Munique pro Riq

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Munique

Trips, começo hoje minha viagem a Abu Dhabi para acompanhar a torcida do Inter no campeonato mundial interclubes. Como sempre, aproveitei a deixa para passar por lugares que estão enferrujados aqui no Viaje na Viagem. Na ida, fico três dias em Munique (pautas: Munique, feiras natalinas e Europa no frio). Na volta passo por mais duas cidades que só vou contar depois.

Já estou vasculhando o Alemanha por que não da Ângela, e recebi um email com dicas de cocheira do Doktor Alê. Mas caso você tenha alguma dica na manga pra me dar, tô aceitando MOITO. Mande ver na caixa de comentários.

Vielen Dank!

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


117 comentários

luis r.
luis r.PermalinkResponder

se vc gosta de futebol "como um todo", vale dar uma passada na alianz arena, q é a casa do bayern de munique. o lugar é espetacular -- e eu nem vi em dia de jogo! tem 2 jogos do bayern ainda este ano por lá (dias 11 e 19).
outra coisa q ñ sei se é bem uma dica, mas algo q eu certamente faria, era procurar um restaurante no centro de munique q tem uma vitrine onde ficam assando dezenas de... joelhos de porco! meu alemão é quase igual ao meu finlandês (só sei dizer "obrigado" e uma ou outra coisinha +), mas me parece q o joelho grelhado ñ é "einsbein", tem outro nome...
agora o endereço do lugar eu já sei, sorry sad
mas deve dar pra ir pelo cheiro!
fora isso, cerveja, né?
prost!

p.s.: caso um dia vc precise saber, "obrigado" em finlandês é "kiitos"

carolina
carolinaPermalinkResponder

Deutsch museum...é muito bom...muito divertido...vale a visita.

Claudio Motta
Claudio MottaPermalinkResponder

Não deixe de passear pelo Englischer Garten. Vai estar um frio daqueles, mas o lugar é belíssimo. Existem Beers Gartens por lá, mas não sei se funcionam nessa época. O da Chinese Tower (dentro do parque) é show! Outra curiosidade é que esse é um dos maiores parques urbanos do mundo, sendo maior que o Central Park! Beba pelo menos uma caneca de 1 litro de cerveja na Hoffbraunhaus. Passe a mão por dentro da "asa" da caneca como fazem os locais! Munique é fantástica!!!
Boa viagem!

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Biergarten só abre no verão mesmo... Mais ou menos, de maio a setembro...

Aline
AlinePermalinkResponder

Os Biergardens realmente não funcionam, mas existem restaurantes que ficam abertos e dá p tomar uma cerveja no frio mesmo!!! EU fui no final do outono e achei o parque espetacular!!!

Viajar Barato
Viajar BaratoPermalinkResponder

Para hotéis com uma ótima relação qualidade/preço no centro da cidade e coisas grátis para fazer em Munique, siga o seguinte link: http://viajarmaisbarato.com/tag/munique/

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Adoro o nome : Garmisch-Partenkirchen e é uma graça , uma Gramado na neve bem pertinho de Munique , perfeita pra um bate-volta.

Um teleférico leva até a triplice fronteira no Zugspitze ( não , não tem nada a ver com a triplice do Paraguai), e antes do mercado comum era preciso mostrar o passaporte nas guaritas.
Dachau com neve acho que não rola sad

Evelyn
EvelynPermalinkResponder

Riq,

em dezembro tem uma feirinha liiiiiinda de Natal na frente da MarienPlatz. Ela é enooorme, e de todas q vi na Europa, essa foi a de que + gostei!!!!! A decoração da Rathaus à noite é impressionante!!!! E sempre tem atrações ao longo do dia (bandinhas de Natal, etc). Qd fui no ano passado, geralmente tinha algum coral cantando às 18h no topo da Rathaus. Mágico!

No centro de infos turísticas, embaixo da Rathaus, eles distribuem panfletinhos c/ as programações...

A feirinha é sempre bem cheia, e qt + frio fica, + as pessoas bebem vinho quente!!!

Divirta-se!!!!!!

Oscar
OscarPermalinkResponder

Que legal que você esta indo à Munique Riq.. esta é uma das minhas cidades favoritas na Alemanha.

Em três dias rola até uma ida à região dos Alpes da Bavária.. minha sugestão além de Garmisch-Partenkirchen que a Sylvia sugeriu super recomendo dar uma passadinha por Oberammergau e / ou conhecer o castelo mais famoso da Alemanha o Neuschwannstein em Füssen.
Quanto a Dachau estive no inverno lá na primeira vez que fui e o frio era de rachar.. Acho que tb não rola...

Em Munique você ja deve ter conhecido boa parte dos leres da cidade.. Mas algo relativamente novo que realmente vale a visita se você também curte carros é o novo museu da BMW ao lado do Olympia Park...

Alguém já deve ter comentado, mas o Deutsches Museum é muito bacana também.. Mas se voce for a Munique nesta época de natal não pode deixar de aproveitar os mercados natalinos.. O da Marienplatz em frente à prefeitura é/era o melhor da cidade.. por falar nisso apesar do frio um lugar que recomendo para voce tirar uma das fotos mais bonitas da cidade é subir na torre da Alter Peterskirche nesta foto voce enquadra a prefeitura e a Frauenkirche com suas duas torres.. Mas se prepare para o frio razz

E como voce vai estar em Munique não deixe de fazer um tour pelas cervejarias da cidade.. algumas como a famosa HB (Hofbräuhaus) são do roteiro turistão mas são leres obrigatórios quando se passa pela cidade...

existem vários outros pontos legais para se visitar em Munique como a Alte Pinakotek para quem gosta de arte. Além do Residenz Schloss o antigo palácio da família real da baviera em munique o Nymphenburg é um castelo bonito de se visitar, mas principalmente pelos seus jardins (não o caso desta época)..

Enfim aproveite bastante e as outras cidades também serão na Alemanha?
Abraço e uma ótima viagem

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Riq
Infelizmente nao conheço Munique! Mas, com certeza, vou querer conhecer depois da sua volta com dicas fresquinhas! Enjoy.

Tomas
TomasPermalinkResponder

Pertinho do centro tem um hotel megacharmoso onde fiquei em 2000.
O Bayerischerhoff (acho que é isso). Vale dar uma sapiada lá. Tem uma ruazinha do centro com as lojas dos times da cidade: o Bayer e o TSV 1840 da segunda divisão (uniforme azul e preto e mais barato). Em frente à ópera tem um café. Vale uma torta com creme e uma Paulaner olhando a arquitetura. Fui no verão e achei fantástica. Acho que o programão de inverno deve ser ir ao HB encher a cara e comer Wienerscnitzzel.
E dá-lhe Inter (de milão).
Abs,
Tomas

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

O Paaseio a Füssen, passando por Garmish é lindo, mas outra sugestão que é muito especial, ainda mais na época de Natal é a encantadora cidade medieval Rothenburg ob der Tauber, a 250 km de Munique.
Nessa época, é montada uma linda feirinha de Natal e é imperdível pernoitar na parte histórica da cidade, entre as muralhas.
Ótima viagem.

Rossana
RossanaPermalinkResponder

As feirinhas natalinas são realmente fantásticas, e a Hofbräuhaus imperdível: prepare a mão pra segurar a caneca, com 1 litro de chopp....

Patrícia Maia J.

Três dias é pouco para Munique e arredores, então acho mais interessante ficar só por Munique mesmo, mas se você já conhece, as dicas mais interessantes de locais próximos são as já faladas (Neuschwainstein e Rothenburg ober der Tauber). Rothenburg é uma rota muito feita até por quem é de Munique e é fácil ir de trem. Já o castelo não sei muito bem porque fui de carro, mas acho que deve ter ônibus.
Outra visita que gostei muito nos arredores de Munique foi a cervejaria Erdinger. É bem pertinho. Fiz a visitação a noite com um "jantar" posterior.
A Hofbräuhaus é maravilhosa, mas uma amiga que é alemã falou que tem uma que não é turística e é melhor. Não lembro o nome agora, mas vou pesquisar e tento te informar depois.
O Residenz Schloss é lindo e o Deutsch Museum é imperdível (acho que até seria a única atração que sugeriria a alguém que só tivesse um dia em Munique).
Quando lembrar mais dicas posto aqui.
Boa viagem!
P.S: Mudei o nome pq vi que tem uma Patrícia Maia mais antiga e que merece ficar com o nome.

Karina
KarinaPermalinkResponder

Casaco! Eu fui no inverno a Munique e quase congelei, principalmente na visita a Fussen. Se der tempo, vale a pena a esticadinha a Fussen e Schwangau. Além do castelo, a cidadezinha é uma graça.
Em Munique eu acho imperdivel o Residenz, o jardim estava coberto de neve quando fui, estava lindo! Tem a escultura do Walking Man também, que fica na Leopold Strasse, pros lados do arco, é bem bacana.

Manu Tessinari

Riq,

Apesar do frio germânico, vc está indo pra Munique numa das épocas mais lindas da cidade! As dicas acima foram ótimas e nem vale ficar repetindo, mas concordo com a Patrícia, quando ela diz que somente com 3 dias é melhor curtir só a cidade.
Reforço a dica do Alte Pinacotek, do English Garten e do Deutsch Museum, mas acrescento alguns lugares que eu adoro e são menos turísticos, conheci quando morei e sempre que volto mato a saudade.

1) Nationaltheater - A temporada de óperas e concertos natalinos é maravilhosa! Uma grande oportunidade de conhecer um lindo teatro e ver artistas conhecidos mundialmente pela sua musicalidade.

2) Leopoldstrasse - Fica em Schwabing, o bairro mais jovem e boemio da cidade, por ser central e local da universidade da cidade. Nesta rua, há varios bares, restaurantes que lotam (mesmo no frio). É onde o povo de Munique se encontra.

3) Blutenburger Schloss - é um castelo que tem uma feira de natal linda com concertos de musica clássica. Não lembro o endereço, dá uma googleada?

4) Nymphenburg Kanal - no inverno, canal do castelo Nymphenburg congela e enche de gente para brincar, jogar e principalmente patinar sobre o gelo. Não sei se ainda tem, mas a noite os holofotes se ascendem, colocam música e o povo fica patinando e tomando Glüwein.

5) St. Peter Kirche - Do alto da igreja se tem a melhor vista da cidade. Vale muito a pena (não sei no frio! rs) mas li um tempo atrás que o skiline (é assim que se diz??) de Munique é tombado pelo patrimônio histórico, tamanha a beleza.

E não desanime com o frio! A cidade pode parecer calma e escura, mas ela ferve!

beijos e curta!

Giovanna
GiovannaPermalinkResponder

Fomos para Munique no ano passado, na época da Oktoberfest. Logo, minhas dicas podem ser furadas, coisas de bêbado mesmo...

No local em que acontece a Oktober, parece que há alguma das tendas abertas permanentemente. Vale a pena ir só para sentir um gostinho DA festa alemã.

Além das dicas acima, no English Garten há algo muito curioso: surfistas de rio. Fica em uma das entradas do parque, é só perguntar para alguns nativos. Achei bem legal a proposta, ver os tombos da galera e lamentar comos nossos rios são sujos.

Passamos uma noite em Hohenschwangau, em um hotelzinho com vista para o Castelo. A comida lá é bem boa e razoável. Adoramos. A hospedagem também saiu em conta, cerca de 60 euros com um absurdo café da manhã. E o castelo deve estar rodeado de neve. Lindo! Se for ao castelo, lembre de comprar o tiquete lá embaixo. Às vezes, eles fazem concertos no fim da tarde.

A visita ao Alianz Arena é imperdível. Se estiver azul, é dia do jogo do time menor. Se estiver vermelho, do Bayern. Se estiver branco, não tem jogo. O por do sol lá também é incrível.

Um pouco mais acanhado é o Estádio Olímpico. Mas vale a visita, pois além de ter sediado as Olimpíadas, a vila olímpica foi alvo do sequestro dos israelenses. Ao lado, há o museu da BMW ou da Mercedes (não fomos porque não somos chegados em carros).

Carlos Henrique Loyo

Riq, esse seu pit-stop em Munique caiu do céu! Pesquisei em muitos sites, inclusive no Alemanha, por que não? da amável Angela, mas, reunir todas as dicas em um único post é "priceless"!

Dank. smile

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

OI Riq!

Minha passagem por Munique foi rápida, mas como eu e o Caetano estávamos sendo ciceroneados por locais, tivemos dicas preciosas sobre o turístico e o realmente válido.

Cervejarias: a mais turistica é a Hofbraeuhaus ( http://www.hofbraeuhaus.de/en/index_en.html ). É legal de ver a galera animada e fazendo uma Oktoberfest durar meses, rsrs. Mas a cervejaria que a galera de Munique costuma ir pra comer e beber é a Augustiner ( http://www.augustiner-braeu.de ). Come-se bem e barato por lá. O restaurante funciona no prédio da fábrica da cerveja, que quando foi fundada era longe do centro da cidade.

Museus: o Die Residenz, ou Residëncia de Munique, é o antigo palácio dos duques bávaros e tem muita historia interessante. Também é um lugar que os 'nativos'se orgulham muito, e dizem ser mais interessante que todos os palácios do Rei Ludovico, rsrs. Veja se no horário o Cuvilliés Theater está aberto, pois nós não conseguimos conciliar na mesma visita. http://www.residenz-muenchen.de/englisch/residenc/index.htm

Passeios: O Allianz Arena é ESPETACULAR (sonho: que a Novíssima Fonte Nova ressurja como ela, hehe) e tem um tour diário em inglês às 13h. Você conhece o estádio, a press room, os vestiários, os camarotes dos patrocinadores. Nós almoçamos no restaurante do estádio, achamos muito bom.
http://www.allianz-arena.de/en/

A BMW tem o BMW Museum e o BMW Welt, esse último o mais recente (acho que tem no max 2 anos) e é um centro de relacionamento da BMW com os visitantes. Esse passeio a gente não fez. Mas sei que o museu é bárbaro e trabalhado em mínimos e "máximos" detalhes - sabia que o prédio da BMW foi feito inspirado em peças do motor do carro? http://www.bmw-welt.com/web/portal/en/index.html. O BMW Welt tem aplicativo pro Iphone.

Boa viagem!!!! Espero que dê tempo para aproveitar bem as dicas dos trips!

carol m
carol mPermalinkResponder

Ai que saudades de Munique!!!
Tb recomendo o restaurante da Augustiner! Eu fiquei num albergue na frente muito bom!

E como tb já sugeriram, tente ir até Fussen... Vista maravilhosa. Ainda mais se estiver tudo branquinho de neve.

Aproveitee!!!

Tiago Caramuru

Já que vc já está no clima de futebol e está todo mundo indicando o Allianz, dia 11 tem jogo do Bayern lá!

Os bate-voltas de Munique também são muito bons... o castelo Neuschwanstein e o campo de concentração de Dachau, principalmente.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá Riq,
Que pena que nao estamos mais em Munique, senao fazíamos uma mini-ConVnVençao por lá...

Todas as dicas acima sao ótimas, mas faço alguns "adendos" aos posts, daqui do trabalho mesmo, porque a Angela está sem internet em casa (congelou tudo...):

- o joelho de porco (Eisbein) também é chamado de Haxe, principalmente na Bavária, e por esse nome você encontra nos restaurantes. Mas o prato típico de Munique é a "Weißwurt mit Senff und Brezn" (salsicha branca cozida, com molho agridoce e pretzel salgado); muito gostoso, principalmente acompanhada de um Mass Weißen (um litro de cerveja de trigo).
- a Hofbräuhaus é muito legal, mas é realmente muito turística; vá até a Augustiner, que o clima vai ser melhor.
- Garmisch-Partenkirchen e uma visita ao Zugspitze seria muito legal, mas com toda essa neve no momento, vai estar completamente lotado de turistas e esquiadores. A estrada perto de Garmisch é estreita, e o tráfego é tanto que deixa até paulistano com saudades da Marginal em dia de chuva. Se for para lá, melhor de trem.
- As feiras de Natal sao imperdíveis, e a principal é a da Marienplatz; mas nao deixe de conhecer a feira medieval, perto da Odeonplatz.
- a vista de cima da Alte Peter é espetacular, mas prepare as pernas para a subida!
- Allianz Arena, Residenz, Deutsches Museum, BMW Museum, assino embaixo de todos, nao dá para se arrepender.

E, se tiver tempo, sugiro também uma visita ou a Nürenberg, ou Regensburg ou Landshut. Todas sao perto de Munique, sendo que Landshut é só uns 70km, e fácil acesso com o trem. Aí você se sente em uma verdadeira cidade medieval.

Qualquer dúvida, entre em contato com a gente!

Abraços, e Boa Viagem!

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

As dicas aqui estão muito boas, mas para mim o Allianz Arena só vale a pena se for para ver um jogo ou com o tour guiado. Ela fica um pouco longe e você ainda tem que andar um pouquinho desde a estação de metrô. A estrutura externa é realmente fantástica, mas me decepcionei um bocado quando entrei, pois não tinha tour no horário da minha visita e o campo e arquibancadas não tem nada de especial. Não sei se a expectativa era alta, mas achei que valeu mesmo só pela parte externa, pois internamente outros estádios na Europa são bem mais bonitos.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Não posso dar dicas além das que já estão aí acima. Só vou dizer que lembrei super de vc com os cadernos especiais que os jornais de Porto Alegre fizeram pra gauchada que tá indo nesse périplo mrgreen Ótima viagem, aproveite muito.

Luciana Sgarbi

Fiquei por 2 meses lá agorinha! E estou com saudades.
Não tenho muito a acrescentar, ainda mais agora no frio que está por lá, quando voltei do Brasil ainda não estava nevando... mas todas as dicas foram bem bacanas, se vc tiver o tempo pra ir a Fussen o castelo deve estar lindo com a neve, e a feirinha de Natal da Marienplatz, o Olympiapark, a subida no Alter Peter... curta muito! E bom frio!

Luciana Sgarbi

Ah, lembrei de uma boa... se quiser comer doces maravilhosos e um belo chocolate quente, vá à MAELU (Theatinerstrasse 32). E depois conta se gostou!

Lu
LuPermalinkResponder

Oi, Riq,

A melhor dica que eu posso dar é o seu post sobre a minha viagem:
https://www.viajenaviagem.com/2009/10/o-viajao-da-lu-baviera-alsacia-rota-romantica-e-berlim-com-uma-passadinha-antes-no-douro/comment-page-2/#comment-104303

Do que já falaram aqui, eu reitero: uma visita a BMW é imperdível, e os museus idem, além de ver o relógio dos bonequinhos na Marienplatz. Já as cervejarias, concordo c/o Marcelo: a Hofbrauhaus é mto turística pro meu gosto, mas gostei da Augustiner. Qto à região próxima, acho 3 dias mto pouco tempo p/fazer bate-e-volta, mas se quiser, Neuchwenstein é mto lindo e relativamente perto. Já Garmish-Partenkirchen eu ñ gostei, achei meio decadente ... mas tb fui há mtos anos, pode ser que agora esteja diferente.

No mais, tô louca prá saber o que vc vai achar de Dubai ...
Bjs e ótima viagem!!
Lu
P.S. Vc vai passar o reveillon lá?

Ricardo Freire

Vou não. Réveillon é no Brasil smile

Lu
LuPermalinkResponder

Se for estar no Rio e for ver os fogos, me avisa. De repente, a gente se encontra!!
Bjs,
Lu

Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

Tenho dica não.. mas vou aguardar ansiosamente pelas suas! winkBoa Viagem e curta muiiito!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Como ninguém te disse ainda para ir/voltar lá - o jardim do Nymphenburg Palace - é lindo!

Luisa  Nogueira Domingues

Bom... se precisar de uma guia turística aqui em Munique, estou a disposicao! Brincadeira... Só estou aqui há um mês e nem sei tanta coisa assim... Realmente, as dicas já passadas estao perfeitas! Nada mais para acrescentar! O bom mesmo é q aqui é bem tranquilo de andar a pé ou de metrô, entao é bem fácil chegar a todos os lugares que quiser... Só o frio estes dias que nao está muito convidativo, ne? Mas mesmo assim vale uma caminhada pelas ruas de Munqiue, principalmente, a Leopoldstr. que eu adoro!
E hj vou ao Residenz, quem sabe nao nos encontramos por lá...
Um abraco, Luísa

Ricardo Freire

Luisa! Tô preso no apartamento do hotel fazendo trabalho de escritório (uma coluna atrasada há três dias, outra fechando hoje). A Residenz estava nos planos, mas acho que se sobrar um tempinho eu vou mesmo é no museu BMW... bjs!

Luisa  Nogueira Domingues

Olá Riq,

O museu da BMW realmente é uma ótima idéia tb! Mas este vou deixar para quando meu namorado vier, já que nem sou tao apaixonada por carros... Bom passeio!
Estou ansiosa para saber todas as suas impressoes da cidade!
Um abraco,
Luísa

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Passei três dias em Munique em 2006, no meio da Copa do Mundo, e não consegui turistar muito além do futebol... Apenas dei um ótimo passeio pelo Olympiapark, passando pelo Museu da BMW - à época funcionava em um "puxadinho", o prédio novo estava em construção. Aproveitei para umas braçadas nas piscinas do parque olímpico (onde o Mark Spitz ganhou aquelas 7 medalhas de ouro), que são cobertas, aquecidas e abertas ao público, por 3,50 euros de entrada.

Lamento não ter chegado a tempo da visita guiada no Estádio Olímpico, que tem um passeio pela cobertura do estádio.

E passei pela Vila Olímpica para ver o prédio onde houve o assassinato dos atletas israelenses. Existe uma placa marcando o local, os prédios hoje são um conjunto residencial de vida normal e jeitão de construção futurista dos anos 70. smile

Felipe Hissa Coelho

Ola , andei lendo as otimas dicas sobre munich, estarei por la do dia 28 de dez a 2 de janeiro , alguem sabe me informar se ha algum local animado para passar reveillon ? Acredito que pelo frio nao haja local publico com festas e shows na virada do ano, portanto queria saber onde o povo passa o reveillon , algum clube , boate, bar ? Queria passar comecar o tomando cerveja e ouvindo alguma atraçao local.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Felipe,
O lugar mais animado para passar o Reveillon e ver os fogos é na Marienplatz. Outros locais você vê nesse link (só em alemao):

http://www.muenchen.de/Stadtleben/Winter_Weihnachten/Silvester/151428/10feuerwerk.html

Mas lembre que vai estar muito frio!!

Para clubes ou bares, pesquise aqui:

http://www.muenchen.de/verticals/Veranstaltungen/Veranstaltungskalender/Silvesterpartys/276433/index.html

Dentre esses, um dos mais concorridos é o Tollwood.

Jorge M.
Jorge M.PermalinkResponder

Pessoal,

Estou indo pra Alemanha passar o reveillon. Fiquei sabendo que tudo fecha lá aos domingos (comercio, museus, etc.). É verdade? E dia 01/01, funcional algo por lá?
Pergunto isso porque estou montando minha logística de viagem: 3 dias em Berlim (reveillon lá), 2 dias em Munique e 2 dias em Frankfurt (onde pego o voo de volta pro Brasil).

Valeu e abraços,
Jorge

Lia
LiaPermalinkResponder

domingo é quase tudo fechado mesmo, em cidades grandes vc ainda encontra uma ou outra aberta, mas restaurantes e os museus em Berlim estão aberto dia de domingo.
No dia primeiro de janeiro pelo menos os museus que estão na ilha dos museus abrirão a partir do meio-dia. Nessa página vc pode conferir: http://www.smb.museum/smb/service/index.php?lang=en&p=2&objID=3296&n=2

Jorge M.
Jorge M.PermalinkResponder

Obrigado!!! smile

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá Riq,
sou irma do Fabio e já vivo há alguns anos aqui na Alemanha, nos arredores de Munique.
Para aguentar o frio recomendo pausas em cafés, como o café no último andar da Livraria "Hugendubel", direto na Marienplatz. Além de curtir a variedade em leitura, tem-se um linda vista da prefeitura "Rathaus" degustando um Latte Machiato...
Boa viagem!

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

(É irmã deste Fabio aqui, só pra ficar claro...) wink

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Olá Riq e tds deste blog,
Estou planejando minha trip pela Europa e neste momento traçando minha visita à Alemanha(pretendo ficar uns 7 dias). Chego em Frankfurt 28/Jan (fico de sexta a dom, 3 dias) e pretendo de lá seguir à Munich e conhecer seus arredores! Muito bacana as dicas citadas pela "Manu Tessinari", pelo oque ando pesquisando realmente são os pontos mais interessantes e principais para se vistar em Munich. Valeu pelas dicas Manu! e tb obrigada a tds que comentaram a respeito! rs...
Gostaria de saber sobre o "Campo de Concentração de Dachau". Vale a visita???
Obrigada a tds, grande Abraço,
Andrea G.

Ricardo Freire

Claro que vale. Eu ainda não tive coragem (também não fui ver o museu de extermínio no Camboja), amarelei todas as vezes que estive numa cidade próxima a um campo de concentração. O passeio pode ser feito de trem suburbano, a S-Bahn, com o bilhete mais caro, que cobre toda a área metropolitana.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Andrea, sobre campo de concentração acho que precisa mesmo ter coragem e muita, ainda não passei perto de nenhum, acho que eu amarelarei. Dá uma espiada nessas fotos e legendas: http://picasaweb.google.com/carol.3001/AuschwitzBirkenauPolonia# A minha sobrinha esteve em Auschwitz/Birkenau - Polônia, quando morou em Belgrado, Sérvia. Só pra ter uma idéia do que você poderá encontrar.

Fabiano
FabianoPermalinkResponder

Olá...

Estarei em Munique em fevereiro e gostei muito das informações aqui postadas.

Gostaria apenas de saber se alguém pode me dar dicas de como comprar ingressos para jogos do Bayern.

Consigo comprar na bilheteria do estádio momentos antes da partida?

Como chego ao estádio a partir da estação central?

Para comprar, por exemplo, um refrigerante no estádio, devo ter o arena card? ou consigo comprar com dinheiro mesmo?

agradeço a atenção....

abraços....

Lia
LiaPermalinkResponder

Oi Fabiano,
vc consegue comprar no estádio, mas dependendo do jogo eu não confiaria em deixar pra comprar lá. Vc pode comprar tb pelo site do eventim.de

como chegar: http://www.allianz-arena.de/en/service/anfahrt/

Claudio Motta
Claudio MottaPermalinkResponder

Fabiano,

Consegui comprar entradas logo na saída da estação de metrô. Foi de uma rapaz que disse que não poderia ir ao jogo (tipo nossos cambistas com um nível um pouco melhor). Comprei pelo valor que estava no ingresso (eles conseguem comprar antecipadamente por um valor inferior). Deu tudo certo! Se não me engano a estação é a Fröttmaning U-Bahn (linha 6), mas é bom confirmar antes. Tentei comprar bebida no local que assisti ao jogo e não consegui, pois precisava ter o arena card, mas pelo que entendi (alemao é duro!) poderia comprar no bar que fica por fora das arquibancadas. Não tentei. Foi uma experiência bem legal! Aproveite!

Fabiano
FabianoPermalinkResponder

Lia e Cláudio, muito obrigado pelas informações.

Espero aproveitar bastante os 05 dias que vou passar na cidade.

Grande abraço.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá Fabiano,
Só um adendo, a linha do metrô (U-Bahn) é realmente a U6, e a estaçao para descer é a Fröttmaning.
Alguns trens têm o ponto final ali mesmo, e outros seguem adiante até Garching-Forchungszentrum.
Um mapa PDF das linhas de metrô você vê neste site:

http://www.mvv-muenchen.de/de/home/fahrgastinformation/mvv-netz/netzplaene/schnellbahnnetz/index.html

É só clicar em MVV-Schnellbahnnetzplan.

Boa viagem!

Fabiano
FabianoPermalinkResponder

Marcelo, muito obrigado pela dica....

O mapa será mais do que útil....

Abraço.

Marcio Nel Cimatti

Ó para o pessoal que perguntou sobre visita ao campo de concentração. Dá uma olhada. Já aviso que precisa estar preparado p/ ver e lembrar de tudo o que rolou por alí.

Esse é perto de Berlim http://www.ajanelalaranja.com/2009/06/berlim-campo-de-concentracao.html

Abs!

Cinthia RAngel

Gente,
Alguém sabe de um hotel BBB em Munique e tb bem localizado?
Vamos em junho e ficaremos 03 dias lá antes do retorno ao Brasil.
Ab,
Cinthia.

Angela Arten-Meyer

Olá Cintia, tente o Romantik Hotel Insel Mühle, é um dos mais belos hotéis de Munique. O site é: http://www.romantikhotels.com/Muenchen
Faça uma ótima viagem!!

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Recomendo o Hotel Schweiz ( http://www.hotel-schweiz.de/ ), que fica a umas 2 quadras da estação de trem. Simples, barato e com um ótimo café da manhã.

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

Olá!!
Viajo para Munique na próxima terça e ainda não defini o hotel, alguém tem sugestões de um hotel confortável e muito bem localizado? Em que bairro é melhor ficar?
Muito obrigada!
Priscilla

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscilla! Há algumas dicas nesta mesma página! Veja os comentários para garimpar sugestões wink

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

Olá Bóia, obrigada pela resposta. Já tinha lido todos os posts e os que foram sugeridos foram poucos e não se adaptam muito ao que preciso. Procuro um hotel confortável e muito bem localizado. Alguém tem sugestões??
Obrigada a todos,
Priscilla

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscilla!
O que sei é que o Comandante ficou no hotel Mercure, pertinho da estação, e gostou muito.
http://www.mercure.com/gb/hotel-0878-mercure-hotel-muenchen-city-center/index.shtml

O Ricardo Freire recomenda muito ficar próximo à estação em cidades alemãs. Facilita muito o deslocamento de/para aeroporto e para os passeios às cidades próximas.

Um post sobre hospedagem em Munique está na lista de promessas do Ricardo Freire há um tempinho, mas ele promete mais do que pode cumprir smile

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Oi Bóia!

Estou indo a Munique no final de setembro. Estou pensando em reservar o Mercure City Center, mas li alguns comentários que a região seria perigosa. O Comandante Ricardo comentou algo a respeito?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Há muitos hotéis e albergues nesta região. A região não é bonita, porque está do lado da estação. Mas não é perigosa, não. O Ricardo Freire ficou neste hotel e gostou muito. Ele sempre recomenda se hospedar perto de estações centrais na Alemanha pela logística imbatível.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Priscilla,

O Hilton da rua Am Tucherpark é bom, fica bem ao lado do Englischer Garten.

Mas você vai precisar pegar o bonde cada vez que quiser ir até o centro, apesar de ser possível ir andando (depende da sua disposição).
O ponto Tivolistrasse do Tram (bonde) linha 17 fica ali pertinho.

Priscilla
PriscillaPermalinkResponder

Bóia e Marcelo,
Muito obrigada!
A localização é mto importante e poupa tempo e $!!
Estava pensando em ficar no Hilton, mas acabei de ver que cobram 24 EUR/dia pela internet e como meu marido vai precisar trabalhar, um htl com conexão gratuita facilitaria bastante.
Vou ver o Mercury, adoro as indicações dele, sempre centrais e confortáveis, não é?
Vcs saberiam me dizer qual é o nome do bairro do centro? No bookings.com não tem centro.
Mto obgd e bom dia!!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Olá. Estou procurando hotéis em Munique, e vejo que a maioria dos hotéis com melhores preços ficam no entorno da estação principal, sendo que os mais próximos da Marienplatz são um pouco mais caros.

Vi no trip advisor algumas pessoas dizendo que no entorno da estação há várias boates de strip tease, chegaram a chamar de Red Light District. E, de fato, pelo Google Street View, algumas ruas ali são meio esquisitas... É tranquilo ficar por ali, chegar caminhando de noite ?

Agradeço se puder ajudar com essas dúvidas!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! O povo exagera. Não há perigo algum. Ficar ao lado da estação em Munique é ótimo -- é a recomendação do Ricardo Freire.

Flávia Beatriz

Olá a todos!
Minha dica de hotel em Munique não é exatamente dentro de Munchen, mas em Aschheim. É o ETAP hotel Ost Messe, similar aos Formule1 (da mesma rede mas com outro nome). Economico, sim, mas confortável e com um café da manha opcional que vale muito o custo-benefício (5 euros), por ser digno da comilança da Alemanha.
O acesso é muito fácil, pois há 2 linhas de ônibus com ponto bem em frente ao hotel, que levam só alguns minutos até a estação de metrô do shopping RIEM ARCATEM. Recomendo muito!

Bahnhofstrasse 4
85609 ASCHHEIM-DORNACH
GERMANY

gisele
giselePermalinkResponder

Escrevo do saguao do hotel aqui em Munchen...Primeiro dia do Ano do 2012 !
Todas as dicas acima foram muito legais...Apenas completando acima, realmente recomendo Dachau, apesar de triste, foi real e infelizmente aconteceu... Mas tb achei que seria too much, ledo engano, quem se dispuser, recomendo. Me senti mais fortalecida e menos "ignorante" a respeito da história.
Ontem pegamos uma super nevasca indo para Garmish, lindooo ! Porém deve-se ter roupas para neve (aqui näo ha locacäo). Um guarda chuvas nesta epoca tb e fundamental. Para jantar do dia 31 para o dia 1 de Janeiro faca a reserva com muita antecedencia, todos restaurantes melhores näo tem lugar de ultima hora.
Feliz Ano Novo para todos....

Julianef
JulianefPermalinkResponder

Em Munique, fiquei no Hotel Adria, pertinho do Englischer Garten. O hotel é muito bom e há restaurantes, mercados, metrô, padarias e atrações turísticas por perto.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá.. gostaria de uma ajuda.. alguém sabe dizer pq no último final de semana de agosto/2012 a hospedagem em Munique está tão cara? Estou cotando hoteis que estão com tarifa quase dobrada no final de semana (25 e 26 de agosto)
Será que algum evento importante na cidade?

Mara
MaraPermalinkResponder

Também tive o mesmo problema! Pra não pagar uma fortuna pegando um apartamento beeeeem simples. Não achei que fosse ter problema por ser antes da Oktoberfest, me arrependi de não ter visto antes!

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

oi pessoal to indo pra Munique daqui ha 5 dias e adorei as dicas!
anotei varias ! principalmente gastronomicas hehe abraços a todos!

Fred
FredPermalinkResponder

Olá! Vou me encontrar com meu filho no aeroporto de Munique, ele chegando de Londres (British Airways) pelo Terminal 1 e eu de Lisboa (TAP) pelo Terminal 2. Alguém familiarizado com o aeroporto poderia me sugerir um ponto de encontro (por exemplo, um café) entre os dois terminais, que esteja aberto às 23h? Abraços!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Fred , vcs podem escolher o local na pagina abaixo :
http://www.munich-airport.de/en/consumer/shops/a-z/index.jsp

ao clicar num ícone tens todas as info
veja um exemplo

http://www.munich-airport.de/en/consumer/shops/a-z/A/allresto/index.jsp

Fred
FredPermalinkResponder

Obrigado, Sylvia! No site do aeroporto tem uma ferramenta de busca onde posso colocar a opção "Food and Drink" e em seguida a locação (Terminal 1 ou 2, Munich Airport Center, MAC Forum, etc.). Na verdade, qualquer lugar onde a gente possa sentar e tomar um café ou uma água está ótimo, desde que seja prático tanto pra quem chega do Terminal 1 como do 2....

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Olá Fred,

O Erdinger Sportsbar é um bom local.
http://www.munich-airport.de/en/consumer/shops/a-z/E/erdinger_sportsbar/index.jsp

Fica no Terminal 2, bem em frente ao desembarque. Quem chegar antes espera assistindo a algum programa esportivo, já tomando uma Weizenbier para entrar no clima!

Fred
FredPermalinkResponder

Olá, Macelo! O Erdinger fecha às 22h e nossos vôos chegam por volta das 23h. Dei uma busca no site do aeroporto e vi que o Leysieffer funciona 24h e fica no Munich Airport Center, que pelo mapa está entre os terminais 1 e 2. Como vamos chegar por terminais diferentes, você acha que esse é um bom lugar?

carmelita
carmelitaPermalinkResponder

Olá amigos da bóia, gostaria da ajuda de vocês.Vou pegar um vôo de Frankfurt para Barcelona pela Raynair.Só que o mesmo sai do aeroporto Frankfurt-Hahn.Estou hospedada próximo a estação ferroviária.Qual a forma mais rápida de chegar ao aeroporto? Desde já, muito obrigada a todos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmelita! Você deve pegar um ônibus da estação de trem até o aeroporto. As instruções estão na página oficial: http://omnibusse.bohr.de/routes/wtc/routes.php?action=detail&route_id=24&language=en

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Estarei em Munique por quatro noites no finalzinho da Oktoberfest e, ao pesquisar hotéis, fiquei estarrecida com os preços das diárias! Hotéis e albergues estão, no mínimo, quadruplicando o valor normalmente cobrado... Isso quando há vagas!
Diante disso, pensei na possibilidade de me hospedar em alguma cidadezinha próxima, mas a uma distância "alcançável", para explorar Munique e a Oktoberfest, bem como para fazer algum bate-e-volta à região da rota romântica.
Alguém sabe dizer se isso seria factível, ou teria uma sugestão melhor para esse meu caso?
Agradeço demais quem puder ajudar!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Colocamos a sua pergunta no Perguntódromo. Um site que pode ser de grande ajuda para o seu problema é o http://www.alemanhaporquenao.com .

Evelyn
EvelynPermalinkResponder

Oi, Carol,

qd fui à Oktoberfest, fiquei em Munique mesmo, no hotel Antares (sempre fico nesse hotel lá). Tava caríssimo, mas como tinha quarto quádruplo, compensava um pouco...

tem q sopesar, pq se vc vai pra curtir o "clima" da oktober, o ideal é ficar em Munique... é muito caro, mas é o preço q se paga pela fama do evento... mas se vc n liga tanto pra isso da "ambientação" e quiser se deslocar todo santo dia, ok. os preços devem estar mais altos, mas não absurdos como em munique...

eu sei q muita gnt de ciadezinhas próximas vão todo dia lá pra munique curtir a festa. mas infelizmente n sei indicar essas cidadezinhas...

Evelyn
EvelynPermalinkResponder

corrigindo o português da última frase: eu sei q muita gnt de cidadezinhas próximas vai todo dia lá pra munique curtir a festa. mas infelizmente n sei indicar essas cidadezinhas…

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Realmente, Evelyn, num quarto quádruplo a facada fica um pouco menor, rsrsrsrs... Concordo plenamente com você quanto ao fato de que ficar perto é bem melhor para curtir o clima da festa; estou tentando equacionar esse fator e um preço de hospedagem "pagável" - quem sabe passar uns dias num hotel mais central e outros numa cidadezinha próxima, ou algo do tipo? Mas obrigada pela ajuda! wink

Evelyn
EvelynPermalinkResponder

é, carol, trocar de hotel pode ser uma boa opção, especialmente se vc quiser esticar pela região da baviera... qd fui pra oktober, passei só 2 noites lá em munique, pq realmente fui em função da festa (eu já conhecia munique). boa sorte na sua busca!

Dri
DriPermalinkResponder

Será que não é uma opção tentar Priceline??

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Boa, Dri! Vou lá dar uma conferida... Obrigada!

Clara
ClaraPermalinkResponder

Por que você não tenta os albergues? Pode ser por aí...

Clara
ClaraPermalinkResponder

http://www.wombats-hostels.com/munich/rates-amenities/

Por 60 euros num quarto para 4 ou 6 camas, eu pagaria, se estivesse muito interessada na Oktoberfest. E faria logo a reserva para garantir...

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Clara, eu também já tentei vários albergues, mas não está valendo a pena no meu caso, que vou com o marido... As camas em quartos coletivos estão na faixa de 90, 100 euros por pessoa (mas não gostaríamos dessa opção), e um quarto privativo com banheiro partilhado está uns 150 euros por pessoa! Assim compensa mais ficar em hotel mesmo, não é? rsrsrs... Mas obrigada pela atenção! wink

Clara
ClaraPermalinkResponder

Sei lá, acho que a Oktoberfest em Munique é que nem Carnaval no Rio. sad
Menos ma que moro aqui (no) Rio. smile

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

smile

Angela | Alemanha! Por Que Não? | Roteiros personalizados

Olá Carol, realmente os hotéis ficam muitos caros em Munique nesta época. Pesquise hotéis em Freising, Landshut e Dachau que sao bem pertinho de Munique. Outras opçoes um pouquinho mais afastado de Munique sao Ingolstadt e Augsburg.
Divirta-se, a Oktoberfest é maravilhosa!!!

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Angela, ontem passei a noite lendo o Alemanha! Por Que Não?(excelente, por sinal!) pra pegar umas dicas de Munique, Estrada Romântica e cidadezinhas próximas de Munique, e isso já me ajudou bastante!
Estava cogitando ficar em Ausburg, mas agora vou dar uma olhadinha também nessas outras cidades que você indicou.
Muito obrigada pela atenção, e, qualquer coisa, te perturbo lá no seu blog, rs. wink

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Oi Carol!
A analogia da Clara está mais que correta, rsrs! Imagine que aqui em Salvador o Ibis, no Carnaval, custa em torno de R$400 a diária! Oktoberfest é a mesma coisa, e tem mais - como dura o mês todo, muitas empresas aproveitam para fazer eventos corporativos na época, concursos, usando a Oktoberfest como apelo. Eu fui em 2010 e realmente ficar na cidade dá outro clima. Uma possibilidade é se hospedar em uma cidadezinha charmosa até uma hora de distancia, ir pra Munique passar só uma noite e voltar. Eu me hospedei na casa de um amigo do Hospitality Club. Se vc não tiver frescuras, Couchsurfing e HC também são opções...

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Pois é, estou sentindo na pele (ou melhor, no bolso!) o quanto essa analogia é verdadeira, rs.
Acho que vamos fazer justamente isso que você sugeriu, de passarmos uma noite em Munique e as demais em alguma das cidadezinhas que a Angela mencionou.
Não tinha pensado na possibilidade do couchsurfing... Se nada mais der certo, posso tentar amadurecer essa ideia, heheheh...
Obrigada pela ajuda! wink

maria
mariaPermalinkResponder

Olá Carol,

ano passado fiquei no hotel Brunnenhof, ele fica a poucos quarteirões da estação de trem e também muito próximo do local da Oktoberfest! Você faz tudo a pé! Reservei com alguma antecedência e o preço foi razoável...

CarolBSB
CarolBSBPermalinkResponder

Maria, vou conferir a disponibilidade e o preço desse hotel, então! Quem sabe? wink
Obrigada pela dica!

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Carol,

Estive em Munique na Oktoberfest e fiquei em um Etap City Sued(da rede Accord), que agora virou Ibis Budget. Não é bem localizado para passear, mas fica a uma quadra do metro onde tu vai para qualquer lugar bem rápido e a qualquer hora. O metrô tem uma estação dentro do Parque da Oktoberfest.

Outra vez fiquei em um Bed and Breakfast muito bom (B&B Zeevat), cujos donos eram um holandês e uma brasileira. Ajuda se falar alemão não é o teu forte. Também não era muito central, mas o transposte público é excelente (ônibus ou metrô).

Quanto a rota Romântica recomendo alugar um carro, alias além da rota Romântica tem várias cidades por perto que valem a visita se tu for ficar mais algum tempo (Nuremberg fica a 170 Km por exemplo e vale a visita se gostas de História).

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi Carol!!!

Munique é meio cara mesmo em qualquer época. Foi mais difícil achar hotel em conta lá, do que em Paris.

Vou agora em Junho!!! Tá chegando a hora!!!!

Ficando em alguma cidade próxima, pense também em buscar um lugar próximo a Estação Ferroviária!!!

Boas Pesquisas e Ótima Viagem,
Vladimir.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar