Buenos Aires: Aeroparque já reabriu; Gol transfere 3 vôos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aeroparque, Buenos Aires

Boas novas para quem vai à Argentina: o Aeroparque, aeroporto mais central de Buenos Aires, foi reaberto no dia prometido: dia 1º de dezembro, quarta-feira.

E com uma novidade: a partir do dia 4, a Gol também passa a operar no Aeroparque, transferindo para lá três dos seus vôos que desciam em Ezeiza.

Agora todas as quatro cias. aéreas que operam a rota direta Brasil-Argentina têm vôos para o Aeroparque. Vão para o aeroporto central todos os vôos da Aerolíneas (quatro diários de São Paulo, dois do Rio, um de Porto Alegre, dois semanais de Florianópolis e Salvador), seis da TAM (quatro saindo de São Paulo -- dois deles operados pela Lan --, um do Rio e um de Porto Alegre), dois da Lan (saindo de São Paulo) e agora esses três da Gol (todos diretos de São Paulo; um deles com origem em Belo Horizonte).

A Pluna, que voa com conexão em Montevidéu, também desce no Aeroparque.

Tanto TAM quanto Gol continuam também com vôos a Ezeiza.

As vantagens do Aeroparque são a proximidade do centro (se não for hora do rush, em 15 minutos você está no seu hotel), os táxis mais em conta (todos funcionam pelo taxímetro) e a facilidade de conexões para o interior da Argentina (a grande maioria dos vôos domésticos de Aerolíneas, Austral e Lan saem de lá).

Só há desvantagem para quem ainda carrega dinheiro vivo para viajar: não há banco para trocar dinheiro com boa taxa, só casas de câmbio com aquelas cotações desfavoráveis de aeroporto. Mas há caixas automáticos para quem já habilitou o seu cartão de banco para saques no exterior em moeda local.

Comprólatras também não curtem muito Aeroparque, porque o free shop de Ezeiza é maior.

Leia:

Chegando em Buenos Aires pelo Aeroparque: dinheiro e táxi

Dinheiro x cartões no exterior: minha fórmula

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


60 comentários

Carla
CarlaPermalinkResponder

TUDO DE BOM!!! grin Não há free shop ou Banco Nación que me façam trocar o Aeroparque, grudadinho no cidade e ainda com vista para a Costanera, por aquela lonjura de Ezeiza...

Ernesto, o pato

Tem um lugar muito bonito que e a casinha do antigo clube de pesca, em estilo ingles que é aberta ao publico. Vale a visita! E, para esperar o voo, nada melhor do que um cachorro quente na costanera, ao lado!

Alexandre Costa

O meu vôo da GOL no próximo domingo foi um dos transferidos para o Aeroparque. Como só conheço Ezeiza, descer no Aeroparque será uma novidade. Mesmo assim, penso que será melhor, pois a Recoleta está pertinho e vou perder menos tempo no deslocamento!

Katy
KatyPermalinkResponder

Ricardo,

Também tem voo diario da TAM saindo de Porto Alegre pro Aeroparque. Fiz esse vôo dia 23 de outubro. Detalhe que quando comprei era pra Ezeiza, mas na vespera recebi mensagem no celular avisando da troca. Agora já consta no site da Tam.

Ricardo Freire

Corrigi, obrigado!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Ótimo ter certeza de que vai estar aberto quando eu precisarei dele, no fim de dezembro! Obrigada pela notícia, Riq!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

A Argentina sofre do mesmo problema que afligia o Brasil até pouco tempo atrás: o principal hub doméstico era um aeroporto apertado e ultrapassado (Aeropaque / Congonhas), onde não chegavam vôos internacionais, dificultando e muito conexões doméstico-internacional.

No Brasil eles resolveram o problema reduzindo e muito o número de vôos em Congonhas e retirando-lhe a condição de "hub", na Argentina abriram o aeroporto velho e ultrapassado para vôos internacionais.

A conferir os impactos de longo prazo dessa estratégia argentina.

Ricardo Freire

É diferente do Brasil. Quem mudou as regras do jogo na Argentina foi a Aerolíneas, estatal, que pediu autorização ao governo para fazer do Aeroparque seu hub, e assim obter vantagem competitiva contra as demais. Só que a Lan também tem um braço argentino e pediu isonomia. E depois disso o Brasil só deu permissão para as cias. argentinas operarrem a rota caso o privilégio fosse estendido também às brazucas.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

E salas vips? Há alguma por lá?

Ricardo Freire

O site do aeroporto fala de um Vip Club pago. Não menciona convênios com nenhuma cia. ou cartão de crédito.

Informe-se com seu cartão e sua cia. aérea.

Bernardette Amaral

Concordo com a carla, não há free shop que me faça preferir ezeiza, da última vez estava tão cheio que parecia a Praça Quinze seis horas da tarde.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Por enquanto meu voo (GIG-EZE) continua indo para EZE.

Ricardo Freire

O único GIG que vai direto pra AEP é da TAM.

Gerson
GersonPermalinkResponder

No aeroparque, além de ser dentro da cidade, se vç tomar um voo matutino, poderá ser agraciado com um belo nascer do sol.

Ana
AnaPermalinkResponder

Ric, vou passar o ano novo num esquema mochilão, em um albergue em Buenos Aires, em San Telmo. Queria dicas suas (e dos leitores) de um restaurante legal e não muito caro pra uma ceia de ano novo, e se Bs As tem lugares onde a galer avai pra passar a virada do ano (como a Paulista aqui). Beijo e valeu!

Ricardo Freire

https://www.viajenaviagem.com/2009/11/voce-ja-passou-o-reveillon-em-buenos-aires-conte-como-foi/

Ana
AnaPermalinkResponder

Valeu, Ric! Li vários posts de 2010 sobre Bs As, mas não fui até os de 2009. Sorry :/

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Estou sabendo agora que meu vôo mudou para o Aeroparque. Não gostei, pois não tem o Banco de Lá Nacion e o Free Shop é inferior ao de Ezeiza!!!!

Ricardo Freire

Evolua, Raquel.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Evolução e adaptação devia ser meta de todo mundo, viajando ou em casa.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

'deviam' e não 'devia' - que feio, alterei o comentário original e não concordei o verbo!

Luciana Pordeus

Dica boa! Chegou na hora!

Silvia Soares
Silvia SoaresPermalinkResponder

Riq, não é só a Raquel lamentando...a mulherada que gosta de MAC (presente!) está aos prantos, pq no Aeroparque não tem...rs

Sut-Mie
Sut-MiePermalinkResponder

Gente, mas se for por isso, tem MAC aqui na chegada! smile

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Acho que com MAC ou sem MAC, pousar no centro é muito melhor!

Paulo Mariano
Paulo MarianoPermalinkResponder

Pessoal, até quem vai pegar o barco da BUQUEBUS para Colonia del Sacramento(Uruguai), ou ônibus para o interior da província de Bs As sairá ganhando ao pousar em AEP, pois tanto o terminal fluvial como a rodoviária(Terminal de Buses Retiro) ficam perto do centro.

Alexandre Costa

Pessoal, cheguei hoje a Buenos Aires via Aeroparque. Pretendia explorar o local para trazer mais informações sobre o aeroporto para a Turma da Bóia, mas não foi possível. É que aluguei um apê com a BYT Argentina e tinha acertado o horário de chegada ao apê pra fechar o contrato e receber as chaves. Mas como o vôo atrasou muito e foi complicado para pegar as bagagens, fui obrigado a sair rápido do aeroporto.

Mas o que pude perceber:
1) como todos sabem, o Aeroparque não tem a mesma estrutura de Ezeiza. Com a chegada de mais vôos da TAM e GOL ao aeroporto (além dos tradicionais vôos da Aerolíneas, Austral, LAN, Pluna, etc) o desembarque ficou um pouco complicado. O Aeroparque dispõe somente de duas esteiras para bagagens e pouco espaço para acomodar todo mundo. Na esteira prevista para pegar as bagagens do vôo da Gol, estavam bagagens de outro vôo. Tiveram que recolher as bagagens do outro vôo e colocar as outras bagagens na esteira (isso demorou um bom tempo. Me parece que esta troca ocorreu a pedido do pessoal de solo da Gol. Caso contrário, o tempo de espera seria ainda maior). Enfim, muitos passageiros, pouco espaço.
2) Imigração: 12 agentes em um atendimento rápido e cordial.
3) Casas de câmbio: logo na saída do desembaque internacional, com aquelas tradicionais péssimas cotações. Fuja delas!!
4) Caixas automáticos: hoje haviam apenas dois cajeros automáticos funcionando. Usei o do HSBC, que fica entre as casas de câmbio e o setor de embarque. O equipamento "conversa" com várias redes (Visa, Visa Plus, Mastercard, etc) e foi tranquilo sacar em Pesos. (pensei que receberia só notas de 100, mas para minha sorte, vieram várias de 50!)
5) Transporte: pegue o táxi na saída do aeroporto, pois vale a pena! Paguei 27 pesos até a Recoleta e o trajeto durou menos de 15 minutos. Penso que este foi o grande bônus destes vôos para o Aeroparque, pois economizei dinheiro e, principalmente, tempo.

Na quarta-feira a minha esposa chega a BsAs, também pelo Aeroparque. Vou buscá-la no aeroporto (olha o bônus aí, se fosse em Ezeiza ela vinha sozinha até o apê!) e depois faço um pequeno relatório para vocês. Riq, desculpe o comentário looooooongo!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

relato ótimo, Alexandre, não há razão para se desculpar, principalmente porque mensura os belos prós da chegada pelo Aeroparque (tempo ao destino e dinheiro do táxi)

Luciana Dutra
Luciana DutraPermalinkResponder

Pessoal,
Vou para Buenos Aires em janeiro e irei pelo Aeroparque. Meu irmão já foi por Ezeiza e disse que o Free deles é ótimo, que tem uma loja mesmo da Victoria Secret's. Pelo que ouvi o de Aeroparque é "fraco". Procede? O que podemos encontrar por lá de mais vantajoso?
Aguardo.
Abraços.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

vantajoso: o táxi será mais barato e rápido até o seu hotel (apê, albergue...).

Ricardo Freire

Não reduza a sua viagem a Buenos Aires ao free shop, Luciana. Se faz muita falta o free shop de Ezeiza, mude o seu vôo.

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalinkResponder

LUCIANA, o Free Shop de Ezeiza, e em relação ao brasil na media de 5 a 15 dolares mais barato que no Brasil, porém vamos ver as vantagens e desvantagens, na hr que vç desembarca, ja tem um logo apos a imigracao, ai vç tenha apenas como base de preços, pois são caros, ande pela cidade, e pesquise, perfumes dentro de BS e muito caro, porem no free shop da argentina e mais barato que no brasil e tem mais opções que no brasil nao tem , pois a taxa que fara a conversão e a do seu cartão de credito, um expemplo, a do Itau quando eu fui tava a R$ 1,69 por dollar, porem não parcelam as compras, so que o tempo entre a entrada para o voo e o embarque e muito pequeno, e uma correria só, e um tumulto nos caixas, Ai no brasil, tem as vantagens, o free shop tb e grande, e parcelam as compras, so que tem varias faltas de produtos, so que o preco da conversão e muito desvantajoso estava em 28/11 em R$ 1,83 e na media de USD 10 mais caro.mais uma dica, nao se desespere com as compras, pode ser uma desiluzao

Amanda Sanchez

Riq,

Por favor, como faço para saber se o meu vôo da TAM foi transferido para o Aeroparque? Não acho nada no site...

Obrigada,
Amanda

Ricardo Freire

Há inúmeras maneiras, entre elas -- a melhor de todas -- ligar para a cia. aérea e obter uma informação oficial e instantânea.

Mas você pode também simular buscas de vôos nos seus dias com Ezeiza e Aeroparque, e ver em que busca aparece o seu vôo.

Amanda Sanchez

Riq,
Fiz o check-in pela web e no cartão de embarque está escrito Pistarini (que, pelo que pesquisei, é o nome "oficial" de Ezeiza), então acho que vai ser lá mesmo.

Obrigada! wink

Ricardo Freire

Ministro Pistarini é Ezeiza. O código é EZE. Aeroparque é Jorge Newberry. O código é AEP.

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi Ricardo,

Vou pra Ushuaia dia 26/12 e fiquei meio preocupada com o fato de o Aeroparque não ter um Banco de La Nación (em outubro levei meus reais comigo e comprei pesos em Ezeiza por um valor excelente), mas lendo suas dicas, acho que será uma boa habilitar o saque com cartão. Inclusive o meu pacote de serviços inclui 2 saques no exterior.

E fico impressionada com essa fissura pelo duty free... adoro cosméticos, perfumes, maquiagem etc., mas não perderia 1 hora sequer de passeio em BsAs por causa disso.

Braga
BragaPermalinkResponder

Alguém sabe informar se os agentes de imigração lá de Buenos Aires pedem pra ver a passagem de volta? Ainda não comprei pq quero utilizar umas milhas que transferi recente e ainda não foram creditadas no meu smiles, porém já to embarcando no dia 23/12 e não quero ser deportado por isso, rs. =/

Ricardo Freire

Não pedem não.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Ótimas dicas do Aeroparque dadas pelo Alexandre.

Vou precisar trocar dinheiro antes de viajar para não chegar lá "refém" dos caixas eletrônicos. As cotações de Guarulhos (Banco Safra, Banco do Brasil são boas?

Vocês conhecem mais algum lugar com câmbio bom aqui em SP? O Banco Nación da Paulista é uma piada, nunca tem pesos!

Ricardo Freire

Ninguém fica refém de caixa eletrônico, Rafael. Se dá algum problema (é rarissíssimo) você pega aqueles 50 ou 100 dólares ou 200 reais que levou para uma emergência e troca na casa de câmbio, perdendo um pouquinho de dinheiro nessa transação.

Não complique a sua vida tentando achar pesos no Brasil.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Gostaria de uma opinião dos trips. Tenho 5 horas de espera em Ezeiza, em Julho. Será muito arriscado sair para almoçar na Recoleta, ou há algum lugar legal mais perto do aeroporto? Meus sogros não conhecem Buenos Aires e eu gostaria de passear um pouco com eles, mas tenho medo do trânsito e distância. O intervalo é +- 13:00 as 18:00. Sei que ninguém pode dar certeza, mas gostaria de opiniões. Obrigada.

Thais
ThaisPermalinkResponder

Acho que dá tempo de você almoçar na Recoleta, mas ficará bem apertado, pois o trânsito é caótico e Ezeiza é bem longe. Eu não arriscaria, mas se você for uma pessoa tranquila... Eu sou bem desesperada.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Olá, amigos. Eu vou fazer um voo com escala no aeroparque, ainda não comprei a passagem. Mas queria aproveitar as horas entre os voos para fazer umas compras pela cidade. Eu queria saber se na Argentina é como no Brasil, que você tem que retirar a bagagem no voo de conexão e depois redespachá-la. Ou se é como os outros 95% dos países que despacham sua mala diretamente pro destino final. Fico grata se alguém puder me ajudar. Gracias!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Não conseguimos encontrar essa informação na internet. Subimos a sua pergunta para o Perguntódromo. Leve em consideração que pode haver trânsito em Buenos Aires, e que se os seus vôos tiverem menos do que quatro horas de intervalo não é recomendável sair do aeroporto.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Livia , a imigração na quase totalidade dos casos é sempre feita no primeiro destino de parada num país , mesmo que a tua bagagem seja despachada para o destino final.
Isso é um perrengue , pois temos sempre que lembrar ao despacho de colocar a etiqueta de bagagem para a primeira parada num país, pois a partir dali , vais fazer um trecho interno.
Quando eles despacham ao destino final, a chance da bagagem não chegar com a gente é quase de 100%.
Aliás, este é um ótimo assunto para uma enquete.

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Livia, você não esclareceu se essa escala no Aeroparque é na ida (chegando na Argentina) ou na volta (voltando para o Brasil).

Se for na ida, mesmo que na saída do Brasil coloquem na sua bagagem uma etiqueta com o destino final na Argentina, você vai ter que retirá-la em Buenos Aires, submeter-se à Alfândega e depois ir até o guichê da companhia aérea só para entregar sua bagagem.

Se sua conexão no Aeroparque for na volta, sua bagagem irá direto até o primeiro aeroporto no Brasil. Você não precisará fazer nada com sua bagagem em Buenos Aires.

Já passei pelas duas experiências e deu tudo certo. Na ida, minha bagagem estava etiquetada para Bariloche (uma vez) e para Salta (outra vez). Em Buenos Aires eu retirei, passei pela Alfândega, fui até o guichê da companhia e só fiz entregar de volta a bagagem.

Na volta dessas viagens, a bagagem saiu de Bariloche e de Salta etiquetada diretamente para Guarulhos. Na conexão em Buenos Aires eu não precisei fazer nada.

Atenção: os furtos de bagagem nos aeroportos argentinos são freqüentes. Quando há conexão, sua bagagem fica "à disposição" dos ladrões durante muito tempo (entre retirar de um avião e pôr no outro). Por isso, precavenha-se. Cadeado preso em lugar fixo, fita com segredo ao redor da mala etc.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, PêEsse! grin

Carlos
CarlosPermalinkResponder

PêEsse, você sugere "fita com segredo ao redor da mala".
Como é esta fita com segredo? Onde se compra?
Obrigado!

Livia
LiviaPermalinkResponder

tb fiquei curiosa!

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Para quem se interessar em colocar na mala um item adicional de segurança, localizei na Amazon esta fita com segredo:
http://www.amazon.com/Pacsafe-Strapsafe-Anti-Theft-Luggage-Indicator/dp/B004RJWGJS/ref=pd_sbs_a_5

Livia
LiviaPermalinkResponder

ah, obrigada, é na ida mesmo... é que tem possibilidades diferentes de escala e eu queria fazer um passeio por BsAs, então fiquei com medo de com o aumento na distância entre um voo e outro acabar "aumentando" a possibilidade de extravio (a mala seguir em voo errado, por exemplo). Assim fico mais tranquila, ou melhor, menos tensa! Abraços a todos

Livia
LiviaPermalinkResponder

aproveitando: tem locker no aeroporto?

Denize
DenizePermalinkResponder

Olá!! Alguém foi recentemente ao Aeroparque pode dizer quais lojas funcionam no freeshop? Vale a pena chegar um pouco antes do vôo ou não? Abç!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denize! O free shop é uma loja só. Nâo é grande. Se você é freeshopmaníaca, chegue mais cedo.

Sara
SaraPermalinkResponder

Boa noite!!

eu entendo perfeitamente a "fissura" da mulherada pelo free shop de ezeiza, a diferença nos preços é GRANDE em relação aos praticados aqui no Brasil, e até mesmo dentro da Argentina, já que lá os preços não estão tão baratos assim. Já foi o tempo das compras super vantajosas...

É claro que quem vai pra Argentina vai pra passear, mas se puder unir o passeio a boas compras, pq não?

Também gostaria de saber quais lojam funcionam dentro do free shop do aeroparque... pq são várias lojas (ou marcas, como queiram chamar) dentro dessa área livre de impostos certo? ouvi dizer que não tem a loja MAC, mas gostaria de saber quais outras funcionam lá... na minha próxima viagem vou para o interior e só vou passar pelo aeroparque.

Apesar da distância, adoro o ezeiza, faço a festa.

joelma
joelmaPermalinkResponder

por favor, insisto na pergunta:

"Livia
6 de julho de 2011 às 20:53 | Permalink | Responder aproveitando: tem locker no aeroporto?"

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joelma! Não tem não!

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Olá

Por favor, alguém sabe se tem lugar para guardar as malas (locker)no Aeroparque?obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Não há lockers no Aeroparque.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar