Lima para duros, por Sylvia Lemos

Sanduíches em Lima. Foto: Sylvia Lemos

Mesmo com seis dias sem sair de Lima, não houve tempo para experimentar tudo, mas me lembrei de fotografar algumas coisas que mostram como Lima tem uma excelente relação custo x benefício para hospedagem, alimentação e transporte interno.

Os pequenos restaurantes tem cardápios de almoço super em conta!

Luigi's, Lima. Foto: Sylvia Lemos

Em todos os super mercados há comida a quilo para comer ou levar.

Na cidade andamos de táxi o tempo todo, independente de cor, empresa ou marca de carr . Na rua, faça sinal para o táxi parar, vá até a janela do motorista, diga o destino e pergunte o preço. Se achar que está bom, entre no carro ou comece a busca de novo. Pode pechinchar ou fazer cara de paisagem, que a tarifa vai baixar um pouco, um pouco só (algo como 1 real).

No segundo dia a gente já sabe direitinho quanto vai ser uma corrida: sempre entre 4 soles (distâncias curtas), 8 a 10 soles (distâncias médias) e 15 soles (longa distância).

Como antes da gente chegar isto é muito subjetivo, aí vão uns exemplos de tarifas que pagamos sem negociar:

  • de Miraflores ao Circuito das Águas: 15 soles;
  • de Miraflores a Barranco: 8  soles;
  • de Miraflores ao Jockey Plaza: 12 soles;
  • de Miraflores à Ripley San Isidro: 7 ou 8 soles;
  • dentro de Miraflores: 4 a 5  soles.

Hospedagem barata e bem localizada vi por toda a cidade; em Miraflores em duplo em torno de 60 soles num duas estrelas e 30 soles num hostel.

(Em janeiro de 2011: 1,5 sol = 1 real)

Leia mais:

45 comentários

Oi, Bóia!
Já estamos planejando nossa próxima viagem: Lima, no Peru. Então, eu gostaria de saber qual a melhor época para se viajar para lá, qual a época da alta temporada, essas coisas.
Muito obrigada,
Bárbara.

    Olá, Bárbara! Lima não é uma cidade turística, então não há muito alta/baixa temporada. No meio do ano faz frio. Não chove nunca.

    A alta temporada em Machu Picchu vai de maio a setembro, que é quando é a época seca por lá. Chove muito em Machu Picchu no verão.

    Bárbara,
    Acho que a melhor época para visitar Lima é no verão (no caso de você NÃO querer visitar Machu Picchu – lá é época de chuva!). As chances de se pegar dias ensolarados é maior do que no inverno e a cidade fica mais animada.
    Em julho, nos dias 28 e 29, eles celebram as Fiestas Patrias que é muito festejada. Todo mundo viaja e tudo fica um pouco mais caro, mesmo em Lima. Reservas de hotéis e vôos devem ser feitos com antecedência. Essa é, também, a época de férias escolares que se estende até a 1a. ou 2a. semana de agosto, dependendo da escola.

Ótimas dicas! Estava com medo de pegar os táxis lá por causa do terror que fazem sobre eles aqui…
Parabéns pelo blog, que é maravilhoso e ajuda muito os futuros viajantes.

Sylvia, você é queridíssima.
Chegou em boa hora os valores das tarifas de taxi, embarco dia 21, também via BSB.
Obrigada e beijos.

    Vera, pergunte ao porteiro do hotel o valor da corrida.
    Se fores ao concierge ele vai te dizer o mesmo valor com a palavra magica dólar junto, e vai chamar o “amigo taxista” de plantão ( pegadinha hoteleira das antigas)

Opa! Ontem eu tinha lido tudo pelo celular mas não tinha conseguido comentar. Então hoje volto aqui só para repetir o que já falei via twitter: Sylvita ARRASOU nessas série de posts com dicas compiladas sobre Lima. Olha a Sylvia blogando firme aí, gente! :mrgreen:

Adoro esses posts “para duros” 😀

Só eu que acho que comidas em espanhol parecem sempre mais gostosas? 🙂

    hahaha Sempre tive essa mesma impressão!! Veja se “suprema de pollo” não parece uma maravilha? rs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito