China: as dicas dos leitores

Xangai, China

Os queridos Mirella e Kiko do Mikix, que estão morando em Brisbane, na Austrália, estavam com uma escapada marcada para o Japão. Nesse momento de incertezas quanto à real extensão da contaminação radioativa, porém, resolveram mudar os planos, e estão indo para a China.

E pedem opiniões e sugestões:

Nosso roteiro será : Pequim, Xi’An e Xangai. Teremos 11 dias inteiros, que dividirei 5 + 2 + 4 respectivamente (pitacos são aceitos aqui também) eheheh…

Pesquisei o seguinte até o momento sobre os hotéis (nosso orçamento é US150 – US220 por dia):

– Pequim: Hotel G – a preocupação aqui é o barulho!!!

– Muralha: estou empolgada em fazer o passeio Jiankou to Mutianyu Great Wall Walk com o Beijing Hikers… alguma dica contra?

– Xi’An: acabei reservando o flat Citadines: super review no TripAdvisor e preço quase inacreditável.

– Xangai: estou vendo as dicas da Tofu na China… mas ainda estou em dúvida sobre a localização.

Sei que está tudo desparceirado, mas como o tempo está curtíssimo para organizar essa viagem, ajudas são mais que bem-vindas!!!

A Tati Akamime, do Por aí, já respondeu com um link para o seu post de planejamento para Xi’an, e sugerindo que em Xangai os Mikix fiquem no bairro French Concession.

E você? Tem dicas de Pequim, Muralha da China, Xi’an e Xangai pra Mirella? Contaí, pufavô!

126 comentários

Ah, Mirella, falando em comida, pra comer os dumplings (lembra do Kung-fu panda?) tem um restaurante em Xangai chamado Din Tai Fung (en.wikipedia.org/wiki/Din_Tai_Fung). Ele já esteve na lista dos 10 melhores restaurantes segundo o NY Times. Não é caro, é delicioso e tem em vários locais por onde acho que você vai passar: na Nanjing lu oeste, Nanjing xi lu, e um em Xin Tian Di, dentro do shopping.

Vou deixar mais uns pitacos que são bem turísticos/famosos em Beijing: visitar Hutongs e comer escorpião. Nunca fiz os dois mas todo mundo me pergunta. As comidas bizarras na China são só pra turistas laowais (estrangeiros) e ficam em uma rua famosa, Wang Fu Jing. ( https://en.wikipedia.org/wiki/Wangfujing )

Estamos partindo hoje para Hong Kong e depois Sul da China. Alguém tem alguma dica do Tibet e dica de alguma agência na China para fazer o Tibet? Obrigado
Antonio & Ellen

Finalmente consegui fechar (mais ou menos) meu roteiro para os dias em Beijing/Pequim… qualquer pitaco (positivo ou negativo) é mais que bem-vindo:

Dia 1: Parque Jing Shan, Cidade Proibida (Forbidden city), Praça Celestial (Tian’an Men Sq) – mausoleu do mao (até 16hs), cerimonia de recolher a bandeira

Dia 2: Passeio Yuyuantan Park para pegar o barco (no Bayi Lake) para o Summer Palace, Estadio Olimpico e afins – jantar Duck de Chine (fazer reserva com antecedência)

Dia 3: Trilha pela Muralha da China (Jiankou – Mutianyu)

Dia 4: Templo da Paz (Temple of Heaven/ Tiantan) bem cedo, Hong Qiao Market, CCTV Headquaters Building, Yashow Market (Yaxiu) – jantar no bairro Sanlitun

Dia 5: Guanyuan Market, Caminhada pelo Hou Hai (Hutongs) até o Drum Tower, Templo da Paz, Tea House, conhecer alguma casa de chá, Opera House show

Dia 6: (meio/dia) Café da manhã no distrito 798, Lama Temple ou Beihai Park … (Translado Pequim – Xi’An)

Dia 7: Xi’An (Terracotta Warriors + passeio pela muralha de Xi’An(dica alugar bike))

Dia 8: Translado Xi’An – Xangai … Passeio Xi’An a tardezinha (French Quarter e Bund)

Dia 9: Xangai (a definir)

Dia 10: Xangai (a definir)

Dia 11: Xangai (a definir)

Dia 12: Tranlado com paradinha em Cingapura… conhecer o novo cassino! 🙂

Dicas de restaurantes, roteiro, lugares imperdíveis, furadas e tudo que você puder me ajudar, eu já deixo aqui meu super obrigada!!!! Valeu turma!

PS: e como disse a Carlinha, prometo depois contar tudo que aprendi pra vocês 🙂

    Mikix, o passeio na muralha de Xi’an alugando uma bike (eu aluguei aquelas Tandem, bicicleta pra duas pessoas uma atrás da outra) é totalmente obrigatório 🙂
    Depois venho dar mais pitacos aqui! Beijo!

Oi Mirella.. Você já deve ter visto os nossos Posts de nossa passagem por Shanghai né?

De qualquer forma vou aproveitar para divulgar eles aqui para ajudar outras pessoas que estejam indo para lá:
https://mauoscar.com/2008/11/19/xangai/
https://mauoscar.com/2008/12/08/hsbc-champions-xangai/
https://mauoscar.com/2008/11/18/china_eastern_airlines/

Para complementar:
Como todo mundo falou, leve sempre o cartão do hotel com o nome escrito em Madarin e das atrações que pretende visitar.. O Concierge dos hotéis tem isso preparado.

Não deixe de visitar:

The Bund – A antiga Wall Street asiática antes da revolução cultural

Pudong – Centro financeiro moderno da cidade onde se localiza a Pearl Tower e o Jin Mao Tower (Maior edifício da China)

Shanghai Museum – Uma das maiores e melhores coleções de arte na China Continental

Yu Garden e Bazaar – Um dos jardins chineses mais antigos do mundo, com várias casas de chá e comércio.. A arquitetura do local é bem peculiar, infelizmente dificil de fotografar, está sempre abarrotado de gente

Xintiandi e French Concession – Repleta de opções gastronomicas, Cafés e botiques com arquitetura extremamente charmosa.

Para Comer:

Como de costume o Din Tai Fung e o Crystal Jade, ambos em Xintiandi, Lane 123, Xingye Road..

Ahh se estiver cansada de comida chinesa tem uma churrascaria Brasileira chamada Latina em Xintiandi 😀

Precisando mais alguma coisa de um alô 😀

    As dicas do MauOscar estão ótimas! Se bater uma saudade de comida ocidental, já que você vai ficar vários dias na China, tem o Elements Fresh, carinho pra padrões chineses (mas aceitável pra brasileiros). Tem em vários lugares da cidade, eu gosto de ir o que fica no Portman Plaza, na Nanjing Lu. Lá também tem um show de acrobatas famosos, que também nunca fui 🙂

Só complementando. Realmente é importante ter os endereços anotados em mandarim. Mesmo em Shanghai, se vc. não tiver o endereço em mandarim o taxista não entende nada. Nada mesmo. Nem o nome do hotel, por exemplo, tem a placa escrito Ibis de todo o tamanho, se não estiver em mandarim, não adianta. Mas não se preocupe. Em todos os hotéis eles já tem uns cartões com os nomes das principais atrações em mandarim. E se vc. for a algum lugar diferente, é só pedir na recepção que eles escrevem. Abraços e boa viagem.

Mirella aqui vao algumas dicas….

A china é o paraíso dos hotés de design talvez o Hotel G seja um dos melhores exemplos disso….Leve em conta que apesar de o hotel ser bem legal e ficar num bairro muito bom, fica um pouco fora das atrações turísticas e vc vai depender bastante de taxis (e o transito em pequim não eh dos melhores)…..

Eu fiquei em um novotel – xin qiao se nao me engano- proximo a praca da paz celestial/templo do céu e estacao beijing e com uma estacao de metro em frente dele….o hotel em si nao era dos melhores mas a localizacao compensou muito!

Muralha: acabei indo (por questao de tempo) na regiao mais visitada e restaurada da muralha….fugi das tours e fui de onibus local no primeiro horario da manha..tivemos a muralha soh para nos por umas 2 horas (as tours soh chegaram no meio da manha) e foi maravilhoso….

Shanghai: se pudesse eu faria pelo menos um bate e volta a hangzhou ou suzhou (estas cidades sao maravilhosas!!!!) e vc chega nelas de trem em cerca de 1 hora. o metro em shanghai eh caro e um pouco confuso..talvez seja melhor usar mais taxi lah….se puder jante (ou brunch) no M on the Bund..um dos melhores restaurantes do mundo e com uma bela vista ainda por cima…..

Xian: eh uma cidade muito mais interessante do que soh os guerreiros de terracota e o templo big wild goose…visite tb as drum e bell tower e o quarteirao muculmano/uigur da cidade que sao muito interessantes e uma rua de comercio perto do portao sul da cidade murada (alias andar de bicicleta por cima dos muros tb eh imperdivel!)…perto deste portao tb fica um dos hostels mais legais que eu jah vi pelo mundo, todo em estilo chines….
O mesmo da muralha vale para os guerreiros: chegue cedo!!!

Anote tudo..eu disse TUDO..em mandarim..ou peça para alguem o fazer…mesmo nas cidades grandes é dificil alguem falar ingles e as coisas nem sempre são faceis de achar…

Dois sites que eu acho muito bons:

https://www.cnngo.com
https://www.exploreshanghai.com/

espero que tenha ajudado

vinicius

Riq, obrigada por mandar a pergunta!!!
Gente, super obrigada pelas dicas!!!
Dei uma passada rápida por tudo, mais tarde vou entrar nos detalhes!!! (Aqui na Australia está na hora de ir trabalhar e vocês escreveram enquanto eu estava dormindo … risos!).
Volto daqui a pouco para interagir e fazer mais perguntas 🙂
Quem tiver mais dicas, manda pra gente!
Valeu!!!

Oi Mirella.

Acho que vale a pena dar uma olhadinha no site ( https://lunachina.blog.uol.com.br/ ). Lúcia Anderson é uma brasileira que foi trabalhar lá em Pequim em 2008, se apaixonou pela China e mora por lá até hoje. Agora está fazendo mestrado em uma universidade de Pequim. Ela já viajou por vários lugares da Ásia e por muitas cidades da China.

Pelo que leio no blog, ela é bem acessível, da dicas para quem precisa de ajuda, como o seu caso, e pode dar informações importantes de como se locomover, dicas de restaurantes e roteiros interessantes, ou seja, tudo que um viajante precisa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito