Bistrôs Buenos Aires: uma deliciosa desculpa para voltar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bistrôs Buenos Aires

Vibana que é vibana (viciado em Buenos Aires não-anônimo, © Mô Gribel) vive à espera de uma desculpa para voltar a Buenos Aires: uma promoção de passagens, uma liquidação de hotéis, um bairro novo que tenham posto no mapa.

Pois aqui vão 57 desculpas -- os bares, restaurantes e bistrôs selecionados e belissimamente descritos/fotografados pelo chef carioca Alex Herzog, autor do ultra-bem-sucedido Bistrôs Paris.

O novo livro se chama Bistrôs Buenos Aires -- é funciona não só como um guia de restaurantes, mas como um guia de pontos de apoio gastronômico para você se aventurar por Buenos Aires.

A edição portenha extrapola o tema bistrô (ou mesmo o subítulo, "onde comer bem, bacana e barato") ao incluir restaurantões como a Cabaña Las Lilas. Você também pode sentir falta do seu restô favorito (onde diabos está o Social Paraíso? Não está), mas não importa. Alex descobriu bons lugares para você comer até na Boca. (Gostei sobretudo de algumas sugestões na Recoleta e no Palermo não-Viejo, que não conhecia.)

Há dois adendos de utilidade pública. Um revela o caminho das pedras para assistir tango não-turístico -- Alex listou suas milongas favoritas, acrescentou lugares onde se apresentam tangueros da nova geração (como a Orquestra Típica Fernández Fierro, que estou louco para ver há tempos) e, dos shows, só incluiu o do Bar Sur. O segundo adendo traz a relação dos cafés notables, clássicos catalogados pelas autoridades portenhas.

Bistrôs Buenos Aires tem 244 páginas, fotos lindas (tiradas sem flash nem tripé nem produção nenhuma) e custa R$ 49,90 na Livraria Cultura (R$ 44,90 para quem créditos no programa Mais Cultura).

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


19 comentários

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams

Parabéns ao Alex pela brilhante iniciativa!!! Não vejo a hora de pegar o meu exemplar. Será meu guia nesta próxima viagem, com certeza!!! Um livro que reúne dicas de culinária com ótimas fotos ( O Alex é um grande fotógrafo, as fotos do Bistrôs de Paris são excelentes e inspiradoras!!) e ainda mais em Buenos Aires? Meu favorito!!! Imperdível!! wink

diogo
diogoPermalinkResponder

comprei quarta-feira passada junto com o meu "bistrôs paris" que dei de presente pra um amigo. ainda não li, mas receio ter que reservar MAIS UMA ida pra baires, mesmo tendo voltado de lá 10 dias atrás wink

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Após babar com o Bistrôs Paris, vou correndo comprar o de BsAs.

Alexandre Costa

Este livro é ótimo! Volto a BsAs no próximo domingo e já selecionei alguns bistrôs e cafés citados no livro e que ainda não conheço.

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Já vi que, mesmo tendo vindo de lá há menos de uma semana, tenho que programar a volta. #vibanafeelings

Bia Venturi Bonelli

Nossa, comprei o livro no último fim de semana e amei!!!! Tinha alguns restaurantes que já conhecia e aprovo, mas ainda tem dicas de lojas de vinho, sorveterias, passeios próximos e um restaurante exclusivíssimo com menu surpresa, o Pagano Club Social. E claro, minha viagem de experimentação já está marcada!!! É isso aí, como já dizia Tim Maia... Mê dê motivos....
Parabéns ao Alex, com suas dicas preciosas e ao Riq, por estar sempre antenado e nos mantendo atualizados.

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

Devo ter esbarrado na Caroline® semana passada.
Fomos a quatro bistrôs indicados e gostei de todos. Vale à pena ler é muito bom. Vai além das dicas de restaurantes, é um guia de viagem charmoso com milongas, delis, lojinhas, cafés etc.

juliana amorim

O meu preferido mesmo é o ANETTA,http://www.annettarestaurante.com.ar/, e não está na lista do Alex, infelizmente.Este é pertinho da minha " casa portenha, na Ugarteche, em pleno Palermo.Um almoço, com menu do dia, nas lindas cadeiras do salão interno , em dia de frio, ou na calçada , vendo o povo passar em dias de calor, oh coisa boa! Mas ele nomeou um queridinho na Republica Arabe Siria! Isso ja me deixa felizinha!!

alex herzog
alex herzogPermalinkResponder

Oi Juliana, concordo com vc sobre o Anetta. Numa das minhas idas a Baires, fiquei num apartamento alugado a uma quadra dali. Infelizmente, no livro só havia espaço para poucos restaurantes, de forma que vários bons estabelecimentos ficaram de fora. Mas teste os outros que coloquei, e vc não ficar desapontada!!

Constance Escobar

O livro do Alex é mesmo uma delícia. Assim que tive o meu em mãos, deu aquele ímpeto de comprar imediatamente uma passagem pra Buenos Aires e percorrer tudo o que me escapou nas últimas visitas...

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Riq, acabei de comprar o meu! e uma dica: na Livraria Travessa tá com desconto: http://www.travessa.com.br/BISTROS_BUENOS_AIRES_ONDE_COMER_BEM_BACANA_E_BARATO/artigo/0f33afb1-c768-4fb8-9ce2-b3678f7a0e25

Silvia Soares
Silvia SoaresPermalinkResponder

Riq, posso abrir um parêntese-desabafo? Acabo de voltar do Colón e, em vez de assistir à ópera, deparei-me apenas com um diretor do Teatro pedindo desculpas, o público xingando e os músicos em greve. Ai, que triste!

Amaro - Recife

Pode preparar o sorrentino, que eu estou voltando...

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Aiiiii, eu quero: o livro e voltar para Buenos!
Valeu pela dica.

alex herzog
alex herzogPermalinkResponder

Meu caro Ricardo, parabéns pelo seu site e obrigado pelos comentários!!! O Social Paraiso é sem dúvida um dos meus favoritos, que descobri por acaso, andando por Palermo. Como sempre vou incógnito aos restaurantes que estou pesquisando, tive muitas dificuldades em conversar com os proprietários e o chef do Social, que como não sabiam do que se tratava, acabaram não me recebendo, impedindo que eu tirasse fotos e que eu terminasse minha pesquisa, pedindo sempre que eu voltasse mais tarde. Mas o local é bacana, se come muitíssimo bem, e por um preço além de razoável. É um dos restaurantes favoritos da minha esposa. De novo, parabéns pelo site!!! Abs, Alex

Ricardo Freire

Parabéns pelos livros! São o máximo!

Amós
AmósPermalinkResponder

As dicas aqui apresentadas e o livro do Herzog muito me ajudaram a conhecer maravilhoas casas gastronômicas. Fui agora em março e só não aumentei um pouco de peso, pois andei muuuuito.

Claudio Werner

Alex
Ayer, domingo 4 de diciembre de 2011, pasó por mi puesto de casitas de ceramica de la Feria de Plaza Francia(Recoleta) un cliente que había leido tu libro y que recordaba mi nombre por haberlo leido allí.
Fué una sorpresa enorme
Me habló muy bien del libro "bistros de Buenos Aires"y dijo que le fué de gran utilidad y placentera lectura
Me alegra que tu libro ya está rodando por las calles y sea del agrado de la gente
Un abrazo
Claudio Werner

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar