Hub: você ainda vai passar por um

Aeroporto de Dubai

Todo grande aeroporto é um hub – o jargão de aviação para “centro de distribuição de vôos”. Sempre que não existe um vôo direto entre o lugar onde estamos e o destino aonde queremos chegar, acabamos usando um hub para pegar o vôo de conexão.

Alguns aeroportos ao redor do mundo, porém, acabaram se especializando em oferecer conexões convenientes entre os lugares mais disparatados. São aeroportos que servem a companhias aéreas muitíssimo maiores do que os seus mercados locais. Em alguns deles o volume de passageiros em trânsito é maior do que o número de desembarques como destino final. Há os que se esmeram em se tornar uma atração em si, com free-shops e entretenimento que justifiquem o intervalo entre vôos. Veja se algum deles pode estar no seu caminho.

Cingapura. A Singapore Airlines – que começa a voar para São Paulo agora em março – foi a primeira companhia aérea de país pequeno a perceber o potencial de se tornar um grande transportador internacional. Por isso investiu para fazer do aeroporto de Chang’i o mais confortável do planeta. Há europeus e australianos que programam suas viagens via Cingapura só para poder usufruir algumas horas de seu aeroporto. É um hub especialmente indicado para viagens ao Sudeste Asiático – de Bali ao Vietnã. A rota para o Brasil faz uma escala em Barcelona, que pode ser aproveitada na ida ou na volta.

–> Changi Airport, Cingapura

Dubai. No quesito aviação, a história de sucesso de Dubai é inteiramente baseada no modelo de Cingapura – mas com aquela pitada de megalomania típica dos Emirados. O aeroporto de Dubai é um imenso shopping center de artigos de grife; as compras sempre valem cupons para concorrer a sorteios de carros de luxo. A abertura da rota direta a São Paulo pela Emirates (são 14 horas de voo) tornou Índia, Sri Lanka e Maldivas muito mais próximos – e passou a oferecer boas alternativas para chegar ao Oriente Médio, China, Austrália e Japão.

–> Dubai International Airport

Cidade do Panamá. O padrão se repete: um país pequeno, um mercado interno restrito, uma companhia aérea eficiente – no caso, a Copa Airlines (que tem acordo operacional com a americana Continental): pronto, estão reunidas as condições para um grande hub. Autointitulado “hub das Américas”, o aeroporto da Cidade do Panamá atua como elo de ligação entre os destinos da Copa na América do Sul, América Central e Caribe. Depois de São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Manaus, agora Porto Alegre e Brasília ficarão mais perto de destinos como Cancún, Havana e San Andrés.

–> Aeropuerto Internacional de Tocumén, Panamá

Campinas. Nos Estados Unidos, a JetBlue – modelo para a brasileira Azul – faz apenas rotas bate-volta, sem conexões envolvidas. Para se adaptar às peculiaridades do mercado brasileiro, porém, a Azul acabou fazendo de Viracopos um hub que torna práticas rotas como Florianópolis-Goiânia e Porto Alegre-Vitória sem passar pelos saturados Congonhas ou Cumbica. O movimento do aeroporto cresceu tanto que acabou atraindo mais vôos da concorrência – e, recentemente, três freqüências semanais da TAP a Lisboa.

–> Aeroporto de Viracopos, Campinas

Lisboa. Combinando sua malha europeia com as rotas a nove cidades brasileiras, a TAP fez de Lisboa o mais importante hub para voos entre a Europa e o Brasil. Hoje Lisboa é o caminho mais curto para um sueco chegar a Recife, ou um belo-horizontino viajar a Veneza. Cada nova adição de destino – Moscou, Casablanca, Atenas – inaugura um atalho para quem sai do Brasil (ou quer vir para cá). Intervalos apertados de conexão são facilitados por um sistema que “pesca” na fila da imigração passageiros dos vôos prestes a fechar.

–> Aeroporto da Portela, Lisboa

Lima. Está sendo usada pela Lan como escala para levar argentinos, brasileiros e chilenos a destinos como Cancún, San Francisco e Punta Cana. E, num movimento bastante original, lançou vôos diretos de lá à Ilha de Páscoa e Foz do Iguaçu, para servir aos estrangeiros que queiram fazer o circuito das maravilhas da América do Sul. Sua concorrente Taca é especialista em América Central, mas também leva à costa oeste dos Estados Unidos – e está investindo em novos destinos no Cone Sul, como Porto Alegre e Montevidéu.

–> Aeropuerto Jorge Chávez, Lima

Charlotte. De todos os destinos americanos com voos diretos do Brasil (os outros são Miami, Nova York, Chicago, Dallas, Houston, Atlanta, Washington e Los Angeles), a cidade da Carolina do Norte é a única que não tem atrativos turísticos ou comerciais. Em compensação, oferece os preços em conta da US Airways e conexões mais rápidas do que a média, já que o vôo vindo do Rio de Janeiro é o primeiro do dia (e o único do seu horário), o que faz diminuir a fila da imigração. Aproveite para desembarcar em Nova York num aeroporto mais próximo, como LaGuardia.

–> Charlotte Douglas International Aiport

Helsinque. O aeroporto da capital finlandesa é o primeiro do Ocidente a ter toda a sua sinalização em mandarim, japonês e coreano. Isso porque a Finnair está investindo nos destinos do extremo oriente, aproveitando que a curvatura da terra na sua latitude deixa a rota mais curta. Lembre-se disso da próxima vez que estiver nas redondezas da Escandinávia…

–> Aeroporto Helsinki-Vantaa

Originalmente publicado na minha página Turista Profissional, que sai toda terça no suplemento Viagem & Aventura do Estadão.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


56 comentários

Já passei pelo hub do Aeroporto da Portela em Lisboa e devo dizer que é pequeno e uma bagunça maior do que Cumbica, pelo menos no verão. E bem sem graça. Mas recomendo ir pela TAP a Europa, pois é o menor vôo intercontinental, são somente 9h a 10h de vôo de SP, dá pra fazer uma escala de 2 diazinhos na ida ou na volta, pra descansar e comer um bacalhau.

Realmente o HUB do Panamá é bem fraquinho, mas com disponibilidade para as principais das Ilhas Caribeñas. Padrão normal de aeroportos.
Acho que na lista de Hubs deveria entrar o Fort Worthem Dallas, também conecta a costa leste com a Oeste Americana, principalmente com os voos da American Airline. Um grande e confortável HUB.

Riq, vou ser obrigada a fazer uma correção. A JetBlue faz vôos com conexão sim, e muitos! Quem está em NY (a base deles é o JFK) não tem que encarar essa chatice, mas quem está em Austin como a gente por exemplo, tem muitos vôos que não são diretos, e temos que fazer conexão em Fort Lauderdale, Orlando ou em NY (JFK), sendo que o hub deles é o JFK mesmo.

eu passeio pelo hub da Cidade do Panamá – tem um duty free bem grande – com várias lojas, concorrência, bons preços.

Tinha postado um comentário aqi anteriormente mas aparentemente sumiu…:S

Para quem possa interessar no Blog tenho um Post falando um pouco mais sobre o Changi Airport https://mauoscar.com/2009/07/30/109-changi-airport/

    Sei lá o que acontece.. Esta foi a segunda vez que posto o comentario ele aparece publicado. Mas quando fecho a página e volto mais tarde o comentario desaparece..
    De qualquer forma que bom que ele apareceu.. 😀
    Abraço

Riq dentre todos os aeroportos que você citou nesse Post chegamos a conhecer 4 e não querendo puxar a sardinha para o Changi de Cingapura.. Mas como passageiro não existe experiência melhor do que aquele aeroporto.. Até o Budget Terminal tem um serviço que bate qualquer aeroporto do Brasil…
Em todas as nossas passagens por lá foram rarissimas as vezes que nossas bagagens já não estivessem na esteira quando chegassemos ate ela!! Olha o recorde num voo vindo de Kuala Lumpur foi 14 minutos entre a abertura da porta do avião até estarmos pegando o táxi para ir para casa… Eu sinceramente nunca vi nada igual em nenhum aeroporto do mundo..
Uma vez postei um Post la no Blog falando um pouco mais sobre Changi.. Este deveria ser um modelo que o Brasil deveria seguir para a copa e olimpiadas.. Afinal de contas os aeroportos são verdadeiros cartões de visita de um país.. E neste quesito GRU e GIG são nota ZERO

https://mauoscar.com/2009/07/30/109-changi-airport/

    Quando venho de algumas localidades do exterior e chego em Guarulhos da até depressão, ja vi estações de trens serem mil vezes melhores do que este aeroporto.
    A Rodoviaria de São Jose dos Campos é melhor que este aeroporto, quanto aos banheiros, nem se falam.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito