Tem um hostel para recomendar? E para desrecomendar?

Jazz Hostel, South Beach, Miami

Nenhum meio de hospedagem cresceu tanto nos últimos quinze anos quanto o de hostels/albergues. Quando comecei a viajar, no longínquo 1985, albergues eram ainda “da juventude” e mais pareciam colégios internos. Hoje os albergues viraram “hostels” até mesmo em português, deixaram o “da juventude” de lado mas estão mais jovens do que nunca. Toda cidade que se preze tem uma penca de hostels descolados, com bares animados e uma recepção que funciona como uma central de know-how de como explorar a região da maneira menos careta.

Para quem não consegue se enxergar dormindo em beliche num quarto coletivo (presente!), existem cada vez mais hostels com quartos privativos (com banheiro exclusivo e tudo). As diárias desses quartos costumam ser equivalentes a de hotéis baratos, mas o ambiente sempre é mais interessante.

O estilo megadescontraidão da nova onda de albergues, porém, às vezes permite a existência de hostels não muito zelosos com a limpeza do ambiente ou a manutenção das instalações.

Como muita gente passa por aqui pedindo indicações de hostels, que tal a gente montar um banco de dados de experiências dos trips?

Use a caixa de comentários para contar sobre os hostels de que você mais gostou (e os que detestou, também). Assim que houver um número consistente de relatos a gente transforma este post num índice de resenhas de albergues.

Combinado? Bora desembuchar! Obrigado!

Veja também:

Albergues do mundo inteiro no Hostelworld

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


216 comentários

Em Roma, passe longe do Hostel Eden Rome Via Giolitti No. 213, um verdadeiro lixo, o ambiente é sujo, os quartos horríveis, o prédio muito velho e os donos estranhos de mais…

Em Barcelona eu indico o Centric Point Hostel, Passeig de Gracia, 33, é um rede muito boa, vale a pena…

Olá,
costumo ficar muito em hostels, seja no Brasil ou no exterior. Além de ser uma opção econômica, o ambiente é o melhor possível e você sempre faz diversas amizades.

Graças a Deus, só tenho hostels para recomendar. Seguem:

CIDADE DO MÉXICO – México
Hostel Mundo Jovem Catedral (https://www.hostelcatedral.com/) O lugar é excelente, bem em frente ao Zócalo, praça principal da cidade. Além das ótimas instalações, existe um terraço panorâmico e eles fazem diversos tours, para todos os gostos e estilos.

PLAYA DEL CARMEN – México
Hostel Rio Playa (https://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Hostel-Rio-Playa/Playa-del-Carmen/31321) O lugar é mais simples que o de cima, mas o clima é dos melhores e os preços também. Um brasileiro trabalha lá e ajuda muito. A localização é excelente, a 2 quadras da praia e ao lado do calçadão principal.

PUERTO IGUAZU – Argentina
Che Lagarto (https://www.chelagarto.com/index.php/index.php/pt/hostels-em-puerto-iguazu.html) Também segue a linha mais simples, já que os quartos são mais velhos. Mas existem quartos privados e os funcionários são super atenciosos. Tem piscina, jogos e bar.

RIO DE JANEIRO
Adventure Hostel (https://www.adventurehostel.com.br/) A localização é incrível. Fica em Ipanema, a duas quadras da Lagoa e a poucas da praia. Os quartos são pequenos, mas limpos e agradáveis. Ótimos preços!

SANTIAGO – Chile
Andes Hostel (https://www.andeshostel.com/). Excelente! Tanto pela localização, proximidade do metrô, quartos novinhos, bar, área de confraternização, terraço, etc.

BARILOCHE – Argentina
Hostel 41 Below (https://www.hostel41below.com/) Gostei muito também. Fica bem no Centro Cívico, tem calefação, água quente e lareira. Também tem um bar.

Depois faço mais uma lista. Abs

Eu já fiquei em alguns albergues, de excelente a péssimo.
O Praia do Forte Hostel, na Bahia, é excelente. Não tenho absolutamente nenhum comentário negativo a fazer, a não ser a necessidade de fazer reservas com enorme antecedência. É o efeito colateral da excelência, afinal. É possível ser melhor? Claro, mas não acredito que com a localização e o preço cobrado seja possível ir muito além.
Do excelente direto pro péssimo: St Christopher’s Camden, em Camdentown, Londres. Chuveiro péssimo, quarto fedorento, quente, apertado, lavanderia suja, precisando de uma reforma geral ou ao menos uma limpeza daquelas feitas com jatos de vapor escaldante e tonéis de água sanitária. Uma das piores experiências da minha vida.

Bom, fui a Europa ano passado e em Firenze fiquei no Academy Hostel, mto bom!! Tem café e um happy hour td dia, o ambiente é descontraído, os quartos são legais e é mto charmoso… outro ponto a favor que é bem próximo do Duomo e do museu que tem o David de Michelangelo. Vale a pena!!

Recomendo o Hi Hostel em Bonito/MS. É fantático. Com piscina, lavanderia, varal e limpeza td dia. Os quartos coletivos são femininos ou masculinos com até 6 pessoas. Portanto é total relax.
Já em Botafogo/RJ, o Ace Hostel tem quartos mistos para 16 pessoas, o que não é legal pra quem tem problemas em encontrar um gringo só de cuecas esparramado no beliche… rsrs. Mas é bem localizado e tem um ótimo atendimento.

    Oieeee
    O Ace mudou! E agora ja vai mudar de novo… Dormitorios aqui agora no maximo para 8 pessoas e o Ace esta se especializando em atender brasileiros!!!!
    Nessa px reforma agora em maio de 2012 vamos fazer todos os quartos com banheiro privado…. Logico que tudo isso tem um custo um pouquinho so maior,mas olha quanta diferenca.
    Para os hospedes budget agora recomendamos ficar no albergue http://www.ecohostel.com.br com diarias mais ecnomicas.
    Sejam bem vindos

Buenos Aires: o Hostel Inn Buenos Aires, em San Telmo, é ótimo, banheiros limpos, totalmente bem localizado (a 2 quadras do metrô e da Plaza Dorrego), escaninhos bem espaçosos, funcionários sempre prestativos. Só tem quartos coletivos.

Madrid: O albergue Mucho Madrid é o lugar mais limpo em que já me hospedei. Fica na Gran Vía, no sétimo andar de um prédio comercial, os donos são um casal na faixa dos 60 anos que estão sempre lá, muito zelosos, principalmente não deixando que se faça muito barulho. Também tem escaninhos individuais grandes. Quando fui (setembro), havia muitos estudantes estrangeiros recém-chegados à cidade se hospedando lá enquanto procuravam apartamento.

Cidade do Cabo: Ashanti Gardens Lodge, bastante grande, tem um bar agradável no segundo andar (fecha cedo, o que é ao mesmo tempo bom e ruim), tem segurança na porta, e tem uma mini-agência de passeios na recepção, que também tem passeios em outras cidades sul-africanas.

Recomendo bastante os três acima. Não recomendo:

Barcelona: não curti muito o Mambo Tango Hostel, próximo à Avenida Diagonal (bem perto do funicular de Montjuic). Meio “mochileiro” (no mau sentido) demais pra mim – tipo, cheirando a incenso e com 12 pessoas no quarto que deveria ter 8.

Buenos Aires: Ayres Porteños, em San Telmo. É um casarão antigo reformado, fiquei em quarto indivudual lá. Mas os banheiros eram bastante sujos.

Não lembro de cabeça os nomes dos albergues onde me hospedei na Alemanha, depois comento sobre eles. E tudo reservado via hostelworld.com

Eu conheço dois hostels em Buenos Aires.
Um é o Portal del Sur, fica a uma quadra da Av. de Mayo e a 3 quadras da 9 de Julho. Para quem qr ficar no centro é uma localização muito boa pq esta prox a estações do metrô das linhas A e C além de supermercados e tals. Eu me hospedei em quarto pra casal com banheiro privativo e ar condicionado nos quartos. Eles possuem um bar no terraço que é bem legal mas o som não incomoda quem quer ficar descansando no quarto. O staff também é bem gentil. É limpo. Só a roupa de cama que era meio velha (não era suja e sim velha… puida, remendada). O café da manhã é com um prato de pão e medialunas por pessoa e leite, cafe, cha e suco a vontade.
Esse ano eu fiquei no EcoPampa Hostel, super bem localizado em Palermo na esquina da Guatemala com Borges. É um hostel que tem menos de 1 ano, mas os donos já possuem há um tempo o Pampa Hostel em Belgrano. Fiquei também em quarto de casal com banheiro privado e ar condicionado. Os quartos são amplos e o hostel é limpo. O café da manhã é razoável. Há um bar no lobby mas não estava funcionando nos dias que estive lá, portanto não sei se é muito barulhento. O único problema que eu percebi são as escadarias, que são muitas e com as malas fica meio difícil. O pessoal lá é muito simpático.

Eu já fiquei em alguns albergues que me chamaram atenção. Costumo ficar em quarto com banheiro individual e muitas vezes optamos pelos albergues pelo ambiente e dicas que nos são fornecidas, que são sempre muito interessantes.
Por exemplo, em Pucon, no Chile, o Refúgio Península é belíssimo a vista da natureza é fantástico. A localização também é muito boa!
Em Buenos Aires fiquei no Hostel Suites Florida, no coração da calle Florida. Os quartos são modernos e a localização é muito boa.
O mesmo posso dizer do Bariloche Hostel Inn, que além do ambiente agradabilíssimo, possui um quintal delicioso e quartos espaçosos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito