Onde você guarda o notebook no hotel?

Meu note no Costa Brasilis, em Santo André da Bahia

O Alexandre Giesbrecht me mandou um email porque sentia falta de um post aqui no site sobre procedimentos de segurança para guardar o notebook em quarto de hotel.

Até há pouco, viajar com notebook era coisa de viajante a trabalho, ou de workaholic em estágio grave. Mas hoje é cada vez mais comum. Até porque para muita gente (presente!) a internet já substitui a TV como fonte de informação e diversão. A invenção dos netbooks também está contribuindo para o boom.

Sou um veterano nisso: viajo com laptop desde o final de 1998. Como sou mantido vivo por instrumentos, não há uma viagem em que não leve o lepizinho. Já tive dois laptops que faleceram em viagem — um em caráter definitivo, outro foi ressuscitado em São Paulo.

Quais as precauções que eu tomo? Ahn… nenhumas. Nunca me aconteceu nada. Mas também nunca entraram em quarto nenhum de hotel meu para roubar nada.

Alguns — raros — cofres de hotel acomodam laptops. Uma providência óbvia é trancar o laptop na mala, com cadeado fixo.

E você? O que faz quando leva o notebook para viajar? É desencanado que nem eu? Ou toma as precauções possíveis — nesse caso, quais?

A caixa de comentários é toda ouvidos!


109 comentários

Xi.. eu sou desapegadinha.. no máximo, enfio na mala e faço uma bagunça com as roupas por cima.

Mas o marido, abre o cofre(a maior parte dos cofres cabe o dele, que é bem pequeno) e tranca religiosamente todos os dias. Como normalmente a gente se hospeda em hotéis mais legais, nunca tivemos problemas.

Se não confio no hotel, levo pro carro(se tivermos). Quando fiquei em albergues, deixava no cofre da recepção ou levava na mochila. Mas meu laptop que uso nas viagens é dos bem baratinhos e sempre faço backups, então por isso vou mais tranquila.

Dependendo do nível do hotel deixo em cima da mesa mesmo. Em hotéis de nível intermediário fica trancado na mala. Sei que o número de estrelas pode não dizer nada, mas em hotéis de pelo menos 4 estrelas a chance de acontecer um furto é menor.
Acho insuportável ter que ficar guardando o notebook todo dia.

Dependendo da “catigoria” do hotel, uso as duas alternativas:

Em hotéis melhores, sempre deixo o lépi em cima da escrivaninha, bem à vista mesmo.

Em hostels ou pousadinhas, guardo na mala e fecho com cadeado.

Também nunca tive problemas de roubo com nada.

Eu xuxo o notebook no cofre do hotel. Se não tiver cofre, deixo por lá mesmo confiando de que nunca me roubaram nada em hotéis.

Mas quando encarno o espírito mochileiro e fico hospedado em hostel, levo na mochila pra onde quer que eu vá.
Por isso pra mim é essencial que o gadget seja pequeno e leve.

Mas as fotos eu costumo sempre manter no cartão de memória da camera, mesmo depois de já ter passado pro computador. Se lotar, um pendrive entra em cena como contigência. Já pensei até em despachar DVD’s com as fotos pelos correios no meio da viagem pra evitar que, sei lá, meu computador fosse apreendido pela alfândega ou furtado no aeroporto. Enfim, mas isso é nóia de profissional de TI que passa o dia inteiro preocupado com a confidencialidade, disponibilidade e integridade das informações 😉

    Marcelo, eu costumo no primeiro Wifi que encontrar, subir as fotos para algum album online. Uso KodakGallery.com, porque não tem limite, vc precisa só comprar uma vez por ano e eles armazenam em tamanho original e pode encomendar um CD com todas as fotos.

Eu sou da turma dos paranóicos! Eu tenho um notebook e um netbook. Nas viagens sempre levo o netbook, pois atende as minhas necessidades, além de ser mais fácil de transportar, pois é portátil e leve. Mas a grande vantagem mesmo é que sempre cabe nos cofres dos hotéis!

Ahhh, eu deixo em cima da mesa pra quem quiser ver. Acho muito mais difícil alguém roubar algo que esteja assim tão exposto, pra mim trancafiar coisas chama muito mais atenção. Cofre é p coisas menores, documentos e valores.

Mas, eu tb acho que vai da “categoria” de hotel q vc escolhe. Nao q em hotel bom nada aconteça, mas acho difícil…

Eu geralmente sou desencanada, mas não custa nada guardar na mala e trancar o cadeado… pelo menos não dá tanta bandeira.

É, eu tb guardo o netbook ou notebook na mala com cadeado.
Apesar que nunca tive nenhum tipo de problema em hóteis…

Ah, até por quê uso o computador para fazer um backup das fotos da máquina, ou seja: se alguém roubar o notebook, já elvis as fotos da viagem! 🙁

    Faça um backup no “espaço”(Flicker ou Picasa),pra não dar chance pro azar! (sai pra lá!).

    Eu coloco no fundo da mala, mas como é um Netbook faço copia das fotos num Sdcard que carrego comigo. Pior que perder um bem (que se pode comprar outro depois)é perder os registros daqueles momentos que não voltam mais.

    Não tenho neura não. Nos EUA já esquecemos em cima da mesa do quarto durante o dia, mas em Buenos Aires colocamos no fundo “falso” de uma mala de mão velinha (pra não chamar atenção) mas por sempre fazermos isso (hábito mesmo), pois eu não esquento muito não.

    O que eu não fazemos nunca é andarmos com mochilas (aquelas super manjadas) de notebook em aeroporto ou em trânsito pois chamam a atenção.

    Sempre levo comigo numa bolsa mais normal (essa é a vantagem do netbook ou dos note bem fininhos).E maridão anda com a mochila dele, que é mais fina e menor que as de notebook normal. ou uma bolsa tipo carteiro.

    Elaine, na volta de nossa lua de mel, no check-in resolveram que tínhamos que despachar as mochilas, nem questionamos pois a conexão estava em cima da hora. Quando chegamos em BH, susto: a mochila estava toda aberta e revirada. Levaram máquina digital com todas as fotos da viagem! sorte que eu tinha salvado algumas no picasa!
    Claro que processamos a Cia Aérea por danos materiais e morais né? pq mesmo q ele paguem outra viagem, as fotos já eram.

Eu tranco no cofre ou enfio na mala com cadeado de código, sou meio neurótica com isso, apesar de nunca ter acontecido nada neste sentido… melhor não dar chances né? 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito