Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Neuschwanstein

Derradeira fantasia do excêntrico rei Ludwig II da Baviera (que morreu antes que a obra tivesse sido terminada), o castelo de Neuschwanstein costuma estar no topo da lista de lerês de quem passa uns dias em Munique. Pudera: este deve ser o castelo mais famoso do mundo (mais do que qualquer um do Vale do Loire individualmente). É um dos cartões-postais da Alemanha. Serviu de fonte de inspiração para o castelo de Cinderela na Disney. Foi finalista do concurso para eleger as Novas Maravilhas do Mundo. Resultado: 1.300.000 visitantes por ano.

O bate-volta desde Munique é perfeitamente factível -- mas conte em perder o dia inteiro nessa função. São duas horas de trem até Füssen, mais dez minutos de ônibus até a bilheteria em Hohenschwangau, mais algo entre 20 e 40 minutos para subir até o castelo (dependendo do meio de transporte escolhido -- e da fila para subir no meio de transporte escolhido). Além disso, deve-se levar em conta o fato de que as visitas têm hora marcada e cada grupo tem vagas limitadas. Ou seja: se você não comprar com antecedência pela internet, pode encontrar ingressos só para duas ou três horas. E se comprar antecipadamente e não chegar a tempo, perde a vez e o dinheiro do ingresso.

De carro, dá 125 km, que podem ser percorridos em 1h40min, ou seja, apenas 20 minutos menos do que de trem (ponha como cidades de origem e destino Munique e Schwangau).

A maior barbada, porém, é ir de trem, com o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben, um passe que vale o dia inteiro em trens regionais (Regio) na rota Munique-Füssen, e que custa 20 euros para uma pessoa, mais 6 euros extras para cada pessoa viajando no mesmo passe.

Vamos ao passo a passo da operação toda.

Escolha seu horário (e compre online, se quiser)

Munique-Füssen

Entre em bahn.de/international e selecione "return journey", para já ver ida e volta numa pesquisa só.

Se, além de pesquisar horários, você queira comprar o passe, então use a data real da viagem e o número de pessoas que vão viajar com o mesmo passe.

bt-prefer-fast

Bayern Ticket

Bayern Ticket

Detalhe: para pegar trens onde o passe regional seja válido, desabilite "prefer fast connections" e habilite "local transport".

Munique-Füssen

Importante: de 2ª a 6ª o passe vale apenas para trens que partem depois das 9h. Nos sábados e domingos, valem o dia inteiro.

Regio Ticket

Depois de selecionados o horário de ida e de volta, o site vai oferecer as opções de compra. Se você selecionou os trens e horários certos (trens regionais, que saiam depois das 9h da manhã de 2ª a 6ª, em qualquer horário no sábado ou no domingo, e voltem antes das 3h da madrugada do dia seguinte), o site vai oferecer o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben.

Caso você decida comprar, vai precisar se registrar. Você vai poder escolher entre e-ticket (que deverá imprimir em casa) ou um ticket digital para carregar no celular (você vai precisar baixar o aplicativo da Deutsche Bahn).

Comprando pela internet, saiba que será necessário levar com você o cartão de crédito usado na operação e apresentar para o fiscal quando passar (é a forma que a cia. tem de evitar fraudes).

Comprando o passe na maquininha na estação

É possível comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique. Ao chegar, aperte na bandeirinha da Inglaterra para instruções em inglês. (Tem também instruções em espanhol, mas não testei.)

1. Selecione "All offers"

Bayern Ticket

2. Selecoine "Offers per Federal Land"

Bayern Ticket

3. Selecione "Bavaria" e depois "Bavaria Ticket"

Bayern Ticket

Tenha uma caneta à mão para preencher os dados no passe.

Ao trem!

Confira sua plataforma

Chegue mais cedo do que eu à plataformaProcure no painel o número da plataforma do trem para Füssen e tente chegar uns 15 minutos antes para pegar um bom lugar. Não há lugares reservados em trens regionais na Alemanha.

Chegando em Füssen

A estaçãozinha é micro. Atravesse o saguão e saia pela porta: a parada de ônibus fica em frente. Qualquer ônibus 73 ou 78 serve. Deve haver pelo menos um a postos, coincidindo com a chegada do trem. Apresente o seu Bayern Ticket ao cobrador, e você não vai precisar pagar passagem. É permitido viajar em pé.

FüssenFüssen

(Para quem estiver fazendo um pit stop, há lockers para malas na estação; você vai perder o bumba de conexão imediata, mas outros virão.)

Em menos de 10 minutos o ônibus chegará a Hohenschwangau/Castles, onde todos os turistas vão descer.

Como comprar/retirar ingresso

Do ponto de ônibus de Hohenschwangau até a bilheteria é uma caminhadinha de três minutos ladeirinha acima. Lá você escolhe entre a fila de compra e de retirada de ingresso.

A compra online é feita no site de Hohenschwangau. Comprando pelo site há um acréscimo de 1,80 euro por pessoa, por castelo. Mesmo comprando online, preveja um intervalo de pelo menos 90 minutos entre a sua chegada a Füssen e o horário do tour, já que você vai pegar a fila de retirada e depois vai ter que subir até o castelo.

Tanto pela internet quanto no local você pode comprar ingresso para Neuschwanstein (13 euros), para o castelo de Hohenschwangau (13 euros) e para os dois juntos ("King's Ticket", 25 euros). Menores de 18 anos não pagam.

HohenschwangauEscolha seu tour

Todas as visitas são guiadas. Você pode escolher entre grupos guiados em alemão, em inglês ou com audioguia.

Na compra dos dois castelos, recomenda-se começar por Hohenschwangau e marcar Neuschwanstein para duas horas mais tarde.

Como subir ao castelo

O tempo está bonito? Você não é fumante? Então suba a pé. Em 40 minutos você chega ao castelo respirando o ar puro da montanha. (Para descer são 25 minutos.)

Neuschwanstein

Está muito frio? Chovendo? Pegue o ônibus. Atenção: não está incluído no Bayern Ticket. Custa 1,80 euro para subir, 1 euro para descer. Deixa você na Mariensbrücke (Ponte Maria), de onde você caminha 10 minutos por uma descida íngreme até o castelo (dizem que é o melhor ponto para fotografar o dito cujo). Dizem que para voltar é melhor descer a pé do que subir de volta à ponte para pegar o bumba, porque a subida, além de cansativa, leva quase o mesmo tempo de descer a pé até Hohenschwangau. Infelizmente eu não posso dar meu depoimento pessoal, porque com neve o ônibus não opera, então não pude checar nada disso (e ainda perdi a vista da Mariensbrücke).

Hohenschwangau

Subindo a Neuschwanstein

O único meio de transporte que funciona com qualquer tempo é o de charrete. Custa 6 euros para subir, 3 euros para descer. Paga-se diretamente ao cocheiro. Te deixa e te busca praticamente na porta do castelo. Foi o meio que usei, porque com zero grau e neviscando subir a pé não era uma alternativa sensata. Mas morro de pena dos cavalos. Atenção: no meu dia, a fila das charretes levava mais tempo do que a subida (a subida deu menos de 15 minutos).

A visita

Neuschwanstein

O ingressoNeuschwanstein

Os grupos são numerados. Repetindo: quem perde a hora perde o ingresso. E a visita dura só... meia horinha. O itinerário é fixo e o tempo é contado. Mas vale a pena. Cada ala foi desenhada como um cenário, inspirado em óperas de Wagner, por quem o rei era obcecado. Tem até uma gruta artificial no meio dos aposentos reais. Não é permitido tirar fotos do interior do castelo.

Neuschwanstein

Neuschwanstein

A volta

Se você conseguir sair de Munique cedo (usando o passe no fim de semana), pode aproveitar a passada por Füssen para dar um rolezinho pelo centro e almoçar antes de pegar o trem de volta.

Caso pense em alugar um carro, vale a pena considerar Füssen como bate-volta de alguma base da Rota Romântica, como Augsburg.

Neuschwanstein

Leia mais:

607 comentários

MAIRA
MAIRAPermalinkResponder

Olá! Tenho um dia livre em munique: gostaria de visitar o castelo de neuschwanstein e salzbourg. Qual é mais interessante?! Visto que tenho apenas 1 dia livre! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maira! Não existe hierarquia entre passeios. A escolha de Sofia é sua.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Maira!
Eu escolheria Salzburg, que inclusive tem um Castelo, no Centro Histórico
Em Munique vá ao Rezidenz/Cuivilles, que vale muito a pena!
Ótima Viagem,
Vladimir.

Naila
NailaPermalinkResponder

Olá,

Como esta é minha primeira vez na Europa ainda estou entendo a questão da utilização dos passes, tickets diários, etc.. enfim, efetuei a compra do Bayern Ticket pela internet e vou utilizá-lo para ir até Füssen. Na compra eu tenho que informar o dia que vou usar, ok. Minha dúvida é seguinte: eu posso pegar qualquer trem dentro do horário permitido ( 09h as 03h), sem precisar reservar o trem específico? É só chegar na estação validar meu ticket e entrar no trem? Simples assim? rs..
Muito Obrigada!

OBS: sei que várias pessoas já disseram isso mas, o site é excelente. Muito bom! Parabéns!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Naila! Na Alemanha só é necessário reservar trens ICE Express. Você vai pegar um trem regional. O ticket é válido em todos os trens durante o horário de validade.

Grazielle
GraziellePermalinkResponder

Obrigada pelas dicas! Irei ao castelo na semana que vem. Suas dicas foram muito uteis para mim.
Sera minha ultima semana na Alemanha, irei aproveitar o ultimo dia nesse maravilhoso castelo!

Grande abraco

Alberto
AlbertoPermalinkResponder

Olá Ricardo.
Suas dicas são fantásticas.
Com referência ao Castelo de Newschwastein gostaria de saber se é necessário acompanhar o guia mesmo com audioguia? Também gostaria de saber se o audioguia é cobrado, uma vez que não encontrei nenhuma menção sobre preço no site que você citou. Aliás, como contribuição e de acordo com o site indicado, o preço para entrada nos castelos agora é de 12 euros, cada um. Sendo oferecido um combo para os dois castelos por 23 euros.
Grande abraço e obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alberto! As visitas são todas feitas em grupo. Você pode usar um audioguia em português, mas precisará acompanhar um grupo. Aparentemente não há cobrança para os audioguias.

Andreia
AndreiaPermalinkResponder

Olá Ricardo, sabe me dizer se existe guarda volumes na Estação de Fussen?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Andreia! Quem responde é A Bóia.

Parece que tem, sim:
http://www.germantravel-info.com/fuessen.htm

Beatriz OPsfeler

Ricardo,
entrei no site do trem para compra o ticket e o valor está por adulto, como faz para comprar este ticket por grupo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! Quem responde é A Bóia. Se você não conseguiu achar no site, compre na estação.

Vícios de Viagem | Carol Guelber » Arquivos » Rota Romântica na Alemanha: Fussen e o Castelo Neuschwanstein

[...]   Paramos no Brauerei-Gasthof Waaze. Pedi um prato típico da região: carne de porco com dumpling de batata, acompanhado de uma cervejinha gelada. Como era domingo, tudo fechado na cidade. Fazia muito frio e resolvi ficar quietinha no hotel. O Alê ainda saiu para dar umas voltinhas pela cidade e gostou bastante dos barzinhos que visitou.       E em Fussen termina o último post da série sobre a Rota Romântica da Alemanha. No próximo, vou falar da nossa viagem de carro pra Garmish-Partenkirchen e Innsbruck. PS: Dá pra fazer um bate-volta ao castelo a partir de Munique. Para mais detalhes, veja as dicas do Ricardo Freire clicando aqui. [...]

Otavio
OtavioPermalinkResponder

Olá,
Estarei em Munique nos dias 24 e 25 de Dezembro e, infelizmente, o castelo fica fechado nesses dias. No entanto, para minha família, seria suficiente se pudessemos apenas fazer a trilha por volta do Neuschwantein, passando pela Marienbrucke. Você sabe se essa trilha tem acesso livre sempre, mesmo com o castelo fechado para o Natal? (considerando que não neve muito e eles não fechem devido ao clima).
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Otavio! Você quer fazer uma trilha na neve? Aproveite Munique. Ou faça um bate-volta a Garmisch:

https://www.viajenaviagem.com/2011/03/bate-volta-de-munique-a-garmisch-e-zugspitze-por-andre-lot/

tabata
tabataPermalinkResponder

Fiquei sem intender : esse Bayern Ticket vc pagou 28 euros para ir ou ir e voltar ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tabata! É ida e volta.

Sousa
SousaPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Muito obrigada pelas dicas, foram óptimas ! (:

Füssen – Castelo de Neuschwanstein | Passaporte para o Mundo

[...] um post do blog do Viaje na Viagem que está hiper completo e me ajudou muito (como sempre). Então já me antecipei e comprei dois [...]

Carolina Akemi

MUITO obrigada pelas ótimas dicas (como sempre)!!! Ajudaram demais!
Fui em dezembro para Munique e Fussen e coloquei minhas dicas no meu blog.
http://passaporteparaomundo.com/2014/02/23/fussen-castelo-de-neuschwanstein/
Bjos
Carol Akemi

Maria Esther
Maria EstherPermalinkResponder

Olá

Quero agradecer as dicas que eu peguei no site qdo estava na Alemanha indo para Fussen, no final de janeiro deste ano (dia 22). Realmente, economizei bons euros graças a leitura deste post, caso contrário eu iria comprar passagem de ida e volta no método convencional e gastaria muito mais.
Como peguei o trem por volta das 10hs da manhã ficou meio apertado para visitar os dois castelos, nem deu para eu almoçar.
Confesso que gostei mais do Neuschwanstein por fora do que por dentro. Amei o castelo onde rei Ludwig morou com sua família - achei muito mais bonito que o Neuschwanstein. MAs o lago entre os dois castelos valeu minha visita a Fussen. Fiquei em êxtase, é indizível a sensação que vivenciei ao ver aquela maravilha da natureza. A Europa é linda, linda !!! Infelizmente o acesso a ponte Maria estava fechado, mas não daria tempo pois o bilhete de volta tinha hora marcada. Achei a organização da visita ao castelo meio falha. Usei a charrete para ir ao primeiro castelo, ou seja, perdi tempo e dinheiro, pois tive que descer a pé para a visita ao primeiro castelo, que fica ao lado da bilheteria. Depois peguei de novo a charrete, não tive pique para subir a pé, para ir a Neuschwanstein. O funcionário que me vendeu os bilhetes disse-me que era um caminho de 10 min. entre os dois castelos !!!??!! Só se fosse voando ! É muito longe a distância entre os dois castelos e aquela subida para se chegar a Neuschwanstein é muito cansativa. Tive pena dos cavalos, mas mesmo com pena, tive que ir de charrete senão não conseguiria subir. Gostaria de postar aqui as fotos da visita que fiz a Fussen, confesso que voltaria lá só para rever aquele lago que me encantou. Ludwig era mesmo desequilibrado, percebe-se pela quantidade de cisnes que têm em todos os aposentos do seu castelo inacabado e há outro no alto do castelo, no qual morou com sua família.

Muito Obrigada pela dica

Maria Esther

Jessica Coutinho

Olá. Muito informativa a postagem. No entanto, não sei se entendi bem, mas este Bayern Ticket é para até 5 pessoas? Ou para viajantes individuais? Para quem vai lá sozinha, vale a pena comprá-lo?

Obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jéssica! Mesmo sozinha, vale a pena comprar.

Roseli
RoseliPermalinkResponder

Estive lendo os comentários a respeito do castelo de Neuschwanstein e Fussen, gostaria de saber se vou de carro até lá onde é melhor para estacionar, e como compro o ticket? necessita ser antecipado? vou em Maio/2014.
Aguardo seu parecer e se tiver alguma dica a mais por favor...agradeço. Roseli

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roseli! No texto tem o site onde você pode comprar antecipado. Os estacionamentos são identificados com a letra P, basta seguir as placas em qualquer lugar da Europa onde você esteja.

Eliane
ElianePermalinkResponder

Olá! Estou indo para munique dia 28/05 a tarde e pretendo alugar um carro e seguir viagem para a rota romântica e tenho q chegar em Frankfurt dia 31/05, pode me ajudar a montar o roteiro. Gostaria de dormir uma noite em Rothemburg ob der Tauber. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliane! Se você estiver chegando do Brasil, durma a primeira noite em Munique, para não pegar a estrada no mesmo dia da viagem transatlântica.

Divida suas noites entre Rothenburg e Würzburg, que são duas boas bases para a Rota.

Helio Matsunaga

Pretendo visitar o castelo Neuschwanstein entre 18 e 20 de Julho de 2014. A minha dúvida é estando em Salzburg, ou eu vou para Munique e faço um bate-volta para Fussen ou faço outro roteiro, passando por Innsbruck e depois Fussen e em seguida Munique. Planejo viajar de carro todo este trajeto, mas a dúvida: é se vale a pena passar por Innsbruck; onde pernoitar entre se optar por este trecho; nesta época do ano a melhor opção seria mesmo de carro ou trem? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helio! De carro, evite ao máximo entrar e sair de cidades grandes, como Munique.

Garmisch-Partenkirschen é um vilarejo alpino mais jeitoso que Innsbruck e está mais no caminho de Füssen. Em julho não há problema em ir de carro pois não haverá gelo na pista. Você pode fazer um pit-stop em Garmisch, pernoitar em Füssen e visitar o castelo no dia seguinte.

Ana Carolina Carvalho

Boa tarde!
Para ir de Munique ao castelo de neuschwanstein fica mais barato ir de trem ou alugar um carro apenas para este passeio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Carolina! O Comandante justamente explica no post acima que a forma mais barata de ir é de trem smile

Rose Duarte
Rose DuartePermalinkResponder

Olá .
Gostaria muito da ajuda de vcs. Vou agora em junho pra Alemanha, Hungria, Áustria, Budapeste. Não nessa ordem . Não estou conseguindo alugar um carro grande para 4pessoas , saindo de Berlim e voltando por Frankfurt.So achei carros que se podem ser usados na Alemanha,Suíça,Áustria . Atravessar pra Praga e Budapeste, teria que alugar um carro em cada cidade.
Alguém poderia me indicar um local que alugue carro , para uma viagem de 30 dias?
Muito agradecida.
Rose

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! Tente a ajuda de alguma agência, como a Mobility, que é brasileira e cuida de toda a papelada.

Lucas emannuel

Olá , fiz meu agendamento no site do castelo a dois dias e não recebi nenhum email , o que faço?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Mande um email para eles, é o que dá pra fazer.

Lucas emannuel

Muito obrigado.

Elisabeto c soares

Se eu alugar um carro em Berlim, posso entrar com ele em Praga, Budapeste, opatija e elosvenia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisabeto! É preciso avisar, nem toda locadora deixa. Os seguros encarecem.

Tania Maria
Tania MariaPermalinkResponder

Ola Ricardo,

Como fazer para ir de Hohenschwangau até Zugspitze?
Estou sem carro, vou ficar hospedada em Hohenschwangau, visitar os castelos e no dia seguinte pela manha seguir para Zugspitze visitar a montanha e depois no fim da tarde seguir de trem para Innsbruck.
Como fazer esse trecho ate a montanha esta muito dificil de encontrar, e olha que ja procurei bastante.
Voce pode me ajudar?

Tania

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! Quem responde é A Bóia.

De Füssen a Garmisch-Partenkirschen são 2h de trem direto.

De Füssen a Innsbruck, 1h20 de trem.

Compre em http://www.bahn.de/international .

Tania Maria
Tania MariaPermalinkResponder

A Boia,

Me desculpe perguntar, mais como saio de Hohenschwangau ate Fussen ?

1 - Hohenschwangau - Fussen ????

2 - Fussen - Garmisch - Trem

3 - Garmish - Innsbruck - Trem

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! De Hohenschwangau a Füssen são 10 minutos de ônibus.

Tania Maria
Tania MariaPermalinkResponder

Boia,

Eu entrei no site e fiz uma simulacao.

• Search
• Select
• Ticket & options
• Payment
• Check & book
• Confirmation
Your trip information
Outward journey from



to

Departure Arrival
Refresh

Travellers
1 adult, 2nd class
Change other data New query

Please choose a connection
Print view
Selection outward journey
- Selection
Station/Stop Date Time Duration Chg. Products Price for all travellers*
Earlier
Standard fare
Füssen Bahnhof Mo, 08.09.14 dep 08:03 1:54 1 BUS, RB Sale from 09.06.2014 possible
Choose return trip

Garmisch-Partenkirchen Mo, 08.09.14 arr 09:57

Füssen Bahnhof Mo, 08.09.14 dep 08:05 2:09 0 BUS Sale from 09.06.2014 possible
Choose return trip

Garmisch-Partenkirchen Bahnhof Mo, 08.09.14 arr 10:14
Station/Stop Date Time Platform Products
Füssen Bahnhof Mo, 08.09.14 dep 08:05 Bus 73
Bus 9606
Bus Direction: Echelsbacher Brücke, Rottenbuch

Runs as Bus 73 up to Echelsbacher Brücke, Rottenbuch, then as Bus 9606
Pulverturm, Füssen dep 08:06
Horn, Schwangau dep 08:08
Alterschr. Wildpark, Schwangau dep 08:09
Rohrachweg, Schwangau-Alterschrofen dep 08:10
Hohenschwangau, Schwangau (Schlösser) dep 08:13
Gipsmühlweg, Schwangau dep 08:17
Schwangau Rathaus dep 08:18

E vi que essse trem passa em Hohenschwangau. Eu nao poderia pegar nessa estacao e seguir para Garmish ao inves de me deslocar ate Fussen?

grata,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! Como você pode ver, o deslocamento envolve ônibus entre Schwangau ou Hohenschwangau e Füssen, de onde você continua de trem a Garmisch.

Tania Maria
Tania MariaPermalinkResponder

Boia,

Muito obrigada pelas informacoes.
Agora sei que devo sair bem cedinho de Hohenschwangau e seguir para Fussen de onibus. De la pego um trem e fico em Garmish conhecendo a montanha, e no fim da tarde um trem para Innsbruck a partir de Garmish.

Paula Santos
Paula SantosPermalinkResponder

Olá! Parabéns pelo post, completo e com muitos detalhes importantes!!
Gostaria de uma ajuda, estarei em Munique por apenas uma noite e de lá seguirei para Zurique. Assim, é possível fazer a visita ao castelo como "pit stop" do trecho Munique-Zurique? Preciso estar em Zurique até o fim da tarde. Se sair bem cedo de Munique dará tempo?
Desde já agradeço muito pelas dicas!!
Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Não transforme suas férias em fonte de stress. De Füssen a Zurique dá entre 5h e 7h de viagem, com 3 a 5 baldeações.

Veja horários em http://www.bahn.de/international .

Vilma Marques
Vilma MarquesPermalinkResponder

Olá! Eu pretendo estar em Munique nos dias 16/10/2014 e 17/08/2014. Será que eu consigo ir de carro alugado até o castelo de neuschwanstein ou vai ter gelo ou algum impedimento pelas estradas? Obrigada.....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vilma! A neve só atrapalha para chegar no castelo.

Marilia
MariliaPermalinkResponder

Olá, Ricardo, Boia e amigos viajantes. Estou planejando minha tão sonhada viajem à Baviera e minha idéia inicial era justamente alugar um carro e usar Munique como base, por 5 dias e fazer os bate-voltas à Füssen, Garmisch-Partenkirschen, etc, mas li aqui nos comentários q Munique, por ser uma cidade grande, não é uma boa base para esses passeios. E agora? Devo escolher outra cidade para dormir essas 5 noites?
Depois vou também à Salzburg, onde pretendo dormir 2 ou 3 noites.
Obrigada! Marilia.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Oi Marilia!
Não querendo me meter no seu questionamento, mas talvez pensando em te ajudar a decidir. Eu e meu marido passamos duas semanas na Alemanha em setembro do ano passado. Foi uma viagem linda e a Baviera é realmente incrível, com uma cultura bem própria e diferente do restante da Alemanha, certamente por ter sido um Estado independente até mais ou menos 1870. Mas enfim, isso tudo você vai perceber e entender melhor pessoalmente. Nós iniciamos a viagem por Munique, pudemos conhecer a Oktoberfest e ficamos três dias na cidade. Ficamos, claro, com gostinho de quero mais, o que não é ruim, pois certamente voltaremos pra conhecer o que faltou. Cidade linda, limpa, organizada e extremamente segura. As estações de metrô surpreendem. Confesso que das cidades que conheço até hoje, foi a que realmente me fez sentir no "primeiro mundo". Para conhecer o interior, nós alugamos um carro em Munique (retiramos no aeroporto para ser mais fácil sair da cidade, na prática não foi bem o que aconteceu, graças ao GPS, mas são imprevistos que todo viajante está sujeito), passamos por Ettal, Oberamergau e pelos lagos maravilhosos que encontramos no caminho.Passamos ainda pelo imperdível Castelo de Linderhof, também construído por Ludwig, mas como já estava entardecendo não pudemos entrar pra conhecer, de qualquer forma a paisagem é deslumbrante e foi um dos pontos altos dessa viagem maravilhosa. Nós fizemos como base a cidade de Schwangau, que fica pertinho de Füssen. Acredito que as duas sejam ótimas opções. Füssen um pouco maior que Schwangau, mas adorei a estadia no Landhotel Huberhof. Um hotel bem familiar, sem muito luxo mas bem aconchegante. Acordar cedo e tomar um café delicioso com vista pros alpes, vendo pela janela aquelas vaquinhas da Milka pastando foi uma das melhores coisas que já vivi. De lá passamos um dia "em função" do Neuschwanstein (que vale cada segundo e centavo), outro dia em Innsbruck, passando por Zugspitze (o ponto mais alto da Alemanha, que pra nós foi uma decepção, pois o tempo estava completamente fechado, mal enxergávamos um ao outro lá de cima, e não custou nada barato... com tempo bom, dizem ser possível avistar até os alpes italianos, faltou sorte talvez) e partimos no terceiro dia para a Rota Romântica, passando por várias cidadezinhas e nos hospedamos em Rothenburg ob der Tauber. Poderia passar um dia falando sobre tudo que conhecemos por lá, tudo com dicas preciosas da Carina do Viajoteca. Enfim, acabei me estendendo porque foi uma viagem realmente inesquecível. Espero ter ajudado. Abraços e ótima viagem!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilia! Munique é uma ótima base para bate-voltas de trem.

Se você quer viajar de carro, alugue o carro ao sair de Munique e hospede-se em cidades pequenas.

Marilia
MariliaPermalinkResponder

Obrigada, Vanessa e Boia! Encontrei aqui no site o ótimo tópico sobre a viagem que o Vladimir fez por essa região e agora estou na dúvida entre me hospedar em Schwangau, Fussen ou Garmisch-Partenkirchen.
Mas sei que essa "escolha de Sofia" é minha! smile
Bjs

Vilma Marques
Vilma MarquesPermalinkResponder

Obrigada Bóia. Ajudou bastante

Marilia
MariliaPermalinkResponder

Boia e viajantes, mais uma perguntinha, pode ser? wink
Já entendi que alugando um carro na Alemanha e saindo para a Áustria preciso comprar o selo-pedagio Vignette. Mas é se o carro for alugado na Áustria, em Viena por exemplo e eu for passar por estradas alemãs, preciso comprar algum outro selo? Obrigada, Marília.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilia! A Alemanha não cobra pedágio de carros particulares, só de caminhões.

Maria Viana
Maria VianaPermalinkResponder

Ricardo,
obrigada pelas informações, principalmente com relação a compra e utilização do Gostaria de saber se em meados de outubro já tem neve na região dos castelos
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! É possível.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Eu e meus amigos queremos passar um dia nessa região,apenas para visitar o castelo, estamos pensando em ir direto de Budapeste para Fussen e no mesmo dia ir para Berlim, você acha que é possível? Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Não é não. Nem o The Flash conseguiria. De Budapeste a Berlim, vá de avião.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

kkkkkkk Imaginei, uma pena! Obrigada

Fabia
FabiaPermalinkResponder

Olá pessoal!
Vou a Munich na próxima semana com meu marido e meu filho de 1 ano e 3meses. As dicas estão me ajudando muito, mas gostaria de uma opinião.
Como estarei com uma criança, qual transporte para o castelo eu devo escolher? A charrete ou o ônibus?
Ele anda, mas bem devagar e provavelmente precisará ser carregado no colo.
Vale a pena levar o carrinho (aqueles tipo guarda-chuva, que são fáceis de carregar, mas pesam 8kg), as ruas permitem, ou seria difícil andar com um carrinho? Se precisarmos carregar o carrinho fechado, acho melhor nem levarmos.
Obrigada, se puder ajudar...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabia! O carrinho não caberá na charrete.

Castelo de Neunschwanstein: o castelo da Cinderela de verdade, na Alemanha | Wanderlust

[...] destino final. De lá, existe um ônibus que chega próximo à bilheteria dos castelos. Existe um guia online, do Ricardo Freire, que tem dicas bacanas e muitos detalhes sobre como comprar estes bilhetes nas [...]

Laura Neres
Laura NeresPermalinkResponder

Muito obrigada
Esses sitos salvam a minha vida!!!!!
Tudo muito bem explicado!!!
Parabéns!!!
Vou passar um dia em Füssen e, não sabia exatamente como chegar....
Valeu !!!

CLEBER BARRETO

Bom dia. Fiquei com uma dúvida.
Quando compramos o Bayern Ticket nas maquininhas da Estação de Munique, nós compramos o trecho ida e volta? Como são os horários de volta? Intervamos de quanto tempo? O Bayern Ticket então só paga o Trêm e o ônibus de Füssen até Hohenschwangau/Castles?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleber! Tá tudo explicado no post. O Bavaria-Ticket é um passe de dia inteiro; logo, inclui a volta, se você voltar no mesmo dia. Até às 19h, os trens partem de hora em hora. Depois deste horário, os intervalos começam a aumentar. Também está no post que você pode usar esse ticket em todo transporte público em Munique de que você venha a precisar. wink

Beto Venturi
Beto VenturiPermalinkResponder

Olá Bóia, tudo bem?

Sexta próxima, dia 29 de agosto, viajamos para a Europa e, no meio da minha trip, ficaremos em Munich por 4 dias.

Peguei todas essas informações sobre o bate-volta ao castelo Neuschwanstein, mas surgiu-me duas dúvidas:

1. O Bayern Ticket serve para o retorno de trem de Füssen para Munich, pois no texto acima não fica claro se ele vale para a volta também;

2. Caso queira fazer os dois castelos, eu começaria pelo Hohenschwangau como vocês mencionaram no texto, mas quanto tempo eu demoro para chegar até ele, quanto tempo leva a sua visita e quanto tempo ele levo para chegar no Neuschwanstein? Pois com essas informações eu vou reservar as entradas.

Abraxxx e obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beto! O Bayern Ticket vale para qualquer deslocamento de trem regional na Baviera até o final do dia de sua validade. Você pode passar o dia inteiro pegando todos os trens regionais que quiser, que estará coberto.

Os dois castelos ficam a 10 minutos de caminhada um do outro. Pense em uma hora de visitação interna.

Beto Venturi
Beto VenturiPermalinkResponder

Thanks.

Fabio Lima
Fabio LimaPermalinkResponder

A partir de munique, é possível, em um dia, sem muita correria, ir a füssen ver o castelo, não entrar nele, dar um rolezinho em füssen, pegar um trem para Garmisch-Partenkirchen, dar um rolezinho na cidade ( comer, se possível) e voltar para munique de trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Não vale a pena, rali de trem não tem graça.

Ana Cristina
Ana CristinaPermalinkResponder

Olá!
Estou amando seu blog, cheio de dicas super legais. Mas tenho uma dúvida não sei se dá pra me ajudar, pretendia fazer a rota romântica de ônibus, naqueles tipo hop on, hop off, pois vou sozinha, e achei mais fácil que de trem, que ás vezes exige várias baldiações, só que eles param dia 20/10, que é quando eu começo a viajar, você saberia me dizer se é por causa do tempo, se é seguro pegar estrada nesta época, ou se é melhor eu me concentrar nos trens?
Meu roteiro era Munique-Fussen-Rothemburg-Nuremberg.
Agradeço sua ajuda. Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Provavelmente tem a ver com procura; o inverno é baixa temporada. Faça de trem ou decarro.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Ricardo, não poderia deixar de novamente parabenizá-lo pela qualidade de seus artigos. Perfeito! Parabéns! Detalhadamente objetivo. Abraço

Cícero Máximo

Pergunta à Boia: comprando o Bayern Ticket eu tenho necessidade de reservar local? Explico: pelo site parece que o horário das 9h53 vai estar muito lotado, então tenho medo de me planejar para pegar este trem, comprar os ticktes em função deste horário, e chegar lá e só conseguir pegar o trem das 10h53.

Corro esse risco ou o meu maior riso é apenas não conseguir sentar na janelinha ocm todo mundo junto?

Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cicero! Verifique se o trem aceita reservas de lugar. Se aceitar, você pode reservar. Para reservar, entre no site como quem vai comprar uma passagem e depois selecione a função apenas reservar assento.

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Olá, Boia,
Gostaria de saber se em posse do meu Bayern ticket é só pegar o trem ou eu tenho que validá-lo primeiro em alguma maquininha como alguém falou aí nos comentários? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Se a data do passe não estiver escrita no passe, você precisa escrever à mão, no lugar indicado, antes de embarcar.

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Essas visitas aos castelos funcionam sábados domingos e feriados também?
Me parece que dia 1 de novembro é feriado na Alemanha, visitarei esses castelos entre o fim de outubro e início de novembro. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Normalmente funcionam em todo os feriados, menos Natal e Páscoa. Dê uma olhadinha diretamente nos sites dos castelos que você queira visitar, as informações estarão lá, a resposta vem na hora, não precisa esperar.

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Oi, Bóia,
Esses trens para Fussen que não são diretos, fazem uma parada no meio do caminho, a gente tem que descer e trocar de trem ou é só esperar ele continuar a viagem depois da parada? Obrigada de novo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Verifique se o seu trem, qualquer trem, tem baldeação em http://www.bahn.de/international . Normalmente os trens a Füssen são diretos.

Roberta Soares

Olá Boia!

De qual estação de Munique que vou para Fussen?

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Da estação central. Está no texto mrgreen

Thais
ThaisPermalinkResponder

Olá! Visitei agora em agosto o castelo, no dia do meu aniversário! Ele é absolutamente deslumbrante! Saímos de Veneza, onde mora meu irmão, passamos o dia em Innsbruck, na Áustria, e no dia seguinte seguimos para o castelo, dormimos em Munique e voltamos para Veneza, passando novamente por Innsbruck. Recomendo! Ah, parabéns pelo site, extremamente útil para onde quer que se queira ir!

Roberta Bueno
Roberta BuenoPermalinkResponder

É a primeira vez que vou para a Alemanha e estou montando um roteiro de 10 dias mas será no período de 21.12 à 01.01 e deve estar nevando. O inicio da viagem seria Berlim. Você poderia me dar uma sugestão de roteiro?

Daniel Locatelli Neves

NAO se pode pegar qualquer trem com o Bayern ticket.
Voce pode pegar os trens: M, RE, RB, SE e S
Nao é aceito o BayernTicket nos trens ICE, IC, EC e RJ
Ontem eu estava voltando de Salzburg para Munique, entrei em
um trem IC e no meio da viajem quando a mulher
veio conferir os bilhetes , me explicou isto.
Abraço
Daniel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Isso está explicadinho no texto, no item 2... grifado e tudo....

Alexander
AlexanderPermalinkResponder

Amigo, agradeço imensamente as tuas informações!Eu e minha esposa estaremos na alemanha de 24 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015, iniciando a viagem em Dresden e depois indo para Frankfurth, Munchen, Landau, e por fim visitar o castelo aqui retratado por ti.
Todas as tuas informações serão muito bem utilizadas.
Quem sabe não vamos encontrar outros casais do Brasil que aqui estão se informando! Abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar