De carro na Califórnia, parte 1: San Francisco a Monterey

De carro na Highway 1

Começo aqui o relato da minha viagem de carro pela costa da Califórnia. É possível fazer esta viagem de um sem-número de maneiras, em função do seu tempo disponível, das condições meteorológicas, dos seus interesses específicos e da condição da estrada (que, quando fui, permanecia interditada 100 km ao sul de Carmel, mas foi reaberta alguns meses depois).

No último capítulo vou fazer um resumão de todas as possibilidades; tenha um pouquinho de paciência que eu chego lá :mrgreen:

Como já tinha dito antes, fiquei alguns dias sem carro em San Francisco. Na cidade, e mesmo com GPS, carro é um incômodo — e um incômodo caro, já que você vai gastar por dia pelo menos US$ 25 de estacionamento num hotel central, mais todos os estacionamentos dos lugares aonde você for.

Aluguei apenas na antevéspera de seguir viagem. Fui um dia a Sausalito e aos mirantes do outro lado da baía (leia aqui) e tirei o último dia na cidade para fazer um bate-volta ao Vale do Napa (leia aqui).

O dia da partida amanheceu superfeio, nada convidativo para uma viagem panorâmica.

De San Francisco a Monterey

Há quem pegue a costeira ainda na zona urbana de San Francisco (como a Evelyn). Outros simplesmente dispensam este primeiro trecho e vão direto a Monterey pela Highway 101, que vai pelo interior. Como o céu estava plúmbeo (gostou?), optei por um meio-termo: programei o GPS para me levar à costa à altura de Half Moon Bay (o marcador B no mapa acima), charmoso vilarejo praiano que a Maryanne tinha recomendado no Hotel California Blog. Queria dar uma olhadinha na localização do Ritz Carlton dali, que a Maryanne indica como um bate-volta BBB chic de San Francisco para um chá das cinco, e que de repente também pode virar uma parada numa viagem de lua de mel…

Half Moon Bay -- vizinhanças do Ritz-Carlton

Half Moon Bay: campo de golfe à beira-mar

–> Parcial 1:

–> De San Francisco a Half Moon Bay pela Highway 280, via San Bruno: 52 km

–> (pela costeira também seriam 50 km)

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Fiz minha estréia então na Highway 1 em Half Moon Bay. Dali até Santa Cruz a minha única reclamação é com relação ao céu carregado de nuvens. Pôxa, São Pedro!

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Highway 1 entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Highway 1, entre Half Moon Bay e Santa CruzHighway 1, entre Half Moon Bay e Santa Cruz

Este trecho atravessa uma série de parques e praias estaduais, então você praticamente não vê edificações (esse ranchinho onde paramos para tomar um café e um bolo foi uma das exceções pelo caminho). Os mirantes se sucedem e, mesmo com mau tempo, a gente ia parando em todos. Há muitas falésias e algumas dunas ocasionais. Lá pelas tantas apareceu o farol de Pidgeon Point.

Pidgeon Point

Pidgeon Point

Pidgeon Point

Quer ver como fica esse trecho com sol? Clique no post do Oscar no MauOscar.

–> Parcial 2:

–> De Moon Half Bay a Santa Cruz pela Highway 1 (Cabrillo Highway): 78 km.

–> Desde San Francisco: 130 km.

Já o trecho seguinte, de Santa Cruz até Monterey, é totalmente sem-graça. A região é urbanizada (você cruza inclusive áreas industriais) e a estrada se afasta da costa. Mas o trecho mais feio rápido, e não é motivo para deixar de vir pela costeira.

Highway 1 a caminho de Monterey

–> Parcial 3:

–> De Santa Cruz a Monterey pela Highway 1 (Cabrillo Highway): 68 km

–> Desde San Francisco: 198 km

Canning Row, Monterey

Não importa que tempo esteja fazendo, sua chegada a Monterey será recompensada por uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium. Vá direto à CanningCannery Row, uma área portuária onde funcionavam, na primeira metade do século passado, enlatadoras de sardinha. Com o sumiço da sardinha da região, o lugar foi abandonado e depois recuperado como uma versão menor e simpatiquinha do Fisherman’s Wharf de San Francisco.

Canning Row, Monterey

Canning Row, Monterey

O aquário fica no finzinho da rua. Deixe seu carro num estacionamento coberto (há um da prefeitura que cobra bem barato), mas não deixe nenhum indício à vista de que você tem bagagem no carro (não esqueça de retirar também o GPS do vidro do carro).

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

O lugar é uma lindeza só. Dá pra passar uma tarde inteira só na ala dos invertebrados. Há também lontras fofas. E belas exposições temporárias, como a da Vida Secreta dos Cavalos Marinhos, atualmente em cartaz. Não deixe também de entrar no túnel transparente para sentir a sensação de estar debaixo de uma onda.

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

Aquário de MontereyAquário de MontereyAquário de Monterey

Já passava das cinco da tarde quando o inesperado ocorreu: as nuvens se dissiparam e o fim da tarde ficou perfeito para o último (e mais bonito) trecho do dia, entre Monterey e Carmel. Mas isso é assunto pro próximo post…

Leia mais:

Passagens mais baratas para San Francisco no nosso parceiro Kayak

Passagens mais baratas para Los Angeles no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em San Francisco no Booking

Encontre seu hotel em Los Angeles no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em San Francisco na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Alugue carro em Los Angeles na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões Califórnia com a Viator

148 comentários

Ric, to amando esse relato… Fiz Las Vegas-San Francisco em agosto do ano passado, pena que ainda não tinha esse post ainda rs As fotos estão lindíssimas, estou ansiosa pelo resto!

Essa região é linda, charmosa, e ver essas fotos dá uma saudade danada! Mas vc ainda consegue por um temperinho especial no seu relato, Riq.
Mais uma vez, obrigada por levar a gente junto na viagem.

Esse foi o único trecho que não fiz de carro na California.. o resto, fiz tudinho até San Diego. Obrigada pelo link pro post de Monterey e Carmel 🙂

Estarei estudando em san Francisco em Jan/12 para estudar e queria saber se tem como chegar em Monterey de bus ou outro transporte, pois não terei carro e queria muito conhecer o aquário.
Bjos e obrigada.

Valeu! As dunas lembras as nossas aqui no Nordeste. O construtor desse farol deve ter mandado seu mestre construir um aqui na cidade de Touros – RN, eles são muitos parecidos.

    Temos coisa tão ou mais bonita tanto no Nordeste quanto na Rio-Santos, Walter (vou comentar isso no post final). Mas a posição da estrada e todo esse trechão preservado são de arrasar.

Ricardo, acho que o nome da rua principal em Monterey é Cannery Row. Ainda bem que fez sol na 17 Mile Drive. Ninguém merece pumbliosidade nesse trecho.

Que fotos lindas!
E olhe que o tempo não estava bom…
Tou “reviajando minha viagem” com o post, Riq! 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito