China: as dicas dos leitores

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Xangai, China

Os queridos Mirella e Kiko do Mikix, que estão morando em Brisbane, na Austrália, estavam com uma escapada marcada para o Japão. Nesse momento de incertezas quanto à real extensão da contaminação radioativa, porém, resolveram mudar os planos, e estão indo para a China.

E pedem opiniões e sugestões:

Nosso roteiro será : Pequim, Xi’An e Xangai. Teremos 11 dias inteiros, que dividirei 5 + 2 + 4 respectivamente (pitacos são aceitos aqui também) eheheh…

Pesquisei o seguinte até o momento sobre os hotéis (nosso orçamento é US150 – US220 por dia):

- Pequim: Hotel G – a preocupação aqui é o barulho!!!

- Muralha: estou empolgada em fazer o passeio Jiankou to Mutianyu Great Wall Walk com o Beijing Hikers… alguma dica contra?

- Xi’An: acabei reservando o flat Citadines: super review no TripAdvisor e preço quase inacreditável.

- Xangai: estou vendo as dicas da Tofu na China… mas ainda estou em dúvida sobre a localização.

Sei que está tudo desparceirado, mas como o tempo está curtíssimo para organizar essa viagem, ajudas são mais que bem-vindas!!!

A Tati Akamime, do Por aí, já respondeu com um link para o seu post de planejamento para Xi'an, e sugerindo que em Xangai os Mikix fiquem no bairro French Concession.

E você? Tem dicas de Pequim, Muralha da China, Xi'an e Xangai pra Mirella? Contaí, pufavô!

110 comentários

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ed,
Acredito que seja possível, pois você pode usar o trem do aeroporto até o centro da cidade, e posteriormente circular de metrô (há tradução para o inglês, super fácil). Agora, o que fazer, é bem pessoal. Eu gostei muito da Cidade Proibida, do Palácio de Verão, do "pato laqueado", ou seja, há inúmeras opções. Como os transportes públicos ficam muito cheios nos horários de pico, prepare um roteirinho, o trajeto do trem/metro, para aproveitar ao máximo e não correr o risco de perder sua conexão.

Próxima Trip - Erika

Olá Ed, com o trem que conecta o aeroporto de Pequim ao centro da cidade, em 30 minutos você estará perto de várias das atrações principais. O trem do aeroporto vai até a estação de metrô de Dongzhimen, e desta estação o acesso é rápido para as outras estações próximas de atrações como a Praça da Paz Celestial e a Cidade Proibida, a área de compras Xidan Street, O Templo do Céu e a Rua Wangfujing (onde tem as barraquinhas com as comidas exóticas ...espetinho de escorpião, etc) o centro olímpico está um pouco mais distante, só vale se for muito fã de esportes.

Obviamente que não vai dar pra ver tudo isso, mas pode priorizar algumas das atracões. No metrô os mapas, os anúncios e a sinalização está tudo em inglês também, o que facilita muito.
No aeroporto você pode contratar um táxi também, mas acho o metrô mais organizado e fácil.

A muralha (pelo menos o setor de Badaling, mais próximo) até daria para encaixar, mas ficaria muito apertado, pois essas 12 horas acho que o ideal seria considerar 8 h líquidas, pra dar tempo de fazer tudo com calma. Particularmente eu ficaria tensa indo para um lugar mais distante sabendo que tenho um voo em algumas horas.

Eu tenho alguns posts já publicados da minha viagem à China, você pode dar uma conferida no meu blog.

http://www.proximatrip.com.br/category/china/pequim/

Marilia Pierre

12 horas:
-desembarque e imigração cerca de 1 hora = 11 horas
-tempo de viagem entre aeroporto e cidade, cerca de 2 horas [ida e volta] = 9 horas
-vc precisa estar 3 horas antes no aeroporto para fazer check in no seu voo = 6 horas

reveja o tempo de percurso cidade aeroporto e planeje tudo pensando em trânsito e horas movimentadas do aeroporto
acho que dá pra ver um ponto turístico de fácil acesso com calma e programar de fazer uma refeição bacana, no meu caso eu já veria com antecedência transfer, restaurante e local a ser visitado.
Boa sorte!

Leticia
LeticiaPermalinkResponder

oi.
dá sim. se vc tiver visto, claro. passeie pelo centro da cidade. tem a cidade proibida, a praça da paz celestial e imediações nessas 12 horas. dá pra ver muita coisa, em pouco tempo. tem que observar as seguintes coisas: 1- tem que estar com visto; 2- acostumado à poluição; 3- acostumado ao fuso; 4- os taxistas não falam ingles. reserve com alguma companhia de taxi, ou empresa turística. tenha em mãos algumas palavras básicas em chines, e a moeda local. pelo que me lembro, o metrô não vai até o aeroporto. eu fui de tx q meu hotel reservou pra mim. os restaurantes perto da praça são legais, pode comer por lá.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ed,
Acho perfeitamente possível se vc usar o trem expresso q vai do aeroporto ao centro, e depois circular de metro. O trânsito em Pequim não é bom, e no horário de pico os transportes públicos lotam. Assim, faça um roteiro, verificando os horários de funcionamento, usando os mapas disponíveis na internet ou um app do metro. Deixe uma folga para chegar ao aeroporto, na eventualidade de atrasos. Nas estações, há informações em Inglês, bem tranquilo.
Eu adorei a China, e em Pequim há vários lugares legais. Pelo significado histórico, eu sugiro a Cidade Proibida e a Praça da Paz Celestial, e se houver tempo, o Parque Benhai (não sei se a grafia está correta), que fica próximo, ou se preferir, troque todos pelo Palácio de Verão.

sergio ramos
sergio ramosPermalinkResponder

olá! tenho muito pouco tempo disponível mas passarei no final de março 2 noites em xangai, no terceiro dia irei passar 1 noite em pequim, para depois 3 noites em Singapura e 01 em hong kong. vale a pena pagar bem mais caro o trem bala entre xangai e pequim ? é realmente mais pratico ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Um dia em Pequim? Um dia em Hong Kong? Rapaz, cada dia de deslocamento é um dia perdido... não se viaja assim.

O trem-bala faz o trajeto entre 5h e 5h30. É uma boa opção, sim. Mas você terá meio dia em Pequim...

Hyung Jun Kim
Hyung Jun KimPermalinkResponder

Sobre o Xangai (ou Shanghai, pela escrita "correta" dos chineses), é uma cidade que vale muito a pena visitar. Não teria tanta barreira de língua por ser um centro econômico da Ásia, a grande diversidade de comida, pontos turísticos incríveis, e claro, não pode perder a paisagem noturna da cidade. Ainda guardo as fotos da minha viagem para a Shanghai em porta-retratos. Recomendo!

fwelber
fwelberPermalinkResponder

Acabei de chegar da china e visitei essas cidades citadas.veja o site se tiver um tempo

Francisco Welber

http://somenteummesdeferias.wordpress.com
Uma visão apaixonada da China,de um viajante brasileiro.

Celso Nogueira

Moro em São Paulo, fui para China em Abril 2015, fiquei 10 dias, nao sei falar ingles muito menos mandarin, foi a melhor viagem que fiz,. fiquei em xiamen interior da china e peguei um vou a pequim 2 horas, fiquei 4 dias e fiz um tur maravilhoso.
vistei todos os lugares turistico de Pequim, muralha, cidade proibida, praça celestial e outros, comi as melhores comidas, adorei a comida chinesa.
Uma viagem unica e inesquecivel que dificilmente farei novamente, muito longe foram 28 horas de ida e 32 na volta mas amei a China, totalmente diferente do que li antes de ir, a unica coisa que é verdade na internet , é que eles fumam muitos,adoram buzinar e os motociclistas não usam capacete mas o resto tudo normal, cidade limpa, organizada, educados. mais informações e fotos celnog@yahoo.com,.br

Gabriela Kwok
Gabriela KwokPermalinkResponder

Olá a todos!

Gostaria de deixar aqui minha contribuição do roteiro que fiz de 20 dias em abril desse ano pela China. Como sempre recebo ajuda desse site maravilhoso, nada melhor do que compartilhar também minha experiência!

Viajei com um grupo de 6 pessoas da família, incluindo meu sogro de 72 anos, e por conta disso optamos em fechar um pacote para parte da viagem através de uma agência em SP que recomendo, a Chinatur. Hong Kong e Macau fizemos por conta própria. Confesso que fiquei com um pouco de "medinho" de fazer sem agência, pois a China não é como Europa que o inglês/espanhol salva em vários momentos. Mas chegando lá percebi parte do roteiro, além de Hong Kong e Macau, poderíamos ter feito sozinhos.. vivendo e aprendendo smile

O roteiro que montamos foi o seguinte:
28/03 - Rio-Beijing
30/03 - Chegada em Beijing
31/03 - Beijing
01/04 - Beijing
02/04 - Beijing/ X'ian
03/04 - X'ian
04/04 - X'ian/ Luoang/ X'ian
05/04 - X'ian/ Shanghai
06/04 - Shanghai
07/04 - Shanghai/ Suzhou
08/04 - Suzhou/ Hangzhou
09/04 - Hangzhou/ Guilin
10/04 - Guilin/ Yangshuo/ Guilin
11/04 - Guilin/ Hong Kong
12/04 - Hong Kong
13/04 - Hong Kong
14/04 - Hong Kong
15/04 - Hong Kong/ Macau/ Hong Kong
16/04 - Hong Kong
17/04 - Hong Kong-Rio
18/04 - Chegada ao Rio

Algumas dicas:
- O roteiro ficou bem compacto e talvez só acrescentaria mais um dia em Shanghai. Não tiraria nenhum dia de Hong Kong porque há muitos passeios, compras, e vistas de tirar o fôlego.
- Macau foi uma decepção total. Considera-se visto!
- Andei de metrô em X'ian, Shanghai e Hong Kong. São super seguros, bem sinalizados e muitos fáceis de andar. Recomendo!
- A melhor parte da muralha, e mais vazia, é Mutianyu. Fica um pouco mais longe de Beijing. Sobe-se de teleférico, e dá pra descer em uma espécie de carrinho de rolimã. Meu sogro desceu. Sensacional!
- Me senti segura em todas as cidades que fui. Inclusive em Hong Kong faz-se o câmbio em moeda em lojas no meio da rua. Andei o tempo todo com uma câmera profissional e mochila, e em nenhum momento fui abordada por alguém.
- Os guias que contratamos falavam espanhol..e incrivelmente bem! Por sinal, turistas espanhóis e ingleses por lá não faltam.. não sei porque.
- Para quem tem medo das comidas aconselho o McDonalds e Burguer King. O gosto dos sanduíches são os mesmos daqui do Brasil. Jamais coma no KFC a menos que você seja fã de sanduíches com pimenta de fazer chorar!
- Para as mulheres: carregue sempre com você um rolo de papel higiênico e utilize os banheiros para deficientes (com alguém acompanhando pois a porta não tem tranca). Eles não disponibilizam papel, e os de deficientes são os únicos com vaso sanitário comum. O restante é vaso turco!

Se alguém tiver interesse no que fiz em cada dia, ou outras dicas é só pedir!

Espero ter ajudado a outras pessoas a organizar melhor sua viagem. smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar