Vila Galé Cumbuco: o mais classudo da rede

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vila Galé Cumbuco

Aberto no finzinho de 2010, o Vila Galé Cumbuco é a pedra fundamental do mais ambicioso empreendimento do grupo português no Brasil, o Cumbuco Golf Resort, que contará com hotéis de outras bandeiras e condomínios residenciais. O projeto do hotel segue a linha do Vila Galé Marés, da Bahia, mas sobe dois degraus no quesito sofisticação. A maior novidade, porém, é o spa -- o único de um resort brasileiro de praia com ênfase em saúde, com programas para emagrecer e parar de fumar.

A localização

Numa região selvagem da praia do Cumbuco, 3 quilômetros ao norte do vilarejo, totalmente fora da muvuca. O Cumbuco pertence ao município de Caucaia, e está a 30 km da saída oeste de Fortaleza. O aeroporto fica a 45 km. Saia da cidade pela avenida do hotel Marina Park e é só seguir em frente; não tem erro.

A praia

Vila Galé Cumbuco

Como toda praia cearense, tem uma faixa larga de areia, que fica batida junto à água. O vento é constante e as ondas, intermitentes. O mar fica esverdeado no verão e turvo na estação chuvosa.

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco

As instalações

Vila Galé Cumbuco

Se você já foi ao Vila Galé Marés, não vai se perder no Vila Galé Cumbuco. O prédio principal fica recuado no terreno e contém o restaurante principal, as lojas e a boate. Ainda na parte de trás, no lado esquerdo de quem olha para o mar você encontra o kid's club e, mais adiante, o restaurante Inevitável (à la carte) e o spa. No lado direito, lá para os lados do portão de entrada, estão as quadras de esporte e a academia.

As piscinas ocupam a, digamos, nave central do resort, e são ladeadas pelos bangalôs, dispostos ao longo de canais que imitam rios. Nos dois flancos da propriedade ficam os blocos de apartamentos.

Junto à piscina fica um grande bar/restaurante e o centro náutico.

Os apartamentos

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco

São 465 unidades, divididas em apartamentos convencionais e bangalôs. Os apartamentos ficam em blocos de 4 andares com elevador. Todos têm sacada com rede e TV com tela de LCD. O frigobar vem abastecido e é reposto. Todos têm varanda.

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco

As unidades dos bangalôs são geminadas duas a duas e são um pouquinho mais espaçosas do que os apartamentos -- mas têm rigorosamente a mesma decoração. Em cada bangalô, uma unidade tem banheira de hidro, a outra não.

Piscina

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco

Não é inteiriça: são três piscinas elegantemente alinhadas. Uma delas tem bar molhado. Para escapar da música, só indo para a praia.

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco

Kid's club

Vila Galé Cumbuco

Tem uma piscina grandota e um parquinho bem montado.

Vila Galé Cumbuco

Copa do bebê

Fica dentro do kid's club. Tem frutas e pós para preparo de mamadeiras e mingaus. Papinhas devem ser solicitadas no restaurante.

Refeições

Vila Galé Cumbuco

Funciona no sistema all-inclusive.

Os buffets do café da manhã e do jantar são servidos no restaurante principal; há espumante no café.

Vila Galé Cumbuco

O almoço é servido no restaurante da praia, assim como os petiscos entre as refeições. Todos os buffets são bastante extensos e variados. Há estações de grelhados e massas.

Vila Galé Cumbuco

O restaurante à la carte Inevitável funciona sob reserva, que deve ser feita na recepção. Quem se hospeda 3 noites tem direito a uma reserva; 5 noites, duas reservas; 7 noites, três reservas.

Bebidas

Vila Galé Cumbuco

Em 2010, o chopp era Kaiser; os refrigerantes, Coca-Cola. Se esse item for essencial à sua escolha, recomendo contactar diretamente o hotel para informar-se do acordo vigente. Entre os destilados incluídos há Red Label e Smirnoff; peça. Os vinhos são portugueses e o espumante, na minha estada, era gaúcho.

Entretenimento noturno

Vila Galé Cumbuco

Toda noite há um pequeno show; depois, segue a boate.

A sala de ginástica

Vila Galé Cumbuco

Está ao lado do portão de entrada do resort (você precisa caminhar um pouquinho para chegar). É superbem equipada.

O spa

Vila Galé Cumbuco

No Vila Galé Cumbuco o spa Satsanga tornou-se Satsanga Med. Massagens e tratamentos estéticos são oferecidos, mas o diferencial é a sua clínica especializada em vitalidade e longevidade. O spa tem uma academia própria (equipada também para sessões de Pilates) e uma piscina coberta imensa.

Vila Galé Cumbuco

Os passeios

Há um quiosque da Ernanitur que oferece city-tour a Fortaleza e todos os passeios básicos (Beach Park, caranguejada na Praia do Futuro, Morro Branco-Praia das Fontes-Canoa Quebrada, Lagoinha).

Se eu fosse você, alugava um carro por dois ou três dias para dar um rolezinho em Fortaleza e dar uma escapada às praias do oeste (vá até Flexeiras e Mundaú, a 120 km, e passe no meio da tarde na Lagoinha, que tem o mirante mais fotogênico do Ceará, a 70 km).

Um cantinho

Vila Galé Cumbuco

A passarela de madeira que leva à praia.

O hotel Vila Galé Cumbuco, em Fortaleza...

  • É para você: que busca um resort grande e animado mas com alguma pretensão no quesito design.
  • Talvez não seja pra você: que faz questão de praia calminha.

Vila Galé Cumbuco

Leia mais:

431 comentários

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Eu e meu esposo planejamos uma viagem com nossos 2 (dois) filhos por quase 2 (dois) anos, porém de sonho a nossa hospedagem no Vila Galé Cumbuco virou um pesadelo, pois eu e meu filho pegamos infeção intestinal neste Resort.
Eu e meu filho tivemos diarreia, vômito, dor abdominal e febre. Conversei com várias pessoas no Resort e várias pessoas se queixaram de não estarem se sentindo bem do estômago e comentaram que estavam com diarreia.
Só conseguimos voltar para a nossa cidade, pois estávamos a base de imosec (controlar a diarreia) e vonau (controlar o vômito).
Chegando em Campo Grande – MS, fomos para o pronto médico da Santa Casa, eu fui atendida por um clínico geral e meu filho por uma pediatra, o diagnóstico dos dois médicos foram iguais: GECA.
Entrei em contato com o gerente do hotel para colocar a situação e para entrar em um acordo amigável para eu e minha família podermos retornar ao hotel e desfrutarmos pelo que pagamos, afinal o nosso passeio se resumiu em apartamento e banheiro. O gerente pediu para que eu encaminhasse a cópia dos prontuários do hospital onde fomos atendidos, encaminhei, me pediram um prazo de 4 dias para me darem um retorno. Passaram-se 10 dias do prazo solicitado e eles não me deram retorno, com isso, entendi que não querem um acordo amigável e agora resolverei isso judicialmente.
Esse foi o terceiro Vila Galé que visitamos, já nos hospedamos no Vila Galé Mares e no Vila Galé Cabo de Santo Agostinho e isso nunca havia acontecido.
Me sinto lesada e quero ser ressarcida de alguma forma.

TALITA BAXEGA GRILLO

Cheguei recentemente dia 22/08/2017, e no geral adoramos o hotel apenas salientando alguns pontos:
Os quartos são limpos muito tarde, somente no final do dia, ao contrário dos outros resorts que até o meio dia já organizaram os quartos, nos 7 dias que ficamos, saíamos do apartamento pela manhã no máximo 9:30hs e retornavam os por volta das 17hs, somem 1 dia o apartamento estava limpo, os outros a camareira chegou após as 17hs, tínhamos que sair se quiséssemos que foi feita a arrumação.
Outro ponto a sujeira na frente dá praia, é claro que se houvesse consciência dos hóspedes não teria sujeira, mas a areia em frente ao hotel não recebe nenhum tipo de limpeza, copos e garrafas plásticas que ficam jogadas na areia.
A areia é fofa ruim para locomover, então um quiosque com bebidas mais próximo da areia, ajudaria muito, já tem um ponto no gramado, mas se possível que fosse na praia no começo da areia, seria excelente.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar