Charada da 6a.: não é nas Maldivas (veja a resposta!)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Charada de 4 de fevereiro de 2011

Não, nunca fui. Sim, está nos planos. Não, nem é tão difícil assim chegar.

Chutes na caixa de comentários. 3, 2, 1...

RESPOSTA:

[caption id="attachment_17858" align="alignleft" width="118" caption="JOTAPÊ SOARES"]JOTAPÊ SOARES[/caption]

Essa ilha fica num arquipélago relativamente perto do Brasil. Há vôos diretos para a capital deste país saindo de São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Manaus (em breve, Porto Alegre também). Mas a resposta certa não veio do Brasil, mas de Portugal -- foi o JotaPê quem primeiro cravou: San Blas, Panamá.

Trata-se de um arquipélago de 380 ilhas em que apenas 40 são habitadas. Nem todas tem esse visu de "Ilha de Papel de Parede, Arquipélago de Consultório" bem observado pelo Arthur grin , mas o arquipélago inteiro tem a característica peculiar de ser habitado por um povo autóctone, os Kuna.

Chega-se até lá num vôo regular de menos de 1 hora em turboélice pela Air Panama ou da Aeroperlas à pista de pouso de Playón Chico.

Uma ótima fonte de informação -- e um canal aberto para consultas! -- sobre o Panamá é o blog Olhômetro, da Ana Freitas, que está morando por lá.

Parabéns, JotaPê! Obrigado, pessoal! Semana que vem tem mais!

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


67 comentários

Ricardo Freire

Charada resolvida! Vencedor proclamado! Parabéns, JotaPê!

jpsoares
jpsoaresPermalinkResponder

Obrigado, obrigado!
Confesso que levei alguma vantagem porque estou a planear uma viagem ao Panamá a este ano e ando a pensar em ir a San Blas. Tenho algumas dúvidas ainda porque nenhum alojamento me convenceu plenamente para passar uns dias de praia. Estou indeciso entre San Blas, Bocas del Toro (Isla Bastimentos) e Isla Contadora...talvez depois da sua viagem, eu me resolva smile
Um abraço

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Lembro que Brasília tb terá voo direto para o Panamá pela Copa Airlines em breve.

Adriana Ghiraldelli

Oi,
Sou Adriana, mineira e moro em San Blas já há 2 anos.
Chegamos no nosso veleiro, eu e meu marido Eduardo e percebemos que esse lugar é unico no mundo. Nao sabemos até quando o capitalismo selvagem e o turismo de massa demorarao para tomar conta desse paraiso, vamos ficar por aqui até lá.
Intocado, surreal, absolutamente natural e para poucos, no sentido que nao é muita gente que conhece ou se aventura a chegar até KUNA YALA ( nome de San Blas em lingua kuna). Territorio indigena, autonomo, parque natural protegido, mais de 400 ilhas, de basicamente 3 tipos: ilhas-aldeias, ilhas onde vivem uma ou 2 familias e ilhas completamente desertas... o mar é esse da foto, calor o ano inteiro, chove um pouco mais em dezembro.
Nós recebemos curiosos, viajantes aventureiros no nosso lindo veleiro e tentamos mostrar a cara mais bonita do nosso esconderijo.
Caso alguem se interesse:
www.animamare.com
FGacebook: Anima Mare
...e benvindos a bordo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar