Munique pro Riq

Munique

Trips, começo hoje minha viagem a Abu Dhabi para acompanhar a torcida do Inter no campeonato mundial interclubes. Como sempre, aproveitei a deixa para passar por lugares que estão enferrujados aqui no Viaje na Viagem. Na ida, fico três dias em Munique (pautas: Munique, feiras natalinas e Europa no frio). Na volta passo por mais duas cidades que só vou contar depois.

Já estou vasculhando o Alemanha por que não da Ângela, e recebi um email com dicas de cocheira do Doktor Alê. Mas caso você tenha alguma dica na manga pra me dar, tô aceitando MOITO. Mande ver na caixa de comentários.

Vielen Dank!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


117 comentários

As dicas aqui estão muito boas, mas para mim o Allianz Arena só vale a pena se for para ver um jogo ou com o tour guiado. Ela fica um pouco longe e você ainda tem que andar um pouquinho desde a estação de metrô. A estrutura externa é realmente fantástica, mas me decepcionei um bocado quando entrei, pois não tinha tour no horário da minha visita e o campo e arquibancadas não tem nada de especial. Não sei se a expectativa era alta, mas achei que valeu mesmo só pela parte externa, pois internamente outros estádios na Europa são bem mais bonitos.

Olá Riq,
Que pena que nao estamos mais em Munique, senao fazíamos uma mini-ConVnVençao por lá…

Todas as dicas acima sao ótimas, mas faço alguns “adendos” aos posts, daqui do trabalho mesmo, porque a Angela está sem internet em casa (congelou tudo…):

– o joelho de porco (Eisbein) também é chamado de Haxe, principalmente na Bavária, e por esse nome você encontra nos restaurantes. Mas o prato típico de Munique é a “Weißwurt mit Senff und Brezn” (salsicha branca cozida, com molho agridoce e pretzel salgado); muito gostoso, principalmente acompanhada de um Mass Weißen (um litro de cerveja de trigo).
– a Hofbräuhaus é muito legal, mas é realmente muito turística; vá até a Augustiner, que o clima vai ser melhor.
– Garmisch-Partenkirchen e uma visita ao Zugspitze seria muito legal, mas com toda essa neve no momento, vai estar completamente lotado de turistas e esquiadores. A estrada perto de Garmisch é estreita, e o tráfego é tanto que deixa até paulistano com saudades da Marginal em dia de chuva. Se for para lá, melhor de trem.
– As feiras de Natal sao imperdíveis, e a principal é a da Marienplatz; mas nao deixe de conhecer a feira medieval, perto da Odeonplatz.
– a vista de cima da Alte Peter é espetacular, mas prepare as pernas para a subida!
– Allianz Arena, Residenz, Deutsches Museum, BMW Museum, assino embaixo de todos, nao dá para se arrepender.

E, se tiver tempo, sugiro também uma visita ou a Nürenberg, ou Regensburg ou Landshut. Todas sao perto de Munique, sendo que Landshut é só uns 70km, e fácil acesso com o trem. Aí você se sente em uma verdadeira cidade medieval.

Qualquer dúvida, entre em contato com a gente!

Abraços, e Boa Viagem!

Já que vc já está no clima de futebol e está todo mundo indicando o Allianz, dia 11 tem jogo do Bayern lá!

Os bate-voltas de Munique também são muito bons… o castelo Neuschwanstein e o campo de concentração de Dachau, principalmente.

OI Riq!

Minha passagem por Munique foi rápida, mas como eu e o Caetano estávamos sendo ciceroneados por locais, tivemos dicas preciosas sobre o turístico e o realmente válido.

Cervejarias: a mais turistica é a Hofbraeuhaus ( https://www.hofbraeuhaus.de/en/index_en.html ). É legal de ver a galera animada e fazendo uma Oktoberfest durar meses, rsrs. Mas a cervejaria que a galera de Munique costuma ir pra comer e beber é a Augustiner ( https://www.augustiner-braeu.de ). Come-se bem e barato por lá. O restaurante funciona no prédio da fábrica da cerveja, que quando foi fundada era longe do centro da cidade.

Museus: o Die Residenz, ou Residëncia de Munique, é o antigo palácio dos duques bávaros e tem muita historia interessante. Também é um lugar que os ‘nativos’se orgulham muito, e dizem ser mais interessante que todos os palácios do Rei Ludovico, rsrs. Veja se no horário o Cuvilliés Theater está aberto, pois nós não conseguimos conciliar na mesma visita. https://www.residenz-muenchen.de/englisch/residenc/index.htm

Passeios: O Allianz Arena é ESPETACULAR (sonho: que a Novíssima Fonte Nova ressurja como ela, hehe) e tem um tour diário em inglês às 13h. Você conhece o estádio, a press room, os vestiários, os camarotes dos patrocinadores. Nós almoçamos no restaurante do estádio, achamos muito bom.
https://www.allianz-arena.de/en/

A BMW tem o BMW Museum e o BMW Welt, esse último o mais recente (acho que tem no max 2 anos) e é um centro de relacionamento da BMW com os visitantes. Esse passeio a gente não fez. Mas sei que o museu é bárbaro e trabalhado em mínimos e “máximos” detalhes – sabia que o prédio da BMW foi feito inspirado em peças do motor do carro? https://www.bmw-welt.com/web/portal/en/index.html. O BMW Welt tem aplicativo pro Iphone.

Boa viagem!!!! Espero que dê tempo para aproveitar bem as dicas dos trips!

    Ai que saudades de Munique!!!
    Tb recomendo o restaurante da Augustiner! Eu fiquei num albergue na frente muito bom!

    E como tb já sugeriram, tente ir até Fussen… Vista maravilhosa. Ainda mais se estiver tudo branquinho de neve.

    Aproveitee!!!

Riq, esse seu pit-stop em Munique caiu do céu! Pesquisei em muitos sites, inclusive no Alemanha, por que não? da amável Angela, mas, reunir todas as dicas em um único post é “priceless”!

Dank. 🙂

Fomos para Munique no ano passado, na época da Oktoberfest. Logo, minhas dicas podem ser furadas, coisas de bêbado mesmo…

No local em que acontece a Oktober, parece que há alguma das tendas abertas permanentemente. Vale a pena ir só para sentir um gostinho DA festa alemã.

Além das dicas acima, no English Garten há algo muito curioso: surfistas de rio. Fica em uma das entradas do parque, é só perguntar para alguns nativos. Achei bem legal a proposta, ver os tombos da galera e lamentar comos nossos rios são sujos.

Passamos uma noite em Hohenschwangau, em um hotelzinho com vista para o Castelo. A comida lá é bem boa e razoável. Adoramos. A hospedagem também saiu em conta, cerca de 60 euros com um absurdo café da manhã. E o castelo deve estar rodeado de neve. Lindo! Se for ao castelo, lembre de comprar o tiquete lá embaixo. Às vezes, eles fazem concertos no fim da tarde.

A visita ao Alianz Arena é imperdível. Se estiver azul, é dia do jogo do time menor. Se estiver vermelho, do Bayern. Se estiver branco, não tem jogo. O por do sol lá também é incrível.

Um pouco mais acanhado é o Estádio Olímpico. Mas vale a visita, pois além de ter sediado as Olimpíadas, a vila olímpica foi alvo do sequestro dos israelenses. Ao lado, há o museu da BMW ou da Mercedes (não fomos porque não somos chegados em carros).

Riq,

Apesar do frio germânico, vc está indo pra Munique numa das épocas mais lindas da cidade! As dicas acima foram ótimas e nem vale ficar repetindo, mas concordo com a Patrícia, quando ela diz que somente com 3 dias é melhor curtir só a cidade.
Reforço a dica do Alte Pinacotek, do English Garten e do Deutsch Museum, mas acrescento alguns lugares que eu adoro e são menos turísticos, conheci quando morei e sempre que volto mato a saudade.

1) Nationaltheater – A temporada de óperas e concertos natalinos é maravilhosa! Uma grande oportunidade de conhecer um lindo teatro e ver artistas conhecidos mundialmente pela sua musicalidade.

2) Leopoldstrasse – Fica em Schwabing, o bairro mais jovem e boemio da cidade, por ser central e local da universidade da cidade. Nesta rua, há varios bares, restaurantes que lotam (mesmo no frio). É onde o povo de Munique se encontra.

3) Blutenburger Schloss – é um castelo que tem uma feira de natal linda com concertos de musica clássica. Não lembro o endereço, dá uma googleada?

4) Nymphenburg Kanal – no inverno, canal do castelo Nymphenburg congela e enche de gente para brincar, jogar e principalmente patinar sobre o gelo. Não sei se ainda tem, mas a noite os holofotes se ascendem, colocam música e o povo fica patinando e tomando Glüwein.

5) St. Peter Kirche – Do alto da igreja se tem a melhor vista da cidade. Vale muito a pena (não sei no frio! rs) mas li um tempo atrás que o skiline (é assim que se diz??) de Munique é tombado pelo patrimônio histórico, tamanha a beleza.

E não desanime com o frio! A cidade pode parecer calma e escura, mas ela ferve!

beijos e curta!

Casaco! Eu fui no inverno a Munique e quase congelei, principalmente na visita a Fussen. Se der tempo, vale a pena a esticadinha a Fussen e Schwangau. Além do castelo, a cidadezinha é uma graça.
Em Munique eu acho imperdivel o Residenz, o jardim estava coberto de neve quando fui, estava lindo! Tem a escultura do Walking Man também, que fica na Leopold Strasse, pros lados do arco, é bem bacana.

Três dias é pouco para Munique e arredores, então acho mais interessante ficar só por Munique mesmo, mas se você já conhece, as dicas mais interessantes de locais próximos são as já faladas (Neuschwainstein e Rothenburg ober der Tauber). Rothenburg é uma rota muito feita até por quem é de Munique e é fácil ir de trem. Já o castelo não sei muito bem porque fui de carro, mas acho que deve ter ônibus.
Outra visita que gostei muito nos arredores de Munique foi a cervejaria Erdinger. É bem pertinho. Fiz a visitação a noite com um “jantar” posterior.
A Hofbräuhaus é maravilhosa, mas uma amiga que é alemã falou que tem uma que não é turística e é melhor. Não lembro o nome agora, mas vou pesquisar e tento te informar depois.
O Residenz Schloss é lindo e o Deutsch Museum é imperdível (acho que até seria a única atração que sugeriria a alguém que só tivesse um dia em Munique).
Quando lembrar mais dicas posto aqui.
Boa viagem!
P.S: Mudei o nome pq vi que tem uma Patrícia Maia mais antiga e que merece ficar com o nome.

As feirinhas natalinas são realmente fantásticas, e a Hofbräuhaus imperdível: prepare a mão pra segurar a caneca, com 1 litro de chopp….

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito