Santiago: metrô, táxi, Uber, ônibus ou carro alugado?

Santiago do Chile

Com metrô bastante eficiente e bairros predominantemente planos, Santiago é bastante fácil de destrinchar pelo turista desmotorizado.

Chegando pelo aeroporto

Táxi

Não há por que se estressar. Ao desembarcar, você naturalmente vai passar pelos guichês dos táxis oficiais. Há duas opções: o táxi comum, que vai pelo taxímetro, e o táxi especial, que é tabelado. Como os taxistas de Santiago não são lá muito confiáveis, é melhor ir direto no especial. A corrida vai custar entre 20.000 e 25.000 pesos (108 a 135 reais, ao câmbio de agosto/2017) e você pode pagar no cartão de crédito. Sem engarrafamentos, o percurso até o seu hotel vai levar entre 30 e 45 minutos.

Os táxis estão disponíveis 24 horas. Caso você vá chegar de madrugada no seu hotel, reserve desde a noite anterior e avise o horário de chegada por email.

Van

No mesmo balcão dos táxis você encontrará o serviço de trânsfer compartilhado em van. Custa 8.000 pesos por pessoa (43 reais ao câmbio de agosto/2017). Como a van precisa lotar para sair e vai parando nos hotéis para deixar os passageiros, o percurso deve levar entre 1h e 1h30. (Na minha opinião, só vale a pena para viajantes desacompanhados; em duas pessoas a van já sai 2/3 do preço do táxi…)

Ônibus + metrô

A maneira econômica de sair do aeroporto é com os ônibus da Tur-Bus ou da Centropuerto. A passagem custa 1.700 pesos (9 reais ao câmbio de agosto/2017) e leva ao centro de Santiago, com parada na estação Pajaritos do metrô (linha 1).

Os ônibus da TurBus continuam até o Terminal Alameda (a principal rodoviária, na estação Universidad de Santiago do metrô) e os da Centropuerto, até a estação Los Héroes do metrô (Centro de Santiago). Ambas estações também fazem parte da linha 1 do metrô.

Se continuar a viagem de metrô, você vai gastar entre 610 e 740 pesos mais (3,20 a 4 reais, ao câmbio de agosto/2017). Você também pode chamar um Uber.

Os ônibus da Centropuerto saem de 10 em 10 minutos entre 6h e 23h30; entre a meia-noite e as 6 da manhã há um ônibus a cada hora cheia. Os ônibus da TurBus saem a cada 10 minutos entre 5h e 1h.

Táxi e Uber

Evite andar de táxi em Santiago. O nível de reclamação dos leitores sobre táxis em Santiago só aumenta; está bem maior do que era o de Buenos Aires há alguns anos (veja aqui).

As principais queixas dos leitores são:

  • Taxímetros adulterados
  • Itinerários mais longos do que o necessário
  • Golpe da nota errada (o taxista substitui rapidamente uma nota de 10.000 por uma de 1.000 e diz que o passageiro errou)
  • Informações erradas (se você pega um táxi no ponto do shopping Parque Arauco para ir ao metrô, o taxista dirá que a estação está fechada)

Prefira andar de Uber. Não é perfeito, mas você passa menos perrengue. As tarifas são convidativas: de UberX as corridas dentro da cidade ficam entre 2.000 e 3.000 pesos (entre 11 e 17 reais, ao câmbio de agosto/2017). Quando voltei ao aeroporto, numa sexta-feira à noite, o UberX saiu 13.500 pesos (72 reais ao câmbio de agosto/2017).

De todo modo, prepare-se para duas pegadinhas:

  • O Uber é totalmente irregular; o motorista vai pedir para que um passageiro vá no banco da frente
  • É muito comum o motorista cancelar a corrida logo depois de aceitar. Houve uma corrida minha que só foi adiante com o quarto motorista que aceitou

Para se conectar à internet e pedir seu Uber, você pode usar o wifi do seu hotel ou restaurante, ativar o plano de roaming internacional de dados da sua operadora (normalmente custa R$ 39,99 por dia) ou comprar um chip local (veja aqui).


Casa Mito
Onde ficar em Santiago

Metrô

É o meio mais conveniente para se locomover no eixo Centro – Lastarria – Bellavista – Providencia – Costanera Center. O horário de funcionamento é das 6h às 23h30 (as bilheterias fecham às 23h). O preço da viagem varia conforme o horário — fica entre 610 e 740 pesos chilenos (entre 3,20 e 4 reais, ao câmbio de agosto/2017).

Para andar no metrô, compre na bilheteria um cartão (‘tarjeta’) Bip. Custa 1.550 pesos (8 reais, ao câmbio de agosto/2017) e deve ser carregada com créditos para as suas viagens.

Você vai usar sobretudo a linha 1, vermelha. Estações-chave: Universidad de Santiago (rodoviária para Valparaíso e Viña del Mar), Universidad Católica (noite do barrio Lastarria), Baquedano (noite de Bellavista), Manuel Montt e Pedro de Valdivia (Providencia), Tobalaba (Costanera Center e baldeação para a linha 4, azul, que vai até as vinícolas Cousiño Macul e Concha y Toro) e Escuela Militar (Omium Center, de onde saem as vans para Valle Nevado e Farellones).

Para turistar no centro, faça baldeação em Baquedano para a linha 5, verde, e desça na estação Plaza de Armas (veja roteiro para turistar no Centro de Santiago aqui).

Atenção: há batedores de carteira agindo no metrô. Cuidado com bolsa, mochila, celular e carteira. Se estiver portando passaporte ou cartões, use doleira. Veja mais aqui.

Ônibus

Há poucos anos o sistema de ônibus de Santiago foi inteiramente reformulado à maneira de Curitiba, com linhas-tronco que trafegam por corredores desimpedidos e linhas alimentadoras até estações de transbordo. Não cheguei a usar, mas não deve ser difícil de entender não. É preciso subir no ônibus com a tarjeta Bip. Para andar de ônibus em Santiago, baixe o aplicativo Moovit, que traça seu itinerário em tempo real.


thumb-terminal-santiago
Para trocar reais por pesos:

Carro alugado

O trânsito em Santiago é bem complicado, e vem com pegadinhas: avenidas que invertem o sentido de acordo com o horário, vias expressas com pedágio… Os estacionamentos costumam ser pagos (a maioria funciona em subterrâneos; outros são controlados por flanelinhas oficiais com maquininhas). Eu já aluguei carro em Santiago, e digo por experiência própria: não compensa.

Se você está pensando em dirigir para Valle Nevado ou qualquer outra estação de esqui, tire essa idéia da cabeça. É um trecho repleto de curvas, que oferece muitos perigos no inverno, quando a pista pode ficar escorregadia com uma fina capa de gelo e será preciso usar correntes nos pneus.

O carro só se justifica para passeios aos arredores (Valle de Casablanca, Isla Negra, Valparaíso, Viña del Mar), mas ainda assim, pense duas vezes. No Valle de Casablanca você não vai poder beber. Em Isla Negra, Valparaíso e Viña, nunca deixe pertences no carro, porque há quadrilhas especializadas em identificar carros de turistas. Nem os porta-malas estão a salvo.

A Valparaíso e Viña del Mar

A Turbus Tur-Bus tem ônibus saindo a cada 10 ou 15 minutos do Terminal Alameda, uma rodoviária que fica pegada à estação Universidad de Santiago do metrô. É possível também embarcar no Terminal Pajaritos, ligado à estação Pajaritos do metrô (linha 1), já na saída para o litoral. A passagem de ida custa desde 2.700 pesos (15 reais, ao câmbio de agosto/2017). Valparaíso e Viña existe um metrô de superfície, o Merval, que funciona até às 10 da noite. Veja um roteiro de passeio em Valparaíso e Viña aqui.

Só recomendo alugar carro para ir a Valparaíso/Viña se você montar base no litoral para visitar Isla Negra e o Vale de Casablanca. Mas, como já disse mais acima, não faça essas visitas com bagagem dentro do carro. Há especialistas em arrombamentos que identificam carros de turistas, e nem o porta-malas está a salvo.

A Valle Nevado e Farellones

Para que arriscar com as curvas e o gelo na pista, se não falta quem leve à montanha?

Você tem duas opções: pegar um dos vários tours oferecidos pelas agências de Santiago, ou pegar as vans que, durante a temporada, saem toda manhã do shoppingzinho Omnium Mall, na av. Apoquindo, 4.900 (a três quadras da estação Escuela Militar do metrô). O transporte a Valle Nevado pela SkiTotal sai 18.000 pesos ida e volta (97 reais, ao câmbio de agosto/2017). O transporte a Farellones pelas vans do complexo El Colorado sai 12.000 pesos ida e volta (65 reais ao câmbio de agosto/2017). Veja os detalhes: para Valle Nevado, aqui; para Farellones, aqui.

A Mendoza

Alugar um carro e atravessar fronteira requer que isso seja negociado de antemão com a locadora (que equipará o carro segundo a legislação do país vizinho e providenciará os seguros necessários). Prepare-se para perrengues extras na fronteira. Se estiver pensando em alugar num país e devolver no outro, tire seu esquizinho da neve: se não for impossível vai ser caríssimo.

Posso sugerir? Vá de ônibus, é prático, barato e lindo (leia aqui).

Leia mais:


O que fazer em Santiago: Cousiño Macul

Passagens mais baratas para Santiago no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em Santiago no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Santiago na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Santiago com a Viator

139 comentários

Fui pra Santiago em 2008 e usei o Centropuerto pra sair do aeroporto e foi tudo muito tranquilo e não deve ter demorado mais de 40 minutos até o hotel (além de ser beeem barato). Na volta como o vôo era cedo, pegamos um táxi do hotel com preço fechado (13000 pesos se não me engano). Alugamos um carro pra conhecer Valparaíso e Viña e me arrependo…tenho a impressão que conheci menos das cidades do que se tivesse contratado um tour.

Riq, acabei de chegar de Santiago.
Contratamos o taxi oficial logo no aeroporto para os transfer e passeios. Nao e’ barato, mas para quem procura conforto e tranquilidade e’ perfeito.

Aeroporto- las condes 18.000pesos a ida e 14.000 a volta.

Passeio ate Valparaiso, Vina del Mar + parada numa vinicola no vale Casablanca, sem pressa e com paradas a nossa escolha, 180.000 pesos.

Passeio pelo Cajon del Maipo ate’ Embalse el Yeso, 140.000.

Passeio com degustacao pelo vale Casablanca + Isla Negra, 170.000 pesos.

Pode parecer caro, mas estavamos em 4 pessoas, o motorista Hernan e’ uma simpatia, nos decidiamos os horarios, as paradas, local para almoco. Sem stress com o caminho, pudemos tomar vinho, e ainda a agradavel conversa com o educado e super do bem Hernan, nao tem preco…

    Ana Claudia,
    estou indo com meu marido para 1 semana em SCL,
    vc poderia me passar o contato do Hernan, motorista que “guiou” voces pelos passeios? Ficaria muito grata!

    Flavia

    Hernan nos deu os seguintes numeros:

    Celular 08-9655041
    Recado o2-6236155

    Ele e’ um amor de pessoa, super educado, prestativo, humilde e adora o Brasil.
    Boa sorte!

    muito obrigada, Ana Cláudia!
    Estou “contando os dias” e
    quando chegar, dou notícias!

    Cara Flavia

    VC obteve contatos diferentes com o Hernan ?
    poderia me informar ?

    elaine

    Cara Ana Claudia

    Seria possível vc me informar o contato com o Hernan.
    estes numeros a operadora informa que não existem

    0056 08 9655041
    0056 02 6236155

    agradecida

    elaine

Oi Riq.
Hola!
acabei de chegar de Santiago, ainda nao consegui postar grandes coisas no meu simples e humilde bloguinho.
Nao gostei muito do taxi de la, bom, nao tive problemas, sempre de taxi comum, mas realmente prefiro descobrir a cidade andando e ai o metro é super melhor. As tarifas andaram aumentando pq eu geralmente usava as do valle 9-18h e paguei 520 pesos se nao me engano, e a outra custava 580.
Nao peguei nenhum onibus com o mesmo bilhete, fiquei confusa nesse metodo de utilizacao. =) Existe um bilhete Bip! o nome se nao me engano, que me indicaram mas nao entendi como funcionava e se valeria a pena para apenas 1 semana la.
Fiz o turistik tanto para o centro quanto para os andes. Interessante, para tempo corrido eu recomendo, mas principalmente no dos andes tem que marcar onde quer descer, o que quer ver e quanto tempo pretende ficar para aproveitar mais e nao perder os onibus. Qnd se perde acaba perdendo tempo pra esperar.
Fui a Viña mas de carro, entao apenas posso dizer q tem pedagios e tal =P
Gostei que tem metro para ir a Concha y Toro. Mas recomendo mesmo ir à vinícula Casas del bosque. E sem grupo de excursão para ter um atendimento todo exclusivo!
Bom, por enquanto é isso. assim que der farei posts la no blog e te mando os links para dar uma xeretada! bjks

Estive em Santiago em fevereiro de 2010 e adorei. Foi a minha primeira viagem planejada, e provavelmente por causa disso a viagem foi ótima, aliás, foi durante o planejamento que conheci o VnV e desde então passo por aqui quase todos os dias. Em Santiago, fiquei em um hostel no centro, então pude fazer muitos passeios a pé. Também andei de metro, que aliás, eu achei fantástico, pois cobria toda quase toda a área que eu havia planejado visitar. Para ir a Valparaiso e Vina del Mar peguei ônibus. Acho que para ir a vinícolas mais distantes deve ser interessante alugar um carro, eu só fui na Concha Y Toro (metro + ônibus), mas a próxima viagem certamente será mais enogastronômica.

Excelentes dicas!

Deve ser lembrado que em Santiago também há rodizio para os carros.

    Ernesto, o rodízio de carros em Santiago é só para os “no catalíticos”, ou seja, para os carros mais velhos! Só quando tem emergencia ambiental (nível de contaminaçao do ar mais alto) é que inclui os carros com “conversor catalítico”, mas sao pouquíssimos eventos desses por ano, e melhorou bastante com a reformulaçao do sistema de transporte que o Riq mencionou!

Para visitar as vinícolas, fomos de bicicleta. 🙂 Na realidade fomos de van até a primeira vinícola e de lá fomos de bicicleta para mais outras duas, com direito a degustação nos jardins da casa do dono de uma das vinícolas. Foi uma forma bem interessante de conhecer as vinícolas.

O único porém, para mim, para outras pessoas pode ser até um bônus, é que pedalamos pouco.

A gente foi pela Bicicleta Verde ( https://www.labicicletaverde.com/ ), com guias falando inglês.

Estive em Santiago em fevereiro de 2010 e usei o metrô para todos os passeios. Aconselho comprar o cartão magnético para quem vai ficar uns dias e pretende utilizar o metrô constantemente; é mais rápido e tranquilo (não precisa ficar parando na bilheteria toda vez).
A integração metrô-ônibus também é bem fácil de utilizar, ou seja, pega o metrô até alguma estação e depois um ônibus para continuar o passeio. Fiz assim para a visita a Concha y Toro e gastei bem menos que um passeio tradicional.
A ida a Valparaíso e Viña fiz de ônibus, como descrito no VnV, e foi muito tranquila. Compre a passagem de ida e volta para uma das cidades e depois se desloque entre elas de metrô (o trem é novo e a margeia o Pacífico), também comprando bilhetes de ida e volta.
E, ande muito a pé…

Dicas interessantes.

Quanto ao GPS, sugiro fortemente as app da TomTom para a América Latina. A Garmin parece que soltou também. Vc usa seu smartphone como GPS com mapa off-line, sem necessidade de tráfego de dados.

Ando sempre recomendado essa solução porque ela resolve dois problemas:

1. é um eletrônico a menos para ser carregado na viagem

2. serve como um excelente mapa offline que cabe no bolso e tem bateria que dura o suficiente, pelo menos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito