Travessia Chile-Argentina com carro alugado: as dicas dos leitores

Essa é uma pergunta que de vez em quando pipoca em posts de diversos destinos de Chile e Argentina. Agora, com a aproximação do inverno, o assunto vem ainda mais à baila. Até porque tem gente descobrindo passagens mais baratas para Puerto Montt do que para Bariloche.

Vulcão Osorno, Chile

Eu nunca atravessei a fronteira de carro em nenhum ponto. Já atravessei de cruzeiro (de Ushuaia a Punta Arenas e vice-versa), de ônibus (El Calafate-Puerto Natales-El Calafate; Santiago-Mendoza) e de barco (Bariloche-Puerto Varas).

Sempre que aluguei carro me mantive dentro do mesmo país: em El Calafate (um dia, só para ir do aeroporto à cidade e aproveitar para uma primeira passada no parque), em Bariloche (para dar um rolê por Villa La Angostura e San Martín de los Andes) e em Santiago (para ir a Valparaíso e Viña).

Muita gente enumera os perrengues extras de atravessar a fronteira com carro alugado: diárias, taxas e seguros mais caros; burocracia extra na fronteira (que também não é bolinho para quem passa a pé). Agora no inverno entra a questão da segurança na estrada (a travessia de Mendoza a Santiago pelos Andes costuma fechar depois de grandes nevascas).

Há quem diga, porém, que é tudo tranqüilo e que não faria de outro jeito.

Eu acho que o mais lógico é (1) alugar o carro de um lado da fronteira para os dias em que for passear; (2) entregar o carro; (3) atravessar de ônibus; (5) alugar um novo carro, para os dias em que for passear; (6) voltar para o Brasil do novo país mesmo, sem precisar voltar para o país de onde saiu.  (Sim, eu acho que essas viagens combinadas Chile x Argentina ou Argentina x Chile fazem mais sentido quando você entra por um país e sai pelo outro.)

Mas isso é a opinião de quem nunca atravessou de carro alugado.

E você que já atravessou de carro alugado, o que pode nos contar?

– Qualquer locadora topa ou deu trabalho achar uma que permitisse a travessia?

– Qual foi a locadora que você usou?

– Qual foi o ponto de fronteira e em que época do ano?

– Se foi no inverno: como estava a estrada?

– Como foi a passagem pela imigração?

– Alguém conseguiu devolver o carro no outro país?

Muchas gracias!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    298 comentários

    Olá,
    estamos querendo ir de Santiago à Mendoza de carro, mas gostaríamos de devolver o carro e Mendoza e voltar de avião já na data de retornar à SP. Estamos tendo dificuldade em achar alguma empresa que permita esse aluguel no Chile e devolução na Argentina, alguém já fez isso? Alguma dica?

    Olá, eu vi que tem linhas aereas do Rio a Puerto Montt.Por favor qual é?

      Olá, Patrícia! Você pode comprar uma passagem Rio-Puerto Montt. Fará conexão em Santiago.

    Boa noite!

    Iremos à Calafate dia 19/08 e estamos em dúvida se conseguiremos alugar roupas impermeáveis (calça e tennis) para fazer os passeios nos glaciais… alguém tem experiência quanto à isso? Estou pensando em comprar as roupas térmicas underware e meias termicas aqui no Brasil e alugar o restante (já tenho jaqueta). Será que conseguimos fácil?
    Obrigada..

      Olá, Heloise! Sim, em todos os lugares de frio é possível alugar roupas. A idéia desses lugares é atrair turistas 😀

    Olá!
    Estamos planjenado fazer a travesia dos Lagos Andinos, meu marido e eu no próximo inverno. Alguém teria sugestão de hotéis, roteiros? Estamos pensando em ir para Santiago e após alguns dias ir para Puerto Montt/Puerto Varas para travesia de barco. Ficariamos alguns dias em Bariloche e de lá para Buenos Aires. Alguém tem alguma sugestão de mais lugares para passeios?

    Obrigada!

    Fiz essa travessia agora em maio, de ônibus, e gostaria de fazer as seguintes considerações: 1 – O ônibus atrasou muito (1 hora) e a empresa Andesmar não esclareceu qualquer motivo para o atraso. Apenas dizia que estava atrasado e ponto. Já tinha ouvido falar que atrasos ocorriam, mas senti falta de uma maior satisfação. Ficamos lá, no frio, esperando o tal ônibus. Tudo bem…
    2 – Na fronteira, não minta caso esteja levando algum alimento na bagagem. Nós estávamos levando alguns vinhos, queijos e compotas, declaramos tudinho e não houve qualquer problema. Mas vimos pessoas que não declararam e tiveram algum problema (demoraram para voltarem para o ônibus e provavelmente devem ter pago a multa).
    A bagagem é toda checada, a despachada e a de mão passam por um raio X, e ainda tem os cachorros lindinhos da polícia que passam farejando tudo!
    Outra dica que pode ser útil para alguém é que os telefones SOS da estrada entre Santiago e Valparaiso são muito eficientes. Alugamos um carro para ir até Valparaíso e o carro quebrou na estrada :p
    Ligamos através de um daqueles telefone SOS que tem por toda a estrada, e o reboque chegou em menos de 15 minutos (estávamos perto da estação de emergência Zapata). Ficamos esperando na estação de emergência até a locadora chegar com um carro novo (duas categorias acima da que alugamos e com horas a mais de aluguel), onde nos ofereceram café, água e foram muito educados conosco. O serviço não é pago, é claro, mas eles aceitam uma gorjeta. 😉

    Olá Ricardo,

    Vou fazer a travessia pelos lagos andinos no início de agosto,chegando em Bariloche. No entanto, estou vendo o noticiário sobre o vulcão Puyehue que entrou em erupção esses dias na região de Chaitén,e fiquei preocupada. VocÊ sabe se esse vulcão fica na região da travessia dos lagos andinos? Não entendo nada de vulcões, mas seria o caso de eu pensar em cancelar minha viagem de agosto por um vulcão que acordou agora em junho? Eu sei que é difícil uma resposta dessa, mas já aconteceu algo parecido com vc ou com alguém que tenha registrado isso no seu site? Obrigada

    Fiz essa travessia de carro alugado com meu marido e um casal amigo em fevereiro e foi tudo bem. Pegamos o carro no aeroporto de Puerto Montt, seguimos para Puerto Varas e atravessamos a fronteira por Pucón até San Martin de los Andes. Depois voltamos para o Chile pela fronteira de La Angostura, devolvemos o carro no mesmo aeroporto e retornamos para o Brasil. A viagem foi maravilhosa, rodamos 2 mil km sem preocupação com horário de ônibus nem nada, mas não dirigimos durante a noite. O trabalho que dá na fronteira é o mesmo para todos, por isso considero ficar com o carro alugado a melhor opção. Só não dá para devolver o carro em outro país, mas já havíamos comprado mesmo as passagens Rio-P.Montt-Rio. É preciso ver qual locadora dá a autorização, fizemos isso com a Hertz e não temos nada a reclamar, deu tudo muito certo e a viagem foi incrível e quero repetí-la, mas não sei no inverno…

    Nossa… Olhando para estes comentários deu até vontade de fazer mesmo esta aventura!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito