Feliz ano novo! (Ou: para onde viajar ao longo de 2011)

Lagoa Azul, Barreirinhas, Lençóis Maranhenses

Todo mundo sabe que no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Só esqueceram de combinar: é na quarta-feira de cinzas ou na segunda-feira seguinte?

Se você já chegou a 2011, veja como aproveitar as estações e os feriadões no departamento viagem. (Não se empolgue muito. Os feriados este ano resolveram se amotinar e caem quase todos nos dias errados!)

Abril a junho

O outono é a melhor época para aproveitar o litoral do Sudeste e de Santa Catarina (em Santa Catarina, quanto mais cedo, menos frio). Começa a estação seca em todo o interior do Brasil — pense em cidades históricas de Minas, Chapadas, Bonito, Jalapão. No Nordeste, o Sul da Bahia é a melhor aposta (apesar de o sol não ser 100% garantido). O Caribe tem preços ótimos e não há furacão (mas maio pode ser chuvoso em Punta Cana e St. Maarten). A Europa e os Estados Unidos estão menos gélidos e vão esquentando aos pouquinhos — junho é delicinha para ir lá pra cima. Na América do Sul, Machu Picchu volta à baila (as chuvas terminam em março). Em junho as estações de esqui iniciam suas temporadas, mas a neve pode atrasar em Bariloche. Não é uma boa época para ir à Ásia — monções e chuvas estão na ordem do dia.

Tiradentes + Páscoa: 21 de abril é quinta, e emenda com a sexta-feira santa (22), São Jorge (23, sábado, feriado que os cariocas vão perder…) e domingo de Páscoa (24). Bom para ir ao Rio, São Paulo, Paraty, Floripa, Foz do Iguaçu, Tiradentes, Buenos Aires, última chance para Punta del Este antes da cidade hibernar total, Caribe. Tem ConVnVenção Mundial em Nova York, tá sabendo?

1º de maio: cai num domingo. Não folgamos em sabê-lo…

Corpus Christi: este ano cai na quinta-feira 23 de junho. Vai coincidir com São João! Se não quiser muvuca, fuja das Serras — todo mundo vai ter a mesma idéia. Valem as recomendações de Tiradentes (menos Punta e Floripa). Em São Paulo tem Parada Gay. E, claro, pode ser a desculpa que faltava para você ir conferir alguma festa junina — minha intuição diz que as de Aracaju devem ser as mais bacanas (por não ter o gigantismo de Caruaru ou Campina Grande). Mas é palpite de um não-entendido! Bumba-meu-boi em São Luís + Lençóis Maranhenses também é uma grande pedida.

Julho a setembro

Em julho, o pior das chuvas já passou no Nordeste, mas só Maranhão, Piauí e Ceará (assim como a Região Norte inteira) podem dizer que entraram no verão. Nos demais estados nordestinos o verão vai chegando aos poucos, começando por Rio Grande do Norte e Noronha (em agosto); o tempo fica superfirme em toda a região lá por setembro. O interior do Brasil continua valendo, assim como as serras, claro (em agosto e setembro, menos muvucadas). É a época ideal para ir aos Lençóis Maranhenses. No começo de julho tem Parintins, o festival mais bonito do Brasil. As praias de rio no Amazonas e no Pará começam a aparecer. No Caribe, julho é o último mês para quem não quer arriscar pegar furacão em Cancún, Punta Cana, Cuba e St. Maarten (Aruba, Curaçao, Los Roques, Barbados e Cartagena estão imunes). O sul da Europa (Portugal, Espanha, sul da França, Itália, Grécia) fica cheio em julho e abarrotado em agosto; mas são meses interessantes para ir à Inglaterra, à Suíça, à Holanda, à Alemanha e à Escandinávia. (Os lugares mais populares do Leste Europeu também ficam lotadões.) Nova York vive dias quentíssimos (leve Havaianas). As estações de esqui do Hemisfério Sul estarão a mil. Na Ásia chove.

9 de julho – cai no sábado. Paulistas que não trabalhem no comércio não folgam em sabê-lo.

7 de setembro – cai numa quarta-feira. Nhé.

Outubro a dezembro

Melhor época do ano para ir ao Nordeste — tempo ótimo, preços bons, pouca muvuca (o sul da Bahia pode receber alguma chuva). Evite litoral do Sudeste e de Santa Catarina — a primavera costuma ser friorenta e chuvosa. Volta a chover no interior do Brasil também. Esqueça neve no Cone Sul — nessa época não tem mais. É também época chuvosa em Aruba e Curaçao. Em dezembro, porém, cessa a ameaça de furacões em todo o Caribe. É uma época excelente para ir à Ásia. Nos Estados Unidos e na Europa, volta o frio (dezembro é bastante chuvoso em Portugal).

12 de outubro – cai numa quarta. Nhé. Só estudantes e professores aproveitam (Semana do Saco Cheio).

2 de novembro – cai numa quarta. Nhé. Um feriado morto. 😳

15 de novembro – cai numa terça! Só não vai fazer ponte quem for proibido por lei. Sugestões: Buenos Aires, Santiago, Foz do Iguaçu, qualquer capital do Nordeste, compras e agitos em São Paulo ou no Rio (aqui, sem muita expectativa de praia).

20 de novembro – o dia da Consciência Negra cai num domingo. Nhé.

Vésperas de Natal e Ano Novo – também caem num sábado. Mas será o Bento XVI?

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


46 comentários

Mas para os servidores do judiciário será um belo feriadão.
28out (sexta) dia do servidor público
01nov (terça) dia de todos os santos (está na lei…)
02nov (quarta) dia de finados
É muito provável, quase certo, que o feriado do dia 28 será transferido para a segunda-feira (31out). Sempre fazem isso.
Ou seja, será uma segunda semana santa, com cinco dias de feriado!!!
Nhé…
🙂

Para o povo de Curitiba o 7 de setembro tá excelente… porque temos o 8 de setembro (Feriado da Padroeira), mais um abono, ganhamos 5 dias de folga….
Será que em Lima – Peru está um tempo bom neste período? Vou aproveitar a dica de um monte de trips aqui e conhecer Machu Picchu com milhagens!

    Anna, Lima vale o ano inteiro; lá não chove. O problema é Machu Picchu, que é melhor visitado entre abril e setembro.

Super fraco de feriado esse ano. Que pena.

O unico feriadão garantido todo ano é Corpus Christi, que sempre cai na quinta e eu enforco a sexta. Ano passado fui pra Buenos Aires, esse ano vou pra Santiago. Será que já encontro neve nas estações?

    É possível Alexia, mas não garantido. Neve vai ter para olhar. Agora aquela neve gostosa e boa para esquiar é mais provável na segunda quinzena de julho, mesmo assim só Deus sabe…

Poxa Ric, adorei este post e queria dividir com os amigos. Pq vc não coloca aqui uma opção de compartilhar os posts pelo Facebook?

    Vivian, infelizmente a gente está com problemas com esse template; tá dando bug no plugin. Mas ainda nesse semestre a gente deve conseguir sair com template novo, fique ligada :mrgreen:

É, realmente os feriados esse ano estão com datas péssimas..o melhor, na minha opinião, é a Semana Santa e o Corpus Christi, se bem que no Nordeste tudo pára em virtude dos Festejos Juninos, ou seja, esse feriado poderia n ter coincidido..rs
E qto aos festejos juninos em Aracaju, seu palpite está correto, a festa é menor do que em Caruaru e Campina Grande, mas muito animada, com bandas boas de forró (para quem gosta e quem não conhece, fica a dica), festas gratuitas, tanto na capital Aracaju como no interior, a exemplo de Capela, Estância, Itaporanga d´Ajuda e Nossa Senhora do Socorro!

Esse ano vai ser deprimente em matéria de feriadões. Perderemos o Tiradente, que cai na quinta-feira antes da Páscoa – em que eu já folgava – e o Corpus Christi, que vai me roubar a folga da véspera do São João, um feriado queridíssimo aqui na terrinha.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito