-
Este hotel agora se chama Wyndham Pratagy Beach e está operando no sistema all-inclusive. Ainda não visitamos o hotel depois da mudança.
O Village Pratagy é um dos veteranos do elenco de resorts de praia do Brasil. Abriu em 1989. Do finalzinho da década de 90 até 2007 foi arrendado pelo grupo italiano Ventaglio, período em que funcionou sob o nome Ventaclub Pratagy. Durante a administração italiana, o resort adotou o sistema all-inclusive e construiu um teatro para os shows noturnos.
Com a falência do grupo Ventaglio (um pouco antes da crise de 2008), o hotel reverteu para seus donos, que pouco tempo depois repassaram a administração para a GJP Hotéis, fortemente ligada à CVC. O sistema all-inclusive foi mantido por algum tempo, mas depois foi trocado por diárias com meia-pensão ou café da manhã.
(Na minha hospedagem mais recente, em novembro de 2010, ainda havia hóspedes italianos com direito ao tudo-incluído, mas as pulseirinhas dos brasileiros tinham cores diferentes.)
As áreas de lazer e a praia do resort podem ser usadas por hóspedes da pousada Casa Caiada e do condomínio Villas doPratagy, localizados no alto do morro, do outro lado da estrada. Nos próximos anos o complexo pode ganhar também um novo condomínio, o Pratagy Residences, um novo resort, o Grand Pratagy, e uma vilazinha de serviços à la Sauípe.
A localização
O Village Pratagy fica no canto esquerdo (norte) da praia de Pratagy, num trecho ainda pouquíssimo ocupado. Do final da Jatiúca (na orla urbana de Maceió até lá são 15 km, pela AL 101 Norte. O aeroporto está a 25 km.
A praia
Relativamente isolada, a praia é linda de ver -- mas se tornou perigosa de entrar, desde que uma maré grande alargou a boca do rio e destruiu um píer de concreto cujos pedaços continuam espalhados debaixo d'água, em frente ao resort. Para entrar no mar é aconselhável andar um pouco para a direita, onde não haverá icebergs de concreto escondidos.
As instalações
Junto à estrada, o prédio principal tem a recepção, salas de estar, a sala de interent e a agência de passeios. Logo adiante, separado por um laguinho, fica o predinho onde estão as lojas, o restaurante e a baby copa; a piscina e o bar ficam imediatamente depois. Os blocos de apartamentos se espalham pelos jardins; no canto esquerdo há uma ala nova, onde está o teatro.
Um riozinho separa a praia do corpo do hotel. A praia teve sua área diminuída nessa maré que destruiu o deck, mas mantém um bar de praia, quadra de vôlei de areia, cancha de bocha e prateleira de caiaques.
Os apartamentos
São 242 apartamentos distribuídos em blocos de seis unidades, com dois andares (sem escada). Pisos, paredes e banheiros foram reformados recentemente.
A piscina
Mesmo tendo duplicado de tamanho desde sua inauguração, a piscina não pode ser considerada grande. Está perto do bar e do restaurante, mas não proporciona vista para a praia.
Kid's club
A sede está um pouco antes da pontezinha que leva à praia. A casinha é toda de madeira em tons alegres como o deste brinquedo.
Refeições
As diárias podem incluir apenas café da manhã ou café e jantar. Os buffets são extensos e variados -- e têm sotaque italiano. (Em novembro ainda havia um cozinheiro italiano encarregado de finalizar as massas e assar as pizzas).
Os petiscos (tipo batata ou mandioca frita, pizza brotinho margherita, lula à dorê, camarão alho e óleo), variam de R$ 15 a R$ 35.
Bebidas
Não estão incluídas nas diárias.
A sala de ginástica
Não tem.
O entretenimento noturno
Há shows de humor ou música todas as noites no teatro.
Os passeios
São operados pela Tropicana. Não consegui apurar preços, mas não devem ser diferentes dos oferecidos aos hóspedes do Salinas de Maceió, perto dali (clique e role a página até esta mesma seção).
Os passeios pelo litoral do Nordeste podem ser todos feitos por conta própria, com carro alugado.
Um cantinho
A boca do rio na maré alta fica linda.
O hotel Village Pratagy, em Maceió...
- É para você: que quer uma estrutura de resort na manga, mas sabe que vai passar a maior parte dos dias passeando (e também quer fazer uma ou outra incursão noturna em Maceió)..
- Talvez não seja pra você: que queira instalações novinhas e uma praia sem poréns.
Leia mais:
190 comentários