Você também pode ir de van até a balsa e lá pegar o ônibus a Porto Seguro.

Tenha em mente que você estará na região em plena Semana do Saco Cheio, quando o trânsito fica complicado. Santo André não é uma localização para curtir Porto Seguro. Aproveite para curtir Santo André, você vai aproveitar muito mais.

gui
guiPermalinkResponder

Obrigado pela resposta

E você poderia sugerir um roteiro de 7 dias, onde eu possa conhecer as principais praias e tbm aproveitar o máximo a estadia??

Desde já agradeço a sua atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gui! Não fazemos roteiros personalizados aqui. Recomendamos que você curta Santo André mas, se quiser passear, no post acima há algumas dicas. Leia também o relato da Flavia Penido, que esteve lá: https://www.viajenaviagem.com/2010/01/ladyrasta-explica-por-que-santo-andre-e-bacana/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar