Arequipa ou Trujillo? La Chica de Mochila responde

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Arequipa e Trujillo, Peru

Algumas respostas no Perguntódromo dão posts prontos. Foi o que aconteceu recentemente com a pergunta da Lu Malheiros sobre qual cidade caberia melhor em três dias como complemento a uma viagem a Lima: Arequipa, a belíssima cidade colonial do sul do país, ou Trujillo, no norte, porta de entrada para as últimas descobertas arqueológicas peruanas, a cidadela de Chan Chan?

Por sorte, a Camila Camargo tinha visitado as duas cidades no ano passado, e deu uma resposta longa e sensacional. Na hora eu vi que precisava transformar aquilo num post -- não dava para deixar escondido dentro da caixa de comentários de uma enquete sobre hotéis em Lima.

Pois quando fui dar copy/paste agorinha descobri que a Camila também tinha se dado conta de que aquilo era um post pronto. E olha que bacana: a Camila usou aquele depoimento espontâneo para reativar o seu próprio blog de viagem, o La Chica de Mochila.

Então em vez de Ctrl-C/Ctrl-Z o relato da Camila, aí vai o link para você se informar sobre Arequipa e Trujillo diretamente no blog dela, devidamente ilustrado com fotos próprias. Ficou ótimo, Camila!
Leia:

Peru: Arequipa ou Trujillo?, por Camila Camargo, no La Chica de Mochila

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

51 comentários

Valdinho Pellin

Lu e Ricardo.
Parabens pelo Post. Ele está tão legal que eu fiquei mais na dúvida ainda rsss
abraços

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Que legal Riq! Eu ainda não passei no blog da Camila para agradecer, mas ela ajudou muito!
Valeu! wink

Camila Camargo

Oi Riq! Muito obrigada pelo elogio e pela indicação do La Chica de Mochila. Fico feliz também que minhas sugestões tenham ajudado a Lu na sua difícil escolha, pois as duas cidades são lindas.
Nessa última semana, recebi várias visitas bacanas no blog que me estimularam a continuar escrevendo, desta vez sobre uma semana que passei em Buenos Aires agora no fim de abril.
Aproveito para dizer que estou seguindo os posts do VnV sobre o Canadá e, como sempre, estão incríveis! Um grande abraço!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Riq, D. Bóia e Trips,
Que hotéis vocês sugerem (ou não sugerem!) em Arequipa e Chivay?
Valeu! wink
Abs,

Luiz Jr. (Blog Boa Viagem)

Lu Malheiros, eu de olho nos seus posts sobre a Tailândia e vc de olho nos meus posts sobre Arequipa, Chivay e o Canyon del Colca =D

Bom, recomendo em Chivay o CASA ANDINA, assim como em Arequipa. Não fiquei hospedado em nenhum deles, mas recomendo muito pois parecia um dos melhores por ali a um custo até acessível para nossa realidade. Procure mais informações na internet e fique de olho na matéria que vamos publica no fim de semana: o primeiro capítulo da saga em Chivay e no Canyon del Colca.

Camila Camargo

Oi Lu, que bacana! Espero que você goste de Arequipa tanto quanto eu!
Como viajei sozinha, acabei ficando em hostel. Mas conheci um casal que ficou no Los Tambos (cerca de USD 80/90 a diária por casal) e eles fizeram mil elogios. Perguntei a outros amigos que também foram à Arequipa recentemente e ficaram nesse hotel e eles deram um retorno bastante positivo. Dá uma olhada no site: http://www.lostambos.com.pe/
Outro casal de amigos ficou no Casa Andina, uma rede de hotéis super charmosos no Peru, que parece ser incrível http://www.casa-andina.com/peru/hotels/arequipa-hotels/classic-arequipa/hotel.php. No entanto, as tarifas já ficam mais caras, a partir de uns USD150,00…
Quanto a Chivay, tenho duas recomendações naquela proposta de ficar um pouco mais afastada da cidade (que não é nada incrível) e se aproximar do Colca em si, que vale bem a pena. Dá uma olhada no Pozo del Cielo http://www.pozodelcielo.com.pe/ e no Casa Andina, daquela mesma rede que eu mencionei em Arequipa http://www.casa-andina.com/peru/hotels/colca-hotels/classic-colca/hotel.php.
Espero ter ajudado Bjs!!

Valdinho Pellin

E em Trujillo alhguem tem indicação de um hostel legal?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valdinho!
Pesquise hostels no Hostelworld:
http://www.hostelworld.com/findabed.php/ChosenCity.Trujillo/ChosenCountry.Peru

Erika
ErikaPermalinkResponder

Lu Malheiros,

no Peru recomendo a rede Casa Andina de hotéis. fiquei em Lima, Nazca e Arequipa e pra mim valeu!

Chivay os locais são mais simples mas tambem tem um Casa Andina.

http://www.casa-andina.com/

até mais.

Cibi
CibiPermalinkResponder

Oi Lu,

Fui para Arequipa em janeiro passado (mochilão sem o maridão Pato Econômico...) e fiquei no Casa de Melgar Hostel. É um lugar muito charmoso situado num casarão antigo. Os quartos são bem decorados e você toma o farto café da manhã de frente para um jardim repleto de pássaros e flores. A dona é bem simpática e a diária uma pechincha (por volta de U$50). A localização também é perfeita, pois fica a umas três quadras da Plaza da Catedral! Vale a pena!
Fui para o Vale do Colca, mas fui de excursão para o Vale do Colca. Boa viagem!Abrs

Valdinho Pellin

Olá Pessoal:
Estou quase decidido a completar minha viagem a Lima com Arequipa ( e não de trujillo). Teria 10 dias para essa viagem onde imagino que 4 deles destinarei a Lima. Minha idéia inicial é ir a Arequipa de Avião ou de ônibus viajando a noite ( ainda verei a melhor relação custo x beneficio). Gostaria de saber quantos dias são necessários em Arequipa já que pesquisei algumas cidades no caminho e achei Ica bem interessante. Tem Nazca também no caminho mas achei Ica mais interessante. Então pensei em fazer Lima ( 4 dias) Arequipa ( 3 dias) e ai aproveitar um ou dois dias em Ica na volta de Arequipa. Nesse caso teria que voltar necessariamente de ônibus. O que acham?.
Obrigado

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Luiz Jr, Camila Camargo, Erika e Cibi,
Muito obrigada pela dicas!
Cibi, mesmo sem o Pato, bem que você podia ter feito um post para o VnV! wink Vamos de excursão para o Vale do Colca também.
Bom início de semana para todos, abs,

VAL
VALPermalinkResponder

Valdinho,

Arequipa não me agrada. Tirando o Vale do Colca, não tem nada mto interessante, só um centro bacana com bons restaurantes.
Se você tiver com tempo, tente reservar uns 2 dias para Arica, uma cidadezinha praiana linda e super agradável. Boa viagem!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Oi Valdinho, para Cusco você não quer ir?

Guedes
GuedesPermalinkResponder

Olá Valdinho,

Fiz um roteiro semelhante ao seu há 3 anos. Gostei muito de Arequipa e pretendo voltar lá quando possível. Para quem gosta de apreciar arquitetura (especialmente colonial) e museus, Arequipa é ótima. Nem fiz o Vale do Colca, porque preferi conhecer melhor Arequipa.
Sugiro que você passe um dia em Pisco, onde poderá visitar as Ilhas BAllestas e a reserva nacional de Paracas. Gostei muit dessas dois passeios. Nazca também é imperdível, não só pelas famosas Linhas de NAzca, mas também por diversos sítios arqueológicos existentes ali. Em Ica, a única coisa que me interessou foi Huacachina, um oásis nos arredores da cidade.
Se quiser mais informações e dicas, entre em contato
Edson
sinho35@hotmail.com

Valdinho pellin

Oi Luciana:
Pensei em Cusco sim mas sinceramente, ao contrário da maioria dos turistas que vai ao Peru, Mach Pichu não me seduz. E ir a Cusco sem ir a Machu Pichu não vejo muito sentido. Eu Estou muito interessado em conhecer Lima e depois de pesquisar muito verifiquei que seria possivel esticar a viagem a mais alguns lugares. Assim minha dúvida era ir para o Norte para conhecer Trujillo ou ao sul para conhecer Arequipa. Pesquisando observei que Arequipa poderia ser mais interessante e que no caminho tem outras cidades para completar a viagem.
Outro motivo que desconsiderei Cusco é que também não pretendo gastar muito nessa viagem ao Peru porque esse ano ainda quero ir a Europa. Então estou tentando montar um roteiro interessante e de baixo custo.
Guedes vou mandar um e-mail pra vc.
Abraços a todos.
Valdinho

Luiz Jr. (Blog Boa Viagem)

E não deixem de visitar a super matéria do Blog Boa Viagem sobre Arequipa, Chivay e o Canyon del Colca. Visitei o Peru no mes de janeiro desse ano de 2011 e ate o presente momento já são mais de 30 posts sobre essa viagem.

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Arequipa também não achei lá tanta coisa, e mesmo o Canion del Colca eu esperava mais, mas... já que não vai prá Cusco, é o lugar certo!
Dali, vá de onibus noturno até Nazca, faça o sobrevoo das linhas pela manhã e já se mande para Paracas ou Pisco, que ficam há umas poucas horas, para fazer no dia seguinte o passeio pela região, que é uma delicia.

Valdinho Pellin

Obrigado pelas dicas.
Andei pesquisando e redefinindo algumas coisas:
Descobri uma cidade que pode ser interessante na volta de Arequipa. Pesei em Pisco que pode funcionar como uma espécie de base para fazer alguns city tour interessantes: Reserva Paracas e Islas Ballestas - que daria para fazer em um dia e Laguna de Huacachina em Ica - que dá para fazer no outro dia. Acho que deve ter ônibus de Arequipa para Pisco.
Quanto a Arequipa minha dúvida é fazer ou não o tour vale del coca que parece imperdivel, mas o problema é que demora dois dias ( ou será que existe a possibilidade de fazer em um dia?). Assim para realizar esse tour e conhecer a cidade precisaria de no minimo 3 noites.
Portanto pensei em:
Lima - 4 noites
Arequipa - 3 noites
Pisco - 2 noites

Em relação aos deslocamentos teria a opção de Onibus noturno de Lima a Arequipa para otimizar tempo. Nem seria questão de custo seria questão de tempo mesmo. E ônibus Noturno de Arequipa para Pisco.
O que acham? Faz sentido ou está bem fora da realidade?
E o tour para Vale del Coca em Arequipa é fundamental mesmo?
Estou refinando as idéias mas ainda com muitas dúvidas.
Abraços

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Valdinho,
Nazca só vale se você quiser ver as Linhas, que são aqueles desenhos gigantes no solo do deserto. É um vôo de aviãozinho que comporta quatro pessoas (o piloto e mais três) e 100% das pessoas que conheço saíram verdes. Enjoo pouco é bobagem. Mesmo assim, é muito interessante para ver as Linhas, que são uma cois incrível. No mais, a cidade é feia e não oferece muito. Já Arequipa é uma cidade linda que vale a pena ser explorada por alguns dias. Mas é só isso, uma cidade bonita centrada na Plaza de Armas, como todas da colonização espanhola. O interessante é porque é berço de vários movimentos políticos do Peru. No entanto, tenho que discordar de você: Cusco vale a pena mesmo se você não for a Machu Picchu. Parece uma Ouro Preto, e tem um clima muito bacana, restaurantes bem legais, muita gente nas ruas, enfim. Acho que você não pode perder! E se quiser mais uma ideia, sugiro Puno. A cidade fica às margens do Titicaca e, de lá, dá para conhecer as ilhas flutuantes dos Uros, que são uma das coisas mais diferentes que já vi na vida! Abraço!

Valdinho Pellin

Oi Patricia.
Obrigado pelas dicas. Nossa tem tantas cidades interessantes para visitar no Peru. Infelizmente como terei apenas 10 dias e não abro mão de Lima vou ter que sacrificar algumas cidades. Talvez em uma segunda viagem eu faça Cusco e até Machu Pichu para outra oportunidade.
Acho que Lima, Arequipa e Pisco pode ser um roteiro interessante.
Mas valeu pelas dicas.
Abraço

Luciana Daher
Luciana DaherPermalinkResponder

Amigos,

Voltei de uma rápida viagem ao Peru e gostaria de compartilhar algumas coisas com vocês. Fui por 3 dias apenas acompanhando meu marido em uma viagem de trabalho. É bom dizer que, no ano passado, estive em Lima, Cusco, Machu Picchu e Nazca.

Desta vez queria visitar Caral (a cidade mais antiga das Américas - ruínas de 5 mil anos). Fica a 4 horas de ônibus para o norte de Lima e é um passeio de apenas 1 dia. Contratamos um tour (reservado desde Sao Paulo) e fomos. As ruínas são muito interessantes e fazem parte de um complexo arqueológico ainda pouco explorado. As escavações foram iniciadas há apenas 15 anos. O guia local deu uma excelente explicação e reforçou que são hipóteses, afinal tem muita coisa para ser descoberta ainda. Na volta tivemos duas surpresas: um arroz com pato sensacional em um restaurante de beira de estrada e um pneu furado nada agradável. É um passeio para quem gosta de arqueologia.

Fomos, no dia seguinte, a Pachacámac. Bem pertinho de Lima (meia hora de carro), está o sítio arqueológico de um templo religioso utilizado por 4 diferentes civilizações. Novamente foi muito bacana ver como a comunidade local foi envolvida no projeto de pesquisa e no turismo, nosso guia era excelente. Já este passeio vale a pena para todos que visitarem Lima, por ser perto e com história mais bem estruturada.

Outro grante atrativo do Peru é a culinária. Desta vez estivemos nos seguintes restaurantes:
El Mercado - ceviche, só abre para almoço. É o novo restaurante do chef Rafael Osterling(do restaurante Rafael)
Central - contemporâneo excelente
La Gloria - moderninho
Rosa Nautica - super turístico, só tinha gringo. A comida estava excelente e era o único restaurante mais bacana que funcionava domingo à noite!
São alguns dos melhores e mais caros restaurantes de Lima. Mas valeu muito a pena. Comida, serviço e ambiente de altíssimo nível por não mais que R$ 80 por pessoa para entrada, prato principal e bebida alcoólica.
Bjs!

Valdinho Pellin

Olá Pessoal.

Acabei de aproveitar uma promoção interessante pela LAN. Comprei SP -Lima -SP por U$$ 390,00 para viajar no feriadão de novembro. Ficarei 10 dias. Estruturei o roteiro inicial da seguinte maneira:

10/11 – Chegada a Lima as 23: 00
11/11 – Lima (Manhã – Tarde e Noite)
12/11– Lima (Manhã – Tarde e Noite)
13/11– Lima até meio dia. A tarde deslocamento até Paracas. – 250 Km – APROX. 4 HORAS
14/11– Paracas (Manhã – Tarde e Noite) – Visita Ilhas Balestras – Reserva de Paracas - Cidade
15/11– Conhecer o centro da cidade de Ica de Manhã e – Laguna Huachica em Ica a tarde– a noite ir de Ica para Arequipa – 713 Km ( APROX 15 Horas)
16/11– Chegada em Arequipa de Manhã – Tarde e Noite
17/11– Arequipa – Manhã – Tarde e Noite
18/11 Arequipa – Manhã e Tarde. A noite volta a Lima – 1.009 Km
19/11– chegada em lima de manhã. Lima Manhã – Tarde e Noite
20/11– Volta ao Brasil as 1:20 da manhã

O que acham?

Um abraço,

Valdinho Pelln

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Valdinho! Seu roteiro foi para o Perguntódromo, vejamos quais serão as opiniões dos tripulantes smile

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Imagino que você já conhece Cuzco e Machu Picchu pra deixar de fora do roteiro, né?

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Riq, Trips e D. Bóia,
Alguém já mandou dinheiro para o exterior pela Western Union (WU)? Pergunto, pois a agência de Arequipa está pedindo um sinal e não aceita que mande via PayPal. Se eles não tivessem sido tão legais no atendimento eu nem tentaria mandar dinheiro via WU...
As informações fornecidas pelo site da WU não batem quando entro em contato com os supostos agentes. Por exemplo, a WU diz que o Bradesco seria um agente, mas já liguei para 3 agências e eles afirmam que não são!
Riq, desculpe-me colocar essa pergunta aqui, mas não achei um post adequado.
Obrigada, um abraço

Ricardo Freire

Eles são o Bradesco desse negócio de envios internacionais de dinheiro smile O inconveniente parecem ser as taxas (mas não sei quanto cobram atualmente).

No site eles tem um localizador de agente:
http://www.westernunion.com.br/WUCOMWEB/staticMid.do?method=load&pagename=agentLocator

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Riq,
Obrigada! Eu já tinha visto o localizador de agentes. O problema é que quando você entra em contato com os supostos agentes eles: 1)Nem sabem que são agentes da WU; 2) Dizem que só fazem transferências de dinheiro entre parentes! e/ou 3)Não sabem informar o valor das taxas! eekops:

Ricardo Freire

Meu Deus! Vou pôr no Perguntódromo entonces.

Fernando Moreno

Lu Malheiros, recentemente, para pagar a metade de um apartamento que estou alugando em Paris, uma das opções entre as três que a pessoa me enviou, era a transferência via WU. Aqui em BH, o site mostra um monte de agente que não existe. Pelo Banco do Brasil, apenas 1 agência em BH inteira faz este serviço, que descobri indo em uma das agências indicadas pelo site(que é péssimo). Por aqui, eu liguei para o BB para saber das taxas, e a resposta que tive era que não era possível passar por telefone, era necessário ir na agência, que aqui em BH é uma do centro, famosa por estar sempre LOTADA. Detalhe, o serviço só é oferecido no horário comercial do banco mesmo. Pelo que percebi, esse serviço é muito utilizado por quem manda/recebe dinheiro do exterior, por isso deve ter taxas melhores, mas é preciso passar por todo esse perrengue.

No meu caso, acabei optando por fazer a transferência pela internet do meu banco mesmo, apesar de ser menos vantajoso (acredito, pois não sei o valor das taxas do WU), pagando uma taxa do banco para a transferência para o exterior (RS40), imposto de renda (depende do valor) e IOF (não o valor novo, mas o de 0,38%). Penso que o WU é mais vantajoso. Vá até uma agência do BB que eles te falam qual da sua cidade faz esse serviço.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Oi Lu, mandei para Argentina. Me bati até achar o agente. Bradesco não sabia de nada.Entra no site e faz busca dos agentes da tua cidade.O agente é parecido com uma lotérica, pena que joguei fora o folheto deles. Paga sim uma taxa e não é pouca, tinha que mandar R$41,00 e o total foi deR$58,66, a diferença foi a taxa.
É seguro.
Raquel

Luiz Ferreira
Luiz FerreiraPermalinkResponder

Lu,

Há uns 5 anos, reservei uma hospedagem na Argentina com uma empresa de Buenos Aires, que não aceitava cartaão. Tive que fazer a transferência via Western Union.

Como eu era correntista do BB, pude fazer a transferência por ele. Mas tive que ir numa agência onde existia cambio. Talvez exista a mesma exigência no caso do Bradesco.

Tenho quase certeza de que me foi cobrada alguma taxa, mas não lembro o valor.

A transferência foi feita sem qualquer pedido de comprovação de que o dinheiro era para algum parente.

Note que no próprio site da WU (http://www.westernunion.com.br/WUCOMWEB/staticMid.do?method=load&pagename=mtSendMoney) não existe esta restrição.

Anita
AnitaPermalinkResponder

Oi Valdinho,

Do seu roteiro, eu só conheço Lima e Arequipa. Como vc está reservando 3 dias para Arequipa, você poderia incluir o Canon del Colca. Quando fui, fiz o tour de apenas 1 dia. É bem cansativo porque sai de madrugada, por outro lado, na minha opinião, o passeio não vale "gastar" 2 dias de viagem com ele.

Outra opção, seria reduzir o tempo em Arequipa e incluir um tour aéreo a Nazca, que fica pertinho de Ica.

Quanto a hotel, não sei o que vc está pretendendo, mas acabei de receber um email do Starwoods sobre a inauguração de um hotel Westin em Lima, no bairro de San Isidro, que foi o que mais gostei de lá, com ótimas lojas e restaurantes.

Boa viagem!

Valdinho Pellin

Oi Anita:
Pensei muito em fazer ou não o Canon del Coca em Arequipa. Se resolver fazer o passeio certamente será o de um dia. Vc fez com que agência? o que achou desse passeio? Vale a pena?
Quanto a Nazca até pensei em fazer o tour aéreo mas sinceramente pesquisei e não achei tão interessante assim.
Em Lima estava pensando em ficar mesmo em Miraflores. Acho que é logisticamente melhor localizado para visitar tudo o que a cidade oferece em apenas 3 dias.
um abraço e obrigado pelas dicas
Valdinho Pellin

Anna
AnnaPermalinkResponder

Lu,

A Western Union é uma forma bem confiável de mandar. Um dos agentes é o Banco do Brasil. Ali, tem dois problemas: um, só manda para clientes. Dois: só manda para parente.
Tem dois jeitos, também, de "burlar" isso: 1º dizer que está mandando para um primo. Se for valor pequeno, nem vão implicar. Acima de 3000 dolares vc tem que provar isso. As implicações para você: a receita questionar o porquê você estar mantendo (ordem enviada como manutenção) alguém no Peru. Nunca vi acontecer, só costumam questionar quem movimenta mais de 10 mil/ano. 2º Mandar via internet (pelo site do Banco, através da sua conta).
O outro agente que conheço e que não questiona é uma casa de câmbio chamada Action. Tem nas grandes cidades.
As taxas: no BB começa a partir de USD 21,00 (se bem me lembro até 200 doláres enviados) + IOF 0,38%. Valor mais alto, mais taxa, tabela própria deles.
Já na Action eu sei que é mais caro, mas nem idéia de quanto.

Espero ter ajudado! Abraços,
Anna

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Acho que Lima não precisa de 3 dias não.... já Arequipa, realmente com este tempo dá para fazer tranquilo o passeio de 2 dias pelo Canion - o passeio de 1 dia dizem ser extremamente corrido e cansativo, então creio que vale o de 2.
E entre Paracas e Arequipa tem Nazca e suas linhas - tudo bem que parece melhor do que é na verdade, mas pode ser um passeio bem interessante.

Joyce
JoycePermalinkResponder

Anna,
precisei mandar dinheiro esses dias para os States, para segurar um ape no qual ficarei em julho. Mandei pelo Westwern Union, via Banco do Brasil, onde tenho conta. O valor que enviei era cerca de U$350 e paguei uns R$50,00 de taxa. Obviamente, a pessoa nao é parente e nao me questionaram, colocaram como manutenção de parente, mas nao acredito que tenha problemas com a receita devido ao baixo valor. Boa sorte.
Joyce

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Lu Malheiros e o seguinte, no BB vc precisa sim ser cliente, com cadastro atualizado e com conta ativa ha pelo menos 3 meses. Vc manda para clientes ou nao, para parentes ou nao. A questao eh que vc nao manda para uma empresa, como parece ser o seu caso, pois o WU eh o envio de dinheiro de uma PF (pessoa fisica) para outra. A menos que vc tenha um contato lah nessa empresa a quem vc possa direcionar e vc teria que enviar como "manutencao de residentes no exterior", sim, pois qualquer motivo diferente deste vc vai precisar de um milhao de documentos que comprove. Ao enviar para PJ, se nao estou enganada, deveria ser SWIFT, um outro tipo de envio que da mais trabalho ainda. As taxas variam, sendo de 1% do valor com o minimo de U$20 e teto de U$100. Ah, as ordens sao sempre enviadas em dolares ou em reais, nunca em pesos, libras ou euros. Quando a pessoa for receber no outro pais, havera a conversao do dolar para aquela moeda, com a cotacao daquele momento exato da liquidacao da ordem. Sim, a ordem deve ser de no maximo U$3000, quer dizer, pode ser de mais, mas neste caso vc tem que comprovar mais coisas e bla, bla, bla. Bem, qualquer remessa de dinheiro para o exterior pode significar evasao de divisas e sim, a Receita vai ficar em cima, por isso esses controles sobre os valores e os motivos do envio.
Obs.: Atentar para o fato de que o BB eh somente um correspondente do WU, ou seja, vc pode procurar por outros, pois ha ate em shoppings centers, normalmente sao aquelas casas de cambio que, alem de vender dolar, fazem remessa de dinheiro. Tanto no BB (se vc for correntista) quanto direto na WU vc precisa levar original e copia da identidade, cpf e comprovante de residencia atual, alem de ter em mente os dados completos de quem vai receber a ordem, como nome, endereco e telefone.
Espero ter ajudado.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Lu Malheiros,
eu nunca enviei dinheiro pelo wester union, mas o Banco do Brasil já espalhou outdoors pela cidade falando do wester union. Não sei como é para enviar mas para receber!!! Coitados dos gringos!!!!
Um amigo de meus filhos recebeu dinheiro enviado da Nova Zelandia pelos pais, na Nova Zelandia não é permitido que menores de 18 anos tenham cartao de crédito e a solução é a Wester Union. O menino já havia retirado dinheiro no Uruguai e Argentina mas quando chegoou no Brasil, um dia antes de voltar para NZ, o Banco do Brasil exigiu CPF do menino KIwi!!!! Meus filhos me ligaram apavorados, pedindo ajuda. Cheguei furiosa na agência, já falando por celular com a Assessoria de Comunicação Social do Banco do Brasil e chegando direto na mesa do gerente da agência. Com o celular já havia tirado foto do outdoor. Eu dizia: vcs fazem publicidade mas não treinam os funcionários! Quero ver a normativa do Banco Central que exige que turistas tenham de ter CPF. Ninguem conhecia os procedimentos do western union na agencia do BB mas em uns quinze minutos e alguns telefonemas do gerente, o menino saiu com o dinheiro da agência! Ainda me pediram desculpas. Mas imagino o que seria deste intercambista em visita ao Brasil se não tivesse amigos!!!1 Ficaria sem dinheiro e ninguem falava ingles na agência. O tratamento que ele recebeu no Uruguai e Argentina foi 10 vezes melhor do que no poderoso Banco do Brasil.

Nishan
NishanPermalinkResponder

O que é "Assessoria de Comunicação Social do Banco do Brasil " ??

Infelizmente erraram feio. Estrangeiros residentes e não-residentes(turistas) podem receber dinheiro enviado do exterior em nome dele. Aqueles que moram aqui DEVEM possuir CPF, mas os que estão de passagem por aqui (turistas), é óbvio que não precisam.

Para utilizar os serviços da Western Union aqui no Brasil é necessário ser CLIENTE do Banco do Brasil, procurar agências/corretoras de câmbio conveniadas a WUnion ou então telefonar diretamente a eles 0800-707-9330 http://www.westernunion.com.br/web-inf/pt/pdfs/BR_OBphone2.pdf

Cuidado ao enviar dinheiro pela WUnion. Verifique se quem irá receber é alguém confiável. Golpistas utilizam-se bastante deste tipo de serviço e você não consegue receber o dinheiro de volta depois. A responsabilidade do envio é sua.

Se for necessário enviar dinheiro para a conta da agência, isso só será possível via transferência bancária SWIFT. No BB o preço é de aprox 1,66% do valor enviado+USD100+IOF .

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Riq Fernando Moreno, Luiz Ferreira, Anna, Joyce, Fernanda, Lucia e Nishan,
Vocês são demais! smile
Problema resolvido: fui em uma casa de câmbio e disse que precisava mandar dinheiro para uma prima no Peru. Paguei uma taxa de R$17,50 para mandar US$60.
Muito, muito, muito obrigada por todas as dicas de vocês!

Valdinho Pellin

Pessoal alguem sabe quais as principais agências para fazer o Canon del Coca em Arequipa em um dia só?

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Valdinho,
Procurei agências credenciadas no site oficial do Perú www.peru.travel Escrevi para cinco agências que tinham site e que fazem tour pelo Vale del Colca. A agência que primeiro respondeu ao meu contato e tirou as minhas dúvidas foi a Colca Tours http://www.colcatours.com/
O único inconveniente - que menciono aqui mesmo no post - é que eles pediram um sinal. E claro, não usei os serviços deles ainda!
Um abraço,

Valdinho Pellin

Ok Lu.
Muito obrigado. Estarei 3 dias em Arequipa e se eu realmente resolver fazer o Cann del Coca será em um dia. Não sei se vale a pena...vi que algumaos agências também oferecem rafting em meio dia...
Essa é minha grande dúvida no momento...fazer ou não o passeio d eum dia no Canon del Coca

Mila
MilaPermalinkResponder

Olá, estamos planejando nossas férias para o Peru de ll.l0 a 23.10.
À princípio pensamos em Lima, Arequipa, Cusco, Aguas Calientes e Puno.
Não sabemos se há mais alguma coisa interessante, o que não podemos perder, dicas de passeio, hotel, restaurantes, enfim se alguém puder nos ajudar a montar o roteiro, agradecemos muito.
Se é necessário irmos por pacote ou se dá para irmos por conta.
Gratos,
Mila e Antonio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mila! Sempre dá para ir por conta própria.

Não temos conteúdo próprio sobre o Peru, mas clicando nestes links você chegará a blogs sensacionais que tratam do destino (incluindo aí o La Chica de Mochila):

https://www.viajenaviagem.com/category/lima

http://www.viajenavigem.com/category/machu-picchu

https://www.viajenaviagem.com/category/arequipa

Valdinho Pellin

Mila, eu fiquei 10 dias no Peru e explorei relativamente bem Lima, Ica e Arequipa.
Não sei não se o seu roteiro não está muito extenso para esse periodo que vc vai estar lá. De qualquer forma posso te dizer que Lima vale a pena e que Arequipa também é uma excelente cidade para conhecer.
Não há necessidade de pacotes dá pra fazer por conta tranquilamente.

Outros roteiros pelo Peru | Sundaycooks - Sundaycooks

[...] Arequipa ou Trujillo? La Chica de Mochila responde no Viaje na Viagem [...]

tatiana
tatianaPermalinkResponder

Olá. Quero voltar a Lima (que amo) e Arequipa (que passei muito rápido) e incluir Trujillo. Qual a melhor ordem a seguir?? Considerem que quero passar umas cinco noites em lima. Em Trujillo só faço questão De Chan Chan e em Arequipa só quero a cidade, sem o Vale del Coca. Sou do Acre e vou começar por Porto Maldonado. Quero fazer alguns trechos de ônibus. Me ajudem please! !!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Você vai percorrer todos os quadrantes do Peru. Veja horários de ônibus em http://www.cruzdelsur.com.pe/ . Há vôos entre Puerto Maldonado e Lima, entre Lima e Trujillo e entre Lima e Arequipa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar