Deu hoje na Folha (disponível para assinantes da Folha ou do Uol): o governo teria definido ontem à noite o texto de uma medida provisória que elevaria em 4 pontos porcentuais o IOF sobre gastos no cartão de crédito no exterior.
Atualmente compras no cartão fazem incidir um IOF de 2,38%; este imposto passaria para 6,38%. Nos meus cálculos (por favor me corrijam se errei, se não bastasse ser ruim de matemática, não sei nem usar a função automática da calculadora!), dá um aumento de 169% no imposto.
A notícia não detalha a data a partir do qual a medida teria validade, e ainda não foi repercutida por nenhum outro jornal ou portal.
A Folha já tinha antecipado em fevereiro que uma medida assim seria tomada; mas a notícia continha falhas básicas (o jornal começava errando o IOF do cartão de crédito).
É bom esperar para ver se o jornal não se enrolou no mesmo telefone sem fio que truncou a barriga de fevereiro. Só com o texto oficial divulgado é que saberemos se a mudança é exatamente essa, se está restrita ao cartão de crédito ou se também vai atingir a compra de moeda (cujo IOF hoje é de 0,38%).
Se a notícia se confirmasse exatamente como a Folha diz, ganharão pontos os cartões de débito pré-carregados, como o Visa Travel Money, que acaba de ganhar a concorrência do MasterCard Cash Passport e do American Express Global Travel Card, estruturados no mesmo sistema, já que a incidência do IOF seria 6 pontos porcentuais mais baixa.
Ainda assim é bom observar o que vai acontecer. A demanda por moeda (tanto cash quanto para cartões pré-carregados) pode elevar a cotação do dólar-turismo, alargando o spread (diferença) entre as cotações do dólar-turismo e a do dólar interbancário, usado pela maioria dos cartões de crédito.
De minha parte, eu continuaria fiel ao cartão de crédito mesmo diante da notícia como se apresenta hoje. Gosto da praticidade, da segurança e dos benefícios, como milhagem. Desses seis pontos porcentuais de aumento de IOF dá para abater fácil uns 5 pontos porcentuais de diferença entre as cotações do dólar-turismo e o dólar interbancário.
Mas que vou ter que mudar TODOS os posts sobre o assunto aqui no site, ah vou... ops:
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
42 comentários