Oráculo (minha crônica no Divirta-se do Estadão)

Monsieur Freire em Paris

Tenho um blog de viagens desde o finzinho de 2004 (ops – agora não é mais blog: é site). Lá por meados de 2006, num momento em que as viagens rarearam e havia pouca novidade para publicar, descobri uma maneira fácil e econômica de manter o ambiente sempre animado: passei a responder perguntas. Tipo: TODAS as perguntas.

Como se chega? Quanto tempo leva? Qual a sua opinião? Se eu estivesse online, respondia na hora. Dificilmente alguma pergunta ficava sem resposta até o dia seguinte.

Se eu não soubesse responder, parava tudo e ia procurar. Muitas vezes, algum outro comentarista habitual do blog respondia antes. Ou trazia uma segunda opinião. Ou uma décima-sétima. O mais incrível é que, ao prestar esse serviço, eu ainda aprendia muito – não só pelas pesquisas que era obrigado a fazer, mas pela diversidade de experiências e opiniões que apareciam.

É um trabalho interessante, em que posso combinar minha experiência de viajante com um certo cacoete de bibliotecário. Tendo tempo, dou um acabamento de cronista (prateleira: auto-ajuda) e ainda ganho uma desculpa para exercitar meu transtorno obsessivo-compulsivo. (Adoro pesquisar horário de trem. Se algum dia o site da Deutsche Bahn sair do ar, não sei o que vou fazer da minha vida.)

A audiência foi aumentando. Cada novo assunto incorporado aos arquivos resultava numa nova palavra buscável pelo Google. E quando eu me dei conta, estava passando de quatro horas por dia respondendo perguntas. Em alguns momentos me sentia numa simultânea de xadrez. Não: numa simultânea de ping-pong. Com um agravante: boa parte das perguntas era repetida, ou feita por novatos que não percebiam que a resposta já tinha sido dada na mesma página.

Não deu mais para adiar: contratei um assistente. Codinome: A Bóia.

Minha vida mudou. Posso agora acabar de construir o site e pôr em dia o trabalho atrasado de cinco ou seis viagens. A Bóia encaminha os paraquedistas para a aterrissagem na página correta – ou pede sorrindo, com toda a fofura do mundo, que o consulente leia com atenção o texto que está um pouco acima na mesma tela.

Se você quiser que eu responda pessoalmente, já sabe: pergunte um horário de trem.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


36 comentários

MENTIRA!!! Vc já respondeu muito das minhas perguntas, e aposto que de outros comentaristas também, antes de 2006 😉

Aproveitando a deixa da auto-ajuda, uma vez eu estava procurando o “Viaje na Viagem” original, aquele derivado de árvores, em um sebo para dar de presente a um amigo. Perguntei na entrada se tinha, o senhorzinho checou no computador e disse que tinha um. Eu revierei toda a seção de turismo (até achei coisinhas interessantes) e não encontrei. Pedi ajuda aos universitários e me disseram que eu estava procurando no lugar errado. Estava na prateleira de auto-ajuda. Acho que eles confiaram demais no subtítulo…
Se bem que, para toda essa comunidade, esse site é melhor que qualquer livro de auto-ajuda, com certeza!

(qualquer hora preciso conferir se existem apps de horário de trem para iphone. para android tem, hehehe)

os amigos que viam o ping pong e só faltavam se ajoelhar pedindo a vinda das Bóias agradecem imensamente, chéri 🙂

Acho que desde 2006 sou frequentador do blog/site… Já fiz várias viagens amparado pelas dicas do Ric e da tripulação. Agora que vou ter que frear as viagens por conta de uma filha que chega em maio, o site será minha forma de continuar exercitando esse lado obsessivo-compulsivo de planejar os roteiros. Meu lema é “o planejamento é 50% do prazer da viagem”!
Parabéns pelo sucesso!!

Conheci o VnV em meados de 2005, quando estava planejando minha Lua de Mel. Influenciado pelo site (ops, blog na época), cancelei as opções de viagens internacionais e fui para o Nordeste, passando por Natal, Praia da Pipa, Porto de Galinhas e São Miguel dos Milagres (nem sabia que esse lugar existia……).

Desde então é uma rotina diária. Posso até não postar nada, mas todo dia dou pelo menos uma passada rápida por aqui.

Já se foram quase 6 anos e tenho o prazer de ver que este espaço está cada dia melhor.

Meus parabêns ao Riq, à Bóia e á Bóia Vermelha.

    Hugo, meu hábito é exatamente o mesmo… Todo dia dou uma olhadinha. É que a gente sempre quer viajar, não é? Acho que o sucesso do blog/site foi ter conjugado muitos viciados por viagens no mesmo lugar.

    E viva o Comandante!!!

    E eu, que tb nunca ouvira falar de São Miguel dos Milagre, tive oprtunidade de ir lá e… amei.

    Tb passo aqui todos os dias, muitas vezes mais de uma vez por dia, quando não posso fico imaginando o que estou perdendo de bom, um vício! Coincidentemente estou indo no carnaval p/ São Miguel dos Milagres 🙂

Seu desejo é uma ordem comandante! Eu estava mesmo precisando de um help pra encontrar uns horários de trem chegando/saindo de Rometta!

(de preferência chegando na mini ConVnVention de #DCBlossom)

=P

    Dri, acho que vc esqueceu de perguntar se é muito perigoso pegar trem nessa época do ano, é bom conferir essas coisas!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito