Cólera em Punta Cana: há motivo para preocupação?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Punta Cana

Deu na TV, e agora até a sua mãe já sabe que um haitiano que trabalha na construção civil em Higüey, perto de Punta Cana,  foi diagnosticado com cólera depois de passar uma folga no seu país. O Haiti, que divide a mesma ilha com a República Dominicana, enfrenta uma grave epidemia de cólera, em decorrência da piora das condições sanitárias ocasionada pelo terremoto do início do ano.

As perguntas sobre cólera em Punta Cana já tinham começado a pipocar por aqui -- e agora, com esse caso confirmado, prevejo uma enxurrada.

Então vamos lá:

1) A cólera é uma doença transmitida pela ingestão de água contaminada.

2) Existe uma prevenção eficaz: beber somente água engarrafada (usar água de garrafa também para escovar os dentes), não usar gelo nas bebidas, não comer frutas com casca, saladas cruas ou peixe cru (sashimi, ceviche).

No final dos anos 90 houve um alerta de cólera no Brasil. Os restaurantes japoneses quase foram à falência, mas o surto não se confirmou.

É bastante improvável que a cólera chegue aos resorts de Punta Cana. A água dos resorts é purificada e os procedimentos de manuseio de alimentos são rígidos. O lugar recebe 3 milhões de turistas estrangeiros por ano, a maioria deles com estômagos delicados. Os mesmos cuidados que servem para evitar contaminação por cólera também servem para inúmeras outras bactérias e por isso já estão em prática desde sempre. Não tenho nenhuma dúvida de que todos os lugares ligaram o alerta máximo de pânico e estão monitorando como nunca os funcionários e os procedimentos de segurança alimentar. Basta um caso confirmado de um turista para arruinar o destino por alguns anos.

É impossível que haja um surto de cólera também em Punta Cana? Impossível não é. Só é improvável.

Claro que você não tem obrigação de passar férias num lugar em que vai ficar com medo do gelo ou da alface. À parte a cor do mar e o excelente custo x benefício, Punta Cana oferece uma experiência muito parecida à que você teria em qualquer grande resort do Nordeste.

Mas há um outro lado. Nesses momentos de pânico (vide gripe suína e Chile pós-terremoto), os turistas que não se assustam encontram lugares menos cheios, serviço mais cortês e preços melhores.

Por favor não me pergunte se eu acho que você deve cancelar ou não sua viagem. Eu não cancelaria. Mas eu não sou você, nem preciso ficar ouvindo a sua mãe todos os dias até o embarque.

Se você manja inglês, um bom lugar para acompanhar os desdobramentos é este forum do TripAdvisor. Ali você vai encontrar megaparanóicos e também gente tranqüila. Há uma infectologista que está prestando ótimos esclarecimentos.

Leia:

Fórum sobre cólera na República Dominicana no TripAdvisor

Página de Punta Cana no Viaje na Viagem

35 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

moacir sampaio
moacir sampaioPermalink

Ricardo, como sempre você acerta nos seus textos. Na comunidade Punta Cana do orkut já temos paranoicos a um bom tempo.
Eu e minha esposa estamos indo no sábado (20/11) para Punta Cana aproveitando várias dicas suas. Vamos seguir as regras já faladas por aqui e vamos nos divertir.
No ano passado no dia anterior ao nosso embarque para londres um jornal aqui do RS estampava: Gripe H1N1 avança pela Europa. Chegando lá não tinha desespero nem pânico, mas é claro que tinha cuidados para controlar a gripe. No final voltamos sãos e salvos.

MARCO
MARCOPermalink

Segui as dicas de passeio do ricardo e foi espetacular, uma maravilhosa viagem ALL IMCLUSIVE , sempre com atendimento alegre , eramos recepcionados com um OLÀ BRASILLLLLL.

Debora Grassi
Debora GrassiPermalink

Caro Ricardo! Acompanho frequentemente seus posts e A-D-O-R-O todos eles... mas desta vez você se superou!!! parece que está do meu lado, vivendo minha situação... rsrsrs... IMPRESSIONANTE!!! Que DEUS continue te abençoando!!

Fernando Moreno
Fernando MorenoPermalink

Riq, vamos para Punta Cana no natal. Nem passa pela nossa cabeça cancelar a nossa viagem.Com certeza, a última coisa que os resorts querem é que alguém tenha problemas quando estiverem por lá.

Agora, entrei no forum do TripAdvisor e é incrível a quantidade de pessoas com síndrome de Charlotte York do Sex and the City. Tem gente até mais sem noção do que "20 e 28°C, mas isso p/ mim não é calor", por mais incrível que isso possa parecer.

Clara
ClaraPermalink

Riq, fiquei muito impressionada ao saber que Punta Cana recebe 3 milhões de turistas estrangeiros por ano. Quantos turistas *estrangeiros* o Brasil recebe por ano??

Andre L.
Andre L.Permalink

2,5 milhões em 2009.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

5 mihões o Brasil inteiro. A Argentina recebe 4. A Tailândia, 15. Cancún sozinha, 5.

Mari Ceratti
Mari CerattiPermalink

E Praga, na Rep. Tcheca, 7 milhões por ano...

Clara
ClaraPermalink

Desculpe ser um pouco off topic, mas é que você mencionou esse número e fiquei deveras impressionada.

zuzu
zuzuPermalink

Tenho dois amigos que chegaram esse fim de semana de lá e me disseram que tudo está absolutamente normal! Voltaram felizes e bronzeados!! Ficaram no Dreams Punta Cana, e gostaram bastante. Apesar da praia ser meio "mexida", aprovaram super o serviço do hotel(aliás me contaram que os funcionários sao super solícitos, apesar de salários baixíssimos para nossos padroes;a recpçao em torno de 300 dólares/mes, bilingue), e , outro detalhe é que nao existe aquela "muvuca"de gente oferecendo de tudo na praia, como em Bávaro propriamente dita. Foram e voltaram de Gol(fretamento) e via CVC(pediram este hotel , apesar de nao ser padrao dos pacotes).Adoraram também o spa deste hotel e fizeram aula de espanhol todas as manhas.
Me contaram ontem, informaçoes fresquinhas.

MARCO
MARCOPermalink

Ricardo e blogueiros, nao há o que se preocupar cheguei ontem de punta cana e o ,lugar é espetacular não há risco algum de cólera, houve dois casos , mas distantes dos resorts de BAVARO onde fiquei por 7 dias maravilhosos com ALL INCLUSIVE.

douglas
douglasPermalink

sou medico homeopata e na homeopatia existe uma prevençao para a colera
se voce permitir divulgar eu divulgo

NAO É VACINA
É PROFILAXIA

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

"Por favor não me pergunte se eu acho que você deve cancelar ou não sua viagem. Eu não cancelaria. Mas eu não sou você, nem preciso ficar ouvindo a sua mãe todos os dias até o embarque." - ótEmo! tô rindo sozinha... tem coisas que a gente se mete a fazer que mesmo depois de velho precisa repetir "não conta lá em casa", como no programa... só que 'mãe' é bem geral, tem sempre gente que mal te conhece e te condena mesmo sem pensar, quando tudo envolve um risco calculado.

aliás, o que é que não envolve risco nesta vida?

Cristina
CristinaPermalink

Riq
eu fui para França mês passado no meio da crise de combustível - cheguei lá e a Europcar já tinha um esquema tanque cheio e uma taxa de 13 euros para devolver vazio sem se preocupar. Ainda bem que minha mãe diz sempre para eu ir a Paris wink Analogia com seu ótimo post e os depoimentos apresentados!

Manuela
ManuelaPermalink

Muito boa tarde Ricarde!
Estava procurando na internet noticias sobre a cólera em Punta Cana, pois irei em Janeio, e achei este site .....
Adorei a notícia, adorei os comentários e com certeza estarei passando por aqui sempre !!!
Paranbens !

Leandro
LeandroPermalink

Tem muita gente sem noção mesmo, que não entende o que significa uma MÉDIA de temperatura como disseram acima, aqui no RJ por exemplo a média do alto verão é 26/27ºC, mas tem um monte de gente que pensa que é 35/40, e do "inverno" é 21ºC, então lembrem-se, uma média de 26ºC já é bem quente para a maioria das pessoas...

O ideal seria informar média de temperaura máxima e mínima, e mesmo assim um visitante pode pegar um conjunto de dias com valores bem abaixo/acima destas médias principalmente nas latitudes médias e altas (os chamados extremos), mas praias tropicais (nordeste, maior parte do Caribe, ...) a temperatura se mantém muito perto das médias o ano inteiro, e nestes casos saber a médias das máximas e mínimas é suficiente pois o valor se afasta no máximo poucos graus.

Cintia
CintiaPermalink

Eu e meu marido estivemos em Punta Cana no período de 06/11 a 13/11, hospedada no Meliá. Antes de embarcamos ficamos muito preocupados com o St. Tomás e as notícias de cólera no Haiti. Quanto ao furacão pegamos somente um dia ruim por causa de reflexos, todos os demais dias foram ótimos. A preocupação quanto a cólera ficou pra trás quando nos deparamos com o profissionalismo do hotel. Em momento de cólera ou não, eles indicam beber água sempre engarrafada. O frigobar e os bares entregam água engarrafada à vontade (usamos até para escovar os dentes) e nos restaurantes a água é colocada para gelar de garrafões de 20 litros. Antes de beber o primeiro copo de água, verifiquei a procedência de tudo e posso dizer que fiquei mais tranquila em beber água lá do que aqui no Brasil. Prestei atenção em toda a limpeza e o hotel está de parabéns. E acredito que todos os outros devem seguir o mesmo rigor, senão não receberiam tantos turistas.

Tadeu Zanoni
Tadeu ZanoniPermalink

Cintia
E que tal o hotel? Vou para lá em janeiro e confesso que fico meio inquieto vendo as críticas impiedosas feitas no Tripadvisor...

marta
martaPermalink

Oi Riq. E a questão do visto? onde pego o visto?

marta
martaPermalink

Obrigada!!!
Me diz, vc é apenas um viajante incurável ou tem agência de viagem?

marta
martaPermalink

Ah e por gentileza, só mais uma perguntinha: o que é o tipo de acomodação CHD???

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

chd = child = criança

marta
martaPermalink

Obrigada, muito obrigada novamente. Mas e quanto a agencia de viagens, vc tem uma ou é apenas um cara que adora viajar?

Carolina
CarolinaPermalink

Que alívio!!!!!

Entrei no site de busca com "cólera Punta Cana" e de cara vi seu site.....

Muito bom ler isso antes de encher meus ouvidos com comentários pessimistas!

Obrigada
Aliás, quanto tempo não entrava no seu site!
Sempre muito bom!!!!!

deborah
deborahPermalink

Ola!! primeira vez que visito este site. parabens!!

Estou indo para punta cana no reveillon e estava realmente muito preocupada. voce acha necessario por precaução tomar a vacina? eu estou receosa demais.Obrigada

ROSELI
ROSELIPermalink

Nós também estamos preocupados com a cólera na Rep Dominicana. Procuramos médicos para maiores informacoes, e fomos aconselhados a tomar a vacina contra a cólera. Já estamos tomando, sao 2 doses, em intevalo de 7 dias cada. Água só de garrafa, sem gelo, etc....porém acredito que, em um lugar cuja estrutura hoteleira seja tao grande e que recebe tamanha quantidade de turistas, vá bobear com esse surto. A responsabilidade é muito grande, por isso confio nas autoridades locais e que também estao e estarao fazendo a sua parte. Vou sim e meus amores também.

moacir sampaio
moacir sampaioPermalink

Estive em punta cana na semana passada. Não há alerta nem pânico com a colera. As recomendações dos guias locais e dos hotel são de escovar os dentes com agua mineral, não beber água da torneira e lavar as mãos. Bebi drinks e refrigerantes com gelo e por enquanto nada...

Ligia Veloso
Ligia VelosoPermalink

Ola Ricardo, Estamos indo para Punta Cana dia 17 de Janeiro e estou, confesso um pouco preocupada,mas nada que nos faça desistir, mas pelo que tenho visto no site, todos que ja foram estão muito tranquilos, quero que seja a viagem dos nossos sonhos!!! Mas sera necessario tomar vacina contra colera? ou o Resort esta preparado para receber tantos turistas...
Aguardo resposta.
Obrigado...
Ligia

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Há 70 casos confirmados no país, todos na fronteira oeste com o Haiti, nenhum em Punta Cana, nenhum em resorts. É muito mais fácil você pegar dengue ficando no Brasil do que pegar cólera num resort na República Dominicana. Mas se estiver muito encucada -- não vá. O que não falta nesse mundo é praia e resort.

http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g147293-i28-k4060754-o320-Cholera_a_serious_post-Punta_Cana_Dominican_Republic.html

Maria Mateus
Maria MateusPermalink

Olá a todos!

Gostaria apenas de reforçar que estive em Punta cana, de 19 a 26 de Julho e o único perigo lá é mesmo o Sol. Eu já tenho a pele morena, mas mesmo assim com protector fiquei vermelha em algumas partes do corpo.

Quanto a Colera e ao Dengue, apenas devem beber água de garrafa e evitar saladas e frutas com casca. De resto divirtam-se que vale bem a pena.. já sinto saudades!

Célia Ferro
Célia FerroPermalink

vide comentários animadores

Eduardo
EduardoPermalink

Gente como anda esta questão da Cólera na republica dominicana + especificamente em Punta Cana, saiu uma noticia no Site do ministério da saúde essa semana comentando casos de Colera naquele Pais é preocupante, vi quem em 2010 e 11 em Estava controlado o surto mas e hoje qual é o panorama??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Pode vasculhar a internet em qualquer idioma buscando sobre cólera em Punta Cana, e você só achará notícias de 2010. O surto foi no Haiti, que é vizinho, Punta Cana nunca foi contaminada.

Cuidado com a dengue! Você pode contrair sem sair da sua casa.