Bariloche: o Wilson chegou (de ônibus) e conta como está

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Webcam do Cerro Catedral, dia 19

Os posts das cinzas do Puyehue se transformaram num ponto de encontro de viajantes que dividem suas angústias, compartilham perrengues e pedem opinião sobre seus planos. Desistir ou não? Cancelar ou adiar?

Um dos leitores, o Wilson, resolveu ir à luta. Voou a Buenos Aires, pegou um ônibus e chegou a Bariloche como os estudantes argentinos chegam -- pela estrada.




No dia 19 ele contou como foi a viagem:

Olá, ex-companheiros de angústia,

Há alguns dias busquei informaç~ees e pessoas para compartilhar minhas angústias neste espaco. Pois bem: como já tinha passagem de onibus para Bariloche acabei vindo. De avião de GRU para BUE tudo tranqüilo. De ônibus para Bariloche também.

Cheguei há algumas horas. Mais ou menos uma hora e meia antes de chegar em Bariloche é possível perceber as marcas que a areia marrom expelida pelo vulcão deixou nos lagos, na vegetação e nas estradas. Já demos algumas voltas: como choveu nos ùltimos dias a cidade està muito melhor do que esperávamos.

As pessoas estao trabalhando para receber os turistas. Alguns estabelcimentos estavam fechados (não sei se porque hoje é domingo), mas conseguimos hospedagem em um ótimo hotel com 30% de desconto. As cinzas não afetaram os cerros. A paisagem está alterada, mas continua linda. Os lagos, ao que parece, estao se recuperando, estao marrons só nas bordas (com o zoom da máquina é possível captar os tons de verde e azul…). Amanhã faremos passeios e poderemos dizer com mais precisão como está a paisagem.

Abraços para todos

E ontem à noite o Wilson voltou com as novidades. Fala, Wilson:

Ainda estou em Bariloche. Não desanimem. O aeroporto estará fechado até 30 de junho, mas por terra é possível chegar tranqüilamente (todas as empresas de ônibus estao fazendo o trajeto Buenos Aires-Bariloche).

No dia 20 de junho estivemos no Cerro Catedral. A areia marrom e as cinzas atingiram em cheio a vila no sopé do cerro. Os teleféricos estavam todos fechados. A vila parecia fantasma: ficamos com ela só pra gente (eu e minha namorada). Subimos o cerro a pé (encontramos neve uns 500 metros depois). Nos divertimos pra valer com a neve e um cachorro que nos acompanhou pela trilha.

Na volta encontramos uma lanchonete aberta e algumas pessoas na vila. No dia 21 de junho fizemos um passeio pelo lago até Puerto Blest. Uma maravilha, apesar do frio de doer, fez sol e o passeio pelo Lago Frías e a Cascata que esqueci o nome foram fantásticos (pelo lago Nahuel Huapi só vimos vestigios das cinzas na margem próxima a Bariloche e em uma parte no meio do lago – nada que estrague a paisagem).

No dia 22 estivemos no Cerro Tronador e Cacheira do Alcerces. A região nao foi atingida pela areia e pelas cinzas. Também fez sol e o passeio foi belíssimo. Pela cidade as pessoas fezem mutirões para a limpeza. Quando não chove molham as ruas para que a areia não incomode. Nada que atrapalhe o passeio.

Para quem deseja ir a Villa La Angostura, o caminho ainda está fechado (a vila foi muito atingida). Hoje (23 de junho) fomos ao Cerro Otto. Couveu, não tivemos a vista que desejavamos, mas para o nossa sorte, apesar dos ventos, subimos no teleférico, comemos no restaurante do fim do mundo (giratório) e quase na hora de ir embora, nevou no alto do cerro (curtimos a neve e tiramos as fotos).

Para quem deseja ver neve, no Catedral e no Otto já tem. Estamos indo embora amanhã a tarde. O povo aqui é muito hospitaleiro e precisa dos turistas. Cerca de 35 mil pessoas cancelaram viagens com noticias alarmistas da imprensa que prejudicaram muito a a economia da cidade.

Venham: Bariloche tem muitas possibilidades, a paisagem continua linda e cidade tem plenas condicoes para receber os turista: o comercio, os hotéis e restaurantes estão funcionando.

Espero que tenha contribuído. Até a próxima, companheiros de viagem.

Obrigado, Wilson!

O Viaje na Viagem informa: de Buenos Aires a Bariloche são 20 horas de estrada

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


57 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Wilson | Dieta dos Pontos

Ó, show de bola. Isso a TV não mostra. Legal ter alguém como o Wilson dando essas dicas, principalmente sobre que lugares têm neve e sobre a possibilidade de se chegar de ônibus.

Não é rápido, mas pelo menos é uma viagem diferente.

Muito bom!

KATIA VIEIRA
KATIA VIEIRAPermalink

WILSON.
ADOREI SABER DAS NOVIDADES DE BARILOCHE, SE VOCÊ PUDER MANTER NOTICIAS DE BARILOCHE PARA A TEMPORADA DE NEVE FICAMOS ALEGRES E SATISFEITOS. VELEUUU.

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalink

Wilson, que bom!
Obrigada por compartilhar conosco notícias frescas e seguras.

Bryan
BryanPermalink

show de bola wilson... mudei minha viagem para o dia 30/07 eu e minha namorada estamos firmes e animados para chegar logo a data e curtir bariloche!!!!

claudia
claudiaPermalink

como está a erupção do vulcão puyehue hoje 24.06.11?

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

OLa, gente.Wilson valeu pelas informacoes e pela sua calma e proveito nas adversidades.
Voce ou alguem tem noticias de Chapelco (San Martin de Los Andes)?Tenho chance de ir para lá em 09/07 ou Bariloche em 30/07.O que vcs acham?Paula

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! As notícias são de que San Martín de los Andes não sofreu nada com as cinzas.

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

Tem alguem por lá como o Wilson para nos dar as dicas?As operadoras aqui dizem que lá esta como Bariloche e provavelmente com a estrada fechada paralá por causa da Vila Angostura. A passagem é mesmo pela Vila? E meu voo chega à noite em Bariloche(19:45)por isso como fica para ir para Chapelco...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você passa por fora de Villa La Angostura, o caminho por dentro (7 Lagos) normalmente é fechado durante o inverno. É muito fácil ter notícias sobre acesso rodoviário desde Bariloche, basta ligar para o hotel onde você tem reserva ou para a estação de Chapelco. Sobre a cidade em si, as notícias são de que não caiu cinzas.

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

Obrigada Ricardo. Estou muito receosa por causa das criancas...e a noite. O que vc sugere Bariloche 30/07 ou Chapelco 09/07? O que tem para fazer em San Martin?

A Bóia
A BóiaPermalink

Bariloche é mais amigável a crianças do que San Martín, que é menor. Chapelco é para esquiadores, Bariloche é melhor para curiosos. Quanto mais tarde, melhor.

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

Obs...Bariloche eu ja conheco e tenho que ter sorte de trocar o aéreo...com a aerolineas...

Uilson
UilsonPermalink

Pouca gente faz isso, mas ir de BS AS a Bariloche de ônibus é, no mínimo, interessantíssimo para nós devido às paisagens diferentes e ao fato de se conhecer melhor a Argentina, com um quê a maiseek roteiro BS AS - Mar del Plata (que vale muito um pernoite)- Bariloche faz parte do roteiro de Che Guevara na viagem que fez de moto pela América do Sul.
Fiz esse trecho em dezembro de 2008 (na verdade parte de um roteiro Rio-Bariloche-Santiago-BS AS feito todo de ônibus, com aéreo BS AS-Rio) e recomendo muito.

Andre L.
Andre L.Permalink

A maior parte da viagem é durante a noite.

Se for para fazer uma viagem por terra, melhor alugar carro e ir parandoem lugares interessantes.

danielle sa
danielle saPermalink

Valeu pelas informações. Estou com viagem marcada para 17-07 com uma grupo de amigos e estavamos ficando desanimados com as notícias alarmistas da imprensa. Sera que ate la dá pra ver a neve branquinha...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! A neve está branquinha no topo dos morros. Ainda não nevou embaixo, à beira do lago, onde está Bariloche.

Fábio G.
Fábio G.Permalink

Oh não!
Olha só quem resolveu voltar...
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/934703-cinzas-vulcanicas-voltam-a-fechar-aeroportos-da-argentina.shtml

A Bóia
A BóiaPermalink

São "cinzas residuais"... podem atrapalhar a volta do feriadão...

Michel
MichelPermalink

Voltou mesmo, Pluna canclando vôos para argentina bem como a LAN.
Parece que os ventos mudaram de direção novamente soprando as cinzas para a Argentina.

paula melo
paula meloPermalink

ola pessoal, pergunto novamente; quantas horas sao de buenos aires para bariloche de onibus ?? gostaria de me comunicar com algum casal que vai para bariloche em 13/07, pois poderiamos dividir o aluguel de carro, vou com meu marido.
paula melo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Está escrito no post! Os ônibus mais expressos levam 20 horas!

(Se pingar, pode chegar a 25 horas.)

O aeroporto deve reabrir dia 1o. de julho, não tome decisões precipitadas...

kathiane
kathianePermalink

Boa Noite!
Minha viagem p Bariloche é dia 9 julho e vamos ficar em buenos aires e estamos pensando em vez de bariloche ir para chillan, sera que vale a pena?é bom p crianca?qtos dias vc recomenda?
agradeco,
kathiane

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kathiane! Chillán fica no Chile, não dá para ir a partir de Buenos Aires. É preciso pegar um avião de Santiago a Concepción e então rodar três horas de carro.

A diferença entre Bariloche e qualquer estação de esqui é que Bariloche é uma cidade, com toda a oferta de atividades de uma cidade, enquanto as estações de esqui são como resorts em que em vez de praia você encontrará neve. Avalie se é isso o que você procura e quanto tempo sua família gostaria de ficar num lugar assim.

Suyane
SuyanePermalink

Obrigada, Wilson, pela solidariedade aos esperançosos em viajar a Bariloche. A programação é ir dia 03/07 (se o aeroporto abrir), e gostaria de ter informações acerca do funcionamento de Cerro Catedral. Já tem neve suficiente? Como vou com crianças, e o interesse delas é se divertir na neve, preciso saber se as opções de lazer estão realmente funcionando. OBrigada.

Daniela
DanielaPermalink

Pessoal,
Para quem quer ter ideia da situação da paisagem em Bariloche, inclusive vendo a quantidade de cinzas/neve acumulada, é só checar aqui: http://www.bariloche.org/paginas/2007/03/50/camaras_en_vivo/

Abraços.

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

E ai Ricardo quais as noticias do vulcão hoje? E estao mantidas as previsões de abertura do aeroporto para dia 01/07?
Ainda tem algum correspondente como o Wilson por lá para nos dar noticias a tempo real?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Estão mantidas as previsões. Acompanhe o noticiário de Bariloche diretamente de lá:

http://www.anbariloche.com.ar

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

Vi tambem um post que as aerolineas pretendem resolver a situacão do aeroporto local ,isto é da temporada em si, fazendo voos para esquel e Neuquen uma vez que o aeroporto de BARILOCHE segue fechado.Alguem sabe dizer a distancia destes locais de Bariloche?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Neuquén está a 5 horas de ônibus de linha de Bariloche.

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

Mais uma pergunta...vces disseram que Chapelco é menos friendly com as criancas que BAE, como assim...? Há diferencas grandes de tarifas para esquiar e nao há nada alem de ski para nos pouco experientes e iniciantes lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Bariloche é uma cidade de médio porte e oferece um sem-número de atividades para quem não esquia e apenas quer apreciar/brincar com a neve.

San Martín de los Andes, a cidade vizinha a Chapelco, tem menos turismo de massa e conseqüentemente menos atrações organizadas do que Bariloche, por isso a comparação. Mas dá para ir a San Martín sem necessariamente precisar esquiar.

Jorge Otavio
Jorge OtavioPermalink

Faço isto todos os anos- Rio x BsAs x Foz X Baires X Neuquen X san Martin de los Andes - 05 dias de prazer na estrada , para quem tem tempo, tem tempo...., vale muito a pena o trajeto é só ter paciência com a policia caminera corrupta em especial em Entre Ríos.
Interessante é que em SMA,BARILOCHE tem carro de Peru e do sul do Brasil aos montes....é o estilo de cada um ,mesmo aos 40 gosto de manter este lado aventureiro, por sinal em 2007 hospedei-me em umas cabenas perto do peyuhué, um visual lindo, em 2006 foi na Carretera Austral no Chaitén...rsrs, pelo visto vulcões estão no meu roteiro, srrrsrsrsrs

William Miranda Fernandez

Companheiros Ricardo Freire e Wilson
Quero agradecer a grande contribuição que vocês estão nos dando ao relatar as condições de Bariloche e cidades vizinhas.
Tenho programada uma viagem aquela região para o dia 08/07 e as noticias enviadas tranquilizaram a minha mulher e ao casal que irá conosco. Eu, particularmente, achava que as notícias veiculadas pela imprensa eram, com sempre, extremamente sensacionalistas, contudo agora tudo ficou bastante claro para todos.
Mais uma vez, obrigado.
William Fernandez

Kledma
KledmaPermalink

Peço aos demais viajantes que continuem compartilhando conosco as noticias de Bariloche,poia a nossa reserva é para agosto e estamos muito angustiados.Obrigada aos que já foram e colaborem os que estam indo....

Karina
KarinaPermalink

Olá Wilson, tudo bem? Sou Karina e irei para Bariloche no mes de agosto, e de bariloche irei para Buenos Aires, dando uma lida no seu post percebi que você foi de Buenos Aires para Bariloche de onibus, correto? Sendo assim, gostaria de saber aonde seria melhor para eu comprar essa passagem, direto pelo Brasil, ou apenas quando chegar em Bariloche!

Muito Obrigada!

E um ótima viagem para todos nós!!!

Cicera
CiceraPermalink

Obrigada, esta noticia para mim foi muito importante.

Lucas Araujo
Lucas AraujoPermalink

Olá Wilson,
Obrigado pelos relatos.
Ricardo você poderia me ajudar!!?!??!
Saio de Buenos Aires para Bariloche no dia 04/07 porém o aeroporto continua fechado, estou pensando em mudar meu vôo para a cidade de Neuquén e assim seguir de ônibus para Bariloche. O que acha? É simples conseguir um ônibus em Neuquén?
Tem alguma indicação para salvar minha viagem de lua de mel....
Obrigado!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucas! O aeroporto de Neuquén também está fechado até dia 8.

A alternativa é voar a Esquel e lá pegar um ônibus. Veja em http://www.viabariloche.com.ar .

Arnaldo
ArnaldoPermalink

Lucas estou na mesma situação sua, chego em buenos 03/07, achei passagem para neuquen;
Alguem sabe se lá está aberto ou tem previsão?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Arnaldo! Não acredite no sistema de reservas. O aeroporto de Neuquén também está fechado pelo menos até dia 8.

http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=778

A alternativa é voar a Esquel e lá pegar um ônibus. Veja em http://www.viabariloche.com.ar .

Arnaldo
ArnaldoPermalink

O problema é encontrar para esquel na data..

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

Nao tem mais ninguem lá como o Wilson para nos dar noticias????Ou de San MArtin de los Andes?

Raimundo Pimentel
Raimundo PimentelPermalink

Eu quero saber é se compensa ir p/Bariloche, mesmo estando coberto de cinzas,ou vale apena adiar?

anônimo
anônimoPermalink

A Bóia desculpa tá? Mas acho que o Raimundo e a PaulaRMC estão precisando do link, http://www.mochileiros.com/bariloche-perguntas-e-respostas-t6796-1770.html e é isso pessoal, lá vcs vão ver... e com a Vanessa:
Vanessa Olivatti
http://www.youtube.com/watch?v=oZGZvtY333A
29 DE JUNHO NEVE EM BARILOCHE AEROPORTO ESQUEL.MP4
www.youtube.com
DIA 29 DE JUNHO UMA GRANDE NEVASCA DEIXOU O CERRO CATEDRAL COM MAIS DE 10 CM DE NEVE NA BASE!!!!! DEPOIS DE 25 LONGOS DIAS "CINZENTOS" E "SECOS" A NEVE FINAL...

Sei que todo mundo deve estar muiiito preocupado mas... ainda há esperanças.

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Pessoal, boa tarde. A minha situação é a mesma de muitas pessoas. Já comprei meu pacote para 07/08 e vamos em um grupo de 12 pessoas, incluindo 5 crianças na faixa de 7 anos. Nossa preocupação é com o bem estar das crianças. Já pensamos em cancelar e a operadora ficou de ver como fica. As crianças estão decepcionadas porque tem muita vontade de conhecer neve. Já pensou se o vulcão volta a atividade e ficamos sem calefação? Já peguei 5 graus negativos nos EUA e cheguei a entrar em uma casa sem aquecimento. Eu estava bem agasalhado e lá dentro estava mais frio do que lá fora. Eu tenho até o dia 07 de julho para cancelar sob risco de pagar multa de 10%. Outra coisa que está me preocupando é com relação a atendimento. Quem deixou de ir em junho, irá em julho/agosto. Se ficar muito cheio lá, o atendimento será ruim (lei da oferta e da procura). Também ficamos sabendo que um imenso rebanho de ovelhas morreu intoxicado no entorno do vulcão (leia entorno como algo próximo de 800 kms). Como fica o rebanho bovino nesta situação. Se alguém puder dar mais notícias ou quiser entrar em contato, principalmente quem tem filhos pequenos (Acho que Marcia está com o mesmo problema), favor divulgar aqui. Meu email para contato é WSABRAD@GMAIL.COM. Agradeço ao Wilson as dicas, porém quero saber na data de hoje como estão as coisas e também sobre o humor do vulcão.
Abraço,
Wanderson Alves

Andre L.
Andre L.Permalink

Wanderson, essa estória (com "e" e sem "h") de ovelhas mortas por vulcão é hoax total. Para material tóxico atingir mamíferos e matá-los de intoxicação a 800km do vulcão, só mesmo uma explosào catastrófica o suficiente para arrasar a Am. do Sul inteira, do tipo que não acontece desde uns 3 milhões de anos atrás.

A mística de vulcão, de ser algo "vivo", ajuda a alimentar lendas como essas. 800km não é entorno de vulcão. Os animais que morreram, poucos, estavam na base do vulcão e foram atingidos por fluxos piroclásticos, uma mistura de vapor, rochas incandescentes e gases tóxicos que sai arrasando tudo próximo à cratera, mas em um raio diminuto, pq logo se assenta. E só aparece na explosão inicial do vulcão.

Essas cinzas que caem/íram em Bariloche nào são problemáticas para crianças ou adultos, exceto para quem tem algergia grave a pó de modo geral. Se teu filho vai à praia em um dia com bastante vento e não tem problemas com a areia em suspensão, não terá problemas em Bariloche.

O problema do aquecimento foi rapidamente resolvido, tão logo os exaustores das casas foram limpos.

Sobre o "Já pensou se o vulcão volta a atividade e ficamos sem calefação?", acho um exagero, mas no fim das contas são filhos/parentes/conhecidos seus. Se vc usar esse raciocínio, jamais viajará para qualquer lugar sujeito a terremotos.

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

André, Nada como alguém que conhece mais a fundo os problemas. De modo geral eu tenho lido sobre a situação e a grande maioria é favorável ou positiva. Pedi a uma amiga que fala espanhol fluente para ligar para o hotel onde ficaremos. Veja a resposta:

Ele disse que a previsão de abertura do aeroporto é domingo. Mas que está tudo bem. Já está tudo aberto, e tirando o aeroporto, tudo normal para os turistas.
Eu disse que vocês irão com crianças, ele disse que está tudo bem, que não tem riscos. E que hoje está um dia lindo.

Bom, acho que aos poucos as coisas estão clareando. Obrigado pela resposta e acho que ela servirá também para ajudar a outras pessoas a tomar decisão.
Wanderson

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

E o Edinho, alguem tem noticia se ele chegou por lá?

Alyne
AlynePermalink

Eu não vou mais, ano que vem, se Deus quiser dou minha participação ao turismo e economia de Bariloche. Torço que se reergam, mas suo muito pra ganhar meu dinheirinho, além de ir com criança. Pude cancelar tudo sem onus algum com a CVC e vou pra praia, conhecer Punta Cana. Espero que seja legal! Até!

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Alguém aí tem mais notícias a respeito da situação? Ontem (dia 07/07) a Globo falou algo a respeito de ter aumentado o problema do vulcão e que para Julho a situação ainda estaria indefinida. Falaram que o ideal será em agosto. Ainda tenho um mês para decidir mas por enquanto não descartei a ida.

Tânia
TâniaPermalink

Valeu mesmo Wilson! Eu já tinha desistido de ir este ano mas agora com suas notícias vou me programar de novo
Beijão
Tânia

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Bóia, tem notícias novas de hoje (11/07) principalmente com relação ao aeroporto e o comportamento do vilão? digo, do vulcão?

Gracias.

Wanderson

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wanderson! O post mais atualizado é este:

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/plantao-vulcao-veja-como-esta-a-situacao/

daniele
danielePermalink

olá bóia,
Ontem ao entrar no site bariloche.org,este informava a caida de cinzas vulcanicas, vc sabe se é verdade e em que intensidade, isto podera adiar ainda mais a chegada dos voos a bariloche?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniele! Só sabemos o que sai publicado nesses sites. O que fazemos aqui é uma compilação grin

Ao longo desta semana saberemos se as cias. aéreas vão usar o aeroporto a partir do dia 16 ou se vão usar esquemas alternativos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Este post está desatualizado e por isso está fechado para comentários.

Veja um panorama mais atual neste post:

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/plantao-vulcao-veja-como-esta-a-situacao/