Iguaçu: acidente foi no passeio mais perigoso

Lancha do Aventura Náutica se aproximando das cataratas

Na minha última viagem a Foz do Iguaçu, em 2009, testei os dois passeios de lancha que chegam perto das cataratas.

O brasileiro — Macuco Safari — me impressionou pela organização e fluidez.

Já o argentino — Aventura Náutica –, apesar de bagunçadão, me impressionou pela ousadia e pela emoção. Chegava tão perto das quedas d’água, que na na comparação pareciam montanha russa (o argentino) e roda gigante (o brasileiro).

Pois bem: ontem a ousadia do passeio argentino resultou num acidente com duas mortes. A lancha bateu nas pedras do Salto San Martín (onde o passeio brasileiro não chega) e virou. As duas vítimas eram turistas americanos: um homem de 72 anos que teve traumatismo craniano, e uma moça de 26 que se afogou.

Enquanto o La Nación diz que “o naufrágio causou comoção entre a população missioneira, já que foi o primeiro a acontecer neste ponto turístico”, o Clarín transcreve declaração do intendente de parques nacionais Daniel Costra, que afirma “há mais de 10 anos não ocorria um acidente deste tipo”.

O passeio é repetido dezenas de vezes todos os dias sem incidentes e é provavelmente bem menos arriscado que uma voltinha de bugue com emoção em Genipabu. Mas vale o alerta: se você quer um passeio de barco que não dá nenhuma sopa para o azar, faça o do Macuco.

Leia:

Página-guia de Foz do Iguaçu no Viaje na Viagem

Macuco Beleza

El lado argentino

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


28 comentários

Fiquei muito triste com a notícia. Eu já fiz o Macuco Safari, e como o Riq disse, é bem mais tranquilo que o passeio argentino, por isso optei por fazer no lado brasileiro.

Fiz o Aventura Náutica na minha lua de mel, no ano passado e adorei. Achei um dos pontos altos da viagem. Eu sou super medrosa para tudo, mas achei o passeio super tranquilo, juro! Não sei se era a época do ano e as quedas não estavam muito fortes, não sei….
Fiquei super triste com o acidente também…

Pois não é que ontem de manhã antes do acidente, twitei q achava o Macuco menos complicado e q dispenso o Aventura Nautica ( q fizemos ano passado).
A única aventura aérea q ainda me permito fazer é um passeio de balão ; as demais já foram feitas e não tenho nenhuma intenção de repetir.Quer dizer, na verdade topo uma asa-delta-tour com os trips , e com o Riq chefiando a expedição 😳

Realmente, riscos existem em viver… Ou em acidentes tolos como o de minha mãe que escorregou numa banheira em Madrid, já na volta da viagem e ,felizmente, apenas fissurou uma costela.
Fui diversas vezes nessas Cataratas, no dois lados, na seca, em enchente com interdição dos mirantes, outras com água voando para todos os lados. As quedas sempre deslumbrantes e jamais senti a necessidade de me arriscar em um passeio desses. Lembrando que, mesmo nas trilhas, há muuuuitos anos atrás um mirante desabou, uma grande tragédia.

Certíssimo o Arthur, eu também procuro fazer tudo de acordo com os meus limites; acidentes realmente acontecem em passeios considerados até mais “inofensivos”. Se estou em grupo, nunca vou na “onda”, embora eu seja uma covarde metida a corajosa, muitas vezes enfrentando minhas próprias limitações.

Claro que podemos e devemos gerenciar (minimizar) os riscos, mas há risco em tudo. Há risco nos passeios de bugue (sempre…), há risco em trilhas – vide o post da Chapada – há riscos nas cidades – ontem um turista francês foi morto em Salvador, teve o atentado de 11/09, o de Londres, Madri, o próprio Riq e outros foram furtados em Bs. As., há risco de gastroenterites, tem o risco da embolia em localiadades muito acima do mar (Atacama, Cusco, Machu Picchu), há risco em nossas casas.
Voltando ao ponto inicial, temos que analisar se o prêmio é bem maior que o risco. Passeio de bugue, esquibunda e aerobunda, p.ex., nunca mais. Este passeio das cataratas, talvez eu não fizesse. O Insano do Beach Park, tb não. Em Petra, havia uma escalada de jegue ou a pé até o monumento conhecido como Monastério que eu não fui. O próprio guia disse que não se responsabilizaria por quem fosse montado no burrinho, já estava super cansado, meio-dia, sol a pino, para ir a pé, e o monumento é muito parecido com o Tesouro (o mais conhecido). Quem foi, legal, eu não fui.
Enfim, cada um sabe onde lhe dói. Abs.

O ultimo acidente com vitimas foi justamente do Macuco, que chegou a ficar meses suspenso.

Nossa, eu fiz este passeio há um ano e gelei ontem quando li a notícia.
Muito triste.

    Eu tb fiz este passeio em setembro do ano passado e fiquei pasmo.

    Aliás, acho que devo me abster de passeios náuticos: apenas 2 dias depois de ter feito o passeio em Halong Bay no Vietnam, houve um acidente com um dos barcos que matou 10 pessoas, a maioria turistas. Xô, uruca!!!

    E, Riq, não sei se podemos concluir que a ousadia foi a culpada neste caso. Li que houve um problema no motor do barco e que a batida contra as pedras foi consequencia da forte correnteza te-lo arrastado até lá.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito