Noruega sem (tanta) pressa: a viagem bacana da Georgia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Um fiorde na Noruega

Queria jogar um holofotezinho no relato de viagem à Noruega que a Georgia postou numa caixa de comentários. É bacana porque a Georgia partiu do arroz-com-feijão -- o passeio Norway in a nutshell, algo como "resumo da Noruega" -- mas fez à maneira dela, com um pouquinho mais de calma. Fiquei super a fim de copiar.

Vai pela Georgia:

Pessoal, resolvi visitar a Noruega por cauda do post Onde está o Breno?. Melhor dizendo, por causa da da foto que ilustra esse post. O post foi publicado em 2007 e ressuscitou no ano passado (dia 7 de abril) com um comentário da Vanessa. Eu acabei vendo o comentário, entrei no post e fiquei apaixonada pela foto. Como eu já tinha uma viagem programada para a Turquia em outubro, tive que esperar um ano para tirar, eu mesma, uma foto igual a esta.

O post me levou a pesquisar em um milhão de sites e blogs e acabei decidindo por não fazer o Norway in a nutshell clássico, que seria uma viagem de Oslo a Bergen, que pode ser feita em um dia ou em mil. Decidi ir a Bergen e de lá para Flam, Balestrand e voltei para Bergen, para pegar um vôo para Berlim.

A Noruega é o lugar mais bonito que já visitei. Saí de Bergen para Flam pela manhã, de trem, num horário antes do horário em que sai o “pacote” do nutshell. O trem estava bem vazio e foi ótimo poder ir de um lado para o outro para apreciar a paisagem. O trem vai até Myrdal, onde trocamos de trem para seguir no trecho Myrdal-Flam, que é considerada (justamente) uma das viagens de trem mais bonitas do mundo.

O passeio é lindíssimo. O trem desce em uma hora de 866m de altitude até o nível do mar, passando por cachoeiras, lagos, rios, casinhas lindinhas até chegar a Flam.

Passei uma noite em Flam. No mesmo dia em que cheguei fiz o passeio de barco pelos fiordes para Gudvangen (também no horário anterior ao que a maioria dos turistas faz)e a paisagem é maravilhosa. Voltei de barco para Flam.

No dia seguinte, aluguei bicicleta e subi a estrada que segue paralela à linha do trem. Gente, a paisagem é linda! Não pude subir muito porque tinha que pegar o barco que me levaria a Balestrand no meio da tarde. Me arrependi de não ter ficado duas noites em Flam para fazer esse passeio com tempo. Tem gente que aluga a bike, sobe de trem até Myrdal e desce os 20 km pedalando. Ainda vou repetir esse passeio com esse adendo. Quem quiser dar uma olhada no site do passeio de bicicleta, é esse aqui.
No meio da tarde peguei um express boat para Balestrand, que é outra cidadezinha linda. O barco parece um avião, só que tem wifi…

Passei duas noites em Balestrand e fiz um passeio que se chama “Glacier trip”. É um passeio de barco até o Glacier Museum e um passeio até o pé de uma geleira. Eu queria fazer uma Glacier Walk mas, como não era verão ainda, esse tipo de passeio não estava disponível. Não achei que a glacier trip vale a pena. Muita viagem… acho que Balestrand merece uma noite mas não recomendo ficar duas para fazer esse passeio. De Balestrand voltei a Bergen por uma questão de logística, pois foi mais fácil voar de lá para Berlim, que foi o meu próximo destino.

Amei a viagem e tirei a tão desejada foto!

Obrigada pelas dicas!

A gente é que agradece o fidibeque, Georgia!

Leia mais:

Todas da Noruega no Viaje na Viagem

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

119 comentários

Vera LUúcia
Vera LUúciaPermalinkResponder

O relato lembra o refrão "o mundo é bom, Sebastião".
Fotografia é magia. E lá vamos nós viajar e nos inserir nas belezas espalhadas mundo afora.

Natalie
NataliePermalinkResponder

Taí um país que eu também quero conhecer mrgreen

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Adorei o relato! Parabéns pela viagem, Georgia! como é bom alcançar nossas metas! smile

Amelie Amaral
Amelie AmaralPermalinkResponder

A Noruega é linda! Breathtaking....
Fui par lá em Julho, Oslo, Bergen, Flam... (Aliás a Flam Railway deve ser feita) depois de fazer um Fjord Safari alugamos um carro de debates fomos a Balestrand, Geirengfjord e depois mais duas noites em Alesund antes de ir para Suécia... Viajar de carro na Noruega te possibilita fazer algumas coisas inusitadas como um piquenique a beira de um lindo Fjord!
Todo mundo devia fazer e pretendo fazer um post sobre essas cidades logo... Avisarei aqui quando estiver pronto (não tenho tido muito tempo e ainda não terminei de escrever sobre minha viagem para a Ásia).

Lena
LenaPermalinkResponder

Faz tanto tempo que fiz esta viagem que dá vontade de repetir. Muito bacana o roteiro da Georgia smile Eu fiz de carro e não incluí um passeio de bike. Bom motivo para o replay wink

Ana
AnaPermalinkResponder

Esse relato me faz querer voltar lá o mais rápido possível, de preferência, no verão!
Estive lá no comecinho de março desse ano, ainda estava bem frio e peguei muita neve no meio dos caminhos. Foram 10 dias entre três cidades: Oslo, Bergen e Trondheim. Fiz todos os trajetos de trem, mas acabei deixando a Flam Railway de fora, o cansaço já começava a bater pq fiz a besteira de deixar a Noruega por último no meu roteiro, foram quase dois meses entre sair de casa e pisar em terras norueguesas. Fora o cansaço, o frio intenso também contribuiu para que a vontade de continuar no trem imperasse.
Agora tenho um excelente motivo para voltar! =]

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Oba! Momento Tommy!

A Noruega é mesmo encantadora. Amei ter ido na primavera. A temperatura estava super agradável e a paisagem, especialmente linda. Vi uns cartões postais lá com fotos no Outono. Fiquei babando!

Fiquei 6 noites no total, sendo 3 em Bergen, 1 em Flam e 2 em Balestrand. Quando voltar lá quero ir mais para o norte para conhecer Alesund e o geirangerfjord, pelo menos.

Sobre o planejamento, um ótimo site é o http://www.fjordtours.com/ porque ele mostra (e vende) todos os passeios da linha "Nutshell". Acabei comprando todos os transportes quando cheguei na Noruega mas seria possível comprar pela internet, exceto o trem (nsb.no)pois eles não aceitam cartões de crédito emitidos no Brasil para compras on line.
Para deslocamentos podem checar o http://www.fjord1.no/en/.
Se precisarem de alguma ajuda, estou por aqui.
Riq, mandei fotos!

Beijos

sueli tiemi tanaka siya

Ólá,Georgia
Gostaria de saber quanto custa o tour de FLAM-GUDVANGEM, se posso fazer um bate/volta no mesmo dia e se em Abril já tem o tour ou so no inicio de MAIO.
Obrigada
SUELI SIYA

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Olá Sueli!
Não sei os valores mas acho que no site do fjord tours vc vai tirar todas as suas dúvidas.
Boa viagem!
http://www.fjordtours.com/

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Lindão Georgia !
Fiz este mesmo trecho , me apaixonei por FLAM , e sempre que penso num lugar espetacular tenho duas lembranças : Flam e o Perito Moreno :cool:
(Bergen é turistão demais né ?)

Breno B.
Breno B.PermalinkResponder

Tbém agradeço, viu?

Aliás, só pra constar: o Breno está mega-turbo-über ocupado com suas empresas e seus trigêmeos mas pretende "reativar" suas viagens ainda esse ano...

Bjos aos viajantes!

Flora
FloraPermalinkResponder

Oi Georgia, muito legal o seu relato.
Este lugar é realmente maravilhoso, uns dos mais bonitos que já estive. Abraços

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Lindo roteiro, Georgia! E eu adorei até Bergen, viu, Sylvia? Conhecer a Noruega foi uma das viagens mais lindas que já fiz - acho navegar entre fiordes e fazer praticamente qualquer trecho de trem são sempre imperdíveis.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Meninas, também gostei de Bergen, mas depois de ir a Flam e Balestrand ... não tem como comparar, né?
Tudo é muito lindo, as casas são lindas. Parece que não mora ninguém. Acho que eles decoram as fachadas e os jardins só pra nos ver de queixo caído. É impressionante! E a cor da água? O que é aquilo? Os dois dias que passei em Flam foram os meus dias mais felizes em viagem. Não quero demorar pra voltar!

Anna Francisca

Lindo relato. Acompanhei com mapa na mão. Confesso que pouco sei da região. Mas está nos meus planos. Que mal pergunte: que região não está nos planos dos viajantes?

Amelie, "carro de debates"? o que vem a ser isso, please?

Ana Paula Pinheiro

Eu fiz a viagem de Bergen a Geiranger - passando por todas essas cidades. A viagem foi linda, mas cheguei a Geiranger no dia que oficialmente acabava o verão. De qq maneira valeu muito.
Passei por lugares lindos, mas não turísticos.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Quando as nuvens permitem, e fora do inverno, a Escandinávia tem uma luz fantástica, que deve realçar ainda mais a paisagem já bela.

Felipe Torres
Felipe TorresPermalinkResponder

Mas até quando dá pra fazer esse roteiro?
Setembro ainda tem chance?

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Tem, sim, Felipe. Entra no site da fjordtours e tenta simular que vc vai ver que dá. Fiquei com vontade de voltar à Noruega num outono.

Alex
AlexPermalinkResponder

É um lugar maravilhoso! Um artigo muito interessante. Deixo o link de quem fala sobre este lugar: http://viagemhoje.com/noruega-terra-dos-vikings-e-dos-fiordes.html
Abraços!

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Alguém saberia como fazer os fiords com o barco do correio, que vai parando nas cidadezinhas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! O "barco postal" transformou-se na cia. Hurtigruten: http://www.norwegiancoastalcruises.com/

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Super obrigado!!!

Anelita Nogueira

Georgia, que privilégio de fazer esta viagem, sou fascinada pela Noruega, mas ainda não cheguei lá, pode me passar teu e-mail, tenho vontade de ter uma amiga que já foi para me dar muuuuitas dicas....rsrsr, pode ser voce ! quero ir ainda este ano - 2012.
Te aguardo, abraço, Anélita.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Oie! Pode me contactar pelo twitter? @Georgia __Q

Juliana Pinheiro Galvao

Olá pessoal,

Em junho deste ano eu e meu namorado iremos à Noruega. Estou achando a parte dos Fiordes difícil meio difícil de se planejar.

O sonho dele é conhecer os fiordes de Geiranger e Sogner. Qual seria o melhor roteiro a seguir (bem como transporte) para conhecer este fiordes, alem das cidades de Oslo, Bergen, Flam, Aurland, Balestrand, Myrdal?

Sairei de Copenhague rumo a Noruega. Reservei cerca de 07 noites para este país. De lá, sigo para Estolcomo.

Estou confusa...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Dê uma olhadinha nesses blogs com informações da Escandinávia:

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/blogs-e-dicas-de-escandinavia-balticos-e-russia-quem-tem/

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Juliana, se vc simular a viagem neste site http://www.fjordtours.com/ vai te ajudar bastante, mesmo que vc não compre o pacotão com eles. Eu não comprei. As cidades que vc citou estão no Norway in a nutshell. Daí vc tem que acrescentar Geiranger. Talvez seja interessante acrescentar Alesund como base para Geiranger e, pra encurtar caminho, lá tem aeroporto. Pode facilitar. Boa sorte!

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

gente, onde é melhor dormir para aproveitar a cidade em uma manhã: Flam ou Aurland? Flam tem mais opções de hoteis, mas ouvi dizer que Aurland tem mais coisas pra fazer. Dá pra ir destas cidades pra Geirander em 1 dia? Obrigada

Dri Miller
Dri MillerPermalinkResponder

Flam com certeza!
Aurland é a cidade vizinha de Flam, que só descobri quando cheguei em Flam e me dei conta de que não existe transporte entre as duas cidades, taxis sao carissimos e onibus só passam a cada duas horas...
Aurland é uma cidade fofa, mas não tem nada mesmo (UM hotel e UM restaurante) e as melhores trilhas e passeios estão em Flam, alem de ser uma cidade levemente mais interessante - sem falar claro que os passeios do Norway in a Nutshel chegam e partem de Flam, então por questoes logisticas, Flam é melhor.
No meu caso fiquei em Aurland pois Flam já estava lotado e não encontramos hoteis - que naturalmente tambem sao bem mais caros que em Aurland.
http://drieverywhere.net/categoria/viagens/noruega/fjordes/

Liliana
LilianaPermalinkResponder

Carol,
também fiz o Norway in a Nutshell, e por sinal segui uma dica da Dri Miller mesmo de não ficar em Aurland e não me arrependi. Flam, assim como Aurland deve ser, é minúscula mas tem uma estrutura um pouco maior de turismo, com informação e mapinhas de várias trilhas, mais hoteis e restaurantes. Eu fiquei numa pensão baratinha(para os padrões escandinávos, lógico) e recomendo. Essa aqui: http://tinyurl.com/857n7vh

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

A cidade é minúscula mesmo. Na verdade nem percebemos que é uma cidade pois esta se distribui ao longo da linha do trem. Quando o trem para e os turistas descem o que há para ver são 2 hoteis, 1 núcleo de apoio ao turista, 1 igreja, enfim, pouquíssimas coisas. O que há para fazer é apreciar a belíssima paisagem.
Carol, fique em Flam e pegue a bike pra dar uma volta "subindo" o vale ao longo da linha do trem. É inesquecível!

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Gente, vocês são umas fofas!! Exatamente o que queria saber! Dri, você como sempre, superb!!! Estou indo a Noruega só por causa das suas fotos, já te disse isso! Liliana e Georgia, vale mesmo pelas dicas!!! Vou checar o albergue que a Liliana indicou!!! Depois contarei tudo no meu blog e vcs poderão matar saudade rsrs Bjsssss Valeu mesmo!

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Carol, os hoteis que fiquem em Bergen e Balestrand foram mais baratos se reservados via hotelscombined. Dá uma olhada lá!
Beijos!

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Obrigada, Georgia! Vou olhar la. Eu reservei o City Box em Bergen por 1 noite e depois o YMCA na ultima noite, depois dos Fjordes.

Anna Luiza M. Mattos

Oi Giorgia!
Amei o seu post! Estou indo para a noruega daqui a 2 semanas e em todos os sites que eu pesquisava sobre passeios aos fjordes partindo de Bergen, todos mencionavam o Nutshell. Acontece que acho que o passeio deles deve ser super cansativo e tb é bem caro.

Fiquei feliz em saber que eu posso fazer o mesmo passeio, só que por conta própria.

Você saberia me dizer os valores aproximados do trem de Bergen para Flam e dos passeios de barco que fez? Queria ver se valia a pena eu ir de Oslo a Bergen de avi?o e começar os passeios de Bergen, ou se compro mesmo o nutshell.

Obrigada!! Bjos

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

OI Anna, não lembro os valores mas vc pode ver no site da ferrovia (acho que é o nsb.no).
Eu acho que não tem muuuita diferença não mas é sempre bom dar uma olhada. Lembre que o nutshell é apenas uma maneira de vender todos os passes de transporte juntos. Então, acho que o preço não é tão diferente assim. A Noruega é encantadora!
Beijos

Mary Walmsley
Mary WalmsleyPermalinkResponder

Oi Pessoal,
Estou programando uma viagem com meu sobrinho em agosto para a Noruega.
Mas estou com muitas dúvidas acerca da documentação para ele viajar desacompanhado dos pais.
Ele mora na Alemanha e vem passar férias aqui no Brasil na casa da minha mãe. E sou eu quem vai levá-lo de volta para casa. Mas antes de ir para Alemanha, queremos passear pela Noruega.
Aqui no Brasil, o site da Polícia Federal mostra quais tipos de documentos são necessários para a saída de menor desacompanhado dos pais.
Mas estou com medo do ingresso na Europa, mais especificamente na Noruega.
Alguém sabe qual deve ser o procedimento?
Quais documentos são exigidos? Em qual idioma deve estar redigido?
Obrigada pela atenção

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mary! Evite buscar esse tipo de informação superdelicada pela Internet. Quem é mais indicado para descobrir isso para você são os pais da criança, na Europa. A informação precisa vir chancelada oficialmente de lá.

Débora
DéboraPermalinkResponder

Oi, vou pra Noruega em Maio e queria viajar de carro de Bergen, ao Norte para Kristiansand que é bem ao Sul. Consultei no google maps e , caso eu fosse direto, semparar, está dando 7 horas de viagem. Mas reparei que há duas ocasiões que no roteiro diz assim: Pegue o barco E39. Eu posso pegar esse barco de carro?
Alguém sabe me dizer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! Muitos trechos nas estradas do norte da Noruega são feitos por ferry. Espere filas no verão.

Leia:
http://en.wikipedia.org/wiki/European_route_E39

http://en.wikipedia.org/wiki/European_route_E39

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá a todos,

Estou planejando uma viagem pela Noruega e estou com dúvida em uma parte dela.

Inicio minha aventura em Trondheim, onde passo 2 noites. Vou alugar um carro e passando pela "estrada do atlantico" chego em Alesund, onde passo mais uma noite.

Na manha seguinte vou conhecer o Fiorde de Geiranger, e sigo em direção à Bergen. Pretendo dormir em alguma cidade no caminho (a Bergen) pois acho o tempo de viagem mto longo.

** dúvida 01, alguem sugere alguma cidade??

Bom, em Bergen, pretendo ficar 1 noite. E daí seguir rumo a Oslo. E é aqui que estou perdido.

Gostaria de fazer este trajeto de carro. (como no Norway in a Nutshell) Alguem ja fez? Se sim, passando por quais cidades??
Queria passar a noite em alguma cidade (como Flam ou Aurland - digo estas pois sao as que o pessoal mais comenta) antes de chegar a Oslo e fazer um passeio de barco pelo fiorde.

Obrigado a todos

Eduardo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! A gente poderia pôr a sua pergunta no Perguntódromo, mas antes disso dê uma olhadinha nos blogs listados aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/blogs-e-dicas-de-escandinavia-balticos-e-russia-quem-tem/

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Olá a todos do VnV que me ajudaram muito na organização desta viagem pra Noruega. Viajei no mês de Abril e comecei hoje a série de posts da Noruega no meu blog, onde falo a viagem de aviao de Estocolmo a Bergen (com escala em Oslo), o passeio Norway in a Nutshell e a experiencia de dormir em Flam e sobre a cidade de Bergen, com dicas de hostels e aquele restaurante pra comer um belo bacalhau noruegues. Acompanhe os posts no www.viciosdeviagem.blogspot.com. Caso tenham alguma pergunta, como eu tive milhares, escreve lá no blog, por favor!

O primeiro é este aqui, que acabou de sair do forno: http://viciosdeviagem.blogspot.com.br/2012/06/chegando-na-noruega-de-estocolmo-bergen.html

Thais
ThaisPermalinkResponder

Olá pessoal!

Estou programando minha viagem aos países nórdicos e esse post foi de grande ajuda no planejamento com todos os comentários e sugestões.

Meu vôo chega em Oslo e após vou para Estocolmo. Farei o passeio Norway in a Nutshell até Bergen.

Minha dúvida é: existe algum trem ou barco de Bergen até Estocolmo (para evitar a volta a Oslo)? Gostaria se tivesse alguma opção noturna.

Caso não exista, é possível ir de barco de Oslo a Estocolmo? (procurei na Tallink e Viking Line e não encontrei esta opção)

Obrigada a todos,

Thais

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Dê uma olhadinha no mapa; você vai ver que uma viagem de barco entre Oslo e Estocolmo não faz nenhum sentido. Barcos são mais lentos do que qualquer outro meio de transporte e só se justificam quando cortam caminho pela água; quando é preciso contornar penínsulas, são comercialmente inviáveis.

Bergen está mais longe ainda de Estocolmo.

Thais
ThaisPermalinkResponder

Obrigada Bóia!

E é possível fazer o trajeto de barco entre Oslo e Copenhagen e depois entre Copenhagem e Estocolmo? Copenhagen também é uma opção no meu roteiro.

Não encontro muitas informações sobre o transporte com o barco.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! São 17 horas de travessia entre Oslo e Copenhagen. De trem são 8 horas.
http://www.directferries.co.uk/oslo_ferry.htm

Não há barcos entre Copenhagen e Estocolmo.

Acredite: o trem é a melhor opção na região. Para transporte de passageiros, google a palavra "ferry" com os destinos. Você achará poucos. Se quer viajar pela Escandinávia de barco, faça um cruzeiro.

Bárbara
BárbaraPermalinkResponder

Boa noite!
Li tudo aqui e não encontrei nenhum relato de alguém que tenha ido para Bergen ou Oslo no inverno. Irei em janeiro e queria saber de alguém o que dá pra se fazer por lá, se tem neve demais,etc.
Alguém poderia me ajudar?
Obrigada,
Bárbara.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bárbara! Não temos relatos de leitores que tenham ido para Oslo nesta época, mas você pode ler sobre o que esperar da Europa no inverno neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/

Mariana Albertini

Olá Bárbara
Estou exatamente atrás dessa informação. Como foi sua viagem?
Sabendo que estarei em Oslo:
1. Vou de Norway in a Nutshell até Bergen e depois avião para Estocolmo.
2. Vou de trem para Bergen, volto de Norway in a nutshell para Oslo e de lá sigo para Estocolmo.

Fazendo um paralelo com a Califórnia, em que me indicaram ir de San Francisco para Los Angeles (e não o contrário) para estar do lado certo da estrada para estacionar onde quisesse, tem diferença ir de Oslo para Bergen ou vice-versa?

Obrigada a todos

Thais
ThaisPermalinkResponder

Olá. Estou programando uma round the world trip.
Enquanto na Noruega, estou pensando em fazer o Norway in a Nutshell por conta propria. Dúvidas:
1- É aconselhavel ou é mais barato comprar com a fjordtour?
2- Passarei 3 noites em Bergen? é demais? É pouco?
3-No site da fjordtour as cidades que passam são Bergen, Voss, Gudvangen, Flam e Myrdal. Com exceção de Bergen que ficarei mais tempo, Quanto tempo em cada uma delas? 1 dia? horas?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Se houver resposta, aparecerá aqui.

Leia mais sobre a Escandinávia nesses blogs:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/blogs-e-dicas-de-escandinavia-balticos-e-russia-quem-tem/

Joana
JoanaPermalinkResponder

Oi Thais,
Eu fiz o Norway in a Nutshell em Agosto de 2012 por conta própria com minha mãe e meu marido. Comprei pela Fjordtour mesmo, apesar de ter achado caro.
A gente fez o percurso de Oslo até Bergen num dia só. É beeeeem corrido, e eu teria parado em algum lugar pra passar a noite.
Eu fiquei 1 noite e 1 dia em Bergen, e eu achei tranqüilo, porque a cidade é bem pequena. Eu teria gostado de passar uma noite a mais na cidade, porque lá é lindinho demais. Recomendo comer no restaurante Pingvinen http://www.pingvinen.no/ a comida é ótima.

Do tour, as cidades que mais achei bonitinhas e com potencial foram Flam e Gudvangen. Eu teria gostado de passar a noite em uma delas.
O tour pelos fiordes é o máximo dos máximos, mas, como enche, eu, se fizesse o passeio de novo, teria pernoitado em Flam e teria feito o tour no dia seguinte.
Se quiser saber como foi minha experiência tem relato aqui http://www.vaijoana.com/2012/08/noruega-i-os-fiordes.html
http://www.vaijoana.com/2012/08/noruega-ii-bergen.html

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Oi, Thaís!
Eu acho 3 noites um bom tempo pra ficar em Bergen porque vc terá 2 dias inteiros.
Acho que o preço comprando pela fjordtour ou trechos independentes dá no mesmo. Como o passeio é um mero pacote de passes de transporte eu compraria na fjordtour se fosse fazer o passeio inteiro. Como eu fiz apenas parte do trajeto comprei trechos separados para trem e barco.
Achei que valeu demais ficar uma noite em Flam. Comecei em Bergen, fiz o trecho de trem até Flam. Fiz check in no hotel, fiz o passeio de barco Flam -Gudvangen ida e volta. Dormi em Flam, fiz passeio de bike no dia seguinte e à tarde fui de express boat até Balestrand, de onde voltei pra Bergen tb de barco.
O vale de Flam é o lugar mais lindo que eu já visitei. A chegada de trem é fabulosa.
Eu dormiria por lá e acho que é melhor que dormir em Gudvangen.
Boa viagem!

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Oi Thaís,

Acho que 3 dias em Bergen são mais que suficientes. 2 dias inteiros já estaria muito bom!
O passeio que você quer fazer é legal e não acho necessário dormir em nenhuma dessas vilas, a menos que queira fazer algo a mais por lá, como caminhada ou bike. O passeio é bonito, mas não achei essas mil maravilhas não. É difícil pegar nessa região um dia bonito, de sol. Chove muito e a maior parte dos dias são nublados...

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Meu comentário foi pro poço? Tem salvação, bóia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Georgia! Pescado! Obrigada!

Melissa Toledo

Oi Thais,
fiz essa viagem em 2009, gostei tanto da Noruega que voltei em 2011 para conhecer as ilhas Lofoten.
Eu comprei o Norway in a Nutshell pelo fjordtour, foi onde eu consegui comprar online. E é bom porque vc pode escolher o tempo que passa em cada cidade e fazer o trejeto como preferir. Acho que deixar para comprar na hora não deve ser a melhor opção. Tenho quase certeza que o preço é o mesmo do balcão.

Também passei 3 dias em Bergen, achei suficiente sim.

Quando fiz o Nutshell eu fiz tudo em um dia, apenas em Bergen fiquei mais tempo. Acho que a cidadezinha que mais vale a pena ficar mais horas é Flam. É a mais bonita e fica na beira do fiorde. Aluguei uma bicicleta e deu pra percorrer a cidade toda em algumas poucas horas.

Boa viagem!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Fiz esta viagem em setembro de 2012 e comprei pela fiordtours. Depois de muito ler desisti de pernoitar no caminho - o que li foi que em Flam não tem nada, o pouco que tem fecha e você morre de tédio. Mas a Melissa (acima) gostou, então pense a respeito. Fiz o passeio em um dia de Oslo até Bergen. Bergen é incrível e linda, ficamos duas noites e achei que aproveitamos bem. Não perca a feira de peixes com degustação de caviar, eles são incríveis. Almoçamos ali mesmo, eles fazem frutos do mar na hora do almoço. Por sorte estava sol nos dois dias e o passeio de funiculare também foi ótimo, com direito a uma vista linda.

Tenho vontade de voltar para a Noruega e não ficaria nas cidades do caminho do passeio Nutshel não.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

A questão gostar ou nao de um lugar é mesmo personalíssima.
Sim, Flam nao tem nada pra fazer. Verdade!
Na volta do passeio de barco ficamos pelos arredores do hotel, jantamos no hotel.
Em maio tinha sol até 22:30h e tudo era tão lindo que eu nao queria dormir.
No dia seguinte fiz o passeio de bike que foi delicioso.
Voltaria, e voltarei numa boa!

Muriel
MurielPermalinkResponder

Olá,

Gostaria de saber se dá para curtir a beleza do país indo no comecinho de Abril.

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Muriel! É um pedaço do mundo frio demais. Vá no verão europeu (junho-setembro) que você vai aproveitar muito mais.

suzana
suzanaPermalinkResponder

Estou indo agora no inicio de maio.Sairei de Londres e pensei em pegar um vôo até Copenhague, depois um barco noturno até Oslo (ficando 2 dias por lá),então faria de trem até bergen (7 horas)e ficaria 2 dias também em Bergen.Onde devo encaixar Flam? Vejo que todos fazem Bergen\Oslo fica legal fazer ao contrário? Depois sigo para Estocolmo de avião.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzana! Você pode fazer o Norway in a Nutshell, passando por Flam, no sentido Oslo-Bergen:

http://www.norwaynutshell.com/en/explore-the-fjords/norway-in-a-nutshell/

suzana
suzanaPermalinkResponder

Joana:
Gostaria de saber onde vocês deixaram as bagagens enquanto faziam o passeio de barco pelos fiordes.
Estamos indo para a Noruega agora em maio (eu, minha irmã e nossa mãezinha).
Não sabemos ainda se iremos primeiro psra Oslo ou Bergen, estamos pensando em fazer o passeio pelos fiordes no caminho entre as duas cidades.
O que você acha?
obrigada, Suzana

Joana
JoanaPermalinkResponder

Oi Suzana, espero que não seja tarde pra te responder.
Como eu e meu marido morávamos na Alemanha na época, pra nós foi uma viagem curtinha de 4 dias. Eu só levei uma mochila de dia-a-dia, e meu marido outra maiorzinha. Minha mãe levou uma malinha de bordo (ela é mais exagerada que a gente), que a gente carregou pra todos os passeios, inclusive nos de barco. Tem muita gente com mala nesse trecho. Tem até um lugar específico no barco onde as malas ficam. Mas é meio "jogado", não tem um "guarda-volumes" de verdade (deixe seus objetos de valor junto de você).
Nós também fizemos o passeio dos fiordes no caminho entre as duas cidades. Achei muito proveitoso. É muito bonito e minha mãe, que é uma pessoa essencialmente urbana e gosta mais de Londres e Paris que de natureza, adorou o passeio.
Só tenha em mente que maio é meio frio por lá, e no barco rola um ventinho. Leve um casaco corta-vento (pelo menos pra sua mãe) pra usar no passeio. E não esqueça de levar uns lanchinhos. Eu, como não posso comer coisas com glúten, sempre tinha várias frutas e biscoitos(sem glúten) na bolsa e foi uma mão na roda.
Se tiver outra pergunta é só falar =)

Sandra
SandraPermalinkResponder

Olá
Farei um cruzeiro pela Noruega e estarei em Flam por um dia, das 8 às 17 hs. É possível ir do porto até a estação ferroviária a pé?
Pretendo fazer Flam/Myrdal/Flam em algumas horas, é viável?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! A viagem leva 40 minutos em cada perna.

Veja os horários:
http://www.visitflam.com/flam-railway/timetables/

geralda magela coelho souto

Boa noite! Sou brasileira e estou indo para a escandinávia fazer um cruzeiro com inicio dia 19 de junho. Antes porém passarei tres dias em oslo. Chego dia 14 à tarde e viajo dia 17 para Copenhagen onde tomo o navio. O que posso fazer em Oslo? Gostaria de conhecer pelo menos um pouco dos fiordes, acho que não terei tempo para ir a Bergen. Onde posso ir por um dia? E qual transporte devo ir de Oslo para Copenhagen? Pensei em ir de trem, mas ainda não consegui comprar os bilhetes. Somos 6 pessoas adultas, será fácil comprar as passagens de trem no dia em que chegar a Oslo? Muito obrigada, Geralda Magela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geralda!

Leia mais sobre a Escandinávia a partir daqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/blogs-e-dicas-de-escandinavia-balticos-e-russia-quem-tem/

De Oslo a Copenhagen você pode ir de avião (1h), trem (5 horas) e ferry noturno (12 horas).

Você pode tentar comprar passagens de trem no site das ferrovias norueguesas:
http://www.nsb.no/?lang=en_US

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Oi Geralda!

Vai ser fácil achar um passeio no http://www.fjordtours.com/.

Quando fui em 2011 não era possível comprar passagem de trem pela internet com cartão emitido no Brasil.

Boa viagem!

geralda magela souto

Oi Georgia, muito obrigada por suas dicas. O que gostaria de saber ainda é se chegando dia 14 em Oslo eu ainda conseguirei comprar 7 bilhetes de trem para Copenhagen, para viajar dia 17 pela manhã? Tentei comprar pelo site e não consegui. Tem uma empresa de turismo no Brasil que faz essa compra mas o preço sobe muito. Estou tentando com uma empresa em Brasilia que eu viajo sempre, de fazer uma reserva com um empresa de oslo. Eu queria ir de carro, mas tem dois homens no grupo e eles estão com medo de dirigirem porque acharam que as leis de transito de lá são muito severas. Um abraço, Geralda Magela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geralda! Conseguirá sim, mas deve pagar tarifa cheia pela proximidade da partida.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Consegue sim. Em tese, as pessoas devem chegar na estação e conseguir vaga para o próximo trem. Acho que 3 dias está ótimo.

Alexander
AlexanderPermalinkResponder

Olá Georgia, gostei muito das dicas e pretendo copiar seu roteiro.

Em junho/2013:
Chego em bergen dia 26 de tarde (16hrs) e saio de la dia 30 pela manha (8hrs).

Tenho algumas duvidas:
1. No proprio dia 26 eu ja pego um trem pra flam la pelas 18hrs ou eu durmo em bergen e pego o trem no dia seguinte? Minha prioridade é ver os fiordes, mas tambem nao queria pegar um trem muito lotado.

2. Eu devo comprar todas as passagens de trem e passeios de barco agora pela internet ou posso comprar lá na hora? Eu pretendo aproveitar o maximo das belezas naturais da regiao.

3. Em bergen tem alguma coisa bonita para se ver? Ou só lá no meio mesmo? Pq se nao tiver, eu pretendo ficar o menor tempo possivel em bergen.

4. Eu vi que o aeroporto de bergen é longe da cidade. É facil chegar e ir da cidade para o aeroporto?

Agradeco muito se puder responder.
Alexander

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexander! Siga o roteiro da Geórgia, que está redondo. A viagem via Flam é para ser feita de dia. Bergen vale um ou dois pernoites. Volte de trem a Oslo ou siga de avião para outro ponto da Escandinávia.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Oi Alexander
Como a Bóia falou, a viagem Bergen- Flam deverá ser feita de dia.
Comprei todas as passagens de trem e barco lá na hora. Inclusive tive desconto por comprar para 2 pessoas no barco.
Bergen é uma cidade super bonitinha que vale ficar 1 ou 2 dias. No seu caso tentaria ficar um dia para não comprometer o passeio aos fiordes.
É fácil ir e voltar do aeroporto de ônibus. Na internet está disponível o trajeto e tb as paradas.
Boa viagem!

Alexander
AlexanderPermalinkResponder

Pessoal, ainda nao esta finalizado e esta cheio de errinhos. Mas gostaria de contribuir com a minha experiencia. Devo postar aqui ou em outros lugar depois de finalizado?

Aqui vai:
Estava com muita vontade de conhecer os países nórdicos, já que na minha viagem anterior eu conheci os países europeus mais *comuns*. Inicialmente gostaria de conhecer somente as capitais, mas o post da Georgia me fez mudar de ideia! Decidi ent±ao ir para os fiordes. Reservei 4 dias da minha viagem e comecei a planejar.

Pesquisei muito, mas acabei copiando parcialmente o roteiro da Georgia, que est'a ótimo por sinal. Logo que sai de Sao Paulo, fui *direto* para Fl±am. Como? Com 4 trechos de avião e dois ônibus, fiquei mais de 40 horas viajando. N±ao recomendo, hehe. Sao Paulo, Nova Iorque, Londres, Oslo, Bergen e finalmente Fl±am.

Cheguei no final da tarde em Bergen e infelizmente nao tinha mais trem para Flam, entao acabei indo de onibus e nao me arrependi. O trecho de onibus tambem tem lindas paisagens, tem tomada, tem Wi-Fi, ±e climatizado e o melhor de tudo: ±e bem mais barato. (Tem 50% de desconto para estudante. N±ao se esqueca de l;evar sua carteirinha.)

Nao reservei hotel antecipado e me arrependi. A viagem durou 3 horas e eu cheguei em Flam ja era mais de oito horas da *noite* e o sol estava bem alto ainda! A cidade estava as moscas e eu fui atras de hotel. Como foi de ultima hora e nao queria gastar muito, acabei pegando um albergue mesmo.

No meu primeiro dia de Flam, fui atras de informacoes turisticas. Fiz um passeio que te leva de barco at±e Gudvagen e volta. Mas eu nao fiz o passeio comum, com aquele barco grande, eu fiz numa especie de bote, que tem capacidade para 12 pessoas. E posso dizer, vale MUITO a pena. Antes de iniciar o passeio, temos que colocar uma roupa especial para vento. Macacão, luvas, chapéu e at±e aqueles óculos de ski! O passeio durou um pouco mais de 2 horas e foi incrivel!

Logo em seguida, conheci dois brasileiros que estavam naquele bote, que foram meus companheiros para o resto da minha estadia na cidade! Fizemos uma caminhada incrivel do lado da linha do trem. Subimos um pedaco daqueles 20km da Flam railway e voltamos para jantar. E como eu nao havia gostado do albergue, aproveitei para trocar para uma pensão que tem na cidade, com um preco bem em conta, e uma vista incrível.

No meu segundo dia de Flam, fizemos um *hiking*, foi mais uma trilha pelas montanhas. Pegamos um onibus local as 08:25 que nos levou a Østerbø. Chegamos por volta das 10:30 e comecamos a caminhada. A vista ±e sensacional, a magnetude das monstanhas ±e fora de serio. Esse ±e um passeio que compensa MUITO! Mas tem seus pontos fracos: a caminhada deveria demorar 7 horas, mas fizemos em quase 9! Nao eramos atletas, haha. A trilha ±e tranquila, mas bem cansativa pela longa duracao. Leve comida, mas agua nao ±e necessario, pois voce passa por dezenas de cachoeiras lindas com uma das aguas mais puras do mundo! Pelo passeio voce passa por fazendas de pessoas que realmente moram ali, no meio do nada! Nao existem palavras para descrever o quao lindo foi aquela caminhada. Se voce tem pelo menos um pequeno espirito aventureiro, fa±ca! Chegamos em Vassbygdi as 19:00 e esperamos o onibus que saia as 19:45 com destino a Flam.

No meu terceiro e ultimo dia de Flam, eu reservei um barco com destino a Bergen. O passeio ±e muito bonito e vale muito a pena, principalmente se voce nao teve a oportunidade de ficar muito tempo na cidade. A viagem dura 5 horas, o barco ±e lindo por dentro, super confortavel e tem Wi-Fi, mas vale a pena ficar do lado de fora para tirar lindas fotos das centanas de ilhas que tem pelo caminho.

Cheguei em bergen ja era mais de 8 da *noite* e ±e claro que o sol estava bem alto ainda. Fui no mercado e experimentei o tal sonhado bacalhau norueguês! Tenho que dizer que ±e bem diferente do nosso! Como meu voo para Oslo saia no dia seguinte bem cedo, nao tive a oportunidade de conhecer bergen e me arrependi. Gostaria de ter passado um dia por l±a. Mas posso dizer que compensou o sacrificio. A regiao de Flam ±e sensacional.

Tenho que agredecer muito a Georgia! E posso dizer que realmente a Noruega ±e muito linda!

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Alexander, fiquei super feliz de ver que o meu relato de ajudou a organizar a sua viagem e de saber que deu tudo certo. A Noruega foi uma das minhas melhores viagens. Espero voltar em breve. Obrigada pelo comentário!

sandra souto maior

Georgia e Alexander,

Vou para Copenhague no fim de agosto e de lá, tenho 4 dias para aproveitar a Noruega, para onde seguirei para Estocolmo. Estou tentando fechar o roteiro, mas tenho dúvidas e a primeira é como se vai de Balstrand para Bergen?

Obg

Sandra

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar