Noruega sem (tanta) pressa: a viagem bacana da Georgia

Um fiorde na Noruega

Queria jogar um holofotezinho no relato de viagem à Noruega que a Georgia postou numa caixa de comentários. É bacana porque a Georgia partiu do arroz-com-feijão — o passeio Norway in a nutshell, algo como “resumo da Noruega” — mas fez à maneira dela, com um pouquinho mais de calma. Fiquei super a fim de copiar.

Vai pela Georgia:

Pessoal, resolvi visitar a Noruega por cauda do post Onde está o Breno?. Melhor dizendo, por causa da da foto que ilustra esse post. O post foi publicado em 2007 e ressuscitou no ano passado (dia 7 de abril) com um comentário da Vanessa. Eu acabei vendo o comentário, entrei no post e fiquei apaixonada pela foto. Como eu já tinha uma viagem programada para a Turquia em outubro, tive que esperar um ano para tirar, eu mesma, uma foto igual a esta.

O post me levou a pesquisar em um milhão de sites e blogs e acabei decidindo por não fazer o Norway in a nutshell clássico, que seria uma viagem de Oslo a Bergen, que pode ser feita em um dia ou em mil. Decidi ir a Bergen e de lá para Flam, Balestrand e voltei para Bergen, para pegar um vôo para Berlim.

A Noruega é o lugar mais bonito que já visitei. Saí de Bergen para Flam pela manhã, de trem, num horário antes do horário em que sai o “pacote” do nutshell. O trem estava bem vazio e foi ótimo poder ir de um lado para o outro para apreciar a paisagem. O trem vai até Myrdal, onde trocamos de trem para seguir no trecho Myrdal-Flam, que é considerada (justamente) uma das viagens de trem mais bonitas do mundo.

O passeio é lindíssimo. O trem desce em uma hora de 866m de altitude até o nível do mar, passando por cachoeiras, lagos, rios, casinhas lindinhas até chegar a Flam.

Passei uma noite em Flam. No mesmo dia em que cheguei fiz o passeio de barco pelos fiordes para Gudvangen (também no horário anterior ao que a maioria dos turistas faz)e a paisagem é maravilhosa. Voltei de barco para Flam.

No dia seguinte, aluguei bicicleta e subi a estrada que segue paralela à linha do trem. Gente, a paisagem é linda! Não pude subir muito porque tinha que pegar o barco que me levaria a Balestrand no meio da tarde. Me arrependi de não ter ficado duas noites em Flam para fazer esse passeio com tempo. Tem gente que aluga a bike, sobe de trem até Myrdal e desce os 20 km pedalando. Ainda vou repetir esse passeio com esse adendo. Quem quiser dar uma olhada no site do passeio de bicicleta, é esse aqui.
No meio da tarde peguei um express boat para Balestrand, que é outra cidadezinha linda. O barco parece um avião, só que tem wifi…

Passei duas noites em Balestrand e fiz um passeio que se chama “Glacier trip”. É um passeio de barco até o Glacier Museum e um passeio até o pé de uma geleira. Eu queria fazer uma Glacier Walk mas, como não era verão ainda, esse tipo de passeio não estava disponível. Não achei que a glacier trip vale a pena. Muita viagem… acho que Balestrand merece uma noite mas não recomendo ficar duas para fazer esse passeio. De Balestrand voltei a Bergen por uma questão de logística, pois foi mais fácil voar de lá para Berlim, que foi o meu próximo destino.

Amei a viagem e tirei a tão desejada foto!

Obrigada pelas dicas!

A gente é que agradece o fidibeque, Georgia!

Leia mais:

Todas da Noruega no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

123 comentários

Georgia, que privilégio de fazer esta viagem, sou fascinada pela Noruega, mas ainda não cheguei lá, pode me passar teu e-mail, tenho vontade de ter uma amiga que já foi para me dar muuuuitas dicas….rsrsr, pode ser voce ! quero ir ainda este ano – 2012.
Te aguardo, abraço, Anélita.

Tem, sim, Felipe. Entra no site da fjordtours e tenta simular que vc vai ver que dá. Fiquei com vontade de voltar à Noruega num outono.

Quando as nuvens permitem, e fora do inverno, a Escandinávia tem uma luz fantástica, que deve realçar ainda mais a paisagem já bela.

Eu fiz a viagem de Bergen a Geiranger – passando por todas essas cidades. A viagem foi linda, mas cheguei a Geiranger no dia que oficialmente acabava o verão. De qq maneira valeu muito.
Passei por lugares lindos, mas não turísticos.

Lindo relato. Acompanhei com mapa na mão. Confesso que pouco sei da região. Mas está nos meus planos. Que mal pergunte: que região não está nos planos dos viajantes?

Amelie, “carro de debates”? o que vem a ser isso, please?

Meninas, também gostei de Bergen, mas depois de ir a Flam e Balestrand … não tem como comparar, né?
Tudo é muito lindo, as casas são lindas. Parece que não mora ninguém. Acho que eles decoram as fachadas e os jardins só pra nos ver de queixo caído. É impressionante! E a cor da água? O que é aquilo? Os dois dias que passei em Flam foram os meus dias mais felizes em viagem. Não quero demorar pra voltar!

Lindo roteiro, Georgia! E eu adorei até Bergen, viu, Sylvia? Conhecer a Noruega foi uma das viagens mais lindas que já fiz – acho navegar entre fiordes e fazer praticamente qualquer trecho de trem são sempre imperdíveis.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito