Quarenta e sete (minha crônica no Divirta-se do Estadão)

É Natal!

Na busca de assunto para a crônica me dei conta de que sexta-feira – hoje, para você que me lê; depois de amanhã, para eu que escrevo – é meu aniversário. E que passarei minha data natalícia, veja que falta de criatividade, em Natal. Nasci no Rio Grande do Sul e, quarenta e sete anos mais tarde, eis-me aqui no Rio Grande do Norte. Não deixa de ser uma trajetória impressionante.

Existe um ramo da astrologia que calcula o quadrante mais auspicioso do planeta para você passar o seu aniversário. Nunca mais ouvi falar disso – o que é uma pena. O turismo astrológico – viagens zodiacais! – teria tudo para ser um grande nicho de mercado. Aproveite a promoção para você, leonino, que precisa passar o aniversário em Dubai. Montevidéu para librianos: tudo previamente decidido, para você não precisar escolher. Pernambuco e Alagoas, a combinação perfeita para arianos com ascendente em Peixes!

Em termos turísticos, porém, sempre pensei no aniversário como uma oportunidade de festejar o seu Réveillon pessoal por uma fração do preço do Réveillon do resto da humanidade (sobretudo da humanidade brazuca). Há cinco anos, passei  meu Réveillon pessoal – meu verão de 42 – em Fernando de Noronha, economizando milhares de reais. Desta vez passo meu Réveilon pessoal em Natal, o que seria motivo para boas festas ao quadrado.

Mas não vai ter festa: estou viajando a trabalho. No fim da tarde, se tudo der certo, vou dar uma parada e pedir uma caipiroska de caju (está na época) e brindar à minha total falta de nostalgia. Nunca tive saudade da infância (muito pelo contrário), e não daria nenhum mês de vida para ser jovem de novo. Gosto cada vez mais de ter consciência das minhas habilidades e das minhas limitações. Melhor do que ter fôlego ilimitado é saber usar o fôlego que resta.

Se bem que de vez em quando olho para trás e me surpreendo com decisões que tomei. De onde apareceram aqueles espamos de maturidade? Como eu podia ser tão mais ajuizado com vinte e dois anos do que agora à beira dos cinqüenta? Como pude escolher tão cedo, e tão bem, a pessoa com quem dividiria a minha vida?

Boa viagem pra você também.


130 comentários

Parabéns, Ric Freire! Semana passada um palestrante deixou esse pensamento, aqui onde trabalho, que repasso agora para você (depois da insanidade de ontem, acho perfeito):

“Qualidade de vida não se mede pela quantidade de vezes que respiramos, mas sim pela quantidade de vezes que perdemos a respiração.” (Massaru Ogata)
Muito bonito poder dizer: “Como pude escolher tão cedo, e tão bem, a pessoa com quem dividiria a minha vida?”

Me emocionei…

Parabéns Riq!!!!
Feliz Aniversário, muitos anos de vida e muitas viagens prá você.
É isso aí, nostalgia jamais. Pra frente é que se anda, e se olha.
A única coisa que sinto uma pontinha de saudade do passado é o corpitcho. Mas fazer oque, né?!
Aguardo ansiosamente comemorar os meus 4.0 ano que vem em NY, com as suas dicas claro.
Beijos

Felicidades!!!
Muitas Trips e Caipiroskas.
Aproveite seu Reveillon Privado.
Abraço!!
😛

Parabéns, Riq.Muitas bençãos.
Você deve estar se sentindo renascido após a peripécia de ontem!!!
Um drinque em sua homenagem!!Hic!!

Parabéns Riq! Eu fico muito feliz em saber que vc mesmo considera a sua vida tão boa quanto todos os trips desejam. Mas ó, mesmo assim eu desejo felicidade em dobro para os seus proximos reveillons pessoais!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito