TAM aumenta milhas para América do Sul; Gol diz que não muda

Farellones, nos arredores de Santiago

Como diz o Rodrigo Purisch, milha boa é milha gasta. (Eu concordo, e completo: milha boa é milha grátis — que você ganha no cartão de crédito.) Os regulamentos dos programas de milhagem permitem que as companhias mudem a regra quando queiram. E na maioria dos casos, quem sai perdendo é o freguês.

Eu sou do tempo que meras 12.500 milhas compravam um upgrade na executiva para o exterior, não importando a tarifa de classe econômica que você pagasse. Foi assim que passei anos e anos voando na business da Varig. Valia muito a pena. Mas daí a American subiu a cota para 30.000 milhas em cada perna — e logo todas seguiram o exemplo. Hoje, para ganhar upgrade na executiva, além dessa quantidade toda de milhas você ainda precisa ter comprado uma passagem tarifa quase cheia. Já me conformei e dei adeus à executiva há um tempão.


Para vôos dentro do Brasil e da América do Sul, o Fidelidade TAM é o programa mais generoso: não há limitação de assentos-prêmio por vôo. Aos poucos, porém, a cia. vai endurecendo as regras. Primeiro instituiu a antecipação de 7 dias para emitir a passagem pela pontuação normal. E agora criou a distinção entre vôos domésticos (que continuam sendo emitidos por 10.000 pontos o trecho) e vôos para a América do Sul (que agora só são emitidos por 15.000 pontos o trecho).

O problema desse endurecimento de regras é que normalmente a coisa se espalha rápido; assim que recebi o newsletter do Fidelidade, temi que o Smiles enveredasse pelo mesmo caminho.

Acionei minhas fontes na Gol e, pelo menos por enquanto, não se fala em mudar a quantidade de milhas para a América do Sul. (Na Gol os vôos domésticos e para a América do Sul custam 10.000 milhas o trecho; para o Caribe, 15.000.)

É inteligente não mexer — até porque o Smiles tem outras maneiras de controlar a emissão de passagens-prêmio, já que os assentos-prêmio são limitados (depois de esgotados os assentos  na milhagem normal, só cacifando o Smiles Any Day, que cobra o dobro das milhas). O sistema, contudo, está bem mais mão-aberta do que na época da Varig. Se você tiver uma certa flexibilidade de horário e não deixar para a última hora tem grandes chances de confirmar o seu trecho pela milhagem normal (no Brasil e na América do Sul; já para o Caribe é mais difícil).

Bem, o moral da história é o de sempre: não deixe milhas acumuladas na sua conta. Use na primeira oportunidade.

Aproveite as promoções de milhas reduzidas que volta e meia reaparecem, nas duas companhias. É o jeito mais inteligente de não deixar suas milhas desvalorizarem com as mudanças de regras.

Leia no Aquela Passagem:

Fidelidade TAM cobrará 15.000 pontos por trecho na América do Sul (exceto Brasil)

Leitores do Aquela Passagem avaliam os programas de fidelidade das cias. aéreas

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


77 comentários

Sei lá essa história de milhas é complicado…
Posso contar em uma mão as viagens que conseguimos fazer usando elas.. E tenho que falar mais da metade delas foram do tempo da finada Varig.
A não ser que você viaje muito a trabalho dificilmente conseguirá acumular milhas para conseguir um bilhete para algum destino fora da América do Sul. Utilizar os pontos do cartão de crédito para ganhar milhas tem também suas desvantagens.
Agora eu acho uma enorme sacanagem com o consumidor que de uma hora para outra de uma maneira totalmente arbitrária precisa acumular ainda mais milhas para poder viajar…
Além de ser difícil acumular milhas pelas vias tradicionais (voando) tem que ter uma paciência de Jó na hora de reservar seu bilhete.. Isso não é fidelidade..
O mais bizzaro desta história toda é que na mesma semana veio à tona que a tam reverteu o prejuízo do 1 trimestre do ano anterior registrando um lucro de mais de 40% sobre o prejuízo do passado.. https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/tam-registra-lucro-liquido-de-r$-1288-mi-no-1o-tri_67989.html
Se eles tiveram lucro foi certamente graças aos seus fieis consumidores (até porque as passagens da tam não sao as mais baratas), mas agindo assim muita gente vai pensar duas vezes em voar com eles.. Eu sou um dos primeiros da fila!!

    Oscar,
    Qual a desvantagem de usar o cartão de crédito para acumular milhas? Eu não conheço nenhuma, pois as milhas são de graça. E como na maioria das vezes o preço é o mesmo pagando à vista ou no cartão, eu sempre fico com a segunda opção.
    Os programas internacionais são bem mais interessantes. Eu uso o AAdvantage é emitir uma passagem prêmio é algo MUITO fácil. Com 40 mil milhas na baixa temporada emite-se ida e volta. Ano passado emiti umas 4 passagens assim.

Como se isso não bastasse, a burocracia para se emitir um tíquete prêmio da Tam pela internet, ou apenas para consultar o extrato de pontos, é cada vez maior. A quantidade de senhas e confirmações que eles pedem é enorme! A criação do programa Multiplus só veio confundir mais do que ajudar.

Uma dúvida: No programa Smiles vc só voa de Gol? Procurei passagens pro chile e pela Gol e são quse 24 horas pra chegar lá (considerando que moro no nordeste). Inviavel perder 2 dias da vigem dentro de aviao e aeroporto pra um destino “perto”. Com a Tam mesmo com conexões é bem mais rápido. Teria outra opção usando milhas pra ir pro Chile?

    Olá, Katy! Sim, pelo Smiles a única maneira de chegar ao Chile é pela Gol.

    Se suas milhas estão no Smiles não há alternativas. Se estivessem no AAdvantage, por exemplo, você poderia emitir passagem na LAN.

Só pra registro de dados, com certeza o pessoal da tam passa por aqui, excelente blog formador de opinião.

A tam a muito tempo tá passando uma vergooonha. Num vejo a hora de chegar logo minhas férias e torrar minhas 45.000 milhas e tchau. E cogito ainda cancelar o itaucard, ou parar de usar pra não perder a linha de crédito.

Vergoooonha tam(minúsculo mesmo) vergooonha!

Nos últimos dois anos só tenho usado o Smiles. É muito vantajoso para que tem a possibilidade de emissão das passagens com antecedência.

Há muito tempo eu deixei de considerar minhas milhas pra emitir passagem. É sempre tão complicado que acho mais fácil pegar uma promoção. As milhas do cartão de crédito estão acumuladas para as próximas férias quando, aí sim, terei a tal flexibilidade de datas…

    eu sigo o mesmo raciocínio. Minha fidelidade é com meu bolso.

Antes eu só viajava de TAM quando a passagem era mais barata. Agora só viajarei quando a passagem for beeeem mais barata.

Há muito tempo que o smiles tem se mostrado um programa melhor que o fidelidade da TAM. Mas agora a diferença de um para o outro está enorme.

Pois é, dia desses vi na tv uns jovens que não sabiam explicar a palavra “inflação”, tão comum para quem já não é tão jovenzinho assim. Voltamos a conviver com os efeitos daquela palavrinha ( o dragão da inflação!)no ALUGUEL -jisus- no supermercado, no combustível e agora nas MILHAS!!!! nossa senhora da boa viagem, que nos proteja!

    O aumento de 10 mil para 15 mil milhas não se dá em função de inflação. Pois se pensar assim podemos admitir que para emitir um bilhete-trecho daqui a 10 anos seja necessário algo como 50.000 milhas.O que seria necessario REAJUSTAR tambem a quantidade de milhas recebidas por trecho voado. O que não acontece.

    A TAM procura fazer com que uma menor quantidade de pessoas possa emitir bilhetes atraves de milhas e assim aumentar o lucro da empresa. Só que provavelmente será um tiro no pé já que a insatisfação com o INfidelidade tam é geral.

Apesar de previsto no programa, acho que o aumento do numero de muilhas para as milhas já creditadas viola o Código do Consumidor, visto que no caso da TAM por muitas vezes foi prometido que uma passagem para a Europa, ou a aquisição de um cartão valeriam um trecho para a America do Sul.

Quem tem muitas milhas deve procurar a Justiça e fazer valer seus direitos nos Juizados Especiais.

E, cabe ao consumidor escolher o melhor programa. Com as promoções do smiles eu consegui TODAS as viagens do ano passado por entre 3000 e 5000 milhas partindo de Congonhas no horário que queria, e via internet. Na TAM, a disponibilidade de promoções era menor, e como o sistema é complicado voce e obrigado a pagar R$ 30 pelo atendimento pessoal ou pelo telefone. A uncia vantagem da TAM eram os voos para o Peru,que a Gol não faz,Bogota, que deixou de ser feito pela Gol, os direitos para o Chile, que podiam ser feitos em bussines com 15000 milhas. É por isto que não uso mais o fidelidade, e tenho passado meus pontos para o smiles.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito