Noronha: onde comer

Dois Irmãos, Fernando de Noronha

É oficial: já existem mais restaurantes bacaninhas em Noronha do que dias da semana para jantar neles. Quem te viu, quem te vê — há cinco anos, não havia nada minimamente charmoso fora das pousadas top.

Aqui vai uma listinha de lugares para você considerar durante a sua estada. Espere pagar preços paulistanos em todos os restaurantes. Inclusive nos quilos (que operam a preços de quilos paulistanos).

Em ordem geográfica, do porto ao Sueste:

MERGULHÃO

É o hype do momento. Debruçado no morrinho em frente ao porto de Noronha (no lugar onde em encarnações anteriores já passaram vários restaurantes, como o Visual do Morro), o Mergulhão tem uma vibe meio Baiano do Espelho, com tendas que protegem mesas baixas e almofadões. Há também mesas no salão com a vista escancarada para os barquinhos do porto e uma nesga do Morro do Pico. A comida? Pelos relatos, é brasileira contemporânea, mas acredito que o que vem na mesa seja secundário nesse contexto. Não, ainda não fui; mas você pode ver fotos neste post do blog Dona Comadre (clique e role a página). Tel.: (81) 3619-0215.

VARANDA

Bem-montado restaurante que funciona numa casa da Vila do Trinta. Foi inteiramente renovado por um antigo chef da Pousada Zé Maria que partiu para carreira solo. Como na maioria dos restaurantes de primeiro time da ilha, o cardápio revisita pratos nordestinos com técnicas contemporâneas ou usa ingredientes regionais (do continente, claro) em receitas clássicas. Não cheguei a comer ali, mas lembro que o cardápio me deixou bastante interessado. Tel.: (81) 3619-1546.

PALHOÇA DA COLINA

Palhoça da Colina, Fernando de Noronha

Foi a primeira proposta charmosinha fora das pousadas.

Numa casa próxima à pousada Colina dos Ventos, com linda vista para o Morro do Pico e o oceano, atende clientes apenas mediante reserva. O jantar é servido em mesas baixas à luz de velas; você se acomoda sobre almofadões e relaxa.

A estrela do cardápio é o prato mais autenticamente noronhense que existe: o peixe assado na folha de bananeira. Reservas essenciais pelo tel. (81) 3619-1473.

CACIMBA BISTRÔ

Cacimba Bistrô, Fernando de Noronha

Bistrozinho pioneiro da ilha, fica no coração do centro histórico da Vila dos Remédios, entre o palácio e o banco.

A varanda que dá para a praça é ocupada por mesas convencionais; no salão, há também mesinhas baixas e almofadas. Na caixa, som lounge de boa qualidade.

O atendimento é descoladinho; o cardápio, enxuto, traz tem um ou outro toque indiano ou oriental. Na temporada é bom reservar. Tel.: (81) 3619-1200.

XICA DA SILVA

Xica da Silva, Fernando de NoronhaOutro represente na nova onda de restaurantes da ilha, fica numa casa na Floresta Nova, esquina com a BR (em frente ao trevo de acesso à Vila dos Remédios).

O cardápio é extenso e menos pretensioso que o do resto da turma, e os preços assustam menos.

O salão é amplo, mas nas noites mais fresquinhas vale a pena ligar e reservar uma mesa na varanda. Tel.: (81) 3619-0437.

QUILOS

Apareceram na ilha junto com o turismo de massa, e permanecem o jeito mais abordável de fazer as refeições na ilha. Quando vou a Noronha, costumo almoçar sempre no Flamboyant, que fica no ponto mais fácil de achar da ilha: a pracinha da entrada da Vila dos Remédios. (Ao lado há uma lan-house; dá para aproveitar e checar emails.) Na Floresta Nova o mais tradicional é o Restaurante do Biu. Outro quilo em cartaz há um tempão é o Acquamarine no hotel Dolphin.

BEIJUPIRÁ

A mais bem-sucedida grife gastronômica nordestina também está presente em Noronha. O restaurante funciona na varanda do novíssimo Beijupirá Lodge, num canto escondido (e arejadíssimo) da Floresta Velha, com vista para o Morro do Pico. O cardápio é o mesmo que consagrou a rede, com peixes em crosta de especiarias com acompanhamentos ora adocicados, ora salgados, mas quase sempre marcadamente pernambucanos. Mas não apareça sem avisar. Não-hóspedes só são atendidos mediante reserva antecipada pelo tel. (81) 3169-1250.

MORENA COZINHA CONTEMPORÂNEA

Sucessor repaginado da Trattoria di Morena, com cardápio que não se restringe mais à cozinha italiana. Fica na Pousada da Morena, na Floresta Velha, e está aberto normalmente a não-hóspedes. Os preços são um pouco mais camaradas que nos restaurantes das pousadas metidas. Tel.: (81) 3619-1142.

RESTAURANTE ZÉ MARIA

Restaurante Zé Maria, Fernando de NoronhaSeus festivais (noites de buffet com música ao vivo), são atrações turísticas da ilha.

A foto (gentilmente surrupiada do site da pousada) mostra exatamente o clima: clientes fotografando enquanto Zé Maria, a celebridade, passa o microfone à chef para abrir os trabalhos da noite.

Vale pelo freje. Para jantar com calma, porém, vá nas outras noites. Os sushis e sashimis da casa são tidos como os melhores da ilha.

Para as noites de festival (quarta e sábado) é preciso reservar com muita antecedência. A Pousada Zé Maria fica na Floresta Velha. Tel.: (81) 3619-1819.

TRICOLOR

Tricolor, Fernando de NoronhaProcurando um restaurantezinho rústico que poderia estar perdido numa prainha do Nordeste? Achou.

O Tricolor pode não estar à beira da praia — pelo contrário, está escondido no mato, a dois minutos de carro da BR, entre a Floresta Velha e o Boldró — mas é o lugar perfeito para pedir uma moqueca caseirinha.

Essa aí da foto era de siri e estava uma delícia. E os acompanhamentos? Arroz, farofa, feijão preto! (Nem na Bahia vem feijão com moqueca. Sensacional.) Não espalhe, viu?  Tel.: (81) 3619-1108.

TEJU AÇU

Restaurante Teju Açu, Fernando de NoronhaO restaurante da minha pousada favorita em Noronha é gostoso desde o ambiente: um avarandado bem ventilado, com vista para o bosque e a piscina iluminada.

O cardápio segue a vertente nouvelle Pernambuco que permeia os melhores restaurantes da ilha. Da última vez, provei esse polvo em leito de polenta que estava um arraso.

Não deixe de arrematar com um petit-gâteau de goiabada. Tel.: (81) 3619-1277.

TARTARUGÃO

Lanchonete oficial de Noronha. A dobradinha lanche no Tartarugão + palestra no Projeto Tamar (tanto faz a ordem dos fatores) é uma tradição da ilha. Tel.: (81) 3619-1331.

SOLAR DOS VENTOS

Solar dos Ventos, Fernando de NoronhaDesde 2009 a simpática pousada abre seu restaurante (devidamente ampliado) ao público.

A dica é a mesma que eu vou dar logo abaixo, quando falar da vizinha Maravilha: vá no almoço, para aproveitar a vista para a Baía do Sueste.

Tel.: (81) 3619-1347.

MARAVILHA

Pousada Maravilha, Fernando de NoronhaA Pousada Maravilha é o Proibidão de Noronha: o lugar onde todo mundo gostaria de penetrar. Não adianta tentar marcar visita: não rola.

O jeito mais tranqüilo de ver onde se hospeda o povo que não quer aparecer na Caras é marcando uma refeição.

Eu recomendo o almoço: é quando a arquitetura de Thiago Bernardes e a vista para o Sueste podem ser melhor apreciadas. O cardápio é mediterrâneo (mais ítalo que francês) com concessõezinhas aqui e ali ao Brasil e ao Nordeste. Tel.: (81) 3619-0028.

Leia também:

Todas de Noronha no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


81 comentários

Ah, a deliciosa Beijupirá! Comida saborosa, atendimento super atencioso, vista linda!
O Mergulhão tb merece nota 10 pelo conjunto da obra. Lembro de um ceviche delicioso q pedimos lá, e da caipirinha de manga.
O peixe na folha de bananeira da Barraca das Gemeas é fantástico.
E pra uma fomezinha básica, as tapiocas da Tapiocaria (ao lado da Matriz de Nossa Senhora) cumprem seu papel com louvor.

Também estive nas “Gêmeas”. Bacarra super simples, em um local paradisíaco. Pessoas francas, simpáticas. Pouco antes do peixe chegar, começaram a passar álcool na mesa, acender incenso. Achei que fazia parte do “clima”. Que nada. Era para espantar as nuvens de moscas que, não sei de onde, invadiram a minha mesa e se apossaram da minha comida. Dois dias depois, voltei à Cacimba do Padre. Sol, praia pedem cervejas. Onde ir? Nas Gêmeas. Comentei com a mãe das meninas – a cozinheira – sobre as moscas. Sabe o que ela me disse? “Por que não me chamou? Eu ficaria abanando a mesa para você poder comer?” Séria, espontânea, como se fosse isso natural essa serventia.

O Ecologikus continua lá, mas ta bem caidinho. E usar peixe e frutos do mar congelados em Noronha – e ainda cobrando uma fortuna – é o fim da picada (só lembrando que a pesca é permitida em uma parte do arquipélago). Detalhe: o peixe do restaurante do Beijupirá também era congelado, haja molhinho de pitanga para disfarçar…

Por quilo, praticamente na frente do Flamboyant, tem o Ousadia – é um pouco mais barato e também é bem servido. Pelo menos varia o lugar na hora do almoço.

E na Vila dos Remédios, no final da subida de paralelepípedos, quase na frente de um ponto de ônibus, tem a Tratoria del Pescatore. Tem pizza e massa, mas escolhemos um peixe assado que foi simplesmente maravilhoso. Super recomendo!

E agora fiquei com fome… hehehe

    Bem lembrado, Alex.
    A pizza da Tratoria del Pescatore foi uma das melhores que eu já comi.
    Eu só podia ter ficado sem o mico de pedir talher para comê-la justamente para o dono – que é um italianão bem típico e me respondeu: tá aqui! mas quer um conselho: come com a mão!

    Pensei que ninguém ia lembrar da Tratoria del Pescatore!!! As pizzas de lá são deliciosas. Uma dica importante para quem vai visitar Noronha: nunca chegue num restaurante morrendo de fome, porque o atendimento sempre é mais lento do que estamos acostumados. Aliás, lá não é lugar de correria, só relax….rs

Riq, em 2007 existia uma pizzaria bem legal (ao estilo pitoresco de Noronha…) ao lado da igreja, numa subidinha meio escondida. Mesinhas e bancos de madeira rústica, apenas luz de velas, toalhas coloridas e uma pizza de massa beeem fininha. Às vezes ainda rolava um som ao vivo, em volume agradável, com forrozinho e afins…

    Olá Guilherme !!!
    A pizzaria/bar continua lá, ao lado da igreja. Em 2007 se chamava Feitiço da Vila.
    Agora, mudaram os donos e também o nome (o novo nome é “Coisas da Vila” ou algo assim).
    Na baixa/média temporada, revezam as “baladas” da ilha c/ o Forró do Cachorro.
    Voltando ao assunto original, ainda continuo com a pizzaria Na Moita.

Riq, obrigada por mais um post de utilidade pública e super oportuno para mim, pois passarei 10 dias por lá em outubro (emiti as passagens com milhas Smiles – super fácil, talvez devido à antecedência!).
Vou incluir as sugestões (suas e dos trips) de restaurantes e pratos nas anotações que levarei para consulta e, após meu retorno, deixarei aqui minhas impressões.

Fui à Noronha mês passado e adorei o Mergulhão!
Pela vista maravilhosa, o aconchego do lugar e a comida, que é saborosíssima e com uma bela apresentação dos pratos.
Tb achei um barato o jeito de servirem o cafezinho, esse é fresquinho mesmo, sem dúvida.
O restaurante da pousada Maravilha tb tá aprovado, uma vista nota 10, mas ainda assim gostei mais do Mergulhão.
Adorei este post, vai me ser muito útil qdo eu voltar prá lá, pois não tem como não retornar a Noronha…rs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito