O TripAdvisor, maior site de resenhas do mundo, divulgou esta semana as 25 melhores praias do mundo segundo seus usuários.
Não foi feita uma votação específica; a apuração foi feita pela tabulação das notas dadas espontaneamente nas resenhas dos leitores sobre lugares onde foram. Os que estão cadastrados como "praia" participaram da tabulação. O resultado reflete, portanto, o grau de satisfação dos viajantes com as suas escolhas; os vencedores são destinos de praia que melhor corresponderam -- ou superaram -- as expectativas dos turistas.
A grande maioria das 25 primeiras colocadas está nos destinos usuais de praia dos americanos -- Caribe e México --, com o acréscimo de ilhas paradisíacas por excelência, como Maldivas (11º lugar) e Bora Bora (14º). Fora do circuitão, as surpresas são a filipina Boracay (2ª colocada), a costa-riquenha Santa Teresa (10ª), a cipriota Ayia Napa (19ª), a grega Skiathos (22ª) e a tailandesa Kho Phangan (25ª).
A grande campeã de 2011 (e que está aí na minha foto de 2007) é a ilha de Providenciales, em Turks & Caicos. Ali fica a praia de Grace Bay, que sempre está relacionada entre as mais bonitas do Caribe e se tornou, nos últimos anos, numa fronteira imobiliária dos Estados Unidos e da Inglaterra.
Das praias visitadas por brasileiros, as mais bem classificadas são Aruba (em 3º lugar), Punta Cana (8º) e Miami Beach (13º).
A Riviera Maia emplacou quatro praias: Tulum (5º lugar), Isla Mujeres (15º), Playa del Carmen (17º) e Cancún (20º). É interessante ver como Cancún propriamente dita ficou fora ficou na rabeira entre as vizinhas (o que só reforça a minha impressão de que, no quesito praia, é a menos bacana de toda a Riviera).
As demais praias do Caribe que entraram na lista são Negril, na Jamaica (4ª colocada), Seven Mile Beach, em Grand Cayman (7ª), a ilha de Vieques em Porto Rico (18ª) e o Cabo Santa María, em Cuba (21º).
Fecham a lista uma série de praias americanas: Myrtle Beach, na Carolina do Sul (6ª), Cape May, em New Jersey (9ª), Panama City Beach, na Flória (12ª), a ilha de Sanibel, na Flórida (16ª), Clearwater, na Flórida (23ª) e Honolulu no Havaí (24ª).
É curioso notar que a única praia do Pacífico que chegou à lista é Santa Teresa, na Costa Rica. O Pacífico mexicano (incluindo a badalada Los Cabos, praia com a qual implico sem nunca ter ido...) ficou de fora.
Na lista das 10 melhores praias da América Central e do Sul (ou seja, sem México nem Caribe), a Costa Rica dá um banho no Brasil, emplacando cinco praias, contra duas do Brasil (Búzios e Porto de Galinhas). O resultado reflete o mapa de viagem do americano, que simplesmente não vem à praia no Brasil. (Nunca fui à Costa Rica mas tenho certeza que das praias de lá a gente não perde não.)
Leia também:
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
57 comentários