Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Neuschwanstein

Derradeira fantasia do excêntrico rei Ludwig II da Baviera (que morreu antes que a obra tivesse sido terminada), o castelo de Neuschwanstein costuma estar no topo da lista de lerês de quem passa uns dias em Munique. Pudera: este deve ser o castelo mais famoso do mundo (mais do que qualquer um do Vale do Loire individualmente). É um dos cartões-postais da Alemanha. Serviu de fonte de inspiração para o castelo de Cinderela na Disney. Foi finalista do concurso para eleger as Novas Maravilhas do Mundo. Resultado: 1.300.000 visitantes por ano.

O bate-volta desde Munique é perfeitamente factível -- mas conte em perder o dia inteiro nessa função. São duas horas de trem até Füssen, mais dez minutos de ônibus até a bilheteria em Hohenschwangau, mais algo entre 20 e 40 minutos para subir até o castelo (dependendo do meio de transporte escolhido -- e da fila para subir no meio de transporte escolhido). Além disso, deve-se levar em conta o fato de que as visitas têm hora marcada e cada grupo tem vagas limitadas. Ou seja: se você não comprar com antecedência pela internet, pode encontrar ingressos só para duas ou três horas. E se comprar antecipadamente e não chegar a tempo, perde a vez e o dinheiro do ingresso.

De carro, dá 125 km, que podem ser percorridos em 1h40min, ou seja, apenas 20 minutos menos do que de trem (ponha como cidades de origem e destino Munique e Schwangau).

A maior barbada, porém, é ir de trem, com o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben, um passe que vale o dia inteiro em trens regionais (Regio) na rota Munique-Füssen, e que custa 20 euros para uma pessoa, mais 6 euros extras para cada pessoa viajando no mesmo passe.

Vamos ao passo a passo da operação toda.

Escolha seu horário (e compre online, se quiser)

Munique-Füssen

Entre em bahn.de/international e selecione "return journey", para já ver ida e volta numa pesquisa só.

Se, além de pesquisar horários, você queira comprar o passe, então use a data real da viagem e o número de pessoas que vão viajar com o mesmo passe.

bt-prefer-fast

Bayern Ticket

Bayern Ticket

Detalhe: para pegar trens onde o passe regional seja válido, desabilite "prefer fast connections" e habilite "local transport".

Munique-Füssen

Importante: de 2ª a 6ª o passe vale apenas para trens que partem depois das 9h. Nos sábados e domingos, valem o dia inteiro.

Regio Ticket

Depois de selecionados o horário de ida e de volta, o site vai oferecer as opções de compra. Se você selecionou os trens e horários certos (trens regionais, que saiam depois das 9h da manhã de 2ª a 6ª, em qualquer horário no sábado ou no domingo, e voltem antes das 3h da madrugada do dia seguinte), o site vai oferecer o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben.

Caso você decida comprar, vai precisar se registrar. Você vai poder escolher entre e-ticket (que deverá imprimir em casa) ou um ticket digital para carregar no celular (você vai precisar baixar o aplicativo da Deutsche Bahn).

Comprando pela internet, saiba que será necessário levar com você o cartão de crédito usado na operação e apresentar para o fiscal quando passar (é a forma que a cia. tem de evitar fraudes).

Comprando o passe na maquininha na estação

É possível comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique. Ao chegar, aperte na bandeirinha da Inglaterra para instruções em inglês. (Tem também instruções em espanhol, mas não testei.)

1. Selecione "All offers"

Bayern Ticket

2. Selecoine "Offers per Federal Land"

Bayern Ticket

3. Selecione "Bavaria" e depois "Bavaria Ticket"

Bayern Ticket

Tenha uma caneta à mão para preencher os dados no passe.

Ao trem!

Confira sua plataforma

Chegue mais cedo do que eu à plataformaProcure no painel o número da plataforma do trem para Füssen e tente chegar uns 15 minutos antes para pegar um bom lugar. Não há lugares reservados em trens regionais na Alemanha.

Chegando em Füssen

A estaçãozinha é micro. Atravesse o saguão e saia pela porta: a parada de ônibus fica em frente. Qualquer ônibus 73 ou 78 serve. Deve haver pelo menos um a postos, coincidindo com a chegada do trem. Apresente o seu Bayern Ticket ao cobrador, e você não vai precisar pagar passagem. É permitido viajar em pé.

FüssenFüssen

(Para quem estiver fazendo um pit stop, há lockers para malas na estação; você vai perder o bumba de conexão imediata, mas outros virão.)

Em menos de 10 minutos o ônibus chegará a Hohenschwangau/Castles, onde todos os turistas vão descer.

Como comprar/retirar ingresso

Do ponto de ônibus de Hohenschwangau até a bilheteria é uma caminhadinha de três minutos ladeirinha acima. Lá você escolhe entre a fila de compra e de retirada de ingresso.

A compra online é feita no site de Hohenschwangau. Comprando pelo site há um acréscimo de 1,80 euro por pessoa, por castelo. Mesmo comprando online, preveja um intervalo de pelo menos 90 minutos entre a sua chegada a Füssen e o horário do tour, já que você vai pegar a fila de retirada e depois vai ter que subir até o castelo.

Tanto pela internet quanto no local você pode comprar ingresso para Neuschwanstein (13 euros), para o castelo de Hohenschwangau (13 euros) e para os dois juntos ("King's Ticket", 25 euros). Menores de 18 anos não pagam.

HohenschwangauEscolha seu tour

Todas as visitas são guiadas. Você pode escolher entre grupos guiados em alemão, em inglês ou com audioguia.

Na compra dos dois castelos, recomenda-se começar por Hohenschwangau e marcar Neuschwanstein para duas horas mais tarde.

Como subir ao castelo

O tempo está bonito? Você não é fumante? Então suba a pé. Em 40 minutos você chega ao castelo respirando o ar puro da montanha. (Para descer são 25 minutos.)

Neuschwanstein

Está muito frio? Chovendo? Pegue o ônibus. Atenção: não está incluído no Bayern Ticket. Custa 1,80 euro para subir, 1 euro para descer. Deixa você na Mariensbrücke (Ponte Maria), de onde você caminha 10 minutos por uma descida íngreme até o castelo (dizem que é o melhor ponto para fotografar o dito cujo). Dizem que para voltar é melhor descer a pé do que subir de volta à ponte para pegar o bumba, porque a subida, além de cansativa, leva quase o mesmo tempo de descer a pé até Hohenschwangau. Infelizmente eu não posso dar meu depoimento pessoal, porque com neve o ônibus não opera, então não pude checar nada disso (e ainda perdi a vista da Mariensbrücke).

Hohenschwangau

Subindo a Neuschwanstein

O único meio de transporte que funciona com qualquer tempo é o de charrete. Custa 6 euros para subir, 3 euros para descer. Paga-se diretamente ao cocheiro. Te deixa e te busca praticamente na porta do castelo. Foi o meio que usei, porque com zero grau e neviscando subir a pé não era uma alternativa sensata. Mas morro de pena dos cavalos. Atenção: no meu dia, a fila das charretes levava mais tempo do que a subida (a subida deu menos de 15 minutos).

A visita

Neuschwanstein

O ingressoNeuschwanstein

Os grupos são numerados. Repetindo: quem perde a hora perde o ingresso. E a visita dura só... meia horinha. O itinerário é fixo e o tempo é contado. Mas vale a pena. Cada ala foi desenhada como um cenário, inspirado em óperas de Wagner, por quem o rei era obcecado. Tem até uma gruta artificial no meio dos aposentos reais. Não é permitido tirar fotos do interior do castelo.

Neuschwanstein

Neuschwanstein

A volta

Se você conseguir sair de Munique cedo (usando o passe no fim de semana), pode aproveitar a passada por Füssen para dar um rolezinho pelo centro e almoçar antes de pegar o trem de volta.

Caso pense em alugar um carro, vale a pena considerar Füssen como bate-volta de alguma base da Rota Romântica, como Augsburg.

Neuschwanstein

Leia mais:

607 comentários

Sundaycooks – Cozinheiros de Primeira Viagem » Blog Archive » Munique: onde ficar e por quanto tempo

[...] são uma boa medida, contudo se quiser visitar outros pontos e outras partes fora de Munique como o Castelo de Neuschwanstein, você precisará de mais [...]

Cheyla ferraz
Cheyla ferrazPermalinkResponder

Nossa que legal todas as suas dicas, achei muito útil vc colocar as fotos das compras na maquina, fantástico para quem tá indo pela primeira vez e fazendo tudo por conta é uma grande ajuda.
Muito Obrigada!

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Mais uma vez eu aqui no site "sugando várias" boas informações!!!!
Em abril estarei fazendo viagem de carro pela Europa e ao ler o site fiquei curiosa para conhecer Fussen e Dachau partindo de Munique. É possível conhecer essas duas cidades em um único dia?
Obrigada!
Bruna

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Dá para vc passar pelas duas cidades, mas não visitá-las com calma.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Ok,
obrigada!
Entre as duas cidades qual você acha mais interessante?
E parabéns pelo site!

Luquésio
LuquésioPermalinkResponder

Olá, fiz este passeio em 2007 em apenas meio dia. Saí de Munique às 12:00 mais ou menos, com prei o tour das 16h com audio em Português. Foi possível apreciar a vista na ida e na volta com dois tons diferentes de luz solar. Fui em Setembro, estava perfeito! Gostei tanto que em Junho farei novamente esta visita co minha esposa e meu filho. Abraço a todos.
Bruna,
Dachau é bem pertinho de Munique, tem um hostel muito bom inclusive eu fiquei lá em 2007, a 5 minutos de ônibus da estação. Visite o Campo de Concentração, é grátis porém é triste, mas é obrigatório para amantes de história.

Luquésio
LuquésioPermalinkResponder

A vista do castelo desde a ponte Marie Bruck.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Olá,
Obrigada pela dica Luquésio!!!
Estarei indo no início de abril e gostaria de saber como é o clima nessa época... alguém sabe me dizer?
Grata,
Bruna

Füssen: um cantinho que vale a pena! : Turista Maluco

[...] Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein – Viaje na Viagem [...]

Douglas
DouglasPermalinkResponder

Simplesmente Fantastico seu site... estou querendo ir para Europa em Dezembro e quero montar o roteiro direitinho e vc está me ajudando e muitoooo!!!

Sylvio Pereira

Estou em Munique e desde antes da saida do Brasil eu tento entrar no site www.lisl.de para comprar ingressos para a visita do castelo, mas o site nao abre. Alguem sabe onde está o meu erro? Sabem quanto custa a entrada para casal?

VnV ta ajudando muito minha viagem, que começou na semana passada em Londres e vai terminar no fim do mes em Roma! Na volta postarei várias opiniões e sugestões de tudo!!

abraço à todos!

Sylvio Pereira

Fui hoje à Füssen, num bate-volta maravilhoso (apesar de mt cansativo)! Lugar lindo, perfeito!! Os castelos sao show, mas pode nao ser um bom custo/beneficio caso não gostem de historia e castelos. Pagamos 46 euros na passagem + 46,00 das entradas (2 pessoas nos dois castelos). Jo final da viagem postarei mais detalhes desse passeio e de outros, como Garmisch, que pretendo ir na proxima sexta (tambem fazendo bate-volta).

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Alguém sabe se é possível ir a Fussen de Innsbruck?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henrique! É preciso ir de ônibus a Garmisch-Partenkirschen e lá pegar um trem. No total a viagem leva 3h11min.

De carro são 130 km. O Google Maps calcula o trajeto em duas horas.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Vejo o comentário de Sylvio Pereira, onde ele disse ter pago 46 euros na passagem de trem, para duas pessoas...mas tambem li no relato acima que é possivel comprar um passe de trem coletivo...por 29 euros...BAYERN TICKET...essa informação ainda procede?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Procede. É preciso usar trens regionais e partir depois das 9h.

Tatiana Rosochansky

Olá,
Eu e meu marido estamos pensando em alugar um carro para ir até o Castelo, saindo de Munique, e depois dar mais uma volta, talvez até Innsbruck. Quão próximo do castelo dá para chegar de carro? No final das contas, compensa em termos de tempo? E quanto tempo se passa dentro do castelo?
Obrigada,
Tati

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! São 130 km de Munique a Füssen, e 110 km de Füssen a Innsbruck. Só faça isso se você for dormir em Innsbruck.

Há estacionamento próximo ao castelo. Fica-se em torno de 1h30 no castelo.

Priscila Ferreira

Olá,
Eu gostaria de saber se o Bayern Ticket é valido também para as linhas de metro de Munique!
Obrigada ...
Priscila

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Não é não.

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Oi Bóia,

Um pouco atrasado, pois só vi agora...

O Bayern Ticket vale sim para todas as linhas de metrô (U-Bahn), trem (S-Bahn), bonde (Tram) e ônibus, em Munique e em toda a Baviera.
Somente a partir de 9:00 em dias de semana, e durante todo o dia nos fins de semana.

Cristina Costa

Oi, Estou programando viajar para a Alemanha na primera quinzena de Novembro. Penso em começar por Berlim, seguir para Munique (aéreo) e de lá iniciar a rota romântica a partir de Fussen até Wurzburg. É difícil sir de Munique de carro e seguir até Fussen e visitar o castelo? O estrada da rota romântica nesse período do ano tem algum grau de dificuldade para dirigir? Já fizeram o roteiro no mês de Novembro? Agradeço todas as dicas.
Cristina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Pode fazer tranqüila de carro em novembro, mesmo em caso de neve.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/02/dirigindo-na-neve-na-alemanha-o-relato-do-carlos-henrique/

Helena
HelenaPermalinkResponder

Olá,
Viajarei para Munique em agosto deste ano. Será que, por ser no verão e alta temporada, seria necessário comprar passagem de trem e ingresso para o castelo pela internet, para não correr o risco de perder o primeiro horário do trem? Ou realmente não é necessário e posso comprar, sem riscos, o bayern ticket um dia antes, quando eu chegar em Munich, na estação?
Desde já agradeço!
Abraço,
Helena

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helena! Pegue o primeiro trem depois de 9h, para aproveitar o Bayern Ticket. Pode comprar na hora.

Sergio Ferreira

Nota dez para seu post. Em novembro estaremos lá para aproveitar suas dicas. Valeu.

Helena
HelenaPermalinkResponder

Olá,
Obrigada pelo retorno! Estou pensando em ir a Fussen no fim de semana. Neste caso, há trens mais cedo, usando o Bayern, correto? É melhor ir sábado ou domingo? No caso do ingresso, é melhor comprar antes e só retirá-lo na hora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helena! Para o fim de semana vale a pena comprar com antecedência.

Monique Guaraná

Olá!
Visitarei Füssen agora em julho/2012 e pretendo visitar os 2 castelos.
Qual o tempo médio gasto na visitação de cada castelo?
Há locais para refeições, mesmo que rápidas, nos arredores dos castelos ou somente em Füssen?
Obrigada
abç

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monique! A visita a Neuschwanstein é guiada, leva menos de uma hora, a espera é que pode ser grande. Pense em uma hora também para o outro castelo. Há lanchonetes, hotéis e restaurantes na zona dos castelos. E Füssen fica a cinco minutos de ônibus.

patricia
patriciaPermalinkResponder

Olá. Estou na Alemanha e li as suas dicas. Muito boa as suas postagens! Adorei a dica do Bayer ticket e dos onibus. Muito bom mesmo!

fabiana
fabianaPermalinkResponder

Terei uma conexão em Munique de 8 horas quando estiver voltando para o Brasil , você acha que tenho tempo suficiente de visitar neushwanstein com tranquilidade ou você sugere outro passeio já que não conheço nada na Alemanha. Minha viagem será em início de Agosto. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Você só terá tempo de passear pelo centro histórico de Munique.

Castelo de Neuschwanstein « Paola Mirele

[...] um passeio de um dia inteiro. Há várias maneiras de chegar até o castelo, uma delas explicada aqui. Eu preferi comprar um pacote da Gray Line, uma empresa mundialmente conhecida que oferece, desde [...]

Gil
GilPermalinkResponder

Olá! Irei à Munique em novembro, li em algum site que há um ticket por 14 dias que dá direito a vários castelos na Bavária. Se eu comprá-lo, não precisarei passar pela fila em Schwangau?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gil! Será necessário marcar hora.

Gil
GilPermalinkResponder

Obrigado pela resposta. E posso marcar por telefone uns 3 dias antes? Acho que é uma boa opção, pois pretendo conhecer palácios dentro de Munique que estão incluídos no ticket. O que acha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gil! Acreditamos que sim.

turista ocasional

Olá!
No meu artigo de hoje, apresento o inicio de uma rota que faco sempre, quando visito o Palácio de Neuschwanstein, e que recomendo sempre a quem me pergunta. Mas tal rota implica mobilidade total porque é feita de automóvel (pois como moro cá, é sempre com meio de transporte proprio que tendo a visitar os locais).

Este artigo está verdadeiramente fantástico, para quem pretenda ir de Munique até ao Palácio de Neuschwanstein de transportes publicos, pois explica muito bem como proceder, para ninguem pensar que é um "bicho de 7 cabecas".

Muitos parabens

Pedro
PedroPermalinkResponder

Obrigado, Ricardo.
Utilidade publica seu post sobre o castelo. Foi fundamental toda a sua descrição, especialmente a parte de comprar na véspera pela internet ou então teria ficado horas lá como a maioria dos turistas que vi na fila. Foi perfeito para ir cedo e voltar a Munique ainda no final da tarde, muito obrigado por este pista em especial

Ramon
RamonPermalinkResponder

Muito bom esse post, mas tenho dúvidas que são:

1 Esse tal passe da Baviera pode ser comprado tanto pela internet quanto na estação?

2- A entrada nos castelos é obrigatoriamente com visitas guiadas ou posso ir sozinho até aonde eles estão e visita los intermente?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ramon! A entrada no castelo de Neuschwanstein é por grupo guiado e com hora marcada, não há como entrar sozinho. O Bayern Ticket pode ser comprado pela internet ou na estação, a diferença é de 1 euro.

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Fomos hoje a Fussen e seguimos suas dicas. Deu tudo certo, compramos os bilhetes no balcao, saiu 34 euros para 3 pessoas, ida e volta ( mostrei o papel escrito Bayen ticket como recomendou). O problema è que por ser agosto, a fila era enorme ! Chegamos em Fussen as onze da manha, conseguimos os ticket as 12:30 ( fila!) e agendados para as 16:10 hrs. Subimos a pè sem problemas, aproveitamos o tempo para seguir as trilhas e tambem fomos a ponte. Sò esta parte do passeio jà valeu a pena !! Fizemos o castelo pontuamente no horario marcado e retornamos a Munique.
Passeio maravilhoso!! Obrigada pelas dicas!

Cris
CrisPermalinkResponder

Boa noite, Bóia!

Irei a Munique em fevereiro de 2013 e irei visitar o castelo de Newschwanstein. Sendo em fevereiro, provavelmente vai ter neve. Mas se por uma dádiva da natureza não estiver nevando no dia, é possível subir ao castelo de ônibus e descer depois de charrete? É que eu espero que o clima colabore para eu poder avistar e fotografar o castelo da ponte, mas gostaria de voltar em um meio de transporte que não envolva eu ter de subir a pé até o topo da montanha novamente, hehe

Outra coisa, se eu agendar a entrada no castelo às 13h, ainda me sobrará tempo para eu aproveitar alguma coisa de Fussen mais para o meio e final da tarde?

Por fim, o link para o site de compras de ingressos on-line, acho que está desatualizado, porque eu cliquei várias vezes e retornou um HTTP 404 Error. Procurei no google e achei o seguinte endereço: https://www.hohenschwangau.de/543.html

Posso confiar? Será o site oficial mesmo?

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Pode-se subir e descer do castelo a pé, de ônibus ou de charrete. O ônibus só não funciona quando tem neve. Füssen é um vilarejo pequeno, você não vai precisar de muito tempo para destrinchar. Em fevereiro ainda anoitece cedo.

O site que você achou é oficial. Uma nova versão do que tinha sido posto no post. Atualizaremos, obrigada.

Janys
JanysPermalinkResponder

Boa noite Bóia!
Estarei em Nuremberg e pretendo ir visitar Neuschwanstein no sábado. Se entendi direito se eu comprar este BAYERN TICKET posso embarcar em qualquer horário e retornar até as 3 da manhã do domingo por 29 euros é isto mesmo? Você acha viável este bate-volta de Nuremberg?
Muito obrigada, e parabéns pela postagem!

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Olá Janys,

Se for no sábado é possível, pois o Bayern Ticket vale a partir da meia-noite.
Em dias de semana vale somente a partir das 9:00, e fica um pouco mais apertado, pois o trajeto entre Nuremberg e Füssen é de no mínimo 3h30, utilizando os trens válidos para o Bayern Ticket.

Samira
SamiraPermalinkResponder

Olá.

Em setembro vou pegar um carro em Lorrach e ir até Fussen. Gostaria de saber quais cidades valem a pena dar uma passada? Em volta do lago qual seria a mais interessante?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samira! Não temos conteúdo próprio sobre esta região. Dê uma sapeada no http://www.alemanhaporquenao.com .

Oscar | MauOscar.com

No caminho até füssen recomendo 2 caminhos
O primeiro passa do ao norte do lago prla Alemanha via Landshut (Sul da floresta negra) Schaffhausen (Rheinfall a maior cachoeira do Reno que na verdade esta na Suíça), Kontanz, Mainau (ilha das flores apesar que a melhor época é na primavera verão) Meersburg e Lindau
A segunda rota é indo pelo lado Suiço via Winterthur, St.Gallen (lindo mosteiro medieval) , Bregenz(Áustria) Lindau (Bavária)

Depois de Lindau você entra na região conhecida como Allgäu com belas paisagens rurais e com tempo bom belas vistas dos Alpes..

Espero ter ajudado

Samira
SamiraPermalinkResponder

Muito obrigada, ajudou bastante.

Eneida Braga
Eneida BragaPermalinkResponder

Deixando meu retorno: começando por agradecer!
Fiz tudo que Seu Mestre mandou e fez toda a diferença. Principalmente os ingressos online. Estava um CALOR de rachar! E uma fila imensa no sol. A de retirada foi rapidinha.
A fachada do castelo que dá para os hotéis e o Hoheswangau estava em reparos, toda coberta. Só acaba em 2013. Decepcionante, mas valeu mesmo assim.
Subi de ônibus , pelo calor. Ele para na entrada do caminho para a ponte Maria de onde se tira as melhores fotos. Pra mim não dava mais tempo. Tive que retornar depois da visita ( uns 15 min de subida). A vista de lá é imperdível mesmo.

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Oi gente, queria pedir uma dica! Estarei em Munique e pretendo comprar o bayern ticket para fussen. É possível utilizar o mesmo para de lá partir para Pilsen (Rep. Tcheca)! Se sim há lockers disponíveis na estação de Fussen?

Obrigado Pessoal!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! Não dá para ir no mesmo dia. Volte a Munique, siga no dia seguinte a Praga.

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Obrigado pela ajuda!

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Se não for chateação demais, vejam se podem me dar um help adicional. Pretendo usar o bavarian-bohemian passe (baixo custo hehe) para ir de munique para praga. (Li que dá pra ir por Pilsen). Porém não encontro muita informação sobre este 'passe promocional'. O link referente ao ticket não tem versão em ingles. Tem como dar uma geral no mesmo. Tem q comprar com antecedencia etc.) No caso eu poderia consultar os horários de partida pelo site da bahn mesmo? O preço regular para o trecho é quase o dobro!!! e Por fim daria pra fazer dachau - allianz arena e partir pra lá no mesmo dia? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! O passe Bayern-Böhmen pode ser usado apenas até Pilsen e só pode ser usado em trens lentos. De Pilsen a Praga é preciso comprar outra passagem (dá para comprar no trem).

Liane P Lima
Liane P LimaPermalinkResponder

Estou em Berlim a trabalho e na semana passada, como fui para Munique, aproveitei e segui exatamente o passo a passo para ir a Füssen visitar os castelos. Aproveitando para atualizar os valores: o Bayern Ticket esta €30, e realmente vale muito a pena! Excelente dica!!
Quando cheguei em Füssen, o ônibus estava lá, e não precisei pagar! Em 10 min., estava na fila para comprar os Tickets e, apesar de não ter comprado pela internet, não tive problema algum para conseguir um bom horário. E a fila foi super rápida. Outra atualização: cada castelo, €12 e o combo com os 2 castelos e o museu sai por €28,50. Outra coisa muito importante: sua dica de ir primeiro no castelo de Hohenschwangau é excelente, pois o castelo de Neuschwanstein é muito mais bonito e imponente! Enfim, foi tudo perfeito!! Obrigada!!

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Ola! Estarei em Munich na 1a semana de novembro e pretendo fazer bate e volta de carro para fazer a visita aos castelos. Uma das opções é ir direto a Fussen e na volta, passar por Landsberg. Vale a pena? Tem alguma outra cidade que valha visitar no trajeto Fussen-Munich? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Você planeja ir e voltar no mesmo dia? Então vá direto a Füssen e visite os castelos. Dificilmente você terá tempo (e luz) para fazer outras cidades neste dia.

Vivado Barretto

Como é o passeio Munich-Fussen em fevereiro ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vivado! É igualzinho ao que o Ricardo Freire postou. Fevereiro ainda é inverno.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Olá! Estou ENCANTADA com este blog. Parabéns!
Bem, saio de Zurique para Munique. É possível passar em Fussen nesse trajeto, certo? irei de carro, agora, na primeira quinzena de novembro.
Alguma sugestão sobre esse caminho? gostaria de trocar experiências.
Obrigada! =)

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Sim, é possível mas o tempo de viagem é longo, seja de carro ou trem, para permitir um bate-e-volta.

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá!

Nas maquininhas de venda de tickets da Hauptbahnhof de Munique dá para inserir cédulas para pagar o "Bayern Ticket" ou só dá para pagar com o cartão de crédito?

E para fevereiro, qual seria a antecedência ideal para comprar os tickets para a entrada em Neuschwannstein?

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Tem que pagar com cartão. Mas os guichês aceitam dinheiro. Em fevereiro reserve de véspera ou com dois dias.

tarita
taritaPermalinkResponder

Nossa, que blog! estamos aproveitando varias dicas. Estamos em Praga, nevando hoje, lindo! a programação era ir para Munique no dia 30, mas acho que ficaremos mais um dia por aqui, já que praticamente perdemos o dia de hj, pq com as crianças ficou dificil sair pra passear a pé.

Estou na maior dúvida de onde ficar em munique, nossa reserva está no ibis München Parkstadt Schwabing, mas estou querendo trocar, o quarto do ibis é mto pequeno e em Viena o marido acabou dormindo no chão (estamos com 2 crianças, 1 e 4 anos).

Alguem pode dar uma dica se a localização é boa?!

Ah! vamos até fussem, mas preciso olhar direitinho os horários pq sair cedo é algo bem complicado com a trupe.

Outra pergunta, alguma dica para ir de Praga para Munique com as crianças, trem ou onibus?! Como a viagem é demorada, pensamos em algo com um pouco de conforto.

Muito obrigada! Espero que possam responder a tempo...

Tarita.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tarita! A ligação mais rápida é de ônibus. Em Munique hospede-se perto da estação central, será mais prático.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/08/hoteis-em-munique-os-relatos-dos-leitores/

Viviane
VivianePermalinkResponder

Oi Boia,
Pretendo ir março de 2013 a Alemanha, pretendo alugar uma carro e começar o passeio em Munique, ir a Fussen e depois partir a Nuremberg.Vc sabe me informar se o trajeto de Fussen a Nuremberg faz parte da rota romântica? Ou se tem como fazer a rota e chegar a Nuremberg?Ou, qual é a melhor rota para chegar a essa cidade?
Austria, realmente é perto de Fussen?
Adorei suas dicas..
Obrigada
Viviane

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Viviane!

Vá a Füssen por GARMISCH-PARTENKIRCHEN!!!

Tire um dia para esse passeio saindo de Munique.

Não sei como vai estar de neve nas estradas, mas, se vc vai pegar o carro aconselho fazer esse passeio...

Você terá um dia nos Alpes, sendo, um dia com Lindas Paisagens!!!

Ótima Viagem,
Vladimir.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Quem responde é a Bóia. Comece pesquisando no mapa:
http://maps.google.com
http://www.viamichelin.com

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Olá Viviane,

Füssen fica praticamente na fronteira com a Áustria, mas lembre que está nos Alpes, entao nao existem estradas disponíveis em qualquer lugar. De qualquer modo, nao visite nenhuma cidade da Áustria no mesmo dia que Füssen, em março, e ainda mais saindo de Munique. Ainda deve ter bastante neve nas estradas.

Saindo de Füssen para Nuremberg você pode passar por alguns trechos da Estrada Romântica se quiser: siga em direcao norte e passe por Landsberg, Augsburg, Nördlingen, Dinkelsbühl, Donauwörth, Rothenburg, etc.
Mas nao faça tudo em apenas um dia...

Cris
CrisPermalinkResponder

Oi, eu mais uma vez aqui! Reli o texto e fiquei com uma dúvida: Ao comprar o Byern Ticket (seja nas maquininhas, ou no guichê), não é preciso escolher e reservar o horário do trem que vai de Munique a Fussen naquelas telas que aparecem nas primeiras fotos do post? Ou seja, é um ticket sem reservas de assentos? A gente só se informa dos horários e entra no trem com o horário mais conveniente com o ticket sem reserva? E nesse caso, pode acontecer de o trem estar cheio e as pessoas terem de ir de pé ou esperar o próximo?

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! O ticket é válido em todos os trens lentos depois das 9h. Se não houver assentos livres num trecho, viaja-se de pé. Muitas pessoas descem pelo caminho a cada estação.

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Olá Cris,

Repito tudo que a Bóia escreveu, e dou mais uma dica:
para Füssen tem um trem saindo às 8:51. Em dias de semana, o BayernTicket vale somente a partir das 9:00, entao se quiser pegar este horário compre um ticket extra apenas para a regiao de Munique (Einzelfahrkarte - 2,50 euros), e se for requisitada apresente este ticket ainda dentro de Munique.
À partir das 9:00 pode apresentar o BayernTicket sem problemas.

Cris
CrisPermalinkResponder

Boia e Marcelo,

Obrigada pelas informações.

Vejam bem, agora eu estou numa dúvida tremenda quanto ao dia que eu vou a Neuschwanstein!

Eu vou chegar em Munique dia 08/02/2013 e vou sair no dia 12/02/2013. Casualmente, as datas coincidem com o carnaval (não foi proposital, eu juro! rsrs).

Inicialmente, eu tinha planejado ir a Neuschwanstein no domingo, dia 10/02/2013, para aproveitar o Bayern Ticket antes das 09h. E eu não quero ir no sábado porque eu comprei um ingresso para assistir a uma ópera no National Theatre da Bayerische Staatsoper, que começa às 19h. Ou seja, não quero ficar estressada quanto ao horário de volta de Neuschwanstein.

Mas em outro post, a alguns meses atrás, a Bóia me informou que no domingo carnaval ("Fasching" na Alemanha), acontece uma grande manitestação popular na Marienplatz, e então, eu acho que estou a fim de conferir esse carnaval "diferente", ehehe.

Nesse caso, eu teria de ir a Neuschwanstein na segunda-feira. Eu já vou estar com o tal de "Drei Tage Single ticket inner raum", que vou usar em Munique de sábado a segunda-feira. Será que esse passe vale também para apresentar com o Bayern Ticket se eu quiser ir na segunda-feira antes das 09h (naquele horário esperto das 08h52 ou 08h51)? Ou tem de ser somente o Einzelfahrkarte de 2,50 Euros?

Abraços e obrigado pela paciência!

Cris

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Olá Cris,

Se vc já vai estar com este outro ticket, entao nao se preocupe, ele vale da mesma maneira, dentro de toda a área central de Munique.
No momento que vc sair desta área, o passe a ser apresentado aos fiscais (se necessário) é o BayernTicket.

Cris
CrisPermalinkResponder

Obrigada mais uma vez, Marcelo! Agora fico mais tranquila, sabendo que dá para usar o Bayern Ticket nos horários mais cedo nos dias da semana em conjunto com ticket normal de transporte de Munique. Espero que não dê tilt, hehe .. E espero, principalmente, que não esteja nevando nesse dia, para eu poder pegar o ônibus até a Marienbrück. Será a realização de um sonho de infância! smile

Abs,

Cris

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Cris e Bóia!

Eu fui de MUNIQUE à SALZBURG com o Bayern-Ticket.

Não era liberado para qualquer trem, como pensava! Talvez tenha mudado alguma coisa! Quando fui, tive que marcar a hora/trem da ida e da volta. Tanto que queria ter ficado mais tempo, mas, tínhamos que voltar. Saímos no trem das 9h e voltamos no das 18h.

Na Hauptbahnhof, fui no atendimento, não usei a máquina. Tem vários guichês e fui atendido em menos de 3minutos. Cheguei pedindo o Bayern-Ticket e a moça que me atendeu disse que o Bayern-Ticket não valia para qualquer horário, como pensava. Tivêmos que marcar o trem e o assento! Acho que vale a pena você fazer o mesmo. Informe-se melhor na própria Hauptbahnhof.

Pode ser que, comprando na máquina, seja diferente e valha para qualquer horário. Pode ser também que, para SALZBURG a regra seja outra ou até mesmo a moça que nos atendeu, mesmo que não precisasse, nos fez marcar o trem e o assento!

Ótima Viagem,
Vladimir.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vladimir! Deve ter havido um erro de comunicação; a atendente achou que você fazia questão de reservar assento.

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Olá pessoal, uma dúvida pra quem já foi!

A visita no castelo, pelo que entendi, é de aproximadamente 30min. Este tempo inclui áreas externas ao castelo? ou o acesso a áreas externas é livre? Obrigado desde já!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! As áreas externas ao castelo são áreas externas ao castelo. Ninguém vai controlar a sua permanência nelas.

Proxima Trip - Erika

Oi Gabriel, a visita DENTRO do castelo é de 30 minutos. As redondezas você tem liberdade para explorar no tempo que achar necessário!
quando estivemos lá ficamos muito tempo, fomos ao lago, caminhamos bastante e tiramos muitas fotos!

Abs!

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Valeu gente!!!

Laura Martins
Laura MartinsPermalinkResponder

Olá Bóia !
Gostaria de saber: quando compramos as passagens pelo site da BAHN,é só imprimir o comprovante e apresentá-lo, depois, nas devidas estações para validá-lo ? Já li acima, que podemos comprar o BayernTicket de Munique para Füssen na hora (exceto para utilizá-los nos finais de semana, correto?) É que precisarei adquirir outros trechos (Füssen - Strasburgo - Baden Baden - Colônia).
É segura essa compra pelo site ???
Desde já agradeço !!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Dá para comprar o Bayern Ticket na hora em qualquer momento, na máquina ou no guichê. Em qualquer trecho comprado pela internet o recibo é a sua passagem.

Se a compra pelo site não fosse segura, por que a gente indicaria, Laura? E se a gente indicasse sites inseguros, por que você confiaria numa nova informação dada pela gente?

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Pessoal, aproveitando que vim aqui para dar o link para uma amiga, compartilho que a visita é super rápida, dá para entender a história do castelo, moderno para a época. A fila estava pequena e nas 2hs que tivemos antes do tour em inglês (em alemão tinham mais opções é claro), deu para tirar belas fotos dos arredores, que para mim são melhores que o Castelo em si. Fomos no final de Outubro, com base em Fussen, Hotel Hirsch (recomendo). No teleférico que alguém mencionou aqui, há uma montanha onde havia neve, que eu nunca havia visto até então, por 18 euros, ninguém na fila, com o sol caindo, valeu a pena. Na subida do teleférico tem-se a melhor vista do Castelo.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

É possível ir de Füssen a Garmisch direto? Eu vi conexão entre ônibus, mas não estou certo de compensa...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Dá para ir em 2 horas, saindo de ônibus e fazendo uma conexão para trem. Não tente fazer o castelo e Garmisch no mesmo dia, não dá tempo de transporte público.

De carro já fica apertado:
https://www.viajenaviagem.com/2012/09/munique-bate-volta-garmisch-neuschwanstein/

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Então... estamos hospedados em Garmisch, e queríamos ir a Neuschwanstein, antes de voltar para Munique, mas não sei se compensa, de repente deixamos outro dia só para o bate-volta Munique-Neuschwanstein.

Valeuuuuuu

A.L.
A.L.PermalinkResponder

É possível, sim, se vc sair cedo de Garmisch e estiver de carro.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Olá!!!!

Em janeiro terei uma conexão em Munique de aproximadamente 8 horas. Gostaria de saber se tem como ir para Dachau nesse intervalo para visitar o campo de concentração!!!

Grata pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Do aeroporto à estação central (Hauptbahnhof) são 45 minutos. Lá você deve pegar o trem suburbano S2 até Dachau (25 minutos de viagem). Em Dachau você pega o ônibus 726.

Como é um passeio que requereria três meios de transporte, que podem não ter horários tão coordenados assim, é um passeio arriscado. Para passar o tempo é mais indicado fazer algo mais tranqüilo, como passear no centro histórico.

Fabio
FabioPermalinkResponder

Olá,
Achei no site BAHN a opção de comprar o Bayern-Ticket on-line.
Como comprovação terei que apresentar o recibo on-line e o cartão de crédito usado na compra.
A dúvida é: quero fazer o trech Munich-Fussen, então é só ter o Bayern-Ticket e ir entrando no trem (após as 9h)?? Não tem que ter reserva? E se estiver lotado?

Obrigado pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! O Bayern Ticket é válido em trens regionais que normalmente não aceitam reserva. Chegue cedo para apanhar lugar. Nos trens regionais as pessoas entram e saem a toda parada, caso você comece a viagem de pé logo poderá sentar.

Fabio
FabioPermalinkResponder

Grato pela resposta, mas aí vão outras dúvidas:

1) Vc já utilizou essa compra via site da BAHN? Pois na reportagem inicial, o Bayern Ticket só era vendido pessoalmente ou nas máquinas... é novidade isso de poder comprar on-line e imprimir em casa?

2) Meu ticket para o castelo Neuschwanstein é com entrada as 13:50 (retirada na bilheteria até as 12:50).
O trem chega em Fussen as 11:54. Então tenho um pouco menos de 1h entre a chegada em Fussen e a retirada do ticket. Dá tempo? Qual a frequencia de saída do ônibus desse percurso em Fussen?

Agradeço antecipadamente o contato.
FABIO.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Há vários ônibus por hora, você conseguirá retirar seu ingresso. Se estão vendendo o Bayern Ticket pela net, é para simplificar as coisas. Mas se você estiver inseguro, pode comprar nas máquinas ou nos guichês, não há limitação de Bayern Tickets por dia, nem varia o preço na última hora (no guichê costuma ser 1 euro mais caro).

Diego
DiegoPermalinkResponder

Gostaria de agradecer pelas informações extremamente úteis compartilhadas nesse blog. Um passo a passo muito bem elaborado. Parabéns.

Chegarei em Munique no dia 01/03/2013 e ficarei até 05/03/2013. Estou programando ir para o castelo no dia 03/03, que será um domingo. Gostaria de saber se é tranquilo fazer a visitação no domingo e como que é o clima nessa epoca. Gostaria de saber também se possui muitas filas, mesmo sendo inverno.

Aproveitando o espaço, gostaria de saber se você conhece Garmisch- Partenkirchen? Se sim, poderia compartilhar alguma experiencia de como chegar.

Abraço e obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Chega-se a Garmisch de trem, saindo de Munique, dá 1h30 de viagem.

Domingos naturalmente serão mais cheios que dias de semana. Março estará bastante frio ainda, é inverno.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/bate-volta-de-munique-a-garmisch-e-zugspitze-por-andre-lot/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar