As 25 melhores praias do mundo (pelos leitores do TripAdvisor)

Grace Bay, Providenciales, Turks & Caicos

O TripAdvisor, maior site de resenhas do mundo, divulgou esta semana as 25 melhores praias do mundo segundo seus usuários.

Não foi feita uma votação específica; a apuração foi feita pela tabulação das notas dadas espontaneamente nas resenhas dos leitores sobre lugares onde foram. Os que estão cadastrados como “praia” participaram da tabulação. O resultado reflete, portanto, o grau de satisfação dos viajantes com as suas escolhas; os vencedores são destinos de praia que melhor corresponderam — ou superaram — as expectativas dos turistas.

A grande maioria das 25 primeiras colocadas está nos destinos usuais de praia dos americanos — Caribe e México –, com o acréscimo de ilhas paradisíacas por excelência, como Maldivas (11º lugar) e Bora Bora (14º). Fora do circuitão, as surpresas são a filipina Boracay (2ª colocada), a costa-riquenha Santa Teresa (10ª), a cipriota Ayia Napa (19ª),  a grega Skiathos (22ª) e a tailandesa Kho Phangan (25ª).


A grande campeã de 2011 (e que está aí na minha foto de 2007) é a ilha de Providenciales, em Turks & Caicos. Ali fica a praia de Grace Bay, que sempre está relacionada entre as mais bonitas do Caribe e se tornou, nos últimos anos, numa fronteira imobiliária dos Estados Unidos e da Inglaterra.

Das praias visitadas por brasileiros, as mais bem classificadas são Aruba (em 3º lugar), Punta Cana (8º) e Miami Beach (13º).

A Riviera Maia emplacou quatro praias: Tulum (5º lugar), Isla Mujeres (15º), Playa del Carmen (17º) e Cancún (20º). É interessante ver como Cancún propriamente dita ficou fora ficou na rabeira entre as vizinhas (o que só reforça a minha impressão de que, no quesito praia, é a menos bacana de toda a Riviera).

As demais praias do Caribe que entraram na lista são Negril, na Jamaica (4ª colocada),  Seven Mile Beach, em Grand Cayman (7ª), a ilha de Vieques em Porto Rico (18ª) e o Cabo Santa María, em Cuba (21º).

Fecham a lista uma série de praias americanas: Myrtle Beach, na Carolina do Sul (6ª), Cape May, em New Jersey (9ª), Panama City Beach, na Flória (12ª), a ilha de Sanibel, na Flórida (16ª), Clearwater, na Flórida (23ª) e Honolulu no Havaí (24ª).

É curioso notar que a única praia do Pacífico que chegou à lista é Santa Teresa, na Costa Rica. O Pacífico mexicano (incluindo a badalada Los Cabos, praia com a qual implico sem nunca ter ido…) ficou de fora.

Na lista das 10 melhores praias da América Central e do Sul (ou seja, sem México nem Caribe), a Costa Rica dá um banho no Brasil, emplacando cinco praias, contra duas do Brasil (Búzios e Porto de Galinhas). O resultado reflete o mapa de viagem do americano, que simplesmente não vem à praia no Brasil. (Nunca fui à Costa Rica mas tenho certeza que das praias de lá a gente não perde não.)

Leia também:

10 praias nota 10 no Caribe

Florianópolis: 10 praias

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


57 comentários

As praias dos Estados Unidos escolhidas, tirando Hawaii e Miami, talvez Sanibel nos melhores dias, não ficam nem na lista das 100+ dos Estados Unidos, quiçá do mundo. É até natural que apareçam várias praias de lá pois os leitores são Americanos, mas poderiam ter escolhido melhor.

Faltou Anguilla, St Maarten e St Barths, com certeza…

Como o título é Melhores, talvez inclua Estrutura e quantidade Fast Foods, eles Não saem de casa sem isso.
Se for beleza Natural Myrtle Beach é muito feia. As Praias em Clearwater e Panama City não possuem nada demais.
Mas é um padrão EUA, deixa eles.

Eu recebi esse email hj de manha do trip advisor e ate enviei p os meus amigos. Me chama atencao o fato de Negril sempre estar entre as primeiras colocadas nessas listas do Trip Advisor. Da mt vontade de ir la e pelas fotos parece lindo!

    Fui a Jamaica ano retrasado e passado..Retrasado fomos em tres amigos , rodamos a Jamaica toda e fiquei impressionado com Negril..Seven Miles Beach…O povo Jamaicano daquela parte da Ilha é totalmente diferente do Jamaicano de Kingston(menos pegajoso rsss)..De la prtimos para Cuba e fomos a Havan , Baracoa e Varadero…Ano passado resolvi voltar e fomos novamente a Jamaica ( meu irmão queia muito conhecer), fizemos o mesmo roteiro , de lá partimos para Ilhas Cayman , onde tive a maior supresa , local colonizado por ingleses , tudo muito limpo , novo e conheci uam serie de brasileiros que moram e trabalham na ilha , onde puder ir a lugares fantasticos , mergulhos com arraias e para quem gosta de badalação lá é o lugar , mais só ate as 02h00.Fiquei no Ramada Golf Resort ,um pouco distante do centro , mais barato e bem aconchegante com praia particular..Vale a pena ..e de lá partimos para cuba novamente , mais dessa vez fazendo Havana , Camaguey , Varadero e Santa Lucia… Vale muito a pena e é legal ver que nesta lista das melhores praias , eu tive a honra de conhecer algumas e indicar a todos..Abço

Engraçado a Tailândia emplacar Koh Phangan e não emplacar nem uma prainha de Koh Phi Phi… Isso me cheira à Full Moon Party… 😉

“É interessante ver como Cancún propriamente dita ficou fora (o que só reforça a minha impressão de que, no quesito praia, é a menos bacana de toda a Riviera).”

Ué, no link ali, Cancun aparece em 20º lugar… Riviera Maya emplaca 4 praias na lista, vou pra lá em Junho =)

Cade as praias de Noronha? Praia do Sancho, pelo amor de Deus…

Se não estamos no mapa é mesmo pq ninguem conhece .
Skiatos é bonitona sim , estivemos vários dias por lá , mas é para ver e não para usar , pois a agua gelada espanta até peixes.

Ih, Riq… esses gringos aí tão precisando urgentemente conhecer o Freire’s!! rs
Cadê a Bahia nessa lista das 10 + da América Central e Sul???

Opa! Eu e meu marido estamos indo para Boracay! Alguém teria dicas de lá?

    Mas que bela notícia! Estivemos em Boracay em 2005, realmente é um paraíso. É daqueles pontos na Ásia em que sentimos algo de Bahia no ar.
    A White Beach é maravilhosa, mas tem uma outra praia que se chama Pokabits (se não me engano) que virou minha definição de água azul turquesa em areia branca.
    Estando lá, tome alguns/muitos mango-shakes por mim!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito