Feliz ano novo! (Ou: para onde viajar ao longo de 2011)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lagoa Azul, Barreirinhas, Lençóis Maranhenses

Todo mundo sabe que no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Só esqueceram de combinar: é na quarta-feira de cinzas ou na segunda-feira seguinte?

Se você já chegou a 2011, veja como aproveitar as estações e os feriadões no departamento viagem. (Não se empolgue muito. Os feriados este ano resolveram se amotinar e caem quase todos nos dias errados!)

Abril a junho

O outono é a melhor época para aproveitar o litoral do Sudeste e de Santa Catarina (em Santa Catarina, quanto mais cedo, menos frio). Começa a estação seca em todo o interior do Brasil -- pense em cidades históricas de Minas, Chapadas, Bonito, Jalapão. No Nordeste, o Sul da Bahia é a melhor aposta (apesar de o sol não ser 100% garantido). O Caribe tem preços ótimos e não há furacão (mas maio pode ser chuvoso em Punta Cana e St. Maarten). A Europa e os Estados Unidos estão menos gélidos e vão esquentando aos pouquinhos -- junho é delicinha para ir lá pra cima. Na América do Sul, Machu Picchu volta à baila (as chuvas terminam em março). Em junho as estações de esqui iniciam suas temporadas, mas a neve pode atrasar em Bariloche. Não é uma boa época para ir à Ásia -- monções e chuvas estão na ordem do dia.

Tiradentes + Páscoa: 21 de abril é quinta, e emenda com a sexta-feira santa (22), São Jorge (23, sábado, feriado que os cariocas vão perder...) e domingo de Páscoa (24). Bom para ir ao Rio, São Paulo, Paraty, Floripa, Foz do Iguaçu, Tiradentes, Buenos Aires, última chance para Punta del Este antes da cidade hibernar total, Caribe. Tem ConVnVenção Mundial em Nova York, tá sabendo?

1º de maio: cai num domingo. Não folgamos em sabê-lo...

Corpus Christi: este ano cai na quinta-feira 23 de junho. Vai coincidir com São João! Se não quiser muvuca, fuja das Serras -- todo mundo vai ter a mesma idéia. Valem as recomendações de Tiradentes (menos Punta e Floripa). Em São Paulo tem Parada Gay. E, claro, pode ser a desculpa que faltava para você ir conferir alguma festa junina -- minha intuição diz que as de Aracaju devem ser as mais bacanas (por não ter o gigantismo de Caruaru ou Campina Grande). Mas é palpite de um não-entendido! Bumba-meu-boi em São Luís + Lençóis Maranhenses também é uma grande pedida.

Julho a setembro

Em julho, o pior das chuvas já passou no Nordeste, mas só Maranhão, Piauí e Ceará (assim como a Região Norte inteira) podem dizer que entraram no verão. Nos demais estados nordestinos o verão vai chegando aos poucos, começando por Rio Grande do Norte e Noronha (em agosto); o tempo fica superfirme em toda a região lá por setembro. O interior do Brasil continua valendo, assim como as serras, claro (em agosto e setembro, menos muvucadas). É a época ideal para ir aos Lençóis Maranhenses. No começo de julho tem Parintins, o festival mais bonito do Brasil. As praias de rio no Amazonas e no Pará começam a aparecer. No Caribe, julho é o último mês para quem não quer arriscar pegar furacão em Cancún, Punta Cana, Cuba e St. Maarten (Aruba, Curaçao, Los Roques, Barbados e Cartagena estão imunes). O sul da Europa (Portugal, Espanha, sul da França, Itália, Grécia) fica cheio em julho e abarrotado em agosto; mas são meses interessantes para ir à Inglaterra, à Suíça, à Holanda, à Alemanha e à Escandinávia. (Os lugares mais populares do Leste Europeu também ficam lotadões.) Nova York vive dias quentíssimos (leve Havaianas). As estações de esqui do Hemisfério Sul estarão a mil. Na Ásia chove.

9 de julho - cai no sábado. Paulistas que não trabalhem no comércio não folgam em sabê-lo.

7 de setembro - cai numa quarta-feira. Nhé.

Outubro a dezembro

Melhor época do ano para ir ao Nordeste -- tempo ótimo, preços bons, pouca muvuca (o sul da Bahia pode receber alguma chuva). Evite litoral do Sudeste e de Santa Catarina -- a primavera costuma ser friorenta e chuvosa. Volta a chover no interior do Brasil também. Esqueça neve no Cone Sul -- nessa época não tem mais. É também época chuvosa em Aruba e Curaçao. Em dezembro, porém, cessa a ameaça de furacões em todo o Caribe. É uma época excelente para ir à Ásia. Nos Estados Unidos e na Europa, volta o frio (dezembro é bastante chuvoso em Portugal).

12 de outubro - cai numa quarta. Nhé. Só estudantes e professores aproveitam (Semana do Saco Cheio).

2 de novembro - cai numa quarta. Nhé. Um feriado morto. eekops:

15 de novembro - cai numa terça! Só não vai fazer ponte quem for proibido por lei. Sugestões: Buenos Aires, Santiago, Foz do Iguaçu, qualquer capital do Nordeste, compras e agitos em São Paulo ou no Rio (aqui, sem muita expectativa de praia).

20 de novembro - o dia da Consciência Negra cai num domingo. Nhé.

Vésperas de Natal e Ano Novo - também caem num sábado. Mas será o Bento XVI?

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


46 comentários

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Esse ano vai ser deprimente em matéria de feriadões. Perderemos o Tiradente, que cai na quinta-feira antes da Páscoa - em que eu já folgava - e o Corpus Christi, que vai me roubar a folga da véspera do São João, um feriado queridíssimo aqui na terrinha.

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Ops! TiradenteS!

Val
ValPermalinkResponder

Páscoa em Paris e 12 de outubro em NY

Fernanda Costa

É, realmente os feriados esse ano estão com datas péssimas..o melhor, na minha opinião, é a Semana Santa e o Corpus Christi, se bem que no Nordeste tudo pára em virtude dos Festejos Juninos, ou seja, esse feriado poderia n ter coincidido..rs
E qto aos festejos juninos em Aracaju, seu palpite está correto, a festa é menor do que em Caruaru e Campina Grande, mas muito animada, com bandas boas de forró (para quem gosta e quem não conhece, fica a dica), festas gratuitas, tanto na capital Aracaju como no interior, a exemplo de Capela, Estância, Itaporanga d´Ajuda e Nossa Senhora do Socorro!

Vivian
VivianPermalinkResponder

Poxa Ric, adorei este post e queria dividir com os amigos. Pq vc não coloca aqui uma opção de compartilhar os posts pelo Facebook?

Ricardo Freire

Vivian, infelizmente a gente está com problemas com esse template; tá dando bug no plugin. Mas ainda nesse semestre a gente deve conseguir sair com template novo, fique ligada mrgreen

Beto
BetoPermalinkResponder

Tá dando bug no plugin. Não parece teatro de revista? smile

Ricardo Freire

smile

Val
ValPermalinkResponder

hahaha...parece a rebimboca da parafuseta!!!

Alexia
AlexiaPermalinkResponder

Super fraco de feriado esse ano. Que pena.

O unico feriadão garantido todo ano é Corpus Christi, que sempre cai na quinta e eu enforco a sexta. Ano passado fui pra Buenos Aires, esse ano vou pra Santiago. Será que já encontro neve nas estações?

Fran
FranPermalinkResponder

É possível Alexia, mas não garantido. Neve vai ter para olhar. Agora aquela neve gostosa e boa para esquiar é mais provável na segunda quinzena de julho, mesmo assim só Deus sabe...

Ricardo Freire

Bastantissimamente provável que sim!

Fran
FranPermalinkResponder

Nhé - ri muito grin

Ricardo Freire

Não é copyright meu, não smile Quem usa muito é o Ricardo Feltrin do UOL.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

"2 de novembro – cai numa quarta. Nhé. Um feriado morto. " #Euri

Anna
AnnaPermalinkResponder

Para o povo de Curitiba o 7 de setembro tá excelente... porque temos o 8 de setembro (Feriado da Padroeira), mais um abono, ganhamos 5 dias de folga....
Será que em Lima - Peru está um tempo bom neste período? Vou aproveitar a dica de um monte de trips aqui e conhecer Machu Picchu com milhagens!

Ricardo Freire

Anna, Lima vale o ano inteiro; lá não chove. O problema é Machu Picchu, que é melhor visitado entre abril e setembro.

Láisa
LáisaPermalinkResponder

Impossível não rir com "Nhé".

Ana Luisa - Salvador

Mas para os servidores do judiciário será um belo feriadão.
28out (sexta) dia do servidor público
01nov (terça) dia de todos os santos (está na lei...)
02nov (quarta) dia de finados
É muito provável, quase certo, que o feriado do dia 28 será transferido para a segunda-feira (31out). Sempre fazem isso.
Ou seja, será uma segunda semana santa, com cinco dias de feriado!!!
Nhé...
smile

RosaBsb
RosaBsbPermalinkResponder

28out (sexta) dia do servidor público, será comemorado no próprio dia, não será transferido.
http://www.servidor.gov.br/noticias/noticias10/arq_down/101201_port_735_feriados.pdf
Dia 01nov não é feriado.
Nos estados não sei se a portaria se aplica rigorosamente.

André T.
André T.PermalinkResponder

Como a Ana Luisa falou no post anterior, 1 de novembro é feriado sim... para os servidores do judiciário (federal, ao menos).
E o dia do funcionário público, como ponto facultativo que é (está assim na Lei), vai da cúpula de cada órgão definir se transfere ou não.
Assim, aposto num belo feriadão de segunda 31-10 a quarta feira 02-11.

Marília Marconi

Rosa, na Justiça Federal dia 01/11 é feriado (tá na Lei 5.010/66 e ninguém tasca!). É que a gente é muito religioso, comemora todos os santos.. hehehe E essa portaria só vale pro Poder Executivo, então pode ser que role de transferirem o dia 28 pros servidores do judiciário. Vamos torcer!
O único problema é que geralmente eles informam da transferência na véspera, então não tem muito como programar sad

RosaBsb
RosaBsbPermalinkResponder

É isso pessoal, a portaria é para o Executivo. Eu sou inteiramente a favor de feridos, inclusive com esses acertos.
Eu brinco aqui no trabalho que feriado que cai no sábado deveria ser antecipado para sexta-feira e os que caem no domingo prorrogado para a segunda-feira!!!

Ana Luisa - Salvador

Queridos, são 18 anos de experiência já... Quanto à transferência do feriado de 28 para 31, realmente eles deixam para decidir no próprio mês...

Letícia Assreuy

Para o executivo o feriado do dia 28 será comemorado no dia 28 mesmo.

BETO VENTURI
BETO VENTURIPermalinkResponder

Olá Ricardo, tudo bem?

Então, pretendo fazer uma viagem para o exterior em setembro (final de agosto até setembro, precisamente), mas tudo depende dos dias que teremos.

Estou com duas possibilidade e gostaria da sua ajuda:
_OU iremos para NY, de 7 a 10 dias, com a possibilidade de uma segunda cidade (vc teria alguma dica??? Orlando, Flórida, não sei se vale a pena);
_OU para a Europa, por 2 países apenas, nesse caso uns 12 dias - a ideia seria Itália (Roma, Nápoles e Lucca) e França (Paris apenas).

O q vc acha?

Abraxxxx.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beto! A época é boa para as duas idéias de férias. Cuidado apenas para não planejar muitas coisas para pouco tempo!

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Ric, qdo vc virá nos visitar na Chapada dos Veadeiros? De maio a outubro são os melhores meses do ano. Venha contemplar, experimentar... viver um pouco dessa terra maravilhosa no coração do Brasil.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Até agora: julho INTEIRO (férias escolares) entre Toronto, Windsor e Niagra Falls - e quem sabe Montréal e Detroit (afinal vou estar em Windsor, mas ainda não tenho visto americano); Ano fraco de fériados: estou esperando preços cairem pra -- talvez -- passar 4 dias de Abril em Maringá.

André T.
André T.PermalinkResponder

Semana Santa em Maceió, visitando familiares. De lá, já de férias, um pulo (rápido) até Recife, de onde embarco na terça após a Páscoa para Madri, no novíssimo voo direto com a Iberia.

JuliaA
JuliaAPermalinkResponder

Caro Ricardo,
Sempre acompanhamos seus livros e o blog e seguindo suas dicas estamos procurando um paraíso para lua de mel. Nossa idéia era a de seguir sua dica do livro e arrebentar a boca do balão...ir para um lugar que pudéssemos luxar bastante (luxar eu digo...ficar num resost maravilhoso com todo charme e conforto- não queríamos nada a la Bancorbras...sem preconceito até pq usamos esse serviço, mas é que queríamos um lugar que dificilmente num curto espaço de tempo pudéssemos fazer essa graça de novo) de preferência numa praia do nordeste que não precisássemos fazer nada, só descansar, sem obrigações de visitas ou passeios...vendo o site pensamos no Nanai(PE) mas nosso período é 21/05 a 02/06...e como vc mesmo disse ...CHOVE!Nesses locais que colocou de abri/jun...teria alguma recomendação especial para esse período e situação????

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Pense em algum resort mais para o sul da Bahia, como o Transamérica Comandatuba ou mesmo o Club Med Trancoso (que está vários furos acima dos outros 2 Club Med). Outros resorts em Itacaré podem ser considerados, também.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Tiradentes queria muito conhecer o caribe, mas não tenho visto americano para pegar um voo com conexão no USA e a Gol para ajudar não oferece voos saindo o Rio nem na quanta-feira, nem na quinta-feira.

Estou pesquisando outros destinos, mas estou perdendo as esperanças!

silvia
silviaPermalinkResponder

Luciana
Para o caribe veja as alternativas com a copa airlines com conexão na cidade do panama, ou a Avianca com conexão em Bogotá , sem necessidade de visto americano

fla
flaPermalinkResponder

vc precisa começar a emendar os feriados judaicos tbm, Riq! rsrs... aqui no trabalho vamos enforcar de 15 a 26/4. buenos aires, aí vou eu de novo!!

Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

E os expatriados morrem de inveja dos feriados todos que a gente tinha no Brasil! E os feriados na quarta, dependendo da empresa, dá para fazer o emenda antes ou depois.. eu adooorava feriados na quarta! wink

samuel paiva
samuel paivaPermalinkResponder

riq... aproveitando que você deu umas dicas de temperatura , de tempo em alguns lugares durante o ano... ja escolhi minha viagem pra londres e ny agora em 29 de março e volta 15 abril... ja olhei as dicas que voce deu pra ver a temperatura média no site weather etc.. mas a duvida é e ai? fiz escolha boa , é uma época boa? seguindo o tema do post acima.
grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samuel! Aqui quem responde a Bóia. Tem gente que gosta de viajar com neve, tem gente que gosta de viajar com calor... No quesito "temperatura", só quem pode mesmo dizer se será agradável ou não é você mesmo wink

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Este ano está dificil de feriados...
Pior que a esposa trabalha em Banco, então nem tem como aproveitar as pontes NHÉEEEEEEEEEEE

Se não sair agora na Páscoa, só ano que vem... que dureza!

Fito
FitoPermalinkResponder

Ricardo, lua de mel no Brasil, final de maio/11, apenas 1 semana, preferencialmente praia (como chove essa época...). Dicas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fito! Aqui quem responde é A Bóia. Veja que nesta época o Ricardo Freire recomenda Rio-São Paulo e Santa Catarina. Está no texto! grin

Rafael Marques

Olá Ricardo!

Será se este ano tu não virás finalmente vir conferir a maior festa folclórica do Brasil, que é a festa do Bumba-meu-boi aqui em São Luís do Maranhão??? olha já estás convidado e eu faço questão de ciceroneá-lo! Também quero te oferecer uma viagem (de graça) para a semi-selvagem e linda Ilha dos Lençóis, nas Reentrâncias Maranhenses! que tal?!?! abs

Patrícia Alves

Ricardo, alguma sugestão de lugar para quem pretende viajar sozinha em novembro, num período de 5 a 7 dias, sem risco de pegar chuva? Um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Aqui quem responde é A Bóia.

O Nordeste quase inteiro, do norte da Bahia ao Ceará, tem tempo superfirme nesta época.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/ferias-no-brasil-como-fugir-da-chuva/

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ola, Ricardo, Gostaria de saber se em junho é quente em Florianópolis. Estou com medo de pegar chuva e frio. Grata . Juliana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Quem responde é A Bóia. Em junho você pegará pouquíssima chuva. Os dias estarão agradáveis debaixo do sol (ainda assim, vai ser difícil tirar a camiseta na praia), mas as noites serão frias. Se passar uma frente fria, será fria de verdade.

A melhor época para SAnta Catarina é o começo do outono, abril até meados de maio. Quanto mais tarde, menos quente será.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar