Hotéis em Roma: os relatos dos leitores

Coliseu visto de Monti, Roma

Este post compila e organiza todos os depoimentos sobre hotéis em Roma deixados por leitores do Viaje na Viagem em diversos posts. Os hotéis estão divididos por região e, dentro de cada região, listados em ordem alfabética. Caso o hotel não esteja relacionado aqui, é porque ainda não foi comentado por nenhum leitor. Se você tiver algum depoimento para dar, positivo ou negativo, use a caixa de comentários e logo editaremos o seu hotel na lista, obrigado!

Termini ou não, eis a questão. O grosso da hospedagem econômica de Roma está em torno da estação principal de trem, o Termini. Não é um lugar bonito, e existe o folclore de que seria perigoso. Não é; é apenas mal encarado. A região imediatamente no entorno é habitada/freqüentada por imigrantes. Mas não é preciso ter medo de pobre. O problema do turista em Roma está nos mãos-leves, trombadinhas e pilantras, e esses atuam em todo lugar onde houver turista na cidade. (A estação, claro, é um dos pontos em que você corre mais risco.) Eu pessoalmente evitaria ficar próximo ao Termini porque prefiro dormir e acordar num lugar mais bonito e mais romano. Mas há vantagens, claro, no fato de poder descer do trem (vindo de outra cidade ou do aeroporto) e poder ir caminhando até o hotel, sem precisar pegar táxi, metrô ou bumba. Se quer minha opinião, eu recomendo procurar hotel em lugares simpáticos como o Campo de’ Fiori (região do centro histórico menos assombrada pelo turismo de massa), Trastevere (melhor lugar da cidade pra brincar de estar na Itália) e a região de Monti e Coliseu, que é charmosa e oferece bom custo x benefício.

Sim, é caro pra chuchu. Pelo que oferece (quartos pequenos, equipamentos ultrapassados e, no caso do Termini, vizinhança mal-encarada), Roma tem a hospedagem mais cara da Europa. Quanto mais baixas forem as suas expectativas, melhor 😀

Centro Histórico

(cartões postais à porta; hordas de turistas 24 horas)

Centro Histórico: Campo de’ Fiori

(cantinho mais autêntico do coração de Roma)

Via Veneto & Villa Borghese

(área nobre colada ao centro histórico)

Trastevere

(cantinas e mais cantinas; romanos e turistas)

Coliseu & Monti

(pedaço charmoso entre Termini e centro histórico)

Vaticano & Prati

(bons preços; região menos central)

Termini

(ao redor da estação principal de trem)

Repubblica

(primeira estação de metrô entre o Termini e o centro)

Leia mais:

353 comentários

Oi, pessoal,
Em abril do ano passado, eu e meu marido ficamos no Okapi Rooms ( https://www.okapirooms.it/xing/xmain1.asp ). A diária foi EUR 110,00, sem café da manhã. Ele fica na Via della Penna, é uma rua bem perto a piaza del Popolo. A região é muito boa, perto de tudo. Em roma, o único transporte que pegamos foi o aeroporto / hotel / aeroporto.

O quarto conseguiu ser menor do que o de Paris. Mto pequeno mesmo, do tipo que nem tínhamos onde colocar a mala! O quarto tinha uma cama de solteiro extra, o que o tornava ainda menor, mas foi onde colocamos a mala.

Se eu voltaria a me hospedar nele? Sim. Foi o melhor preço / localização que encontramos.

Roma é um logar fantástico, mas meio confuso. Eu não ficaria perto do Termini. Qndo andando pela área, vimos carros com vidros quebrados em plena manhã.

Quando fui a Roma, em abril de 2008, passei seis noites no Hotel Gea, que fica na região da Termini. https://www.romeby.com/gea/

Gostei bastante do hotel – ele ocupa um andar de um prédio na Via Nazionale, que é uma rua movimentada da região, cheia de lojas e restaurantes. Os donos eram muito simpáticos, deram dicas de restaurante, de passeios, e tiveram toda paciência do mundo enquanto eu tentava treinar meu italiano…

Na época paguei 135 euros por noite no quarto duplo – que tinha dois ambientes, um com uma cama de casal e TV, o outro, separado, com uma cama de solteiro, armário e uma poltrona. Viajei com meu pai, que é super chato para hospedagens, e ele gostou.

Tinha café da manhã, servido em um salão pequeno, que era simples, mas gostoso – pães e torradas, croissants doces e salgados, geleia, nutella e até algumas frutas.

Tinha metrô bem pertinho, mas também fui de lá andando até o Coliseu e a Via Condotti. Não tive nenhum problema com segurança, andamos à noite por ali sem problemas (e olha que meu pai é neurótico com isso).

Roma não tem jeito, é tudo caro mesmo.

Espero que ajude!

Já fiquei hospedado no Residenza A ( https://theboutique.hotelinroma.com/ ), na Vittorio Veneto, ao lado do Villa Borghese. Como todos os hotéis de Roma, ele é um pouco caro, mas não foge muito ao preço dos outros e as instalações são ótimas. O hotel deve ter apenas uns 8 quartos, bem pequeno, mas todos os quartos são novos, limpos e bem decorados. Há inclusive um MAC em cada quarto com acesso a internet.

Outro diferencial é o café da manhã que está incluso. Apesar de ser muito simples, é um diferencial. E ele é servido no quarto, já que não há outro espaço no hotel para isso.

A localização e excelente. A região é bonita e concentra vários hotéis de luxo da cidade. E dá para fazer tudo a pé, se tiver disposição.

Ficamos no Hotel Siena Roma. Ótima localização: entre a Piazza di Spagna e a Fontana di Trevi, perto do movimento das lojas e do metrô.

Fizemos a reserva pelo venere.com. O primeiro quarto em que nos colocaram era horrível: dava para um patio interno, era escuro, muito ruim.

Reclamamos e nos mudaram na tarde seguinte para um quarto alto, de frente. Bem melhor.

O serviço foi bom, bem colaborativo, mas quando voltarmos lá ficaremos em algum outro hotel na mesma região. Daríamos uma nota 6 pelo hotel e 10 pela localização.

Deixo uma recomendação – na verdade, duas – para aquele momento de pânico: tá tudo lotado nas reigões centrais e só aparecem muquifos no booking.com!

Em circunstâncias assim, eu não ligo de ficar em um hotel em área mais industrial, desde que com acesso fácil, e salvar o orçamento. E como o “hotel econômico” já tem nível de conforto de “hotel meia-boca” em Paris ou London…

Pois bem: tem uma área no leste da cidade chamada Tor Vergata. Fica nào muito longe da universidade, de um parque tecnológico e de vários outlets/shoppings. Como passa metrô por lá, dá para ir ao centro sem malabarismos de carro alugado ou viagens intermináveis de ônibus.

Lá tem alguns hoteis modernos que vão oferecer conforto por preço bem menor nessas horas – às custas da localização ruim para turistagem -. Eu conheço o Ibis (previsível como sempre) e o Best Western, esse mais perto ainda do metrô.

São hoteis com zero de charme, mas eficientes, honestos, com um público de gente que viaja a trabalho e com recepção que falará inglês muito bem e que salvam a noite dos tormentos de hoteis de camas barulhentas, colchões de 15 anos e banheiros compartilhados de 30.

Passei Ano Novo em Roma 2009/2010 e fiquei hospedada no B&B Marlú – https://www.bbmarlu.com/ Fica teoricamente perto do Termini. O hostel é um apt com 3 quartos, sala, cozinha e um quarto com suíte. A dona (A Marlene) é um amor de pessoa, passa todas as dicas sobre a cidade, faz um café da manhã delicioso e´fica perto da estação de metrô que agora esqueci o nome, sorry. Na época aluguei os 3 quartos e sem saber aluguei o apt inteiro, então foi ótimo, pq usamos a cozinha(não pode usar o fogão, somente o microndas. Eu indico sempre para os amigos que querem algo BBB 😉 Sobre a vizinhança, na primeira impressão achei estranha, mas como boa carioca me acostumei rápido 🙂 Bjokas

Estou com reserva para o Hotel Grifo no final de junho. Até agora eles foram super atenciosos e prestativos no processo de reserva.
Depois deixo aqui meu parecer. 🙂

Olá galerinha da Bóia! Olá Comandante!
Gostaria de deixar duas recomendações que a família inteira aprovou!
Roma realmente impressiona na hora de começar a cotar preços de diárias, mas nessas horas temos que pensar na relação custo-benefício, certo?!

A primeira vez que estivemos por lá, acabamos ficando fora do centro, nos arredores da Rua Aurélia. Era um super hotel, um antigo convento transformado em espetaculares quartos. Mas era muiiiito longe do centro, acabávamos perdendo muito tempo e cansava bastante! Mas foi uma experiência e tanto!
O hotel era esse aqui: https://www.clarhotel.it/por_camere.htm

Nas próximas vezes resolvemos arriscar ficar no centro…e claro que queria ficar perto de um dos lugares mais impressionantes pra mim, a Fontana di Trevi. Optamos pelo Relais Fontana di Trevi e foi uma ótima surpresa! Quartos enormes e muito aconchegantes, café da manhã espetacular com direito a vista pra Fonte e a ouvir o barulhinho das águas!
https://www.relaisfontanaditrevi.com/
Se fizerem a reserva com antecedência, vale muito a pena! Mesmo porque é possível andar tranquilamente até outros pontos turísticos que adoramos como o Pantheon e a Piazza Navona, e também tem metrô pertinho! A localização pra gente é imbatível!

Outra opção ao lado da Fontana di Trevi tb é esse b&b super simpático, com quartos pequeninos mas aconchegante também ( se tiver poucas malas, hehe!). O café da manhã também foi super aprovado! Só tivemos um probleminha quanto ao aquecimento do quarto no primeiro dia que resolveu não funcionar! Mas depois tudo foi resolvido! https://www.bbtreviroma.com/

É isso pessoal! beijos e boa semana para todos!
Dri.

oi Riq, nós ficamos hospedados no Hotel Stromboli em Roma, MUITO proximo da estaçao, era só atravessar a rua e estávamos lá. achei esse site com informaçoes do hotel: https://www.triptv.com.br/Roma+hot%C3%A9is-hotels/hotel-stromboli?sempgn=hotel-stromboli&gclid=CJP6zZ6el6gCFcOd7QodWTijYg

o hotel é bom, e com certeza ficariamos lá outra vez, principalmente pela facilidade de acesso, NAO É um hotel de luxo!!! mas ideal para quem passa o dia fora e só vai ao hotel tomar banho, dormir e tomar café da manha. perfeito.

Caro Ricardo, gostaria de indicar o Eurostars International Palace 4* Via Nazionale, 46 , Roma. Excelente localização , dá pra ir a pé por toda roma antiga do coliseum ao vaticano, mas com o roma pass da pra economizar a caminhada. O hotel aparenta ser antigo mas por dentro é relativamente moderno. Sempre ter cuidado na saida da estação de trem pois tem muito malandro na região pronto pra estragar a viagem. Em frente ao hotel tem um mercado bem completo pra quem quiser economizar com refeições extras e tambem tem um mcdonalds em frente. Realmente gostei dos hoteis da rede Eurostars , o atendimento sempre foi bem cordial e solicito.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito