O jeito mais bacana de aterrissar em Toronto

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A chegada em Toronto vista da janelinha do avião da Porter

De Montreal a Québec fomos de trem: era a opção mais sensata. São apenas 3 horas de viagem e consegui uma tarifa ótima de 48 dólares canadenses. (Mas vou falar sobre trem mais tarde; ainda tenho um trecho a fazer.)

Entre Québec e Toronto, porém, o trem não é uma opção a considerar. A viagem mais curta leva oito horas e meia, com conexão em Montreal. Quando fui pesquisar as passagens de avião, porém, estavam caríssimas (coisa de 400 dólares canadenses nos vôos diretos, no dia que pesquisei). Daí me lembrei que Toronto tem um segundo aeroporto, e fui atrás. Achei a Porter Airlines, uma cia. aérea que um dia tinha sido mencionada pela Alexandra Forbes num post (já apagado) do Viaje Aqui.

A passagem

Achei passagens a 117 dólares canadenses -- que depois de taxas e mais taxas (incluindo de marcação de assentos) acabaram virando 210 dólares por cabeça. O preço de uma ponte aérea em tarifa flexível. Um bom negócio para descer direto no "Congonhas" de Toronto.

Que Congonhas o quê. O que eu não imaginava é que o Billy Bishop Toronto City Airport (ou "Toronto Island Airport") seria a coisa mais parecida com o... Santos Dumont (!!!) que eu já vi.

Quando o aviãozito (um Bombardier Q400, turboélice barulhento que só) começa a descer, a gente só vê água: o Lago Ontário é tão largo que dá a sensação de mar. Daí a gente avista o skyline do centro da cidade na janelinha direita -- exatamente como no Santos Dumont.

A aterrissagem dá um certo medo, porque o aeroporto fica numa ilhota e a pista parece MUITO curta. Mas como vocês podem intuir, deu tudo certo shock

Toronto Island Airport

Tirando o barulho da hélice (e o atraso de 45 minutos na saída...), só tenho elogios à Porter. Os assentos têm revestimento de couro, a revista de bordo é bacanuda (impressa em papel reciclado) e o serviço de bordo inclui vinho.

A chegada é super pá-pum: as malas aparecem rapidinho e você já embarca num ferry boat (ou traversier, no quebecuá obrigatório por lei) que parte (grátis) a cada 15 minutos. A cia. oferece um shuttle grátis até a Union Station, e um esquadrão de táxis (caindo aos pedaços, meu Deus, em Montreal e em Québec não era assim não!) está a postos para levar você ao seu hotel.

Chegando em Toronto pelo aeroporto central

No ferry para a cidade

Desembarcando do ferry

Toronto

Recomendo. Cheque os preços da Porter também na rota Toronto-Montreal (a viagem de trem leva 5 horas).

Leia mais:

61 comentários

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Riq
A Porter voa p NY também! Eu sempre via propaganda dela naquela revista Monocle que eu te falei um dia! Quando comecei ler o post, imaginei que seria essa a cia!!!

mario
marioPermalinkResponder

Esse aeroportinho é demais! E é sensacional ver os procedimentos de pouso e decolagem lá de cima da CN Tower, se preparando pra um jantar!
Abs Riq

Augusto
AugustoPermalinkResponder

Sempre tive a impressão de que os deslocamentos na América do Norte são mais caros que na Europa. É claro que não dá para comparar uma Jet Blue com uma Easy jet ou Ryanair, mas às vezes vc abre mão do conforto por uma passagem mais em conta. No caso dos EUA e Canadá não consegui achar uma passagem realmente low cost como o equivalente europeu. Foi falta de informação minha ou é assim mesmo?
Abçs
Augusto

Luciana Bordallo Misura

Realmente nao e tao barato como na Europa nao. Eu voo sempre de JetBlue dentro dos EUA e jamais consegui passagem por menos de 200 dolares ida e volta, nem com MUITA antecedencia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Augusto! Realmente não há nenhuma RyanAir ou easyJet nos Estados Unidos. O mais próximo que eles têm é a Southwest.

O negócio é cotar trecho a trecho em sites como Expedia e Kayak. Quanto mais concorrência numa rota, melhores serão os preços.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Mas como trem tb nao eh nada barato, a opcao do voo eh uma boa!
A porter eh otima para quemvquer chegar na ilha... A west jet eh uma opcao a air canada.
Curta Toronto por mim... Estou com uma saudade dai!!!

Fernanda Vier
Fernanda VierPermalinkResponder

Vou passar todo mês de julho em NYC e estou pesquisando passeios para fazer. Cogitei passar um final de semana em Toronto (ir na sexta, retornar no domingo), a princípio de trem... mas já ouvi falar que pode ser um pouco complicado cruzar a fronteira EUA/Canadá, que posso ter problemas... alguém já fez isso? Alguma dica para me dar?

mario
marioPermalinkResponder

Fernanda, pq você não vai de avião? É um voo curto, ponte aérea, você não perde nada de tempo e todos os procedimentos são tranquilos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda!
É preciso visto para o Canadá, que precisa ser pedido no Brasil.
Tendo visto, são apenas os perrengues normais de imigração.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Acho longe para um final de semana!!! Mas se mesmo assim quiser, tem onibus tb greyhound e megabus.
Dah problema se pegar um ilegal ou suspeito no onibus, do resto eh tranquilo smile
Abs

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Riq, rola um copo de cerveja gratis na Stema Whitler.
Depois ou zntes da visita a CN Tower, essa eh sempre uma opcao.. Fica no predio antigo na pracinga em frente a Torre! wink
A Yonge & Eglinton eh uma lugar legal de baladas com locais! Yorkville eh meu bairro favorito... E se quiser sair do usual, o bairro grego eh interssante! E tem as beaches smile
Aproveita!

Ricardo Freire

O dia tá lindo hoje, vamos subir à Torre smile

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Trem de Montreal a Quebec pode ser a opção mais sensata, mas não é a mais divertida, com certeza. Fizemos o trajeto oposto pelo Chemin du Roi, uma rota muito charmosa à beira do São Lourenço, conhecendo vilarejos e cidadezinhas como Trois Rivière... É imperdível. Alugamos o carro e fizemos o trajeto com muita calma em 6 horas, parando pra almoçar e flanar... wink

Quanto a passagem, fizemos o trecho Toronto-Quebec pela AirCanada por U$150,00 com taxas em julho! Só que reservamos com antecedência.

Em Toronto não deixe de passar uma tarde inteira no parque da Toronto Island. E se for para Niagara, vá por Niagara on the Lake. Vale cada quilômetro.

abs

Fernanda Vier
Fernanda VierPermalinkResponder

Valeu, pessoal! Vou me informar sobre o visto para Canadá e sobre voos também. Ainda não há nada decidido, também penso em fazer um bate-volta à Filadélfia, talvez Washington DC... mas preciso me conter, senão não aproveito NYC (será minha primeira vez por lá). Abs!

Milton Lucio
Milton LucioPermalinkResponder

É impressão minha, ou as taxas aeroportuarias Canadenses são muito mais caras do que as americanas ?
Exemplo: um voo da Westjet, de Montreal para Toronto, para 19/07/11, cuja tarifa eram singelos CAD 49,00. Mas, somando as taxas aeroportuarias, QST, GST, etc., o valor final do bilhete "pulou" (saltou?) para CAD 113,00 !!! 130% de taxas !!!???

Acabei desistindo e comprei um bilhete da Via Rail por CAD 68,00 (taxas inclusas). Sei que serão 4:30h de viagem, mas como tbem queria curtir a experiencia de andar numa ferrovia canadense...

Irma
IrmaPermalinkResponder

No Canadá tudo é mais caro do que nos EUA!!

Walter F Leite

Quem for de Toronto para Niagara Fool, não deixe de dá uma paradinha na pequenininha cidade de Niagara on the Lake e visitar uma lojinha de Adornos Natalinos, fica frente da pracinha central, só tem ela e já virou ponto turístico. Apesar de só vender enfeites natalinos, está lá aberta o ano inteiro.

Cris
CrisPermalinkResponder

Gente tenho uma duvida quanto ao tempo de permanência para viagens nos EUA e Canadá. Estou pensando em fazer uma road trip longa no final do ano (até uns 3 meses rodando pelos Eua e Canada) e queria saber qual é o tempo de permanência máximo que eles dão ao turista comum? Na hora de passar na imigração eles vem a passagem de volta e dai liberam para o período? E se eu for para o Canadá, eles contam? Alguem sabe como funciona? Não sei pq mas eu tinha na cabeça 3 meses como máximo, mas pesquisando não achei nenhum numero certo.
Agradeço a ajuda desde já!

Giu
GiuPermalinkResponder

Ai ai, Toronto é muito bom, não é?
Estive lá há cinco anos, e morei por apenas 4 meses, mas sempre tenho a sensação de que deveria ter nascido ali...
Não deixe de passear pelas praias e de conhecer a ilha. Acho que ainda não está calor suficiente, mas é incrível como os Torontonians aproveitam aquele pedacinho de céu quando começa a esquentar!
Enjoy!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Ops... só vi agora sua mensagem... escrevi a mesma coisa no comentário abaixo! smile

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Estou doidinha... esse comentário era para a Priscila do Inquietos... desculpa a bagunça smile

Priscila [inquietos]

Riq, nós conseguimos o mesmo trecho por 272 o total, para duas pessoas. O segredo? O site da porter gera vários códigos promocionais que eles divulgam na própria home. Tem que ficar atento, se vc entrar no site de manhã pode nao ter nada e lá pelo fim da tarde surge uma promo para passagens compradas até a meia-noite. Pelo menos foi assim nos 4 dias que acompanhei o site: duas promos seguidas.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Riq, uma coisa que esqueci de comentar sobre a Porter, é que ela SEMPRE faz promoções e é sempre bom verificar se alguma está acontecendo durante sua compra, pode rolar algo em torno de 20% a 40% de desconto.
A melhor forma é clicar no google algo assim: Porter Airlines Coupon Codes ou Porte promo code. Provavelmente o website www.retailmenot.com irá vir em primeiro lugar, basta abrir e verificar o codigo para colocar na hora da aquisição do ticket no website da porter. As vezes, no próprio website da empresa aerea eles também anunciam.
Fica aí a dica! Abs

Mirela
MirelaPermalinkResponder

Comprei passagem promocional Toronto - Quebec pelo site do @cheapoair e foi a pior experiencia que tive. Evite! Dor de cabeca na certa. Tive um problema com o horario do voo e eles nao quiseram nem saber, praticamente mandaram eu me catar.

Elsa
ElsaPermalinkResponder

Olá Ricardo, tudo bem?

Estamos(casal) planejando visitar NYC, Montreal e Toronto em abril/2012 e pretendemos utilizar os pontos da TAM para os 2 trajetos: São Paulo/NYC e Toronto/São Paulo. Gostaria da sua opinião nas questões abaixo:
a) 10 noites em NYC, 3 noites em Montreal e 4 noites em Montreal(1 para Niagara Falls). A divisão está legal?
b) Qual meio de transporte vc sugere para os trechos NYC/Montreal e Montreal/Toronto?
c) Existe algum empecilho legal para comprar bilhetes on-line pela Canada Air para pobres mortais brasileiros? Selecionei "others" no país de residência e o página informou que essa opção não estava disponível.
d) Caso sugira "Trem", podes informar o site para a compra on-line? Tens idéia da duração da viagem para cada um desses trecho?

Qualquer sugestão é bem vinda. Muito obrigado pela atenção.
Um grande abraço.
Elsa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elsa! Aqui quem fala é a Bóia. A divisão de tempo parece boa. Faça Nova York-Montreal de avião, Montreal-Toronto de trem, Toronto-Niagara de trem, e então Buffalo (do outro lado da fronteira) a Nova York de avião ou trem.

Compre as passagens de avião em http://www.expedia.com ou http://www.kayak.com e as de trem em http://www.viarail.ca/en

Leia tudo o que puder em https://www.viajenaviagem.com/category/canada

Andrea Bisaggio

Olá. Acabei de vir do Canadá e não achei tão interessante ficar em Toronto. Fiquei duas noites e deu pra ver todos os pontos turísticos. Aliás convultei várias vezes o blog e vi que sobre Toronto só tinha meso a Torre. Aí acabei indo embora cedo para Niagara, como parada em Niagara on the Lake. Em Buffalo segui a dica do Anchor bar. Adoramos e meu filho adolescente mandou sozinho um um prato de asinhas com o molho "suicidal". Foi tenso! hahahahaha

Pedro Moro
Pedro MoroPermalinkResponder

Alguém já fez o trajeto Toronto / NY de carro ? Estou pretendendo fazer em julho e não sei se é muito cansativo ou se algo interessante no caminho para parar!

Mirella (mikix)

Já fiz duas vezes e é bem longo e não achei que tinha muita coisa para fazer no caminho a não ser um outlet próximo de Syracusa (9 horas de estrada).
Uma alternativa interessante é aproveitar a viagem e ir por Montreal, de Montreal são apenas 6 horas de carro... e de repente, vale uma passadinha em Boston antes de chegar em Manhattan.
Indo de carro vale lembrar que estacionamento em Manhattan não é barato.
Espero ter ajudado.

Debora Albuquerque

Caros,
Sou fã incondicional do Viajenaviagem e gostaria de saber qual a melhor estratégia para conhecer o Canadá em uma viagem a dois estilo Low Cost.
Encontramos preços legais de Guarulhos para Toronto, e queremos conhecer Montreal também! Minha pergunta: é melhor escolher vôos com múltiplos destinos para as duas cidades, ou é melhor fechar o vôo GRU - YYZ ida e volta mesmo e de lá tomar um trem ou um vôo lowcost para Montreal, por exemplo?
Em qual cidade é melhor ficar primeiro? Nossa viagem está prevista para agosto ou setembro próximos. Precisamos de precinhos camaradas, e se tiverem dicas, ficarei grata!
Abraços e sucesso a vocês!

Mirella (mikix)

Débora não existe empresa low cost no Canadá com os preços que gostariamos de ter (risos), infelizmente as taxas dos aeroportos não ajudam em nada.
Enfim, se você tiver a opção de chegar em Toronto e voltar por Montreal, melhor, já que assim não precisa ficar indo e voltando pelo mesmo caminho. Uma passadinha em Ottawa pode ser uma alternativa tb.
Eu chegaria primeiro em Toronto (que mais metrópole) e terminaria em Montreal que tem mais personalidade e mais "sabor".
Entre um lugar e outro vc pode optar pelo Via Rail (trem) ou a POrter que o Riq sugeriu nesse post, ficar de olho nos descontos da Porter é a melhor alternativa para conseguir bons preços.

Debora Albuquerque

Obrigaaaaada, Mirella!
Agora estamos pensando em finalizar a viagem em Nova York...rsrs...vou fazer mais pesquisas! Abraços e obrigada mais uma vez!

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi, estou querendo fazer uma viagem pelo Canadá, terminando em Chicago, onde teremos um Congresso. Seríamos eu, meu marido, meus filhos (2 crianças viajantes...) e meus pais. A idéia seria:
- Montreal 4 dias
- otawa 2 dias
- Toronto 4 dias c ida e volta p niagaras fall
- Chicago

Dúvidas: o trecho Montreal -Toronto, com a parada em Otawa, é melhor ser feito de carro ou trem, por causa das crianças? E o custo, qual é o melhor, em média?
A estadia em cada local está suficiente? tem que ser uma viagem mais lenta, em razão dos pequenos... O trecho Toronto Chicago penso será feito via aérea... Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Se vocês não vão desviar pelo caminho, não faz sentido estar de carro em cidades grandes.

Orce as passagens de trem em http://www.viarail.ca . Cote carros em sites como http://www.kayak.com . Veja gastos com combustível em http://www.viamichelin.com . Não se esqueça dos custos de estacionamento nas cidades e de devolução do carro num cidade diferente da retirada.

A permanência está OK.

Carlos Eduardo

Pessoal,

Boa tarde!!!!

Vou viajar para Los Angeles em 24/12 e na volta em 08/01/2013 ficarei 17 horas em Toronto, preciso saber se posso fazer um city-tour pela cidade uma vez que tirei apenas o visto de transito e o pessoal do VAC me informou que isso não seria possível, como não é possível se fazemos a imigração em Toronto??? Me ajudem pois estou a duas semanas da viagem e preciso me programar!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Visto de trânsito é visto de trânsito. Se quiser entrar no país, solicite o visto adequado.

Arnaldo C Pereira

Gostaria de ir ao Canadá em Outubro 2013
BH-Toronto via Copaair via Panamá com visita ao Canal do Panamá.
Toronto a Vancouver de trem,, Via rail Canadian com paradas intermediárias na cidades é possivel assim
Volta de Vancouver a Toronto de avião e toronto para BH.
Preciso de ajuda. Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arnaldo! O roteiro é bom, mas a melhor época para apreciar as Rochosas é o verão.

Renata
RenataPermalinkResponder

Eu fiz a viagem de trem entre Edmonton e Vancouver passando pelas Rochosas, e muito lindo mas demora bastante e meu marido queria me matar. E o mesmo trem que parte de Toronto e que vai até Vancouver. Nao fui em cabine, fui naqueles bancos que viram cama e nao e lá muito confortável. De carro, o trecho e muito mais interessante!

ynaie trench meira

Olá, vou com meu marido para Toronto e gostaria de saber se no aeroporto eu consigo um transfer, ou shutle ou onibus para niagara falls. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ynaie! O ideal teria sido voar a Buffalo, que fica a quinze minutos das cataratas.

Existe um shuttle do aeroporto de Toronto, cote aqui:
http://www.niagarafallslive.com/airport_shuttle_service_from_toronto_airport.htm

Katia
KatiaPermalinkResponder

oi,pessoal!vou à Toronto em maio pra participar de um congresso .Tenho livre dois dias antes e dois dias depois.Gostaria de ir à Niagara Falls e Montreal(talvez Quebec,looonge).Aceito sugestoes.Plane,train,automobiles?abraços

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi Katia! Ano passado fui a um congresso em Montreal, estava mais perto de Quebec, mas mesmo assim achei linge de onibus e tb fui conhecer Ottawa (imperdivel, principalmente na epica que vc vai tem o festival de Tulipas) e depois fui conhecer Toronto e Niagara. Montreal e Quebec são meio longe de Toronto! Mas peguei uma excursão bate e volta para Niagara Falls e Niagara no the Lake e foi legal. Por causa da distancia e o tempo que vc tem, acho apertado, mesmo indo de avião! Mas vc e que sabe. Talvez alguém de mais dicas pra vc.

Katia
KatiaPermalinkResponder

Obrigada,Renata!

Mirella (@mikix10)

Oi Katia, Niagara Falls dá para conhecer no bate-e-volta de Toronto e acho uma boa. Montreal fica a 5.15 horas de carro de Toronto, isso se não pegar transito nem em aqui em TO e nem em Montreal... De repente, Ottawa pode ser uma melhor opção, já que é um pouco mais perto e em um dia dá para você ter uma ideia bem legal da cidade, coisa que Montreal, seria legal no mínimo 2 dias. Ottawa é um charme, sem o lado cosmopolita das metropoles canadenses, mas com um jeitinho muito gostoso e com arquitetura bem caracteristica.
Tem dicas sobre esses lugares no meu blog se quiser dar uma espiada: http://mikix.com/canada
Abs

Katia
KatiaPermalinkResponder

Obrigada,Mirella!

Katia
KatiaPermalinkResponder

valeu,Mirella

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Olá
Alguém conhece um lugar chamado Bruce Península? Fica bem perto de Toronto. Estou querendo dar um pulo lá.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

maria barros de oliveira jacobs

pretendo ir à Nova York pela Air Canada com escala em Toronto. Ficaremos 8 horas no aeroporto. Tem alguma coisa a ser vista perto do aeroporto que dê tempo de ir e voltar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Não vai sobrar muito tempo para passear em Toronto. E o aeroporto não fica próximo aos pontos turísticos. Para entender, leia: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos

Se mesmo assim você quiser muito sair, existe um shopping (não é ponto turístico, mas é perto) que fica a 15 minutos de carro do aeroporto: http://www.shopsquareone.com/

Cláudia Novaes Duarte

Olá pessoal, preciso de umas dicas. Pretendo ir com meu marido para o Canadá (Toronto) em abril ou maio, e penso em ficar uns 6 ou 7 dias e depois mais uns 4 dias em NY quando estiver voltando para o Brasil. Esse roteiro está ok, ou ficaria mais interessante incluir algo? De Toronto à NY é melhor ir de avião ou trem? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudio! De Toronto a Nova York são 14 horas de trem. Prefira o avião. Se for a primeira viagem a Nova YOrk, recomendamos um mínimo de 7 dias.

Erika
ErikaPermalinkResponder

Olá, boa noite
Pretendo visitar Toronto e Montreal nas minhas férias em setembro, e pelo visto está difícil achar hospedagem BBB por essas áreas...Não faço questão de hotel luxuoso, contanto que seja limpo e o entorno seguro...Alguém já teve a experiência de fechar hospedagem pelo site roomorama? É confiável? Se alguém puder me ajudar, agradeceria e muito!
Obrigada!

Liany
LianyPermalinkResponder

Olá, apesar de nunca postar nada smile sempre acompanho o blog e uso ele como guia principal para a minha programação de viagens. Este ano, eu e meu marido estamos querendo passar uns 20 dias no Canadá, começando a viagem lá pela segunda quinzena de julho. Queremos visitar Toronto, Montreal, Quebec, Vancouver, Ottawa, Calgary e Edmonton. Mas não tenho ideia em que ordem devemos começar esse roteiro, pensando em facilidades de transporte e distância. Bóia, vc poderia sugerir uma ordem de visita a essas cidades e se possível, já pedindo muito, um tempo médio de dias ideal para cada cidade. Muito obrigada!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Liany, sinceramente, reconsidere o número de lugares que vc pretende visitar em 20 dias. Vc selecionou quase tudo que tem pra ver por lá e praticamente todas as cidades importantes. Considerando o tamanho do país (e que não é tão fácil assim se locomover dentro dele), fica um tanto inviável.

Vou fazer uma sugestão, mas acho que fica corrido (com muito traslado):
- Vôo Brasil-Toronto. Vc pode ficar uns 3 ou 4 dias na cidade e depois pegar um carro e ir até Montreal (dá para passar por Ottawa, mas não dá pra ficar). Mais uns 3 ou 4 dias para Montreal (Quebec está a mais 3 horas de carro. Eu tiraria do roteiro).
- Avião de Montreal a Vancouver
Vancouver é fantástica de linda, ainda mais no verão. Vc pode ficar uns 4 ou 5 dias (ou mais se quiser fazer bate e volta a Whistler e/ou Victoria).
- Vá de avião (é o ideal, mas tb dá para ir de trem ou mesmo carro) até Calgary e alugue um carro. Percorra a Icefields Parkway, passando por Banff, visitando o Lake Louise, Moraine Lake, Peyton Lake, Jasper National Park e continue até Edmonton. Essa parte da viagem, vc pode fazer em mais uns 7 dias (não sei quanto tempo é ideal em Edmonton e Calgary, por isso chutei 7 dias ao todo, mas tem que pesquisar).
- De Edmonton vc volta ao Brasil (com escala em Toronto ou nos EUA). Dá para fazer esse trecho ao contrário se for melhor para pegar passagem (descer em Edmonton e ir até Calgary).

Como eu disse, está bem corrido. Eu tiraria a costa leste e faria bem feito Vancouver (com Whistler e Victoria) e Rochosas (Calgary, Edmonton mais os lagos e parques nacionais da região).

Liany
LianyPermalinkResponder

Oi Thiago, muitíssimo obrigada pela dica! Eu sei que são muitas cidades mesmo pra pouco tempo. Na verdade, nunca faço isso, mas como tenho planos de passar uma temporada no Canadá, queria conhecer as principais cidades para decidir em quais moraria eventualmente. Daí, a ganância rsrsrsrs.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

hehehe, eu vou apostar que vc vai escolher Vancouver. wink

Mirella Matthiesen

Oi Liany,
Ich ... aí você dançou (risos). Eu escolheria Toronto (risos), mas Vancouver é a mais linda mesmo smile

Pra ser sincera, acho que sua decisão de morar no Canadá deveria ser mais influenciada pela sua profissão, eu até que gostaria de morar em Vancouver, mas pra nossa área o mercado é mais fraquinho por lá... eu morei e ainda meio que moro lá há mais de 13 anos! Canadá é um super país!!! Amo muito mesmo smile

Liany
LianyPermalinkResponder

Obrigada pela dica, Mirella! Vou tentar pensar num roteiro exequível. rsrs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar