Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Neuschwanstein

Derradeira fantasia do excêntrico rei Ludwig II da Baviera (que morreu antes que a obra tivesse sido terminada), o castelo de Neuschwanstein costuma estar no topo da lista de lerês de quem passa uns dias em Munique. Pudera: este deve ser o castelo mais famoso do mundo (mais do que qualquer um do Vale do Loire individualmente). É um dos cartões-postais da Alemanha. Serviu de fonte de inspiração para o castelo de Cinderela na Disney. Foi finalista do concurso para eleger as Novas Maravilhas do Mundo. Resultado: 1.300.000 visitantes por ano.

O bate-volta desde Munique é perfeitamente factível -- mas conte em perder o dia inteiro nessa função. São duas horas de trem até Füssen, mais dez minutos de ônibus até a bilheteria em Hohenschwangau, mais algo entre 20 e 40 minutos para subir até o castelo (dependendo do meio de transporte escolhido -- e da fila para subir no meio de transporte escolhido). Além disso, deve-se levar em conta o fato de que as visitas têm hora marcada e cada grupo tem vagas limitadas. Ou seja: se você não comprar com antecedência pela internet, pode encontrar ingressos só para duas ou três horas. E se comprar antecipadamente e não chegar a tempo, perde a vez e o dinheiro do ingresso.

De carro, dá 125 km, que podem ser percorridos em 1h40min, ou seja, apenas 20 minutos menos do que de trem (ponha como cidades de origem e destino Munique e Schwangau).

A maior barbada, porém, é ir de trem, com o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben, um passe que vale o dia inteiro em trens regionais (Regio) na rota Munique-Füssen, e que custa 20 euros para uma pessoa, mais 6 euros extras para cada pessoa viajando no mesmo passe.

Vamos ao passo a passo da operação toda.

Escolha seu horário (e compre online, se quiser)

Munique-Füssen

Entre em bahn.de/international e selecione "return journey", para já ver ida e volta numa pesquisa só.

Se, além de pesquisar horários, você queira comprar o passe, então use a data real da viagem e o número de pessoas que vão viajar com o mesmo passe.

bt-prefer-fast

Bayern Ticket

Bayern Ticket

Detalhe: para pegar trens onde o passe regional seja válido, desabilite "prefer fast connections" e habilite "local transport".

Munique-Füssen

Importante: de 2ª a 6ª o passe vale apenas para trens que partem depois das 9h. Nos sábados e domingos, valem o dia inteiro.

Regio Ticket

Depois de selecionados o horário de ida e de volta, o site vai oferecer as opções de compra. Se você selecionou os trens e horários certos (trens regionais, que saiam depois das 9h da manhã de 2ª a 6ª, em qualquer horário no sábado ou no domingo, e voltem antes das 3h da madrugada do dia seguinte), o site vai oferecer o Regio-Ticket Allgäu-Schwaben.

Caso você decida comprar, vai precisar se registrar. Você vai poder escolher entre e-ticket (que deverá imprimir em casa) ou um ticket digital para carregar no celular (você vai precisar baixar o aplicativo da Deutsche Bahn).

Comprando pela internet, saiba que será necessário levar com você o cartão de crédito usado na operação e apresentar para o fiscal quando passar (é a forma que a cia. tem de evitar fraudes).

Comprando o passe na maquininha na estação

É possível comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique. Ao chegar, aperte na bandeirinha da Inglaterra para instruções em inglês. (Tem também instruções em espanhol, mas não testei.)

1. Selecione "All offers"

Bayern Ticket

2. Selecoine "Offers per Federal Land"

Bayern Ticket

3. Selecione "Bavaria" e depois "Bavaria Ticket"

Bayern Ticket

Tenha uma caneta à mão para preencher os dados no passe.

Ao trem!

Confira sua plataforma

Chegue mais cedo do que eu à plataformaProcure no painel o número da plataforma do trem para Füssen e tente chegar uns 15 minutos antes para pegar um bom lugar. Não há lugares reservados em trens regionais na Alemanha.

Chegando em Füssen

A estaçãozinha é micro. Atravesse o saguão e saia pela porta: a parada de ônibus fica em frente. Qualquer ônibus 73 ou 78 serve. Deve haver pelo menos um a postos, coincidindo com a chegada do trem. Apresente o seu Bayern Ticket ao cobrador, e você não vai precisar pagar passagem. É permitido viajar em pé.

FüssenFüssen

(Para quem estiver fazendo um pit stop, há lockers para malas na estação; você vai perder o bumba de conexão imediata, mas outros virão.)

Em menos de 10 minutos o ônibus chegará a Hohenschwangau/Castles, onde todos os turistas vão descer.

Como comprar/retirar ingresso

Do ponto de ônibus de Hohenschwangau até a bilheteria é uma caminhadinha de três minutos ladeirinha acima. Lá você escolhe entre a fila de compra e de retirada de ingresso.

A compra online é feita no site de Hohenschwangau. Comprando pelo site há um acréscimo de 1,80 euro por pessoa, por castelo. Mesmo comprando online, preveja um intervalo de pelo menos 90 minutos entre a sua chegada a Füssen e o horário do tour, já que você vai pegar a fila de retirada e depois vai ter que subir até o castelo.

Tanto pela internet quanto no local você pode comprar ingresso para Neuschwanstein (13 euros), para o castelo de Hohenschwangau (13 euros) e para os dois juntos ("King's Ticket", 25 euros). Menores de 18 anos não pagam.

HohenschwangauEscolha seu tour

Todas as visitas são guiadas. Você pode escolher entre grupos guiados em alemão, em inglês ou com audioguia.

Na compra dos dois castelos, recomenda-se começar por Hohenschwangau e marcar Neuschwanstein para duas horas mais tarde.

Como subir ao castelo

O tempo está bonito? Você não é fumante? Então suba a pé. Em 40 minutos você chega ao castelo respirando o ar puro da montanha. (Para descer são 25 minutos.)

Neuschwanstein

Está muito frio? Chovendo? Pegue o ônibus. Atenção: não está incluído no Bayern Ticket. Custa 1,80 euro para subir, 1 euro para descer. Deixa você na Mariensbrücke (Ponte Maria), de onde você caminha 10 minutos por uma descida íngreme até o castelo (dizem que é o melhor ponto para fotografar o dito cujo). Dizem que para voltar é melhor descer a pé do que subir de volta à ponte para pegar o bumba, porque a subida, além de cansativa, leva quase o mesmo tempo de descer a pé até Hohenschwangau. Infelizmente eu não posso dar meu depoimento pessoal, porque com neve o ônibus não opera, então não pude checar nada disso (e ainda perdi a vista da Mariensbrücke).

Hohenschwangau

Subindo a Neuschwanstein

O único meio de transporte que funciona com qualquer tempo é o de charrete. Custa 6 euros para subir, 3 euros para descer. Paga-se diretamente ao cocheiro. Te deixa e te busca praticamente na porta do castelo. Foi o meio que usei, porque com zero grau e neviscando subir a pé não era uma alternativa sensata. Mas morro de pena dos cavalos. Atenção: no meu dia, a fila das charretes levava mais tempo do que a subida (a subida deu menos de 15 minutos).

A visita

Neuschwanstein

O ingressoNeuschwanstein

Os grupos são numerados. Repetindo: quem perde a hora perde o ingresso. E a visita dura só... meia horinha. O itinerário é fixo e o tempo é contado. Mas vale a pena. Cada ala foi desenhada como um cenário, inspirado em óperas de Wagner, por quem o rei era obcecado. Tem até uma gruta artificial no meio dos aposentos reais. Não é permitido tirar fotos do interior do castelo.

Neuschwanstein

Neuschwanstein

A volta

Se você conseguir sair de Munique cedo (usando o passe no fim de semana), pode aproveitar a passada por Füssen para dar um rolezinho pelo centro e almoçar antes de pegar o trem de volta.

Caso pense em alugar um carro, vale a pena considerar Füssen como bate-volta de alguma base da Rota Romântica, como Augsburg.

Neuschwanstein

Leia mais:

607 comentários

Amanda Caribé

Olá,
Gostaria de saber se é mais fácil ir de innsbruck para o castelo de neuschwanstein de carro ou de trem? Vou daqui a duas semanas.
obrigada!!!!

Nicia
NiciaPermalinkResponder

Olá Ricardo,
parabéns pelas suas explicações sobre o trem, entender sobre como funcionam está sendo um desafio para mim.
Minhas filhas e meu genro irão de viagem para a Europa de 10/02 a 26/02 sendo que chegarão em Munique dia 11, dia 12 sairão para arredores e comprar roupas adequadas podendo comprar os tickets para Füssen no dia seguinte ou irem para Oberammengal, visitar o castelo de Linderhof e passar a noite em Oberammengal e de lá no dia 13 irem para Füssen, pelas minhas pesquisas tem onibus saindo as 6:06 ou 6:44h chegando 10:50hs em Füssen e de lá retornando para Munique, onde seguirão viagem para Colônia, a qual ainda estou pesquisando a melhor forma.
Acha que vai dar certo?
Obrigada
Nicia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nicia! Quem responde é A Bóia.

Programar qualquer viagem para as 6h da manhã significa estragar o dia anterior e provavelmente o seguinte.

Não transforme sua viagem numa maratona em que não há tempo para dormir ou tomar café da manhã. Não vale a pena.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Olá,

Sabe me dizer como é a disponibilidade de tickets no Inverno em época de natal? estou planejando visitar o castelo dia 22 de dezembro deste ano e vi que os horários no inverno são mais restritos (de 9 as 15h30). Como só dá pra reservar online dois dias antes pela internet (segundo info. do site oficial) queria saber se é um risco muito grande comprar lá direto no ticket center.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Dá pra comprar direto lá, sim. Apenas parte do lote do dia é vendido online.

Micheli
MicheliPermalinkResponder

Olá! Vou em janeiro visitar os castelos, já tenho o passe de trens da Eurail, estando o trem para Fussen incluso no passe. Para pegar o ônibus que vai até Hohenschwangau, compro as passagens onde? Na própria estação em Fussen?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Micheli! Dá para pagar direto para o motorista. O ônibus é coordenado com a chegada do trem, então o melhor é subir logo. O motorista vai pedir para você mostrar seu ticket, você não terá, então vai pagar. São 2,30 euros.

Zuleica Guedes

Qual a distância percorrida a pé desde o ônibus deixa os passageiros até à entrada do Castelo ?

Zuleica Guedes

Qual a distância percorrida a pé desde o lugar onde o ônibus deixa os passageiros até à entrada do castelo ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zuleica! Está no texto.

Priscila Timm
Priscila TimmPermalinkResponder

Muito obrigada pelo seu blog. Bastante detalhado. Não tem como errar!!

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Olá, dei uma pesquisada no site da Bahn, e esta constando um valor de 39 euros para 5 pessoas o Bayern Ticket. Será que aumentou tudo isso mesmo o valor ou será que direto na estação o preço é melhor? Ah, estou indo em janeiro agora,mesmo no inverno as filas são muito grandes? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! O post é de 2010. Se você entrou em 2014 e viu um preço diferente, o seu preço deve ser o atual. Se não quer pegar filas, compre o ingresso com antecedência.

Delmar Philippsen

Olá.
Por favor, como fazer para visitar o Castelo se eu estiver de carro. Onde estaciono, etc.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Delmar! O site do castelo indica que há estacionamentos particulares em Hohenschwangau.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Olá Ricardo, quero comprar passagens de trem de munique para salzburg. Gostaria de saber duas coisas: como procedo ao chegar estacao de trem para retirar meus tickets e somos duas pessoas, é verdade que preciso comprar um ticket? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! De Munique a Salzburg você pode comprar o Bayern Ticket. Duas pessoas podem viajar a partir das 9h em trens regionais. Compre na bilheteria ou na máquina.

Francine Kruger

Olá Ricardo, muito bom o texto, super explicativo. Voce saberia dizer se pode fazer visita com carrinho de bebe?? é Facil chegar ao Castelo com o carrinho??
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francine! Sem problema visitar palácios e monumentos na Europa com carrinho. Para subir ao castelo, vá com o ônibus.

Rosa Maria Rezende

Olá Ricardo, gostaria de saber se existe Munique excursões direto para o castelo, Gostei muito de suas explicações de como fazer, entretanto preciso de soluções mais diretas (somos 4 pessoas, com idade mais avançada).

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Rosa! A Viator oferece opções de passeios entre Munique e o castelo .

Pedro Panetta
Pedro PanettaPermalinkResponder

também vou fazer essa viagem e passando por aqui reparei que o link não tava funcionando, mas achei esse aqui https://br.viator.com/pt/8328/tours/Munich/Skip-the-Line-Neuschwanstein-Castle-Day-Trip-from-Munich-in-Spanish/d487-2666CASTLESP que é exatamente o que eu estava procurando!

Thatiana
ThatianaPermalinkResponder

Oi, pra duas pessoas vale mais a pena comprar o Bayern Ticket ou o individual mesmo?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thatiana! O Bayern Ticket vale para até 5 pessoas.

Edson/Gislaine

Olá Ricardo.
Boa noite. Parabéns pelo site, pelas orientações nele contidas e gostaríamos de esclarecer uma dúvida:
Além de Fussen, vamos também a Innsbruck e Zugspitze. Gostariamos de saber se o Bayer Ticket é válido para essas regiões e assim como Fussen pode ser comprados no Reisezentrum da estação de Munique.
Desde já agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edson! Quem responde é A Bóia. Dá para ir de Bayern Ticket a Garmisch (Zugspitze) e a Füssen, mas não a Innsbruck.

Dá para comprar no Reisenzentrum ou nas máquinas ou na internet.

RAFAEL ALENCAR

Tenho que parabenizá-lo pelo conteúdo de seu site, é bastante esclarecedor, e isso me animou a dar uma passada por fussen.
Preciso de umas orientações sua:
No momento estou em Trento, cidade a uns 300 km de fussen, estou de carro.
Para chegar ao castelo, até onde posso ir de carro? é fácil encontrar estacionamento?
Caso eu chegue fora do horário de visitas, posso subir pelo menos para fotografar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Explore a região onde você está. Você encontrará tesouros mais valiosos. Não viaje 4 horas para ver um castelo só porque é famoso.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

ola.... Gostaria de saber quanto é o ingresso para entrar no castelo.?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Para se informar sobre todos os preços, veja:
http://www.neuschwanstein.de/englisch/tourist/admiss.htm

Ricardo Andrade

Parabéns pelo post, muito útil. Pesquisando no site da Bahn, percebi que há a possibilidade de comprar o Bayern Ticket para primeira ou segunda classe. Vou em abril e comprarei o ticket lá, como vcs me sugeriram, mas gostaria de saber se há muita diferença entre as duas classes. Vale a pena comprar a 1a classe? Ou é melhor ir de 2a classe mesmo? A diferença de preço é quase o dobro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Nem sabíamos que tinha Bayern Ticket na primeira classe. É mais confortável, realmente. Mas a segunda classe é perfeitamente "usável".

Ana de Almeida

Amei a publicação. Estou me programando para conhecer a Alemanha no fim desse ano, passando por Frankfurt, Munique e Berlin. Se você tiver mais diquinhas, eu vou amar! hihihi

Catarina
CatarinaPermalinkResponder

Ola Bóia! O bayern ticket vale para Garmish, Wurzburg, Rothenburg e Sttutgart também? Obrigada Catarina.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catarina! Stuttgart fica em Baden-Württenberg e não está incluída.

O Bayern Ticket vale na Baviera (onde estão Garmisch e Rothenburg), a Salzburg (Áustria) e a Würzburg (uma cidade independente).

Aline
AlinePermalinkResponder

Pretendo fazer a rota romantica e depois ir para Munique, estou na dúvida se:
1): Como estarei de carro, continuar a rota até Fussen e depois ir para Munique, ou
2) Seguir de carro para Munique , entregar o carro lá , e durante os dias que estiver em Munique , fazer um bate e volta de trem para Fussen?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Leia sobre roteiros de carro pela Rota Romântica:

https://www.viajenaviagem.com/2015/04/alemanha-rota-romantica-roteiros-dicas

Ribeiro
RibeiroPermalinkResponder

Eu e minha esposa estivemos em Paris, Praga e na Alemanha (frankfurt, berlin, dresden, fussen) em setembro/2013 e ficamos uma tarde/noite e 1 dia inteiro em Fussen. O trecho de trem munique-fussen é bucólico, principalmente na chegada em fussen avistando as montanhas contrastando com o céu azul do outono europeu. Externa e internamente o novo castelo é maravilhoso enquanto o velho castelo nem tanto. Olhando das torres do castelo a vista dos arredores, das casas, paisagens e lagos é digna de louvor à natureza. A caminhada pelas matas e a travessia das pontes elevadas é belíssima. A própria cidade de fussen é muito charmosa e possui outras atrações que não pudemos explorar por falta de tempo. Achamos que 2 dias inteiros na cidade teriam proporcionado mais calma e ¨férias¨ para recarregar as forças. O melhor quarto e o melhor café da manhã que tivemos durante a viagem à europa foi no Luitpoldpark-Hotel em fussen, coisa de alto padrão embora a comparação não seja nas mesmas bases porque nas demais cidades usamos hotéis da rede ibis os quais, todavia, serviram muito bem ao seu propósito pela tarifa mais em conta. Praga é uma bela cidade e Paris avaliamos de forma neutra porque ficamos 3 dias apenas (desconhecia o site e o sábio conselho de 7 dias do VnV). Mas certamente nós nos encantamos com a Alemanha e mais ainda com Fussen.

Michele Rocha
Michele RochaPermalinkResponder

Boa noite Ricardo, adoro seu blog, excelente e muito informativo!!! Uma dúvida que eu tenho em relação ao Bayern-Ticket. Como vamoseu e meu esposo de Munique para Fussen numa 5af, antes das 9:00h, ou seja, no trem de 7:36h , você sabe dizer se posso comprar o ticket de trem de Munique até a cidade em que vou chegar as 9:00h e a partir de lá usar o Bayern-Ticket? É preciso validá-lo fora do trem? Estou perguntando isso porque vou agora em agosto, alta estação e economizaria mais de 50 euros comprando esse ticket até o trecho em que chegaremos 9:00h. Obrigada desde já, Michele

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michele! Quem responde é A Bóia. Não vale a pena. A viagem dura 2 horas, em 1h20 vocês estarão quase lá.

Regina
ReginaPermalinkResponder

O bayern ticket pode esgotar? Vou na semana da oktorbefest , muito cheio dê turistas.Sera que já podemos comprar online e imprimir em casa? A visita dos dois castelos e interessante ou só um já seria suficiente? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Não esgota. Os trens carregam passageiros de pé também. Fomos apenas a um castelo, se tivéssemos ido nos dois teríamos descrito a visita no texto.

Thatiana
ThatianaPermalinkResponder

Olá, indica comprar o ingresso antecipado online ou dá na mesma que comprar na hora?'estou indo agora em julho e estou em dúvida se compro antes já que a retirada se faz no local.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thatiana! A diferença é que a retirada é num guichê expresso. Para comprar ingresso na hora, você enfrenta a fila.

Natalia Zanelatto

Olá Ricardo!

A estação em Füssen está em reforma (na verdade ela foi demolida e no lugar dela há um enorme buraco). Assim, não há locker para deixar as malas. No entanto, conseguimos deixar as malas em um hotel ao lado da estação por 5 euros por mala.

Abraço,

Natalia

Pedro Ivo Peixoto

Vá de carro!
Em Munique, coloque no GPS Ettal ou Castelo de Lindehof. É um castelo pequeno e maravilhoso!
Ao sair de lá, coloque Fussen.
Você vai passar pela rota Tirol, no norte da Áustria. Vai costear o lago Plansee.
Foi o passeio de carro mais bonito que já fiz na vida!

Mariana Souza
Mariana SouzaPermalinkResponder

Parabens pelo post, muito bom e com informacoes super uteis para irmos ao castelo. Estamos em duas pessoas e gostaria de saber se o ticket Bayern Ticket (que hoje custa 28 euros para duas pessoas) pode ser usado tanto na ida (Munique-Fussen) como para a volta, ou se devemos comprar um outro ticket, de mesmo valor.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! O passe vale o dia inteiro para onde você quiser ir, voltar ou ziguezaguear dentro da Baviera usando trens regionais.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Excelente post!! Tava perdida tentando descobrir como ir ao Castelo sem ter que ficar 10 horas numa excursao. Obrigada!! Viaje na viagem sempre me salvando!!!

Leo
LeoPermalinkResponder

Parabéns pelo post no site! Vou de Munique para Fussen de trem seguindo as orientações dadas aqui. Gostaria de deixar as malas em algum locker na estação de trem , visitar o castelo, dar uma andada pelo centro de fussen e de lá seguir para Innsbruck onde ficarei por 2 noites. Sabe se é factível ir de trem de Fussen para Innsbruck e se posso usar o mesmo ticket utilizado pra vir de Munique?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leo! Se quer uma estação de esqui viável a partir de Füssen, vá a Garmisch-Partenkirschen. O Bayern Ticket continua válido. Para Innsbruck você teria que fazer de 3 a 4 baldeações, numa viagem que duraria de 3h30 a 5h. Veja horários em http://www.bahn.de/international .

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Fantastico esse post. Anotei td. Nao tem como errar. Obrigada

Ubirajara
UbirajaraPermalinkResponder

Olá "boia",
Parabens pelo post ! Estou sempre atento nas dicas. Estou com muita dúvida em sair de Fussen de carro e pegar os Alpes até Innsbruck e depois de lá descer até Munique. È perigoso subir no Inverno de carro ? Pois estou indo no dia 21 dezembro 2015. Muito obrigado, gostaria muito de sua dica. Att Ubirajara

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ubirajara! Você aconselharia um europeu não acostumado com as condições de terreno no Brasil a pegar uma estrada de areia com barro e lama depois da chuva? Pegar uma estrada de montanha com capa de gelo na pista é bem mais estressante e perigoso.

Aline Souto
Aline SoutoPermalinkResponder

Olá Ricardo!

A compra do Bayern Ticket é obrigatória ou tem como comprar somente a passagem para Fussen? Se sim, Qual seria o valor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Quem responde é A Bóia. Não teríamos todo esse trabalho de mostrar como se compra e se usa o Bayern Ticket se ele fosse mais caro que o bilhete normal, você não acha? O bilhete simples Munique-Füssen sai 26,70 euros, só ida. Em alguns horários você até consegue a 20 euros, mas estará presa a um horário específico. O Bayern Ticket dá direito a ida e volta no mesmo dia em qualquer horário e inclui mais pessoas por uma besteirinha. Se não fosse vantajoso, não haveria este post.

Você obtém quaisquer preços de quaisquer trechos de trem na Alemanha pesquisando em http://www.bahn.de/international . Pesquise sempre datas dentro de 90 dias.

cecilia
ceciliaPermalinkResponder

excelentes sua dicas e forma de orientar. adorei... obrigada e vou continuar consultando.
uma pergunta. o romantic road coach passa somente uma vez por dia em cada cidade ? é somente um bus ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cecília! Passa uma vez por dia em cada direção. É só um ônibus.

Marília
MaríliaPermalinkResponder

Olá! Pelo que entendi, agora o Bayer ticket custa 23 euros para o primeiro adulto e os demais adultos pagam 5 euros cada para viajarem juntos, ou seja, 1 adulto = 23 euros, 2 adultos = 28 euros, 3 adultos = 33 euros e assim por diante até o máximo de 5 adultos. wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilia! É isso.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Olá! Obrigada pelas informações!
Vou dia 23/02 para Munique sozinha.
Acham melhor comprar o trem para Fussen aqui no Brasil pelo site?
Ou é tranquilo nesta época comprar na estação mesmo? Poderia comprar no dia que chego em Munique na Hbf (e dois dias depois ir pro castelo) ou é arriscado?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Por favor não leve isso pelo lado pessoal. Mas veja como são as coisas. Sempre que a gente escreve num post "compre sua passagem com antecedência", chovem leitores perguntando "ah, tem certeza que não pode comprar na hora?". Dai quando a gente escreve "pode comprar na hora, não tem problema", a pergunta é: "mas tem certeza mesmo que não tem problema?". Faça como você ficar mais tranqüila.

Sônia Lemos
Sônia LemosPermalinkResponder

Oi Ricardo,

estarei em Munique em julho e li tanto a respeito que fiquei com dúvidas. Analisei alguns pacotes guiados com ônibus desde Munique, com valores salgados. Você acha necessário ou dá para fazer o passeio sem os pacotes com certa tranquilidade?
Os ingressos para os Castelos devem ser comprados com antecedência?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sônia! Quem responde é A Bóia. Compre o ingresso de Neuschwanstein com antecedência. As dicas para fazer por conta própria estão no post. Se não achássemos possível fazer por conta própria, não teríamos feito a publicação.

Caroline Paese

Eu e minha família (11 pessoas) fomos no Castelo em dezembro de 2015. Nós estávamos em Garmisch e não alugamos carro, por isso decidimos ir de ônibus e foi super tranquilo! Pegamos o ônibus 9606 às 07h50 em frente a estação de trem (existe uma parada com várias placas indicando os números do ônibus) e descemos em Echelsbacher Brücke às 08:59, lá pegamos o ônibus 73 às 09:00 (os horários dão bem certinho) e descemos na parada Hohenschwangau- Neuschwanstein Castles às 09h50. Para a volta pegamos o ônibus 9606 no castelo às 16:05 e chegamos às 18h20 direto em Garmisch. Pagamos cerca de 10 euros ida e volta a passagem. Para quem não quer alugar carro é uma opção.

Elizabeth
ElizabethPermalinkResponder

Boa noite, Bóia! Fazendo uma simulação de viagem no site da bahn.de ( DB) de Munique para Fussen no domingo, 22/05/16, ao chegar na página da escolha da tarifa, encontrei a seguinte mensagem: " Bayern-Ticket
Valid Mon-Fr from 9 am and from 12 am on Sat, Sun and public holidays. Valid for any number of journeys on the day of validity, no matter the connection indicated. Please enter the first name and surname of every passenger before departure. No exchange or refund. " Deduzi que o Bayern -Ticket teve as regras mudadas após a postagem desse maravilhoso artigo, pois pelo o que eu entendi agora ele só é válido aos sábados e domingos após às 12:00h do sábado e não mais o dia inteiro. Por favor, peço-lhe a gentileza de, se possível, fazer essa simulação e confirmar se estou certa ou não. Na minha simulação o ticket que dá direito a partir da zero hora do sábado é o Bayer- Bohmen- Ticket ,que custa 26euros. Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizabeth! Meio-dia é 12 PM. 12 AM é meia-noite. Vale a partir da 0h (12 AM) no sábado e no domingo. Dia de semana vale desde as 9h (9 AM).

Elizabeth
ElizabethPermalinkResponder

Muito obrigada, Bóia!

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

bom dia, boia. estou aqui para agradecer as dicas do site, estive agora em munich e tudo deu certo, segui suas orientaçoes. fui para fussen no sabado, as 7:00 ja estava na estaçao, e comprar o ticket foi facil, e rapido, tao rapido que achei que estava errado. nao precisei de escolher o horario. entrei no trem e durante a viajem foi solitado o ticket e carimbado, no problem. chegando em fussen, a estaçao la esta em reforma, tem que contornar e pegar o onibus ao lado da praça, estava bastante frio, e nao teve fila p comprar o ingresso do castelo. a subida foi a pe, tinha o charrete porem preferi curtir a neve. nao precisa de ter correria, foi muito tranquilo. na descida parei no hofbrauhaus, para tomar uma cerveja por que nao sou de ferro...a volta peguei o primeiro trem que saia da estaçao. mas fui orientado a descer durante a viagem para pegar outro trem, para munich, oque demorou 5 minutos....incrivel como funcionam os trens na alemanha. obrigado.

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Fui no ano passado seguindo as dicas aqui do site e é muito tranquilo! O único problema que tive foi que, como a estrada estava em reforma, não tinha serviço de ônibus para Mariensbrücke. Eu comprei a visita combinada com o Hohenschwangau, então o horário de visita ao Neuschwanstein é fixo (se não me engano 2 horas depois da entrada no primeiro castelo). Meu preparo físico é nulo, então resolvi esperar a charrete. E esperei. E esperei... eu só consegui pegar uma já no horário da visita (e mesmo assim porque os passageiros se apertaram pra deixar eu entrar. Obrigado, turista americana gente boa que conheci na fila! rs). Chegando no ponto você ainda tem que andar uns 400 metros colina acima. Resultado: quando cheguei na entrada, já estavam no terceiro ou quarto horário depois do meu. O bom é que trocaram o meu horário sem nenhum problema, foi só ir numa salinha que tem lá ao lado da entrada. A moça nem olhou feio nem nada. Só não sei se é procedimento padrão, mas fica a dica pra procurar trocar lá em cima mesmo se isso acontecer com você.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Olá Ricardo.
Pretendo ir em Munique em abril e reservei um dia para conhecer Neuschwastein. No site da DB até consigo reservar o Bayern Ticket, porém não estou conseguindo visualizar os horários que saem os trem para poder me programar.
Não aparece Füssen como opção de destino...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Quem responde é A Bóia. Incrível! No meu computador o site funciona perfeitamente. Tem trem às 8h53, 9h53, 10h53, 11h53, 12h53, 13h53...

Livia
LiviaPermalinkResponder

Muito obrigada!!!

Licia Marçal
Licia MarçalPermalinkResponder

Bom dia! Eu vou para Munique com 4 pessoas e iremos comprar já no aeroporto o passe Group Day Ticket Entire Network para 4 dias, posso utilizar esse passe para ir até Fussen sem restrição de horário?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Licia! Esse outro passe é metropolitano. Füssen está a duas horas de trem de Munique, completamente fora da área metropolitana. O Bayern Ticket é estadual, por isso vale em toda a Baviera.

andrea
andreaPermalinkResponder

Oi Bóia, excelente seu blog! Vou da Baviera para Berna ou Interlaken na Suíça e estou na dúvida sobre a melhor opção de logística para isso e de onde partir na Baviera. Poderia me ajudar? Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Veja horários e durações de viagens de trem em http://www.bahn.de/international .

Raissa
RaissaPermalinkResponder

Ola Boia/Ricardo
No final de agosto, tenho uma conexão em Munique, chego 10:00 e embarco novamente 22:10. Voce acha que da tempo de visitar o castelo? Ou melhor concentrar somente em Munique mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raissa! Não arranje stress e encrenca para a sua viagem. Simplique. Não ponha os pés pelas mãos. Siga esse conselho a cada dia de sua viagem, e você vai viajar melhor.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raissa! Não arranje stress e encrenca para a sua viagem. Simplique. Faça o possível. Não ponha os pés pelas mãos.

Telma
TelmaPermalinkResponder

Olá Ricardo!
fiquei na dúvida se eu sair bem cedo de Munique consigo conhecer os 2 castelos e voltar no mesmo dia pra Munique?
vi muitos comentários dizendo que sendo assim seria melhor ir de excursão!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Telma! Dá para fazer por conta própria ou de excursão. Faça como você gostar mais.

Telma
TelmaPermalinkResponder

obrigada Bóia

Andreia
AndreiaPermalinkResponder

Olá!! Adorei as dicas e acabei de comprar no site do BAHN os tickets (meu e do meu marido) para 04/06/2016. Vou comprar os ingressos do castelo na bilheteria local.
Fiquei com uma dúvida: ao comprar os tickets do trem, de Munique a Fussen, abriu opção para comprar Bayern Ticket e o fiz por 28 euros o casal. Ainda assim, precisarei comprar o card Bayern Ticket nas maquinhinhas, conforme colocado no post ou a compra do trem que fiz já é válida pra apresentar na viagem, inclusive no ônibus que vai para o castelo?
Agradeço a ajuda e parabenizo vocês pelos textos e imagens belíssimos, que nos ajudam muito nas viagens...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia! Você já comprou a sua passagem. Não precisa comprar de novo.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Fui pra Füssen dia 12/05 e segui todo o passo a passo do blog.

A única diferença é que agora dá pra comprar o Bayern Ticket pela internet (baixei o app da DB e só precisei mostrar o celular e o cartão de crédito ao fiscal.)
Obrigada pelas dicas preciosas!!!

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Olá, vc comentou que os trens podem lotar e as pessoas ficarem em pé. Ocorre fraquentemente? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafaela! Acontece sim. Mas há muita rotatividade, com passageiros descendo a cada parada. Chegue com 15 minutos de antecedência à partida em Munique e em Füsssen e você viajará o tempo todo sentada.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se vale a pena fazer os dois castelos ou só o principal.
Temos o dia todo em Fussen, acordaremos em Fussen e ficaremos até às 17h. Ainda queremos conhecer o centrinho de Fussen.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Se você tem o dia inteiro, você tem tempo para os dois castelos. Agora: se você não tem vontade de visitar dois castelos, aí já é uma outra questão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar