Hotéis em Roma: os relatos dos leitores

Coliseu visto de Monti, Roma

Este post compila e organiza todos os depoimentos sobre hotéis em Roma deixados por leitores do Viaje na Viagem em diversos posts. Os hotéis estão divididos por região e, dentro de cada região, listados em ordem alfabética. Caso o hotel não esteja relacionado aqui, é porque ainda não foi comentado por nenhum leitor. Se você tiver algum depoimento para dar, positivo ou negativo, use a caixa de comentários e logo editaremos o seu hotel na lista, obrigado!

Termini ou não, eis a questão. O grosso da hospedagem econômica de Roma está em torno da estação principal de trem, o Termini. Não é um lugar bonito, e existe o folclore de que seria perigoso. Não é; é apenas mal encarado. A região imediatamente no entorno é habitada/freqüentada por imigrantes. Mas não é preciso ter medo de pobre. O problema do turista em Roma está nos mãos-leves, trombadinhas e pilantras, e esses atuam em todo lugar onde houver turista na cidade. (A estação, claro, é um dos pontos em que você corre mais risco.) Eu pessoalmente evitaria ficar próximo ao Termini porque prefiro dormir e acordar num lugar mais bonito e mais romano. Mas há vantagens, claro, no fato de poder descer do trem (vindo de outra cidade ou do aeroporto) e poder ir caminhando até o hotel, sem precisar pegar táxi, metrô ou bumba. Se quer minha opinião, eu recomendo procurar hotel em lugares simpáticos como o Campo de’ Fiori (região do centro histórico menos assombrada pelo turismo de massa), Trastevere (melhor lugar da cidade pra brincar de estar na Itália) e a região de Monti e Coliseu, que é charmosa e oferece bom custo x benefício.

Sim, é caro pra chuchu. Pelo que oferece (quartos pequenos, equipamentos ultrapassados e, no caso do Termini, vizinhança mal-encarada), Roma tem a hospedagem mais cara da Europa. Quanto mais baixas forem as suas expectativas, melhor 😀

Centro Histórico

(cartões postais à porta; hordas de turistas 24 horas)

Centro Histórico: Campo de’ Fiori

(cantinho mais autêntico do coração de Roma)

Via Veneto & Villa Borghese

(área nobre colada ao centro histórico)

Trastevere

(cantinas e mais cantinas; romanos e turistas)

Coliseu & Monti

(pedaço charmoso entre Termini e centro histórico)

Vaticano & Prati

(bons preços; região menos central)

Termini

(ao redor da estação principal de trem)

Repubblica

(primeira estação de metrô entre o Termini e o centro)

Leia mais:

353 comentários

Fiquei no Massimo D’Azeglio, Via Cavour, Termini. Chego no hotel, o atendente tira cópia do meu passaporte, informa o horário do café da manhã, aponta o elevador e diz “bye-bye”. Era o Guilherme Arantes romano (adeus também foi feito para se dizer bye bye so long…). Quarto cheirando a tinta (recém-pintado). 6 noites já pagas…
Quanto à localização, nenhum problema. Creio que a Via Cavour é a melhor da região, pelo que vi e pelos comentários sobre outros lugares do bairro. A estação de metrô e trem em si é que são um lixo.

Tá bem difícil escolher hotel em Roma. A agente de viagem indicou Hotel Trevi (acho que não é B&B Trevi) e Hotel Sistina, alguém tem alguma coisa a dizer sobre esses dois?

ops
não sei bem o que aconteceu, mas quando postei o último apareceu o primeiro já respondido!
Muito obrigada pela atenção.
Na verdade optamos pelo carro porque nosso roteiro principal é o
interior da Toscana e parece que só em Roma mesmo isto será um problema…
Vou dar uma olhadinha no site, até agora estava buscando no booking, agradecida.

Oi,

Postei hoje mais cedo um comentário, mas como não está publicado
não sei se precisa aprovação ou não deu certo…
Bem, então vou repetir, desculpa se ficar redundante.
Gostaria de dica de hotel com estacionamento ou uma garagem para
deixar o carro em Roma, já que faremos toda a nossa viagem de
carro e está difícil decidir qual a região seria melhor para nos
deslocarmos a pé ou em transporte público, deixando o carro estacionado. Essa será nossa primeira visita e sabemos que o trânsito de Roma é insano, mas para o resto do percurso nos facilita muito. Agradeço qualquer ajuda. Uma braço

Oi,

Eu e meu marido viajaremos em setembro. É a nossa primeira vez.
Partiremos de carro de Paris, passando por Munique e depois Itália. Nosso maior problema tem sido encontrar um hotel com estacionamento em Roma.
Agradeceria muito se pudesse nos dar algumas dicas. Sabemos que o trânsito em Roma é difícil e pretendemos fazer as visitas a pé ou em trasnpote público, mas não sabemos se é fácil encontrar um local
onde deixar o carro “ancorado” que não custe mais que a hospedagem.
Pode ajudar?

Oi, Riq,
Estou prá vir aqui desde que vc colocou a pág. p/falar de um htl que eu fiquei em 2007 cuja dica eu peguei aqui no blog. Chama-se Hotel Miami e fica na via Nazionale. Os qtos são amplos, tem janela anti-ruido, o staff é super prestativo, e o preço bem interessante. Como já fazem 4 anos, pode ter mudado.
Bjs,
Lu

Riq, uma correção , minha indicação do Night and Day fica é perto da Termini! Continuo recomendando para viagens para duros! 🙂

Pessoal, estou indo pra Roma em setembro. Estou pensando em ficar em Trastevere, no hotel Ripa. Como é a locomoção a partir de Trastevere? E à noite como é se locomover em Roma?

Obrigado

    Trastevere é muito perto do Centro Histórico. Tem noite própria. Há ônibus e táxis. O Monte Testaccio, que também é fervido à noite, não fica longe.

Boa noite Ricardo!

Vamos para Itália (3 casais) a próxima semana e finalizaremos a viagem em Roma. Estamos com uma dúvida enorme: já havíamos decidido pelo Ripa Hotel em Trastevere, mas acabamos de achar o Atahotel Villa Pamphilli em Aurelio com um preço maravilhoso e com ótimas recomendações no TripAdvisor. Sabemos apenas que não é tão perto dos locais turísticos, será que vale a pena?
Obrigada pela atenção,

Dulce

    Olá, Dulce! Às vezes não se pode ter tudo! Se você quer conforto, escolha este hotel e use o transporte até o Vaticano que eles oferecem de hora em hora.
    Se quiser ter Roma na porta de casa, mas não se importar com um hotel mais ou menos, escolha o Trastevere.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito