Tem um hostel para recomendar? E para desrecomendar?

Jazz Hostel, South Beach, Miami

Nenhum meio de hospedagem cresceu tanto nos últimos quinze anos quanto o de hostels/albergues. Quando comecei a viajar, no longínquo 1985, albergues eram ainda “da juventude” e mais pareciam colégios internos. Hoje os albergues viraram “hostels” até mesmo em português, deixaram o “da juventude” de lado mas estão mais jovens do que nunca. Toda cidade que se preze tem uma penca de hostels descolados, com bares animados e uma recepção que funciona como uma central de know-how de como explorar a região da maneira menos careta.

Para quem não consegue se enxergar dormindo em beliche num quarto coletivo (presente!), existem cada vez mais hostels com quartos privativos (com banheiro exclusivo e tudo). As diárias desses quartos costumam ser equivalentes a de hotéis baratos, mas o ambiente sempre é mais interessante.

O estilo megadescontraidão da nova onda de albergues, porém, às vezes permite a existência de hostels não muito zelosos com a limpeza do ambiente ou a manutenção das instalações.

Como muita gente passa por aqui pedindo indicações de hostels, que tal a gente montar um banco de dados de experiências dos trips?

Use a caixa de comentários para contar sobre os hostels de que você mais gostou (e os que detestou, também). Assim que houver um número consistente de relatos a gente transforma este post num índice de resenhas de albergues.

Combinado? Bora desembuchar! Obrigado!

Veja também:

Albergues do mundo inteiro no Hostelworld

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


216 comentários

E jamais tentem o Hostel/Hotel “Resta 1 ” em Ilha Grande. Estive lá há bastante tempo (acho que 2009/2008). Quartos sujos e com cheiro de mofo, equipe mal preparada e antipática. Não tenho notícias de que tenham melhorado, e em Ilha Grande há muitas outras opções.

Em Agosto de 2015 fiquei no “Barcelona Central Garden” em Barcelona e achei fantástico: Atendimento, limpeza , localização. Um dos melhores que eu já fiquei. Parece que dá pra conseguir tarifas melhores entrando em contato diretamente com eles por e-mail. Saindo de lá fui pra Madri e fiquei no “The Hat Madrid ” e simplesmente odiei. O atendimento mais antipático que já vi, minha estadia foi marcada por uma série de erros no atendimento e além disto não tem jeito de hostel, com área comum para socializar. Lembro de outro que marcou pela qualidade : o Miraflores House, em Lima. E ele tem muitos quartos privativos com banheiro pra quem não curte dividir quarto. Mas neste caso fiquei lá já faz uns 5 anos, não sei como está hoje.

Primeira vez que fico num hostel estou no che lagarto itacare e o custo benefício é bem.justo . Lugar limpo boas toalhas e roupa de cama . Ar cond e tv a cabo . Recomendo ..e olha q sou bem chatinha kk estou no quarto duplo com banheiro privativo

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito