Punta del Este: vale o bate-volta desde Montevidéu?

Pôr do sol em Punta del Este

Estive rapidamente em Punta del Este esta semana. Foi a minha terceira visita — e a primeira na altíssima temporada (esta era a intenção: conferir Punta ainda em janeiro).

Da primeira vez (na outra encarnação), fui do aeroporto de Montevidéu até Punta no banco de trás do carro de amigos e nem me lembro do caminho. Na segunda vez, no início de 2008, cheguei de navio (no tempo em que os cruzeiros ainda pernoitavam por lá).

Esta foi a primeira vez em que peguei um carro em Montevidéu e fui dirigindo.

Pois achei o percurso chato e, apesar de curto, cansativo. São 120 km em pista duplicada (em bom estado) e paisagem monótona. Para não dizer que não acontece nada, acontece sim: a velocidade muda o tempo todo. De 90 pra 60 pra 90 pra 60 pra 110 pra 90 pra 60 de novo. (O trecho final, a partir do aeroporto de Punta, é todo a 60 km/h. E a pista livre, duplicada…). Não deixa de ser tenso.

Fui na segunda, voltei na quarta. E tive, na volta, a mesma impressão da ida.

E daí fiquei pensando: e quem vai e volta no mesmo dia? E, entre a ida e a volta, ainda quer rodar até José Ignacio (40 km adiante)? E fazer coisas que se fazem na praia (tomar sol, beber clericó)? E ficar para o pôr do sol, que é imperdível em Punta (e no verão acontece lá pelas 9)? Não ficará puxado demais pegar a estrada depois disso tudo?


Montevidéu: roteiro completo
Roteiros prontos:

Itinerários de 2 a 7 dias pelo Uruguai: como combinar Montevidéu, Punta del Este, Colonia (e Buenos Aires)

Meu conselho: pernoite em Punta del Este. Você vai se cansar menos e se divertir muito mais. Se for verão, fique pelo menos duas noites. Três dias por ali seria o mínimo ideal para descobrir as diferenças entre todas as Puntas — a Península, La Barra, José Ignacio.

Se você não tem nem uma noitezinha sequer para gastar em Punta, mas faz questão de ticar todos os cartões postais (a escultura da mão na areia, a Casapueblo, a ponte ondulada, as mansões do Bosque) então considere pegar um passeio organizado saindo de Montevidéu.

Mas vou avisando: vais perder um pôr do sol…

166 comentários

Olá! Parabéns pelo site! Estou viajando para o Uruguao do dia 16 até 23 de dezembro, é melhor passar o final de semana em punta? É a semana em Montivideo? Tem movimento na semana em punta? Tipo de segunda a quarta?

    Olá, Bruno! Se procura agito, passe o fim de semana em Punta (nesta época já haverá algum). Caso queira ouvir candombe no Funfun e ir à feira Tristán Narvaja, passe o fim de semana em Montevidéu.

Boa tarde,

estou indo para Montevidéu em dezembro e de lá vou para Punta passar o fds! Gostaria de referencia sobre onde alugar carro, pois pelos sites que tenho olhado, parece que as locadoras não abrem fds. Desde já obrigada!

    Olá, Paula! Tente colocar o aeroporto como local de busca e devolução. Por aqui, funcionou 🙂

Qual seria a melhor data pra ir a montevideo e punta?
De 23/12 a 27/12, ou 26 a 30/12?

Ricardo, Boa noite!
Mês que vem irei para o Club Med de Trancoso!
E irei de carro, mas quero aproveita e ir direto
Para Caraivas e ficar lá três dias.
E logo em seguida ir para o Club Med!
O que vc me diz deste trajeto e da estrada
Para chegar em Caraivas?
Sou de BH -MG.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito